TikTok – a grande onda do marketing para mídias sociais em 2022

TikTok ilustração de entrada

A Bytedance criadora do TikTok, lançou seu aplicativo em setembro de 2016 no mercado chinês. No seu primeiro ano de vida o aplicativo já tinha mais de 50 milhões de usuários ativos. Como resultado desse sucesso, no ano seguinte, a Bytedance decidiu criar uma versão internacional do TikTok. Logo após o lançamento, a Bytedance adquiriu o Musical.ly. Ao adicionar a base de usuários da Musical.lyc ao TikTok a Bytedance consolidou uma grande comunidade. Dessa forma ela começou a escrever a jornada de sucesso mundial que o aplicativo viria a ter a partir de então.

O TikTok é a mídia social que mais cresce hoje

O TikTok tem sido uma das mídias sociais de maior e mais rápido crescimento em termos de usuários e popularidade desde o seu lançamento. É também uma das poucas mídias sociais que é tão popular na China como no exterior. Em 2018, o TikTok mais do que duplicou seu público, em relação a 2017, fechando aquele ano com mais de 133 milhões de usuários. O ano de 2020 é um marco para o TikTok, pois é neste ano que ele ultrapassa a marca de 2 bilhões de downloads em todo o mundo.

Não foi surpresa para ninguém que o TikTok tenha se tornado um dos aplicativos mais baixados de 2021. Acima de tudo, a popularidade do aplicativo é impressionante! Os usuários do TikTok passam mais tempo nele a cada mês e mais do que os usuários do Facebook. Para os usuários do TikTok, o aplicativo é uma fonte primária de informação e entretenimento. Sua capacidade de engajamento é incrível e isso é visto como uma ótima oportunidade para as marcas que estão investindo desde a criação de conteúdo orgânico apropriado para a plataforma até anúncios pagos do TikTok.

A simplicidade do TikTok engaja e, muito!

Acima de tudo, com uma User Experience super focada na simplicidade o TikTok facilita a vida das pessoas de todas as idades a criarem vídeos sem restrições quanto à criatividade. Do mesmo modo, a plataforma tem ajudado muitos dos seus usuários a acumularem seguidores em outras plataformas de mídia social. Em síntese isso acontece graças a seus algoritmos que se alimentam das tendências emergentes e reagem quase que instantaneamente.

O TikTok promove artistas brasileiros mundo afora!

É cada vez maior a quantidade de artistas brasileiros e, em todo o mundo, que têm conseguido monetizar seu trabalho pelo TikTok. Principalmente quando suas músicas caem no gosto do público e se tornam uma das favoritas entre os fãs. Eles, os fãs, as viraliza incorporando-as em vídeos divertidos e cativantes produzidos por eles no aplicativo. 

Se um novo movimento de dança combina com uma música cativante, é mais do que provável que a tendência seja adotada por outros usuários, colocando assim a música do artista nas paradas de sucesso. 

Essa nova relação entre a mídia social e a indústria da música está promovendo uma pequena revolução na forma como a música é comercializada e promovida. Nesse sentido, abrindo um novo caminho para qualquer artista em busca do sucesso como também dando acesso a um trampolim para o salto da obscuridade para a popularidade.

Não faça anúncios, faça TikToks

Em 2020 a plataforma anunciou o TikTok For Business globalmente. Primeiramente com um apelo ousado aos anunciantes para que parassem de fazer anúncios, reforçando o mantra “Não faça anúncios, faça TikToks”. Era um convite para um marketing mais criativo, mais autêntico e para uma produção de conteúdo que realmente fale com as pessoas.

Os tempos mudaram, mas os anúncios não

O entretenimento e a conectividade evoluíram, enquanto os formatos de anúncios permaneceram os mesmos por anos. Eles foram criados para um tipo diferente de experiência na Internet e não evoluíram em linha com tudo o mais que compete pela atenção dos usuários.

O feed do TikTok é inovador, ele procura atrair os usuários com conteúdo divertido e atraente, ao mesmo tempo que incentiva a criação e a participação. Nesse sentido, o conteúdo super profissional e aspiracional está perdendo brilho. Em seu lugar está tendo cada vez mais relevância e autoridade a autenticidade.

De antemão percebemos que muitos dos formatos criativos da plataforma, como o dueto, a reação, a resposta ou o remix são feitos para interação. De maneira idêntica o formato de vídeo curto também traz consigo um ciclo interminável de novas tendências, criando maneiras de as mensagens encontrarem força todos os dias.

Para as marcas, isso se traduz em oportunidades, mas também em um novo campo de batalha, onde tudo é possível.  Entretanto, compreender e ajustar-se à plataforma é fundamental para a criação que gera resultados e valor para as marcas.

É crescente o número de marcas que estão abraçando esse lado autêntico e inovador do TikTok e estão obtendo enorme sucesso ao integrarem como parte de sua estratégia de marketing nas mídias sociais. Vamos dar uma olhada em quatro cases muito legais produzidos aqui no Brasil.

Embelleze no TikTok

Volume de impressões:

51 milhões

Taxa de engajamento:

 21,2%

A Embelleze é uma empresa de cosméticos voltados para os cuidados com os cabelos. Ela é conhecida nacional e internacionalmente por transformar a vida de mulheres de todas as etnias, com diferentes estilos de vida e necessidades, por meio de sua ampla gama de produtos. Novex, a marca líder em tratamento de cabelos da Embelleze, é popular em mais de 40 países em todo o mundo.

Para lançar a nova linha de produtos da Novex e impulsionar a consideração da marca, a Embelleze recorreu ao TikTok para aproveitar da melhor forma o crescente e diversificado público feminino na plataforma e se comunicar com eles de maneira autêntica e positiva. 

A Embelleze aproveitou essa oportunidade lindamente, dando aos usuários uma experiência imersiva e sonora assim que abriam o aplicativo. Eles chamaram a atenção dos usuários com a ajuda da Jojo Toddynho, que comunicou os valores da marca de inclusão e empoderamento feminino com o jingle “Deixe que digam que falem, deixa isso para lá, vem pra cá o que é que tem”. A campanha foi considerada uma quebra de barreiras e a Embelleze foi amplamente reconhecida por realmente defender os valores de sua marca ao apresentar uma artista negra no comercial.

Banco Next no TikTok

1.000%:

Acima da meta inicial

50%

Redução de custo por clique

O Banco digital Next, tem como público-alvo Millennials e a geração Z. Para atingir tal público o Next procurou focar sua campanha de comunicação no TikTok. Afinal, seu setor de marketing observou que e o canal de rede social era a plataforma mais adequada para gerar mais reconhecimento para a marca e o real objetivo que era a de instalação de seu aplicativo.

Com isso, o Next resolveu anunciar no TikTok através de vídeos com call to actions para cada parte do funil de vendas. No início do funil, os call to action foram mais direcionados ao reconhecimento da marca. No meio, à instalação de aplicativo, com um link para baixá-lo. E por fim, o objetivo final que era o cadastro de conta no banco. Cada um desses anúncios rodou simultaneamente para cada pessoa em cada etapa do funil. Assim, cada usuário ia ser direcionado à conversão certa para sua etapa no funil. Também, o Next entendeu rápido como fazer seus anúncios parecerem orgânicos ao TikTok. Cada vídeo foi perfeitamente adaptado ao tom e estilo do cada vídeo da plataforma. Tudo para que o anúncio fosse mais natural ao ser visto no feed.

No fim, o Next viu um grande sucesso. A campanha atingiu um pico de registros de novas contas, 1.000% acima do número esperado para um dia. Além disso, a marca apresentou o menor CPR (Custo por Solicitação de Registro de Conta) 50% abaixo da média mensal. Esses números foram historicamente os mais altos e os mais baixos registrados em um dia para o Next. A campanha de remarketing foi responsável por mais de 70% de todas as solicitações no período e ainda é mantida até hoje para entregar o melhor desempenho para o banco com o menor CPR. 

Riachuelo no TikTok

Volume de impressões:

67 milhões

Exibições de vídeo:

 21,2%

A Riachuelo é uma marca gigante no mercado de loja de departamentos. Ainda assim, a marca viu no TikTok a oportunidade de se conectar com o público mais jovem. Principalmente no dia das mães.

Para isso, a Riachuelo preparou uma campanha mostrando influenciadores e personalidades dançando com suas mães. Através da hashtag “aiaiai” a marca também convidava outros usuários a criarem suas próprias danças com suas mães.

A Riachuelo mostrou como cativar o público jovem através da celebração do dia Das Mães e o amor associado ao dia. Foi criada uma atividade divertida que mães e filhos(as) poderiam compartilhar. Como resultado, o desafio levou mais de 1,1 milhão de pessoas à baixarem e criarem seus TikToks para participar. Além, disso a marca ganhou 6 vezes mais seguidores após a campanha. 

L'Oréal no TikTok

Volume de criações de vídeo:

760k

Exibições de vídeo:

 21,2%

L’Oréal, iria lançar um produto novo na linha de hidratantes para cabelo. Inclusive, com metas ambiciosas de distribuição recrutamento e vendas. Crente de que seu produto realmente apresentava resultados imediatos. A L’Oreál resolveu utilizar o TikTok como meio para uma campanha de conscientização e envolvimento com o produto.

Então, foram preparados uma série de vídeos com celebridades utilizando o creme da marca e brincando com a mudança “instântanea” dos cabelos. No fim, as usuárias eram então desafiadas a utilizar o produto replicar os vídeos como feitos pelas celebridades. Além de estabelecer uma conexão com consumidores em potencial, a campanha proporcionou à marca um grande alcance e alto potencial de engajamento. 

Resultado: foram alcançadas mais de 1 bilhão de exibições de vídeo, cumprindo o objetivo de conscientização sobre o produto. Além disso, a comunidade do TikTok recebeu de braços abertos a campanha e produziram mais de 760 mil vídeos associados ao produto. A L’Oreál conseguiu fazer de seus consumidores, os próprios criadores de conteúdo. Nada como seus clientes promovendo sua própria marca, não é mesmo?

O Futuro do TikTok

A popularidade atual do aplicativo TikTok é surpreendente, mas ainda não garante que algum dia chegará aos níveis alcançados por outras redes sociais como Instagram e YouTube. Para manter sua popularidade atual e a taxa de crescimento, o TikTok terá que continuar inovando e encontrando novas maneiras de envolver sua base de usuários. Um outro desafio é tornar a plataforma mais amigável ao marketing para as marcas, a fim de estabelecer o aplicativo como uma rede social que vai ficar.

Com mais marcas buscando o TikTok para expandir ainda mais o alcance do seu marketing de mídias sociais, o TikTok está no caminho certo. Se continuar promovendo o engajamento das marcas da forma como vem fazendo, certamente crescerá ainda mais.

Conclusão

Em suma, o TikTok é uma plataforma divertida e viciante que vem tendo um aumento na popularidade espantosos. Definitivamente o TikTok tem todo o potencial para se tornar na próxima grande plataforma de marketing e rede social em 2022. Entretanto o ano ainda nem começou e há ainda muito trabalho pela frente até a coroação de plataforma de maior destaque em 2022.

Vamos trabalhar juntos no TikTok em 2022?  Entre em contato conosco para conversarmos sobre como podemos ajudar. Ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Instagram se você gostou do que leu.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Referências:

What we mean when we say ‘Don’t Make Ads’, June 29, 2021, TikTok For Business, Editorial Team. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato