Guia para a otimização do conteúdo para SEO

SEO: do inglês Search Engine Optimization, é um conjunto de práticas para otimizar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca na internet, com o objetivo de impulsionar o tráfico orgânico para esse ambiente digital. 

Resumo do conteúdo do post

Introdução

Quem trabalha com marketing digital, com certeza, já ouviu falar sobre SEO. A geração de tráfego orgânico para um site está diretamente ligada às práticas de otimização e organização do conteúdo e ajustes de indexação nos textos e imagens, entre outras técnicas de programação aplicada na formulação de um ambiente digital. 

O conteúdo disponibilizado aos usuários é a força vital da maioria dos sites, por direcionarem o tráfego para o seu site a partir das mídias sociais e dos buscadores de internet. No entanto, a maioria das pessoas não sabe como escrever artigos capazes de encantar a audiência. 

Neste guia, ensinaremos, passo a passo, técnicas de como escrever textos para a otimização do seu conteúdo para SEO que atraiam seu público, como: 

  • Pesquisa sobre o tema; 
  • Planejamento da estrutura do texto; 
  • Elaboração do título; 
  • Concepção da introdução; 
  • Desenvolvimento do conteúdo; 
  • Proposta de uma conclusão; 
  • Instituto do Conteúdo Atraente; 
  • Técnicas avançadas de escrita de conteúdo. 

Para um maior encantamento da audiência é necessário ter claro o tema a ser abordado, criar uma conexão com o seu interlocutor e fazer uso de técnicas precisas para a redação do seu texto e programação do seu site.  

Pesquisa sobre o tema

O primeiro passo na composição de um texto atraente está na capacidade do autor em juntar informação e gerar autoridade ao material. Por tanto, todo conteúdo sedutor começa em uma boa pesquisa. No entanto, uma boa pesquisa pode demorar muito e, em muitos casos, levar mais tempo do que escrever o próprio artigo. 

Então surge uma dúvida: Como otimizar seu tempo para pesquisar os fundamentos para o seu conteúdo para SEO? Existe uma solução, apresentaremos 2 maneiras rápidas de realizar sua pesquisa e economizar seu tempo. Temos que ser práticos para dar visibilidade para o conteúdo do site. 

• Biblioteca de pesquisa

Como usar o marketing de conteúdo para impulsionar o seu site para SEO? Sua biblioteca de pesquisa é uma forma de guardar tudo o que você encontrar na Internet. É o como criar seu banco de dados dos seus interesses e ele servirá como memória do conteúdo que atraiu a sua atenção durante a pesquisa. Assim, quando acessar a sua biblioteca, você poderá ver os artigos salvos e suas recomendações. 

Essa prática é realmente útil porque assim terá acesso rápido ao conteúdo que é sugerido na pesquisa e também poderá salvar diferentes fontes da web para serem usadas mais tarde.  

• Use os próprios buscadores para turbinar seu conhecimento

Pesquise no Google! Os mecanismos de busca são projetados para trazer ao topo da lista os melhores resultados. Com a evolução dos algoritmos, hoje em dia, os buscadores apresentam trechos e caixas de respostas incorporando as perguntas das pessoas durante a pesquisa. 

Uma boa tática é rolar para baixo as duas primeiras páginas do Google e procurar todos os conteúdos mais longos sobre um assunto e checar a confiabilidade das fontes. Em seguida, anote as URLs e as palavras-chave de cada artigo. Ao ler os melhores artigos do Google, você terá um alto nível de conhecimento sobre o assunto e estará pronto para a próxima etapa. 

Planejamento da estrutura do texto

O segredo para escrever um conteúdo atraente e atrativo está no planejamento. E a melhor maneira de planejar um bom texto é criar seus subtítulos com antecedência. Por exemplo, este artigo teve os subtítulos criados antes mesmo que eu começasse a escrevê-lo. A ideia é compartilhar práticas para incrementar o conteúdo do seu site para o reconhecimento do SEO. 

No entanto, não seja muito rígido. Você precisa permitir alguma flexibilidade para que o processo criativo flua. Estruture seu texto, mas esteja preparado para rever suas hipóteses a qualquer momento, pois durante a escrita novas ideias podem surgir conforme você for se aprofundando no assunto.  

Uma boa tática é durante a sua pesquisa você ir fazendo um levantamento das palavras-chave e seus subtítulos correlacionados. Hoje, estão disponíveis algumas ferramentas de pesquisa de correlação de termologia e suas competitividades nos buscadores. Outra boa prática é um estudo das palavras-chave usadas pela a concorrência. 

Duas ferramentas gratuitas que você pode utilizar na pesquisa das palavras-chave são: o pesquisador de palavras-chave do Google Adwords e o Ubbersuggest

• Grandes sites – conteúdo para SEO

Você começa pesquisando no Google alguns dos principais sites sobre o tema escolhido. Usando as ferramentas de busca para sites, você pode começar a trabalhar no conteúdo. Uma vez no buscadorpesquise na guia das Páginas principais para descobrir quais são as páginas com melhor desempenho no site. Depois, procure a frequência das palavras-chave. 

Explore as palavras-chave e descubra as termologias poderosas que as pessoas estão procurando. Assim, ideias vão surgindo. Faça isso com todo conteúdo relevante que você encontrar nos sites relacionados ao seu artigo. Ao final, você terá  uma lista repleta de ideias, o que o ajudará no processo. 

Elaboração do título

Como prever um título que as pessoas estão desesperadas para lerVocê já determinou o assunto sobre o que trata o seu artigo, você tem os subtítulos e cabeçalhos, mas precisa escolher um bom título. Criar um título atraente pode levar tempo e, provavelmente, você não tem esse tempo todo disponível. 

• Imagens do Google

Existem milhares de ótimas manchetes escritas e publicadas periodicamente e você tem esse acesso de forma gratuita. Esse conteúdo já foi disponibilizado por escritores e selecionados pelos melhores editores. Onde você encontra essa fonte inesgotável de inspiração? As capas de revista! 

Ao analisar algumas revistas, você perceberá que elas têm uma capa e uma variedade de manchetes destinadas a fazer com que o consumidor compre a revista inteira. Você tem o acesso a todo esse material gratuitamente, basta pesquisar no Google as 100 melhores revistas. Você será contemplado com uma série de slides. Basta você escolher uma publicação e, em seguida, clicar nas imagens. 

Assim que tiver as imagens, comece a rolar e olhar as manchetes da capa até encontrar uma que melhor te agrada. Basta agora você adaptar a manchete atrativa que você escolheu ao tema a ser abordado. Há milhares de títulos que podem te inspirar na construção do seu conteúdo para SEO, basta você adaptar para seu uso. 

Concepção da introdução

Como escrever uma introdução que prenda a atenção do seu público? Só porque você conseguiu obter o clique que direcione ao seu artigo, não significa que você tenha um leitor efetivo. Esse primeiro acesso é, em sua essência, o leitor dizendo: “Ok, você tem minha atenção, agora me mostre do que você é capaz”. Portanto, sua introdução será a chave de engajamento ao seu conteúdo. 

Felizmente, há três métodos diferentes e vamos nos aprofundar sobre cada um deles. 

• O método de microcompromisso

Cientistas comportamentais defendem que, como seres humanos, precisamos ser consistentes. A consistência e o comprometimento desempenham um papel importante na influência social. A proposta de um compromisso é muito importante nesse processo. 

A essência, aqui, é uma vez criada uma proposta de comprometimento a audiência concordará em ler sua postagem. O uso de micro acordos é uma forma de geração de engajamento. Uma vez criado o compromisso e o seu leitor têm a sensação de ganhos nessa relação estabelecida, é mais provável que ele continue na sua leitura. 

A ideia é fazer com que o leitor se sinta atraído em explorar o tema proposto e ele seja mentalmente conduzido na identificação de um problema e que ele encontre uma proposta de solução. Explore a oportunidade de se aprofundar sobre como elaborar um marketing de conteúdo realmente atraente. 

• O método da narrativa direta

Crie uma intimidade direta com o seu leitor, entenda com quem você está falando. Para esse método é muito importante o entendimento das personas para quem você está escrevendo.  Inclua no seu texto elementos que envolvam o expectador. Você pode incluir a data, o local, um linguajar específico e muitos outros detalhes. 

O objetivo é fazer com o leitor visualize quem está escrevendo. Depois de fazer isso, sua audiência agora está realmente interessada no você tem a dizer e está engajada com o tema. 

• O método pela empatia

A ideia é simples, a introdução deve mostrar e estimular a empatia entre o tema proposta e o leitor. Entenda realmente as necessidades e os problemas enfrentados pelo seu leitor proponha uma solução objetiva, na qual ele consiga resolver suas dores de forma rápida e objetiva. 

Através desde método, a introdução pode ser curta ou longa. O importante é criar o interesse do leitor indo a fundo nas questões que o incomoda. Para que a audiência seja fisgada pelo conteúdouse frases como: “ei, eu entendo o que você está passando” ou “sei pelo o que você tem passado. 

Seu objetivo é, literalmente, fazer com que eles leiam o conteúdo. Por tanto, um bom começo é a garantia de que o engajamento ocorra até o final e, assim, otimizar o conteúdo para SEO. 

Desenvolvimento do conteúdo

Como criar conteúdo que seja lido realmente até o fim? Elabore textos com ideias claras e sucintas, colocando por volta de 3 ou 4 linhas em cada parágrafo. Porque as pessoas não leem as coisas online da mesma forma que leem um livro ou um jornal. 

Os usuários da web têm tempo para ler apenas cerca de 20% do conteúdo da página quando visitam. As pessoas quando acessam ao Google para encontrar uma solução para seus problemas, acabam clicando nos primeiros resultados da pesquisa e procuram uma resposta rápida para as suas dores. 

Por esse motivo que os subtítulos que escolhemos são tão importantes (e planejados de antemão); é necessário que cada subtítulo ofereça um benefício claro. Se o subtítulo oferece um benefício / solução para o seu problema, é mais provável que o leitor assimile o conteúdo com mais atenção. 

A velocidade média de leitura é de cerca de 200 palavras por minuto. Portantoé necessário de alguma forma acelerar essa leitura se quisermos aumentar a quantidade de informações que podemos fornecer ao leitor. Opte por frases curtas, parágrafos não muito extensos e divida seus textos com imagens. 

O processo visual do leitor é avesso à leitura na largura de uma página. Conforme aumentamos o tempo de leitura de um artigo, o leitor pode se cansar mais rapidamente. No entanto, existem outros tipos de absorção que nossos olhos usam durante a leitura: 

• Bolo em Camadas

Onde absorvemos cabeçalhos e subtítulos, mas não lemos o texto na sua integra (realçando a necessidade em criar ótimos subtítulos).

• Padrão pontilhado

Um olhar para todo o conteúdo como se estivesse procurando por uma palavra ou resposta específica.

• Padrão de marcação

Muito comum na leitura pelo celular, onde os olhos estão fixos no meio da tela e você rola para baixo.

• Ignorando o conteúdo

Este é bem comum! O leitor ignora o início de uma linha porque eles começam repetidamente da mesma maneira, onde o interlocutor lê apenas o meio das frases.

• Padrão de Compromisso

Este é o tipo de leitor que todos desejamos, o leitor que lê tudo e se delicia com cada linha.

Portanto, aqui estão algumas dicas extras de redação de conteúdo para SEO para ajudar seus leitores a amar e devorar seu conteúdo:

• 1. Use frases curtas

Frases mais curtas exigem menos esforço para ler e isso é bom, porque o tempo é importante.

• 2. Use títulos / subtítulos focados em benefícios

Um título focado em benefícios irá encorajar os leitores de varredura a parar em suas marcações.

• 3. Divida o artigo com imagens

As imagens ajudam a separar um artigo e facilitam a digestão das informações.

• 4. Comece os parágrafos de formas diferentes

Se você usar as mesmas palavras no início de cada frase, o leitor começará a perdê-las e pulará para o meio de uma linha e perderá informações importantes.

• 5. Tente colocar as ideias mais importantes no início

Comece com as informações importantes em cada frase. Cada linha precisa ter valor e mostrar esse valor ao leitor.

• 6. Torne o leitor engajado

Tente falar com o leitor do artigo de forma direta, usando muito palavras como “Você”.

• 7. Escreva textos longos

Procure usar pelo menos 2.400 palavras na construção do seu texto. O Google adora artigos longos, conteúdos mais longos tendem a ganhar mais links e compartilhamentos nas redes sociais.

Proposta de uma conclusão

Como escrever uma conclusão que que proponha uma ação ao leitor? Chegamos à parte final na elaboração do seu texto: a proposta de uma conclusão ao tema proposto. Felizmente, chegamos na parte mais fácil. objetivo da conclusão é simples: conduza o leitor a uma ação concreta! 

Proponha ao final uma ação, como: 

  • Inscreva-se para receber nossos boletins informativos; 
  • Compartilhe nosso artigo; 
  • Comente; 
  • Ação relacionada ao assunto abordado; 
  • Saiba mais acessando outro artigo; 
  • Comprar agora. 

No entanto, o segrego é simples: se você quiser resultados, ofereça apenas uma única tarefa. Todo desafio pode gerar algum tipo de engajamento que otimize a visibilidade do seu conteúdo. 

Depois de determinar qual tarefa a ser proposta, você precisa fazer com que eles executem a ação desejada. Afinal, ao propor um tema e sua solução, o autor se torna um conselheiro na tomada de decisão. Assuma um papel positivo e seja um agente motivador. 

Você é o treinador e seus leitores são o teu time vencedor! Proponha, sempre um desafio. Ou, simplesmente, convide-o a baixar o artigo em formado PDF, clicando no botão abaixo e usá-lo para ajudar na tomada da ação. 

Uma conclusão é uma porta para outro lugar, não um fim. Seu artigo deve inspirar quem o lê e fazer a diferença. 

Você vê como isso é muito mais poderoso do que apenas dizer “Obrigado por ler! Se você gostou, por favor, comente abaixo”? Use as conclusões do seu artigo como armas para levar o leitor a uma ação. 

Instituto do Conteúdo atraente

O que você precisa para criar um conteúdo atraente, obter backlinks e gerar tráfego orgânico? Você precisa elaborar um conteúdo com propriedade que prenda o leitor e faça com que ele saboreie ao ler cada linha. Proponha textos que respondem à de pesquisa feita em sua complexibilidade. 

Para se posicionar na página 1 do Google, através de uma pesquisa orgânica, o conteúdo deve ser estrategicamente projetado. Bem-vindo ao que intitularei como: o Instituto do Conteúdo AtraenteA proposta é te capacitar a criar seu próprio conteúdo atraente e ajudá-lo a subir como um foguete ao topo do rank do Google. 

Segue algumas dicas e truques avançados que vão otimizar do conteúdo do seu site para SEO e direitos autorais para garantir que seu conteúdo seja clicado e lido até o final: 

• Seja classificado na primeira página

Um conteúdo atraente não é um artigo de 500 palavras, pois ele acabará caindo no ostracismo da internet em 30 minutos após sua postagem. Para ser considerado atraente, seu conteúdo deve ser criado para impulsionar seu site para a página 1 e ser amado pelos buscadores de pesquisa e pelos leitores. 

Todo conteúdo verdadeiramente atraente atrai backlinks e se torna referência. Vamos refletir, agora, sobre como criar textos que se posicionem como épicos. 

• Modelos de conteúdo atraente que geram tráfego (e ganham links)

Para criar conteúdo que direcione links e tráfego, você precisa se apropriar de técnicas para criar seu conteúdo:

 1. Conteúdo atraente com citações e fatos

Matérias com estilo de citação estão entre os tipos de conteúdo mais poderosos que você pode produzir, porque ajudam a apoiar o seu ponto de vista. O uso de excelentes recursos visuais é fácil de ser assimilado e ajuda o leitor na compreensão. Assim, atribuindo um bom desempenho ao conteúdo de SEO. 

Para isso, siga os seguintes passos: 

 Etapa 1: Pesquisa

A melhor maneira de fazer sua pesquisa é usar ferramentas que atuem como seu assistente virtual. Existem muitos sites que você pode usar para isso. Use ferramentas especializadas em pesquisa na web. 

Portanto, pesquise primeiro para obter as várias palavras-chave de sugestão automática. Depois, busque outros termos relacionados ou classificá-los por relevância. Compile os dados em um formato de planilha. 

 Etapa 2: Decidir sobre recursos visuais

Quando se trata de citar postagens, existem vários estilos, mas quase todos requerem um certo estilo visual para serem implementados. A criação de memes é bastante utilizada como forma de atrair a atenção do interlocutor. 

Se você deseja tornar a postagem mais atraente visualmente, você pode considerar o uso de uma ferramenta de criação de conteúdo, como o Elementor. Ele é um plugin para WordPress que permite o design aprimorado de uma página sem a necessidade de habilidades de codificação. Ao adicionar o plugin ao site, você terá uma interface de arrastar e soltar na página da web real. Há uma opção gratuita com muitas funcionalidades disponíveis.

Para criar caixas atraentes para seus fatos ou citações, você precisa adicionar o que eles chamam de contêineres de conteúdo. Depois de arrastar um contêiner de conteúdo para a página da web, você está livre para alterar o design com apenas alguns cliques de um botão. 

Independentemente de como você cria sua página de citações e fatos, certifique-se de fornecer citações suficientes para que o artigo seja útil. Tente apontar para mais de 50 citações ou fatos. E

 2. Conteúdo atraente com entrevistas

O conteúdo atraente em formado de entrevista é um dos mais eficazes que você pode fazer, já que outra pessoa está constituindo o conteúdo para você. Seu trabalho seguirá a partir dela. Você pode escolher entre ouvir a entrevista através de um podcasting ou ler a postagem que contém os pontos principais. 

Para criar uma página poderosa como esta, você precisará primeiro encontrar alguém importante em relação ao seu nicho para entrevistar. Quem é essa pessoa depende do seu nicho e suas personas nele representado. Mas é importante consolidar a representatividade configurada no entrevistado escolhido. 

E, a partir daí, você precisa concluir a entrevista e, em seguida, criar um artigo a partir dessa entrevista. 

 Equipamento de som para entrevistas

Se você estiver produzindo um podcast, precisará se preocupar com um bom microfone. O som é um problema chave para podcasts e você precisa estar atento ao “eco” na sala. O equipamento que você usa vai ser determinante na qualidade da gravação. 

O Rode Podcaster é um excelente microfone para quem segue sem muito restrição orçamentária. Para quem procura uma opção mais barata, confira o microfone Blue Snowball que é excelente. 

Depois de marcar sua entrevista, você precisará de um software para incorporar e reproduzir seu podcast em seu site. 

 Criação de conteúdo para seu podcast

Por melhores que sejam os podcasts, eles não são excelentes para fins de SEO. A melhor forma para indexação do seu conteúdo é transformar o podcast em um artigo.  

No entanto, não faça uma transcrição direta. Aponte apenas alguns pontos mais importantes que são realmente úteis, atraindo a atenção do leitor. Isso ajuda a aumentar o tempo de permanência que, como sabemos, é ótimo para SEO. 

Para criar sua própria página de entrevista, você deve começar com um bom título que atue como um chamariz para o seu conteúdo. Como outro qualquer título, é essencial ser específico quanto ao que o expectador receberá. Em seguida, você precisa incluir conteúdo ao podcast. 

Crie um cenário para explicar por que o ouvinte deva ouvir o convidado. Não é isso que você aprenderá, mas por que deve ouvir. Defina esse cenário também em sua introdução e explique o que o público absorverá com este conteúdo. 

Depois de criar o podcast, você deve adicionar links para as coisas mencionadas no podcast. Isso é ótimo para SEO por causa da atualização do Google chamada Hilltop. Hilltop é um algoritmo do Google que determina se sua página é um centro de informações pertinentes para o usuário. 

Pronto! As postagens com entrevistas são uma maneira rápida de criar artigos de SEO com valor profundo tanto para leitores quanto para ouvintes. Eles são ótimos por causa do tempo de permanência on page que acompanha a audição de um podcast. Experimente e veja sua classificação melhorar. 

 3. O melhor conteúdo atraente

A frase “o melhor” diz ao leitor exatamente o que eles vão conseguir, o fino da bossa, o topo, o extraordinário. esse termo de apenas duas palavras é um excelente formato de página de conteúdo atraente. 

Por ser uma página de conteúdo atraente, você pode ter uma quantidade enorme de palavras-chave indexadas. Com isso, impulsionar seu site para o topo nas listas dos buscadores. Para encontrar o seu “melhor” na página de conteúdo atraente, vá até o Ahrefs e digite o termo “O melhor” em seu explorador de palavras-chave. Em seguida, clique na guia “tendo os mesmos termos”. 

Uma vez lá, você verá uma lista enorme dos “melhores”. Basta inserir sua palavra-chave / tópico na caixa de inclusão. Como você verá, essas geralmente são palavras-chave que serão classificadas para outras coisas. Portanto, encontre a que deseja e clique nela para expandir. 

 4. Conteúdo atraente para eventos

Uma maneira poderosa de obter links e tráfego é criar outra variação da página de conteúdo atraente no estilo “O melhor”, mas com foco em eventos. Todos os anos, ocorrem milhares de eventos específicos do setor para cada tipo de nicho. Ao criar uma página de conteúdo atraente que os lista, você terá um sucesso incrível. 

Quando você começar a olhar para esse tipo de página de conteúdo atraente, verá várias oportunidades de criar a sua própria. Criar o seu próprio evento é muito simples. 

Descubra quais são os melhores eventos deste ano no seu setor, entre em contato com o organizador e explique que você estará promovendo o evento gratuitamente em seu novo artigo, obtenha todos os detalhes e crie sua postagem em um piscar de olhos. 

A partir daí você obtém backlinks úteis. O seu artigo é promovido por meio das redes sociais, portanto, todos ganham. 

 5. Conteúdo atraente para um projeto

As páginas de projeto são uma ótima maneira de obter engajamento, porque se traduzem em um valor de longo prazo. A página sugere que isso é algo com que você pode passar muito tempo e se divertir fazendo. 

Você pode criar uma página de conteúdo atraente para um projeto para o seu nicho? Se você quiser experimentar, sugiro que terceirize o trabalho para economizar tempo. Para fazer isso, você pode criar um projeto de cooperação. A dica é ir ao YouTube e pesquisar o seu nicho. 

Comece a ver os vídeos e procure um canal com poucos assinantes. Encontre um bom chamariz, vá para o canal e clique na página sobre. Uma vez lá, você provavelmente verá um link para um blog ou detalhes de contato (tente evitar aqueles com blogs por motivos óbvios). Então, você pode entrar em contato. 

Eles podem criar os vídeos que serão hospedados em seu canal do YouTube. Você pode incorporá-los, tirar as capturas de tela e criar uma página de conteúdo atraente para um projeto incrível. Claro, a melhor coisa sobre isso é que, se você procurar bem, não precisará produzir novos vídeos. Você pode criar uma página de projeto inteiramente composta de vídeos pré-existentes no YouTube. 

 6. Conteúdo atraente com suporte do YouTube

Se você está com pouco tempo e deseja criar uma página fantástica de conteúdo atraente para o seu nicho sem buscar novos conteúdos, você está com sorte. YouTube é possivelmente a melhor plataforma de pesquisa da web e você pode usá-lo para encontrar ótimas ideias de conteúdo. 

No entanto, como o YouTube permite que você insira vídeos em seu site, você pode impulsionar páginas poderosas de vídeos de outras pessoas. Certifique-se de agregar valor à postagem assistindo aos vídeos, fazendo anotações e escrevendo o que cada vídeo contém e os prós e contras. Esta é uma maneira rápida de criar ótimo conteúdo que classifique melhor seu site. 

 7. Conteúdo atraente com lista de ferramentas

Todos nós amamos ferramentas para nossos negócios. Isso cria um conteúdo de grande poder. De todos os estilos de conteúdo atraente que listamos, este é um dos que consome mais tempo, pois você deve que testar cada uma das ferramentas propostas. No entanto, temos um hack super-rápido para contornar isso. 

 Etapa 1: colete todos os dados de que você precisa

Nesta fase, você precisa ir mais longe e pesquisar seu nicho mais ferramentas no Google, para trazer à tona as páginas de ferramentas. Seu objetivo é explorar bem as 2 primeiras páginas e fazer uma lista. 

 Etapa 2: Visite cada página de ferramenta

Isso é um pouco demorado, mas vale a pena. Fora da sua lista, visite cada página para saber mais sobre a ferramenta. 

 Etapa 3: Escreva os principais benefícios de forma abreviada

Isso equivale a criar uma página de micro vendas. Você precisa dizer o que a ferramenta faz, para quem se destina, quais são os benefícios e, claro, o preço. Você não pode copiar e colar; isso deve ser em suas próprias palavras. 

 Etapa 4: Publicar e promover

Trabalhe em conjunto com as equipes responsável por mídia social do produto sobre seu artigo e você deverá compartilhar na rede. 

Conheça o nosso Guia para impulsionar a sua marca nas midias sociais.

 8. Conteúdo atraente com guias e e-books

Deixamos para o final o melhor e mais poderoso formato de conteúdo atraente para aperfeiçoar seu site para SEO. Guias e e-books, para qualquer assunto, são o suprassumo do conteúdo. Guias avançados podem levar muito tempo, esforço e dinheiro para serem feitos e não há garantia de que você verá o retorno no final. 

Todo o conteúdo precisa ser promovido para obter resultados rapidamente. 

Técnicas avançadas de escrita de conteúdo

Técnicas avançadas de escrita são importantes para garantir que seu conteúdo seja lido, vinculado, aumente as classificações como resultado e, claro, a otimize sua visibilidade para SEO. 

• Criação de um título de página atraente

Um dos fatores mais críticos no SEO moderno é a “taxa de cliques”. Isso porque o Google criou algo conhecido como “RankBrain”. Rankbrain é o programa de aprendizado de máquina do Google projetado para interpretar o que o usuário “realmente quer” de sua pesquisa e fornecer conteúdo correspondente. 

Como resultado, eles colocam um grande foco na jornada de clicks de um resultado SERP, no tempo de permanência na página e na taxa de rejeição. Se a página for de alta qualidade e o mantiver no site por mais tempo, a página será “recompensada” pelo Google como uma combinação excelente para essa consulta e provavelmente levará a página para cima na classificação. 

No entanto, se o usuário sai da página na velocidade da luz, ele está enviando um sinal errado para o Google e, em seguida, é provável que a página desça na classificação. Conheça o impacto da velocidade do site na experiência via celulares no seu negócio . 

Então, como você cria um título atraente? Você pode usar os números. Ter um número no título da página de conteúdo atraente é uma ótima maneira de aumentar seu CTR. Basta pegar os resultados da página 1 para o termo de pesquisa “como escrever artigos”, por exemplo: 4 dos artigos da página 1 têm números nas tags de título. Em seguida, use colchetes para aumentar a taxa de cliques do seu artigo. 

Mas, quanto aos títulos de baixo desempenho, o que você deve evitar? Acontece que existem algumas palavras que você deve deixar de fora: 

  • Fácil: usar a palavra fácil não é facilita o seu trabalhoSabemos que o uso dessa palavra produziu um CTR 44% menor; 
  • Você: uma das melhores dicas de redação é incluir a palavra você no conteúdo. No entanto, parece que adicionar a palavra você para os títulos tem um resultado inverso; 
  • Spam: os leitores não gostam de SPAM; isso foi confirmado quando foi observada uma redução de 59% no CTR para palavras como grátis, crédito e cura. 

Evite essas palavras como uma praga para garantir que suas taxas de cliques sejam altas. 

 Comprimento do caractere

Depois de obter as palavras certas para o seu título, agora você precisa considerar o comprimento. O Google corta o título se for muito longo para que caiba nos SERPs. 

Portent SERP Preview Tool é uma ótima maneira de ver se o seu título é muito longo. Para usar a ferramenta, comece a digitar nas caixas e uma visualização ao vivo aparecerá. Nossa dica é apontar entre 50 e 60 caracteres. 

• Como garantir que seus leitores fiquem no seu site

O tempo de permanência é o tempo que um usuário navega pela sua página. Quanto maior o tempo de permanência, melhor a avaliação do seu site para o SEO. 

Abaixo, seguem algumas dicas para garantir uma maior permanência da audiência: 

 1. Lidere com seu conteúdo

A maioria dos artigos na internet começa com uma imagem enorme no topo. Isso é o que é chamado de manter seu conteúdo abaixo da dobra e é uma proibição para a escrita de conteúdo e web design. Se você olhar para um especialista em landing pages, como Leadpages, verá como é essencial manter informações cruciais acima da dobra. 

Em sua página, eles têm o menu, detalhes de um teste gratuito e também detalhes do plano de preços acima da dobra. Seria melhor se você olhasse para o conteúdo com o mesmo método. Você acabou de ganhar o clique para acessar o artigo; agora é hora de dar ao leitor o que eles vieram buscar. 

 2. Crie uma ótima introdução que mantenha o leitor na página

Você pode ler um guia completo para escrever introduções aqui. Entretanto, para este ponto vamos nos concentrar em um tipo de introdução que não mencionamos anteriormente. Você quer atrair os olhos da audiência para o seu conteúdo de forma sedutora. Para fazer isso, você deve fazer com que a abertura seja curta e agradável. 

É claro que a forma como você escreve sua introdução depende inteiramente de você. Mas escrever uma introdução excelente é difícil. Por isso, nosso conselho é usar um início que cause impacto se você estiver procurando aumentar o tempo de permanência. 

Primeiro, escreva seu artigo principal. Isso pode parecer contraproducente, mas ao criar o corpo do artigo primeiro, você saberá exatamente o que vai ensinar a eles na postagem. 

Em seguida, volte ao topo e comece a criar sua introdução. 

Seu objetivo é reduzir o mínimo possível as linhas e deve incluir: 

  1. Sobre o que é esta postagem; 
  2. A quem se destina esta postagem; 
  3. O que eles aprenderão.

 3. Como escrever conteúdo que são devorados linha por linha

A maioria das pessoas lê forma muito rápida na internet, porque estão procurando coisas dentro do conteúdo que sejam úteis. Com um livro tradicional, as pessoas costumavam folhear as páginas. Bem, com um artigo da web você não pode fazer isso. 

O resultado é que as pessoas examinam o conteúdo para encontrar algo que chame sua atenção. Seu trabalho é sugar os “scanners” para que eles voltem ao topo e leiam seu conteúdo palavra por palavra. 

Ao examinarem seu artigo de cima a baixo, eles estão vendo se vale a pena entrar em seu universo. Existe alguma lógica por trás disso; somos bombardeados com pedidos para ler o dia todo. De mensagens de WhatsApp a e-mails, nossos olhos e mentes levam uma surra. Seu cérebro precisa de um método para estabelecer se vale a pena ler isso ou não. 

Para fazer isso, ele verifica a coisa toda de forma geral primeiro. 

Com isso, aprendemos como usar relatórios de público para remarketing. Se você está interessado em remarketing, sabe que esta postagem é para você. Ao adicionar subtítulos ao seu conteúdo que chamam a atenção do leitor, você tem a chance de puxá-los para o artigo e mantê-los na página. Se você fizer isso, em breve você voará para o topo do Google. 

Conclusão

Agora você tem as ferramentas, técnicas e estratégias para escrever artigos de SEO que não sejam apenas lidos, mas devorados. A otimização do conteúdo para SEO é um processo de aprendizagem constante. Escrever exige esforço, dedicação e, acima de tudo, planejamento. 

Neste artigo cobrimos pontos importantes, como: 

  • Pesquisa sobre o tema; 
  • Planejamento da estrutura do texto; 
  • Elaboração do título; 
  • Concepção da introdução; 
  • Desenvolvimento do conteúdo; 
  • Proposta de uma conclusão; 
  • Instituto do Conteúdo Atraente; 
  • Técnicas avançadas de escrita de conteúdo. 

Com o intuito de orientar quem pretende alavancar o tráfico orgânico de um site, para aumentar sua relevância perante os buscadores na internet, montamos este guia trazendo à luz algumas das melhores práticas na constituição de um conteúdo atraente.  

Nosso objetivo é que você consiga criar seus textos usando a lógica dos algoritmos de busca a seu favor. Esteja, também, atento às 11 maneiras para melhorar a performance do site. 

Escrever é uma arte! Escrever visando os movimentos de pesquisa da sua audiência e incorporando a lógica dos robôs de busca poder ser desafiador e muito instigante para quem quer conquistar sua audiência do começo ao fim. 

Você é capaz de gerar adesão do seu público e criar um conteúdo diferente e bastante sedutor aos olhos de quem lê! Basta praticar agora e explore como fazer marketing digital a partir de 2020. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato