Pinterest: um guia de marketing completo para seu negócio

Quando se trata de marketing de mídia social, o primeiro site que vem à mente é obviamente o Facebook, seguido pelo Twitter, Instagram, etc. A razão pela qual essas redes sociais são populares entre os profissionais de marketing é porque elas funcionam.

No entanto, se você puder pensar fora da caixa e usar um pouco de criatividade, sua empresa pode se beneficiar de uma das plataformas de mídia social mais subestimadas disponíveis para marketing – o Pinterest.

Banner Pinterest

A princípio, não aproveitar a estratégia de marketing do Pinterest é um erro que sua empresa não pode cometer. Porque se você está ignorando o Pinterest enquanto usa outros métodos de marketing de mídia social, com certeza está deixando dinheiro na mesa.

O Pinterest, até hoje, é a quinta plataforma de mídia social mais usada, com uma estimativa de 700 milhões de visitantes por mês. Essa rede social também ostentava mais de 322 milhões de perfis do Pinterest em 2020. Como o site é visualmente atraente (que por acaso é o seu USP) e pode ser considerado um mecanismo de busca visual, também tem uma alta taxa de engajamento. Usar o Pinterest para negócios é perfeito para ajudar a atingir o público-alvo e direcionar o tráfego direcionado de volta ao site.

Na verdade, o Pinterest só fica atrás do Facebook em termos de geração de tráfego de referência de mídia social para sites vinculados a ele.

Como funciona o Pinterest?

O Pinterest é um site de mídia social baseado na ideia de compartilhamento de recursos visuais. Os usuários ou “pinners” podem organizar, compartilhar imagens / vídeos de toda a Internet e também pesquisá-los. O que também o torna um dos maiores motores de busca de conteúdo visual.

Página do Pinterest

Imagens e vídeos que os usuários enviam (junto com seus links, hashtags e descrições) são conhecidos como pins. Pinadores têm a opção de organizar perfeitamente seus Pins em quadros de avisos virtuais, também chamados de quadros de avisos.

Os usuários podem personalizar, criar nomes de painéis exclusivos e criar temas para seus painéis, que podem ser seguidos por outros usuários. Você também tem a opção de tornar seus painéis públicos ou privados.

Agora, quando se trata de compartilhar recursos visuais, você tem três opções:

  1. Faça upload e compartilhe manualmente os recursos visuais com seus links / descrições
  2. Repin e compartilhe imagens que você descobrir por meio de seu feed
  3. Repin e compartilhe visuais que você encontra por meio de pesquisa

A melhor coisa sobre o Pinterest é que ele permite que você compartilhe ideias e inspire outras pessoas como nenhuma outra plataforma social.

Além disso, como cada pinner está ocupado fixando visuais de seu próprio interesse e organizando-os, eles não têm nenhum problema com os outros pinners vendo sua atividade. O que torna o marketing do Pinterest uma forma altamente eficaz de divulgar seus produtos / serviços.

Por que fazer marketing no Pinterest?

O Pinterest acabou se tornando a ferramenta ideal para muitas empresas e blogueiros que desejam direcionar o tráfego direcionado a lazer, de volta para seus sites usando recursos visuais relevantes. Ainda mais, como parte do processo de transformação digital que muitas empresas estão adotando.

E porque não? O Pinterest atualmente tem 320 milhões de usuários ativos por mês e, de acordo com a Pew Research, impressionantes 29% dos adultos nos EUA usam o Pinterest.

Quando comparado a outras plataformas de mídia social, o Pinterest está definitivamente no lado menor. Mas o que o torna uma opção interessante é o fato de que as pessoas que usam o site estão realmente engajadas nele. O que significa que você tem uma chance maior de fazer as pessoas clicarem no seu site a partir do Pinterest do que, digamos, o Twitter.

Por exemplo, se você é uma loja de comércio eletrônico, vender no Pinterest pode ajudá-lo a impulsionar sua loja online para um nível totalmente novo. Porque é diferente encontrar um produto no Pinterest do que no Facebook ou Instagram. Pessoas que usam o Pinterest são pré-condicionadas a clicar no botão de compra.

Os usuários do Pinterest estão acostumados a encontrar novos pins com produtos interessantes. E eles não são novos na compra de algo que acham interessante por meio da pesquisa ativa ou de seu feed. O que dá ao Pinterest marketing uma vantagem devido ao seu potencial para impulsionar mais vendas.

Estatísticas sobre o Pinterest

Aqui estão algumas estatísticas para ajudar a convencê-lo do poder do Pinterest quando se trata de gerar novos negócios.

  • 40% dos usuários do Pinterest têm uma renda familiar de US $ 100.000.
    Isso mostra que os Pinners têm um enorme poder de compra que empresas como você podem aproveitar. Além disso, descobriu-se que 50% dos pinners ganham US $ 50.000. E os usuários ativos do Pinterest são mais propensos a gastar do que outros usuários passivos que não estão fixando.
  • 93% dos usuários ativos do Pinterest disseram que usam o Pinterest para planejar / pesquisar compras. O marketing e a publicidade do Pinterest fazem muito sentido quando uma grande porcentagem de pessoas está pronta para comprar um produto. Você pode tornar o Pinterest uma parte importante de sua estratégia de marketing de conteúdo, produzindo conteúdo educacional que ajuda as pessoas a planejarem suas compras.
  • 50% dos usuários do Pinterest compraram um produto depois de ver um Pin
    promovido. Os Pin promovidos do Pinterest provaram ser extremamente eficazes devido ao seu formato de anúncio nativo. As pessoas não se importam com eles porque se integram perfeitamente ao feed do usuário. Quando e se você seguir um Pinner, você encontrará pins promovidos que são marketing para um determinado grupo demográfico.
  • Quase 85% das pesquisas no Pinterest ocorrem em dispositivos móveis.
    Não há dúvida de que o marketing móvel está em alta e acontecendo. Dado o fato de que a maioria dos pinners usa seus telefones para pesquisar no Pinterest, você pode tirar mais proveito de seus esforços de marketing móvel e obter um melhor retorno do investimento.
  • 70% dos usuários do Pinterest pesquisam e salvam pins. Os
    usuários do Pinterest não usam o site passivamente. De acordo com Data, 70% dos usuários do Pinterest não apenas procuram pelos pins, mas também os salvam e clicam neles. Portanto, se sua empresa pode agir para fixar no quadro certo e etiquetar cada Pin, isso pode ajudar você a aumentar seu alcance e gerar mais vendas.

3 maneiras eficazes de alavancar o marketing do Pinterest

O Pinterest é uma mina de ouro quando se trata de marketing. Mas ter sucesso com sua estratégia de marketing no Pinterest vai além de apenas ter uma ótima imagem de perfil e uma descrição da empresa para sua conta comercial no Pinterest.

Fazer o marketing do Pinterest funcionar se resume a ter uma estratégia clara que corresponda aos seus objetivos de negócios. Porque, em última análise, construir uma presença forte no Pinterest só é possível quando você está na direção certa. Além disso, muitas das estratégias descritas em nosso guia sobre mídia paga em redes sociais podem te ajudar.

Aqui estão três maneiras de atingir um público mais amplo usando o marketing do Pinterest e expandir o alcance do seu negócio, independentemente do nicho em que você está operando.

1. Construa sua autoridade

Existem muitas empresas que se beneficiam de várias maneiras ao alavancar o marketing do Pinterest. Uma maneira simples de usar o Pinterest é construir e aumentar a autoridade da sua marca. O que pode ajudá-lo a fazer com que mais compradores em potencial confiem em sua marca e façam negócios com você.

Busca Pinterest

Não importa qual produto ou serviço você está vendendo, você sempre pode usar o Pinterest para tornar mais pessoas cientes de sua marca, estabelecer-se como um influenciador em seu setor e levá-los a comprar de você.

Por exemplo, se você está no nicho de beleza, pode criar seu próprio conteúdo e painéis no Pinterest que ajudam ou educam mulheres interessadas em uma transformação total. Isso não só permite que você fortaleça sua marca, mas também permite que você promova seus produtos de maneira criativa.

A melhor parte é que você não precisa produzir todo o novo conteúdo sozinho ao fazer o pin. Você pode adotar uma abordagem de combinação e correspondência compartilhando de várias outras fontes confiáveis, o que ajuda a mostrar seu conhecimento do setor aos seguidores.

A ideia é dar aos seus seguidores a impressão de que sua conta no Pinterest é O lugar para encontrar informações úteis e confiáveis ​​sobre o seu setor.

Quando você constrói sua autoridade dessa forma, você acaba …

  1. Construir confiança consistente com seu público-alvo e fortalecer seu relacionamento com ele.
  2. Experimentar um nível mais alto de lealdade do cliente, o que pode se traduzir em vendas repetidas no longo prazo.
  3. Conseguir mais referências de clientes e clientes em potencial satisfeitos que se transformam em defensores de sua marca.

2. Amplie seu alcance

Sejamos realistas, toda empresa deseja aumentar seu alcance, pois isso pode levar a um maior número de vendas. Ter um público maior também é a chave para testar novos produtos e obter feedback direcionado. O Pinterest tem uma comunidade altamente acessível que você pode aproveitar para alcançar um grupo maior de seu público.

Para realmente aumentar seu alcance da maneira certa, você precisa ter uma estratégia de marketing do Pinterest na manga. Algo que não é comumente usado (ou abusado) por outros profissionais de marketing.

Uma dessas estratégias é alavancar os conselhos do grupo. A ideia é ir lá e conectar-se com usuários populares do Pinterest que conseguiram construir um grande e fiel número de seguidores. E colabore com eles para que você possa levar seu conteúdo para o público certo.

Essa “joint venture” permite que ambas as partes se beneficiem. Você obtém um grau mais alto de exposição e constrói sua autoridade fazendo parceria com uma marca relevante de seu setor. E eles podem compartilhar mais valor com seus seguidores.

Agora, se você deseja que essa colaboração traga resultados, você precisa se colocar no lugar do cliente em potencial e ver as coisas da perspectiva dele. Os seguidores deles devem ser relevantes para o seu conteúdo e vice-versa. Essa joint venture deve fazer sentido em todos os níveis.

Com um pouco de pensamento estratégico, você pode atingir rapidamente um segmento maior de seu público.

3. Aumente seu tráfego

O tráfego é o que faz um site funcionar. Sem o tipo certo de tráfego entrando, simplesmente não é possível aumentar sua presença na web e aumentar suas vendas online. Embora existam muitas maneiras pagas e gratuitas de gerar tráfego relevante para o site, o Pinterest pode deixar muitos desses métodos para trás quando aplicados de maneira adequada.

Dada a popularidade do Pinterest e a maneira como ele cresceu, não deveria ser uma surpresa que ele possa ajudá-lo a obter ainda mais tráfego de referência do que o YouTube e o LinkedIn, juntos. No entanto, você não será capaz de gerar tráfego a menos e até que os usuários do Pinterest …

  1. Encontre seu conteúdo atraente e útil o suficiente para compartilhar.
  2. Repine seus pins em suas placas de forma consistente.

Usuários do Pinterest que têm usado com sucesso a plataforma de know-how de marketing para fixar ótimos visuais. Eles não compartilham imagens apenas pelo seu apelo visual, mas também porque são peças valiosas de conteúdo que:

  • Resolva um problema do mundo real e ofereça uma solução eficaz
  • Inspire as pessoas a realizarem um conjunto positivo de ações
  • Ofereça algo que seja digno ou desejável
  • Apelar para um determinado interesse / atividade
  • São únicos e criativos à sua maneira

Gerar muito tráfego através do Pinterest, não é tão complicado. Aliás, é totalmente factível para uma marca que estabeleceu uma base sólida. Ainda mais, se aliado ao nosso guia de como criar um conteúdo atraente.

Iniciando um Pinterest Board que obtém resultados positivos

Pasta do pinterest 2

Começar um painel do Pinterest é uma ótima maneira de conquistar seguidores e se conectar com seus clientes em potencial. Quando você está nos estágios iniciais do marketing do Pinterest, você vai querer ter certeza de que seus novos painéis tenham pins de boa qualidade que sejam relevantes para o seu público.

Depois de criar novos painéis, é sua responsabilidade mantê-los fixando conteúdo valioso de forma consistente. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver painéis atraentes do Pinterest para o seu negócio.

1. Selecione suas palavras-chave

As pessoas pesquisam no Pinterest da mesma forma que fariam no Google. Portanto, ao criar seus painéis, você precisa escolher a palavra-chave certa para seus tópicos e imagens de Pins. Portanto, o conhecimento sobre SEO tem muita importância aqui.

Comece criando uma lista relevante de frases-chave que seu público-alvo usaria para pesquisar. Adicione essas palavras-chave a uma planilha onde você pode adicionar seus tópicos principais seguidos por subtópicos.

2. Decida sobre seus formatos

A vantagem do Pinterest como plataforma visual é que ele não se limita a imagens estáticas. Há uma variedade de tipos de conteúdo que você pode adicionar aos seus painéis para se destacar da multidão e agregar valor aos seus seguidores. Tal como…

  • Infográficos
  • GIFs animados
  • Vídeos

Portanto, decida de antemão quais tipos de conteúdo você utilizaria em seus painéis. Faça pesquisas para descobrir quais tipos de conteúdo estão obtendo mais compartilhamentos ou repins em seu nicho. Existem várias ferramentas de marketing que podem ajudá-lo a criar esse conteúdo. 

3. Pesquise sua competição

Se seus concorrentes são ativos no Pinterest, há grandes chances de eles terem seus próprios painéis de sucesso. A ideia é não copiar o que eles estão fazendo, mas sim monitorar seus conselhos para obter um insight. Basicamente, você está procurando entender o desempenho deles em termos de …

  1. Tópicos que eles estão escolhendo e que estão gerando resultados.
  2. Tipos de conteúdo que estão claramente funcionando.

Obviamente, nem tudo que seu concorrente faz terá sucesso. Seu trabalho não é apenas descobrir o que está funcionando bem para eles, mas também onde eles perderam.

Faça uma lista das ideias de conteúdo que eles estão fixando em seus quadros e analise quais tipos de conteúdo os estão ajudando a obter o mais alto nível de interação.

4. Organize conteúdo de qualidade

Se o seu painel for novo, você deseja ter certeza de que está configurado para causar uma impressão mais forte no seu público-alvo.

Portanto, certifique-se de que os primeiros 15 a 20 pins na placa sejam de alta qualidade e sejam perenes por natureza. O conteúdo desses pins precisa ser …

  1. Relevante
  2. Valioso
  3. Útil

O conteúdo que você afixa deve fazer com que as pessoas se interessem por seus painéis e, eventualmente, os siga. Conforme você avança, continue selecionando conteúdo novo e útil, enquanto repina qualquer conteúdo relacionado que seus seguidores considerem valioso.

Você pode encontrar e rastrear facilmente fontes de conteúdo confiáveis ​​seguindo duas etapas básicas:

  1. Identifique todos os blogs relevantes dentro do seu nicho que são conhecidos por publicar conteúdo excelente em uma base consistente.
  2. Descubra conteúdo perene que você pode compartilhar em seu novo quadro, visitando fóruns e outros sites de mídia social, como Reddit, Instagram, etc.

5. Fique de olho em suas métricas

Assim como qualquer outra campanha de marketing, você precisa saber para onde está indo com seus esforços de marketing no Pinterest. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver exibindo anúncios no Pinterest. Acompanhar seu desempenho e entendê-lo melhor o ajudará a obter melhores resultados.

Começar um novo conselho é uma das etapas iniciais para construir seu esforço de marketing no Pinterest. E é exatamente quando você também deve basear suas análises.

Veja por que você determina as métricas mais críticas para sua campanha do Pinterest e use os dados de sua ferramenta de análise do Pinterest para entender quais fontes de conteúdo você deve continuar usando e quais deve evitar no futuro.

5 dicas simples, mas poderosas para fazer com que seus pins sejam notados

Se o Pinterest parece uma plataforma que funcionaria para o seu negócio, então você precisa garantir que não está mirando no escuro. Em outras palavras, você deve seguir as etapas necessárias para garantir que seus pins tenham mais exposição.

1. Otimize para Pesquisa no Pinterest

Ser encontrado no Pinterest torna-se muito mais fácil quando você otimiza sua presença para pesquisas. Porque a grande maioria dos usuários ativos do Pinterest usa regularmente a pesquisa para encontrar pins.

Portanto, certifique-se de otimizar o seguinte para obter o máximo de seus esforços de marketing de SEO no Pinterest …

Seu nome

 O nome de sua conta de usuário no Pinterest não deve ser tratado como apenas outro nome. É um elemento importante que pode ajudá-lo a aparecer em pesquisas relevantes, mas apenas se você otimizá-lo bem. As pessoas que pesquisam no Pinterest usam vários tipos de termos. Seu objetivo deve ser aparecer na pesquisa do termo que seja mais relevante para sua marca e também seja popular. Quando zerar essa palavra-chave, adicione-a ao final do nome de sua marca. Dessa forma, você terá uma chance melhor de as pessoas encontrarem sua conta no Pinterest ao pesquisarem.

Seus painéis

Não importa o quão bons sejam seus painéis do Pinterest, eles não irão beneficiar sua campanha de marketing se o seu público-alvo não conseguir encontrá-los. Tente usar suas palavras-chave primárias nos títulos de cada uma de suas placas. Embora as pessoas possam não encontrar todos os seus painéis por meio da opção de pesquisa, você ainda aumentará suas chances de ser encontrado pelas pessoas certas.

Seus Pins

Pense na descrição do Pin como uma introdução rápida ao seu visual. Usar as palavras-chave certas na descrição do Pin pode ajudá-lo a aparecer nos resultados da pesquisa com mais frequência. Uma maneira simples, mas eficaz de ter ideias de palavras-chave para sua descrição é digitar sua palavra-chave raiz na caixa de pesquisa do Pinterest. Isso deve fornecer automaticamente uma lista de sugestões de palavras-chave populares que as pessoas estão usando para pesquisar no Pinterest. Você também deve considerar o uso de pins ricos. Esses pins fornecem contexto adicional sobre um determinado Pin, que é semelhante a rich snippets de SEO.

2. Manter a consistência do dia a dia

Quando se trata de pinagem, muitas marcas cometem o erro de serem irregulares. Fixar consistentemente pode ajudá-lo de duas maneiras:

  1. Faça com que mais pessoas encontrem seus pins, o que significa mais exposição e tráfego.
  2. Aumente o número de seguidores relevantes em sua conta do Pinterest que realmente gostam do seu conteúdo.

Agora, manter a consistência pode ser um desafio para marcas ocupadas que também estão focadas em outras atividades de marketing. Nesse cenário, você deve pelo menos tentar fixar de cinco a dez imagens em um dia.

No entanto, se você tiver tempo ou tiver um trabalho individual dedicado em seu marketing no Pinterest, então você pode levar sua atividade de fixação para o próximo nível. Conforme relatado pela rede de distribuição de conteúdo do Pinterest, Ahalogy, fixar até 25 imagens por dia é uma forma altamente eficaz de aumentar sua presença no Pinterest e aumentar sua influência.

Mais uma vez, ser consistente significa prender a mesma quantidade de Pins todos os dias. Quer sejam 10 ou 30 Pins- é preciso haver um equilíbrio. Porque é exatamente isso que seus seguidores esperam de você.

3. Experimente com o tempo

Não existe uma fórmula definida quando se trata de acertar o tempo de fixação. Dependendo se sua empresa está direcionada a um público local ou global, você deve sempre experimentar com o momento em que está fixando.

Além disso, o Pinterest é um site de mídia social movimentado, com muitos tipos diferentes de pessoas que o usam. Portanto, tente fixar ou programar pins ao longo do dia em horários diferentes para que você alcance um grupo maior de seu público.

Encontrar o tempo de fixação ideal difere de marca para marca devido a vários fatores. É por isso que faz sentido testar e usar os dados que você consegue fixar nos momentos certos. Você deve ficar de olho em como seus seguidores (e não seguidores) respondem aos seus pins em momentos diferentes.

4. Use imagens de alta qualidade

resultados de busca pinterest

Para ser sincero, o Pinterest é quase o mesmo que o Instagram. É tudo uma questão de visual. Os pinadores geralmente vão aqui para encontrar ideias ou inspiração para quase tudo. E ter imagens de alta qualidade é a chave para vender sua marca nesta plataforma. É vital que essas imagens sejam atraentes.

Estas são algumas dicas que você pode tentar:

  • Se você está vendendo produtos de beleza, roupas, acessórios ou calçados, os Pins do seu produto devem usar pessoas reais para modelá-los em ambientes da vida cotidiana. Além disso, não se esqueça de destacar o produto na pose de seu modelo.
  • E se você está vendendo itens de decoração, móveis ou produtos, é melhor tirar a foto em um ambiente doméstico. Isso ajudará os usuários a imaginar como será a aparência em sua casa, caso decidam comprá-lo.

Certifique-se sempre de que as imagens são capturadas do melhor ângulo e de alta qualidade.

5. "Repinar" Pins mais antigos

Ganhar seguidores direcionados para sua conta do Pinterest é apenas uma parte da equação. A outra parte é fazer com que eles vejam seus Pins. O fato é que nem todo mundo vai notar cada Pin que você postar. O que significa que você precisa ir além da fixação regular para que seus Pins sejam notados e clicados.

Uma maneira subestimada de fazer isso é reenviar o conteúdo que você fixou anteriormente em sua conta. Por exemplo, se há um Pin que você postou há um mês que obteve uma ótima resposta, por que não repintá-lo e obter uma resposta melhor? Isso pode ser feito com pins que você postou dias, semanas ou meses atrás.

Muitos de seus novos seguidores estarão ansiosos por um ótimo conteúdo. Quando você repin pins mais antigos que já obtiveram uma boa resposta, você está entregando um valor comprovado para esses novos seguidores. 

Além do mais, se você estiver usando o Pinterest para aumentar o reconhecimento de seus produtos e obter mais vendas, poderá lembrar seus seguidores (potenciais compradores) do que você tem a oferecer.

É hora de começar sua aventura de marketing no Pinterest

Embora tenhamos acabado de lhe dar um guia definitivo para o marketing do Pinterest, você ainda pode querer alguma ajuda à medida que sua empresa cresce. Se for esse o caso, também podemos ajudá-lo. Oferecemos serviços de publicidade e gerenciamento do Pinterest para empresas.

Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a expandir seus negócios no Pinterest e ficar à frente de sua concorrência. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato