Presença Digital: um roteiro para impulsionar o seu negócio

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não importa qual é o tipo do seu negócio. Enfim, ele pode ser uma empresa de serviços, loja física, fábrica, distribuidora ou mesmo um comércio eletrônico. Então, comum a todos eles é a necessidade de possuir uma forte presença digital. Embora o crescimento do comércio eletrônico tenha sido acelerado pela pandemia, o mesmo ocorreu também na procura na Web pelos demais negócios. Dessa forma, o fato é que atualmente mais de 65% dos compradores B2B e B2C recorrem a Internet. Inicialmente, quando começam uma jornada de compra.

A presença digital é, e não é, exatamente o que muita gente pensa. Então, sua marca pode até existir no digital. Mas isso não significa que ela possui uma presença digital. Dessa forma, a imagem projetada pelo seu negócio a partir da força da sua presença digital possui três pilares fundamentais:

  • O primeiro pilar é o próprio comportamento do negócio no digital: ou seja, o conjunto de ações empreendidas e o conteúdo que ele produz;
  • A compreensão que a Internet tem dele é o segundo pilar: aqui se trata de como os algoritmos do Google, dos demais motores de busca e os das mídias sociais o classificam e o ranqueiam;
  • O terceiro pilar é a percepção do seu público-alvo: de como as pessoas o veem no digital, o que dizem sobre ele, como se relacionam com ele.

Portanto, embora a existência digital possa significar um minúsculo, inexpressivo, e as vezes escondido ponto na Web, a presença digital está ligada a visibilidade, credibilidade e reputação do seu negócio.

Assim, muitos negócios estão aprendendo a duras penas que quando não se tem uma forte presença digital, na verdade, eles se resumem a ter uma mera existência digital. Algo como um “pálido ponto azul”, expresso na fotografia da Terra tirada pela sonda Voyager 1, de uma distância de seis bilhões de quilômetros da Terra.

Por que seu negócio precisa de uma forte presença digital?

Presença digital

A princípio, o quão mais você expor sua empresa para seu público-alvo, com experiências de qualidade, maiores serão as oportunidades para trabalhar a construção e o reconhecimento da sua marca. Da mesma forma, melhorar sua reputação.  Entretanto, uma forte presença digital traz uma infinidade de benefícios ao seu negócio que vão muito além de visibilidade e reputação.

A visibilidade facilita a descoberta por novos clientes

Primordialmente, uma forte presença digital facilita a descoberta do seu negócio por clientes potenciais que ainda não sabem que ele existe. Pois isso acontece não somente quando eles estão procurando pelos seus produtos ou serviços. Mas, também, em outras situações como quando querem saber sobre alguma coisa. Ir a algum lugar ou fazer algo.

Legitima e traz credibilidade

A princípio, uma presença digital forte legitima seu negócio. Dessa forma, o faz ter mais credibilidade. Portanto, tanto clientes, como consumidores, contam com várias fontes de informação antes de fazer uma compra. Quando um negócio não produz informação e conteúdo sobre ele, nos canais mais acessados pelo seu público-alvo, ele não somente não será considerado por esses clientes e consumidores. Como, também, não será “visto” pelos motores de busca.

Divulga seu negócio 24 horas por dia

Divulgação

Sobretudo, uma forte presença digital permite as pessoas descobrir, aprender, interagir e entrar em contato no momento que for melhor para elas. Independentemente, de onde estejam na jornada de compra. Ou a partir de qual dispositivo elas estão acessando.

Uma forte presença digital gera mais conversões

Empiricamente, uma empresa precisa fazer em média 7 interações com um lead antes que ele se torne um cliente. Dessa forma, uma presença digital forte atua em vários canais. Pois isso cria oportunidades para que esses engajamentos aconteçam mais rápidos.

Melhora a classificação pelo Google

O Google leva mais do que apenas o site em consideração para o classificar. Na verdade, ele analisa seus ativos na Web, seus sinais sociais e o quão consistentes eles são. Portanto, uma presença digital forte tem consciência disso e atua para fazer as sinalizações certas para o Google.

Impulsiona a jornada de compra do seu público-alvo

Dessa forma, a grande maioria das jornadas de compras agora começam no digital. Essa é uma constatação pós-pandemia. Somente uma forte presença digital, que incluía o tratamento diferenciado de dispositivos móveis, consegue estar disponível nos diferentes pontos da jornada de venda do seu negócio. E assim, leva a conversão de clientes.

Cada elemento de uma presença forte potencializa os demais

Cada um dos ativos e identidades digitais dá poder aos demais. Dessa forma, cada canal tem um desempenho melhor em conjunto com os outros, do que sozinho. Por exemplo, um blog pode ter seu tráfego potencializado pela sua divulgação nas mídias sociais. Da mesma maneira, postagens nas mídias sociais podem direcionar às páginas do Blog.

Quando foi a última vez que você analisou a presença digital do seu negócio?

Assim, fazer uma análise da presença digital do seu negócio é o primeiro passo para a construção de uma presença digital poderosa. Afinal, você mesmo pode começar a avaliá-la sem qualquer ajuda especializada. O primeiro passo é pesquisar sobre seu negócio como se fosse um cliente potencial em busca de um produto ou serviço. Portanto, a ideia aqui é você experimentar a primeira impressão que os outros terão ao clicar em um de seus links. Como as primeiras impressões são importantes, conhecê-las profundamente irá ajudar você a moldar sua estratégia digital. Caso contrário, se você não sabe como as outras pessoas veem seu negócio nos resultados de pesquisa, como você pode atuar para melhorá-lo?

Quais perguntas a análise da presença digital do seu negócio deve responder?

O objetivo da análise da presença digital de um negócio é ajudar a determinar como ele é visto quando alguém pesquisa pelos seus produtos e ou serviços. Ela deve responder a questões como:

  • Seu negócio pode ser encontrado com facilidade quando alguém pesquisa?
  • O quão veloz é o site ao ser acessado pelo celular?
  • A sua marca é consistente em todas as frentes de atuação no digital?
  • Como seu negócio se compara à concorrência?
  • Qual é a reputação dele entre os clientes?
  • O conteúdo produzido está repercutindo no seu público-alvo?
  • É fácil encontrar, conectar e entrar em contato?

Portanto, esta avaliação o ajudará rapidamente a identificar as áreas que precisam de atenção. E assim, você será capaz de desenvolver uma estratégia digital mais assertiva. Com foco nas coisas prioritárias para atrair seu público-alvo.

Visão geral da análise da presença digital

Enfim, a análise da presença digital deve incluir os seguintes 9 itens:

  1. Visão do site na perspectiva do Google Page Experience;
  2. Avaliação da estrutura do site;
  3. Pesquisa de palavras-chave;
  4. Otimização do conteúdo;
  5. Visibilidade do site pelo Google;
  6. Organização dos diretórios e citações locais;
  7. Comparação com os concorrentes;
  8. Estudo sobre as mídias sociais;
  9. Avaliação da reputação.

Abordaremos em detalhes cada um deles.

1 - Visão do site na perspectiva do Google Page Experience

O Google Page Experience (GPE) é um novo e importante elemento de avaliação da presença digital. Já que ele mede os aspectos relacionados com a experiência da interação dos usuários com uma página Web. Dessa maneira, quando um site é otimizado, tendo em conta os parâmetros do GPE, a experiência na web para os usuários é mais agradável. Então, os principais critérios que compõem o GPE são:

Core Web Vitals – a página oferece uma boa experiência do usuário, com foco nos aspectos de carregamento, interatividade e estabilidade visual;

Otimização para celular – a página é compatível com dispositivos móveis;

Navegação segura – a página não contém conteúdo malicioso (por exemplo, malware) ou enganoso (por exemplo, engenharia social);

Utilização de protocolo de comunicação segura – a página é servida por HTTPS;

Ausência de intersticiais intrusivos – o conteúdo da página é facilmente acessível ao usuário.

Aproveite e leia o artigo no nosso Blog, que trata em detalhes sobre o Google Page Experience e como ele afeta sua presença digital.

Entretanto, caso você não queira se aprofundar tanto no Google Page Experience e, mesmo assim, queira fazer um medição rápida do seu site, acesse esse link do Page Speed Insights. Nele, informe a URL da pagina principal do seu site, para você entender melhor sobre a velocidade e a visibilidade digital do seu site.

Análise presença digital

2 - Avaliação da estrutura do site

Portanto, a forma como o seu site está estruturado tem muito a ver com a qualidade da sua indexação pelo Google e demais motores de busca. Assim, nosso checklist considera dezenas de pontos a serem avaliados, quando analisamos a estrutura de um site. Entretanto, existem seis pontos que você deve dedicar especial atenção e ficar sempre atento:

  1. Seu site está seguro com um certificado SSL?
  2. O site é compatível com dispositivos móveis?
  3. Você está usando suas palavras-chave nas páginas principais do site e nas demais postagem?
  4. Os redirecionamentos como www e http estão corretamente configurados?
  5. O Google Search Console tem um sitemap.xml atualizado?
  6. O seu site está carregando rapidamente e proporcionando uma experiência de qualidade ao usuário?

Assim, há muito mais coisas a serem consideradas na avaliação da sua presença digital, além das relacionadas acima. Desse forma, uma sugestão de ferramenta para ajudá-lo nessa análise é o Screamingfrog. Ele faz um levantamento completo da estrutura do seu site. Depois, classifica os resultados por categorias.

Screaming frog

Dessa forma, não se desaponte com os resultados do seu site. Saiba que 95% dos sites brasileiros não passam de primeira nesta análise. Por isso, procuram por ajuda externa. Assim, nossos serviços de criação de sites e otimização de sites irão garantir uma boa avaliação do seu site neste quesito.

3 - Pesquisa de palavras-chave

Definitivamente, é muito importante saber quais palavras-chave as pessoas usam para encontrar seu negócio. Já que a pesquisa de palavras-chave prepara o terreno para seu conteúdo, seus perfis de mídias sociais, os diretórios em que seu negócio é listado. Portanto, conduz todas as suas ações de marketing digital na consolidação da sua presença digital.

Nesse sentido, a ferramenta para esta análise é o Google Search Console (GSC). Afinal, o GSC é uma aplicação gratuita oferecida pelo Google. Ele ajuda você a acompanhar a performance de seu site nos resultados de pesquisa do Google. Pois ele fornece acesso às consultas de pesquisa que estão realmente sendo usadas, quando os usuários acessam seu site. Uma vez que seu site está conectado com o GSC, é possível exportar os dados para uma planilha. Para assim usá-la e começar a construir a lista de palavras-chave relevantes para seu negócio.

Enfim, você pode complementar seu trabalho no GSC com uma infinidade de outras ferramentas. Por exemplo, você pode descobrir mais palavras-chave usando o Ubersuggest. Pois ele tem uma versão gratuita que trabalha com um número limitado de palavras-chave, mas que pode indicar algumas ideias de conteúdo. Além disso, ele também fornece informações adicionais valiosas como volume de pesquisa, custo por clique e concorrência para cada palavra-chave.

4 - Otimização do conteúdo

conteúdo

Se o site do seu negócio é estático e você não publica conteúdo regularmente, você já tem um problema aqui neste ponto. Por outro lado, se você está produzindo conteúdo, deve analisar se ele é de fato relevante para o seu público-alvo. Pois ele deve ser fácil de encontrar e acessar e, também, otimizado para a indexação adequada pelo Google e demais motores de busca.

Dessa forma, o conteúdo é a base de uma estratégia de inbound marketing. Para assim, atrair o público-alvo certo para seu negócio. Já que você deve produzir conteúdo que:

  • Forneça valor;
  • É o que seu público-alvo procura;
  • Eduque e informe;
  • Resolva um ou mais problemas;
  • Satisfaça uma necessidade.

Então, a estrutura de links internos de seu conteúdo ajuda seus leitores a navegar com mais facilidade no site. Pois ao estruturar seu conteúdo de forma que leve o leitor de um conteúdo a outro, você mantém os visitantes em seu site por mais tempo. Como consequência, essa experiência envia sinais positivos ao Google de que o conteúdo encontrado é relevante para a pesquisa.

Portanto, cada parte do conteúdo precisa ter todos os elementos de SEO adequados na página, para garantir que seu conteúdo seja indexado corretamente e garanta a sua visibilidade digital. 

Por fim, para analisar se o seu conteúdo está otimizado, comece respondendo as questões abaixo. Pois, você pode ter feito o melhor trabalho de SEO do mundo. Entretanto, se não responder adequadamente essas questões de nada adianta.

4.1 - Atualidade: Qual o valor do seu conteúdo ?

  • Quando o conteúdo foi publicado ou postado?
  • As informações foram revisadas ou atualizadas?
  • As informações são atuais ou desatualizadas para o seu tópico?
  • Os links inseridos são funcionais?

4.2 - Relevância: Qual a importância do conteúdo para seu público?

  • O conteúdo está direta ou indiretamente relacionado com seus produtos e serviços?
  • Ele responde a perguntas comuns?
  • Ele é direcionado para seu público-alvo?
  • A informação está em um nível apropriado para seu público-alvo?
  • Você pesquisou outras fontes antes de determinar se este conteúdo é importante?
  • Você se sentiria confortável em utilizar seu conteúdo como fonte para um outro artigo ou pesquisa?

4.3 - Autoridade: Das fontes de informação

  • Quem são os autores / fontes / editores?
  • As credenciais do autor são fornecidas?
  • O autor está qualificado para escrever sobre tópico?
  • Existem informações de contato, endereço ou e-mail?

4.4 - Precisão: Confiabilidade, veracidade e correção do conteúdo

  • De onde vem a informação que embasa o conteúdo?
  • As informações são apoiadas por evidências?
  • O conteúdo foi revisado?
  • É possível verificar as informações em outras fontes?
  • A linguagem ou o tom parecem tendenciosos?
  • Existem erros ortográficos, gramaticais ou tipográficos?

4.5 - Objetivo: A razão pela qual a informação existe

  • Qual é o propósito do conteúdo? Informar? Ensinar? Vender? Persuadir?
  • O autor deixa claro suas intenções ou propósito?
  • A informação é fato, opinião ou propaganda?
  • O ponto de vista parece objetivo e imparcial?
  • Existem preconceitos políticos, ideológicos, culturais, religiosos, institucionais ou pessoais?

5- Visibilidade do site pelo Google

Busca

Assim, uma vez que se conhece o conjunto de palavras-chave importantes para a sua presença digital, o passo seguinte é verificar a classificação do seu site para cada uma delas. Dessa forma, o Ubersuggest pode também ser utilizado aqui. Portanto, é importante fazer essa pesquisa regularmente para controlar o quão bem seu site está subindo ou descendo na classificação de cada uma das palavras-chave.

Afinal, se o seu negócio atende a uma determinada região geográfica, você deve garantir que seus locais específicos estão explicitamente informados para o Google.  Pois, somente dessa forma ele poderá aplicar a geolocalização nas pesquisas. E assim, melhorar o posicionamento do seu negócio nos resultados.

5.1 - Visibilidade na pesquisa

Em síntese, a visibilidade na pesquisa é uma combinação da quantidade de termos de pesquisa para os quais seu site aparece. Quão alto eles se classificam em uma pesquisa e qual a probabilidade de essa página ser clicada.

Por exemplo, você pode ser o nº 1 ao pesquisar o nome de sua marca no Google, mas se quase ninguém pesquisa sua marca no Google, a visibilidade será baixa. No entanto, seu site pode ser o número 1 em uma pesquisa sobre os serviços que ele oferece. Já que isso ocorre quando milhares de pessoas pesquisam por uma dada palavra-chave todos os meses e, normalmente, clicam no seu link.

Afinal, isso faz com que a sua visibilidade digital seja alta. Já que muitas pessoas estão procurando por isso e o seu site está em primeiro lugar.

5.2 - Como medir a visibilidade digital

Para isso, você precisará de uma ferramenta como o SEMRush para medir a visibilidade digital adequadamente. Ela será expressa em percentagem.

Dessa forma, não se preocupe tanto com sua nota somente. Mas como ela está dentro de um cluster de concorrentes. 

Para medir sua melhoria, concentre-se em na nota inicial e estabeleça uma meta. Planeje um crescimento razoável ao longo de um período de seis meses a um ano. Se você não tem certeza do que é uma meta ou plano de ação razoável, fale conosco!

6 - Organização dos diretórios e citações locais

Acima de tudo, os diretórios das empresas, assim como as citações as empresas locais na Web, são componentes importantes de sua presença digital. Dessa maneira, fazer o seu negócio aparecer nos diretórios de qualidade ajuda a sua classificação. E assim, fortalece sua reputação.

Reivindique e atualize sua empresa no Google Meu Negócio, no Bing Places para Empresas, no diretório de empresas do LinkedIn, Páginas Amarelas, entre muitos outros. Depois disso, descubra onde mais seu negócio está listado e verifique se as informações mostradas são precisas e consistentes. Confira, a seguir, os 15 principais sites de citações no Brasil, para garantir a sua visibilidade digital:

Você também pode contratar uma ferramenta paga para fazer a gestão dos diretórios e citações de forma mais prática. Dê uma olhada na Whitespark.

Assim, ao dedicar atenção a esta frente, seu negócio se beneficiará:

  • Tendo mais visibilidade em toda a web social;
  • Com backlinks para seu seu site;
  • Controlando aonde e com ele aparece.

7 - Comparação com os concorrentes

concorrentes

Inicialmente, comece sua pesquisa sobre os concorrentes com um objetivo específico em mente em relação ao seu site:

  • Aumentar o tráfego dele;
  • Diferencia-lo da concorrência;
  • Melhorar sua classificação no Google;
  • Descobrir onde os concorrentes anunciam;
  • Melhorar a estratégia de mídias sociais.

Provavelmente, você já deve saber quem são seus concorrentes. Mas leve em conta que em muitos setores, seus reais concorrentes digitais, podem ser outros que você nem conhece ainda.

Dessa forma, comece compilando uma lista de cerca de 5 sites que sejam comparáveis ​​ao seu. Para isso , você pode usar uma ferramenta gratuita, como o Ubersuggest.

Você, também, pode pesquisar manualmente, simplesmente digitando algumas de suas principais palavras-chave no Google. Para assim, ver quais sites aparecem nos resultados. Este método é trabalhoso mais é super eficaz.

Depois de ter sua lista de concorrentes, descubra quais sites são os mais bem-sucedidos até agora. Para isso, sugiro utilizar a partir desse ponto o SEMRush. Você pode se cadastrar e utilizá-lo para testes por até 15 dias sem custo.

O SEMRush lhe dá uma visão geral do seu tráfego mensal, entre outras outras estatísticas. Você, também, poderá ver de onde vem o tráfego (por exemplo, mídia social, e-mail, mecanismos de pesquisa) e de onde estão obtendo referências.

Por fim, esta é uma boa maneira de conhecer seu cenário competitivo. E assim, você pode descobrir que o site que você achava realmente popular não recebe tanto tráfego quanto imaginava. Por outro lado, pode ter surpresas com sites até então desconhecidos e que brigam no cluster em que seu site está posicionado.

Agora você sabe quem são seus concorrentes e que tipo de tráfego eles obtêm.

8 - Estudo sobre as mídias sociais

Ainda assim, você consegue afirmar que a presença social do seu negócio é consistente, projetando a mesma marca e mensagens em todos os canais?

Para isso, você não precisa estar em todas as plataformas de mídias sociais. Mas aquelas em que você está devem projetar uma imagem consistente.

Portanto, analisar a sua presença nas mídias sociais trata principalmente de avaliar a consistência da marca, comunicação e da mensagem para seu público-alvo.  Dessa forma, dê uma olhada crítica em seus perfis e certifique-se de que:

  • A mesma mensagem é enviada para seu público-alvo, independentemente do canal que ele acesse;
  • Seus perfis possuem informações consistentes;
  • Há links disponíveis para todos os seus perfis e seu site.

Para isso, criamos um guia de boas práticas para gestão de redes sociais, que possui uma série de ações para uma boa estratégia na gestão delas. Um dos nossos principais serviços é o gerenciamento das mídias sociais dos nossos clientes. Em suma, temos pacotes mensais que se ajustam a qualquer orçamento de publicidade. Customizamos o plano certo para seu negócio, com metas e objetivos.

9 - Avaliação da reputação

Reputação

O que seus clientes dizem sobre seu negócio? Você se importa com o que eles dizem e publicam?

Se seu negócio tem somente comentários ótimos de seus clientes, isso é incrível. Mas, não é possível agradar a todos o tempo todo. Neste caso, pode haver críticas negativas publicadas por aí. Então, veja se consegue responder as perguntas a seguir:

  • Quantos feedbacks de clientes você recebeu no último ano?
  • Quantas avaliações seu negócio recebeu nos últimos 90 dias?
  • Você já teve de lidar com avaliações negativas?

Somente sabendo o que se fala fora das fronteiras do seu negócio, é que será possível criar um plano para obter mais avaliações positivas. E assim, responder às avaliações negativas e construir uma reputação de marca de qualidade.

Conclusão sobre a presença digital

Finalmente, a visibilidade, a autoridade, a geração de tráfego e a taxa de conversão do seu negócio são resultados diretos da soma da qualidade e efetividade das ações no seu site, no conteúdo que é produzido, e nas mídias sociais.

Portanto, ao monitorar sua presença digital e acompanhar seu progresso, você pode entender melhor se seu marketing digital está funcionando. Dessa forma, faça de forma periódica uma análise da presença digital do seu negócio para definir para medir sua melhoria nos próximos meses, validar e corrigir rumos das suas ações.

Em resumo, conforme você aumenta sua visibilidade no ambiente digital, grandes coisas podem acontecer para seu negócio.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato