O marketing de influência digital funciona muito ! Saiba como usá-lo

Chef de cozinha e influenciadora digital Paola Carosella
Os jurados do Masterchef, da Band.CARLOS REINIS/BAND

Influenciador digital (do inglês, digital influencer) é o profissional que estrutura uma rede de contatos por meio de um ou mais canais na internet. Com isso, através de sua posição de prestígio ou popularidade, ele é capaz de influenciar a formação de opiniões que afetam o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores.

Embora o marketing de influência digital seja uma tendência atual do mundo plugado na internet, as campanhas estruturadas através da influência são práticas datadas a partir dos anos 40, do século XX. Portanto, as marcas estão antenadas sobre as personalidades da atualidade e aproveitam da popularidade das celebridades para expor um conceito ou associar um produto ou serviço à imagem dessas pessoas.

O marketing de atração tem como maior desafio introduzir um conceito ou produto desconhecido na rotina do dia a dia das famílias. Assim, o apelo à associação de uma celebridade a uma marca pode ser concreto, ou até mesmo abstrato. O maior exemplo disso é a figura comum no imaginário das crianças sobre o Papai Noel, que foi criada em uma campanha para a Coca-Cola em 1931.

Quando estamos debruçados sobre o planejamento de uma campanha, surge uma dúvida: O marketing de influência digital realmente funciona? Mesmo para os profissionais de marketing digital mais experientes, esta é uma dúvida presente na rotina. Somos desafiados sobre KPIs e medidores que avaliam ROIs e determinem um branding eficaz. A melhor estratégia para a atração busca a persona que realmente represente a marca e que fale a língua do consumidor.

Nosso desafio com este artigo é a análise sobre o papel dos influenciadores digitais e como podemos potencializar a taxa de conversão ao final da jornada do consumidor, com a ajuda desses profissionais que estão construindo suas imagens através do mundo digital.

O que é marketing de influência digital?

Objetivamente falando, o marketing de influência digital trabalha com influenciadores para promover seus produtos nas redes sociais, como: Youtube, Instagram e Facebook.

Quando dizemos influenciadores, não estamos nos referindo às celebridades ditas de primeira grandeza. Mas, sim, pessoas reais com grande número de seguidores nas redes sociais que têm uma influência genuína sobre o seu público-alvo. A internet possibilitou que ilustres desconhecidos pulassem do anonimato para o status de influenciadores nacionais, ou até mesmo internacionais.

Com mais de 36 milhões de seguidores no Instagram, o piauiense Whindersson Nunes é hoje o maior influenciador digital do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest. Outro digital influencer que domina a internet é o humorista Carlinhos Maia, que figura em segundo lugar no ranking. Seu número de seguidores no Instagram ultrapassa o número de 16 milhões.

Então, ao vez de investir todo o dinheiro em grandes campanhas de marketing, os profissionais de marketing digital estão agora começando a investir em indivíduos que têm influência no nicho que desejam conquistar.

Quando enxergamos nosso público-alvo e as personas nele contido, os ditos influenciados digitais poderão abordar as marcas de uma forma direta e na linguagem dos seus seguidores. Em contrapartida, eles ganham prestígio entre seus seguidores por apresentarem um conteúdo atraente e relevante.

Se quiser se aprofundar no assunto, conheça nosso Guia para a otimização do conteúdo para SEO.

Influência digital: o novo boca a boca

Pela experiência, tenho comigo que o melhor divulgador de uma marca é um cliente satisfeito. Quando o consumidor tem uma boa lembrança de uma experiência, ele faz questão de influenciar no hábito de consumo de seus familiares e conhecidos. Uma viagem incrível, um filme marcante ou um jantar inesquecível são assuntos comuns em uma roda de amigos.

Você já reparou que a divulgação de um filme é feita apenas no seu pré-lançamento? Isso tem um motivo, pois, depois que o público tem acesso ao conteúdo, é através do boca a boca que a reverberação é feita. As distribuidoras cinematográficas apostam na recomendação feita por quem assistiu e a influência dos apaixonados nas suas comunidades.

Um bom produto se vende por si!

Todo esse trabalho é facilitado quando o profissional de marketing tem um bom produto ou serviço nas mãos. Pois o seu maior trabalho será gerar interesse pelo objeto de estudo ou divulgação. Depois que o produto ou serviço proporcionar uma experiência inesquecível aos consumidores, a divulgação se torna quase que orgânica. É do ser humano querer ajudar ou trazer uma novidade memorável para os seus conhecidos e ser tornar referência.

A contrapartida também é verdadeira, se o produto ou serviço não é bom, a propagação da imagem negativa de uma marca pode até fazê-la sumir do mercado. Portanto, um consumidor insatisfeito é capaz de fazer lives na internet e influenciar negativamente sua comunidade de forma a perpetuar a sua experiência ruim.

A influência digital trilha nas mesmas veredas. Temos inúmeras pessoas criando canais digitais para se firmarem como influenciadores de suas comunidades. Já existem influenciados digitais cobrando pequenas fortunas por uma simples postagem.

Assim, seus clientes perfeitos – aqueles que configuram o seu nicho de atuação – estarão prontos para comprar seu produto ou serviço e, também, vão quer divulgar sobre o quanto eles amaram a experiência para seus amigos. É a nova veste do velho boca a boca!

Use as redes sócias a seu favor e conheça o nosso Guia para impulsionar a sua marca nas mídias sociais.

Marketing de influência digital realmente funciona?

Se bem feito, o marketing de influência funciona! Pois o influenciador digital escolhido deve ser uma figura confiável em uma comunidade. Quando a marca realmente conhece suas personas e nichos de atuação, o influenciador falará de forma direta com a sua audiência. Na verdade, funciona tão bem que os profissionais de marketing estão aumentando seus investimentos em campanhas associadas a influenciadores digitais cada vez mais.

Os clientes consolidados e os em potencial confiam muito mais em uma pessoa real e tangível do que em um anúncio onipresente. Além disso, hoje em dia, eles estão atentos o suficiente para identificar uma publicidade paga ao em vez de um conteúdo orgânico.

Uma prática comum é o unboxing, quando os influenciadores digitais abrem presentes recebidos e fazem suas avaliações. De novo, quando o produto é bom, ele falará por si mesmo, gerando a curiosidade da audiência. O unboxing orgânico pode se mostrar mais efetivo do que o pago, pois estamos falando da paixão das pessoas pelas marcas. No entanto, cuidado! Pois um influenciador digital não pensará duas vezes se ele quiser denegrir sua marca.

Por outro lado, um bom influenciador já tem seguidores fiéis que confiam neles como amigos. Com isso, levam suas opiniões em consideração. Voilà! Seu produto acabou de ser bem apresentado. Por consequência, aumentará a sua taxa de conversão.

Aumentar o reconhecimento da marca é crucial para os negócios digitais. Conheça o nosso Guia para aumentar reconhecimento da marca nas redes sociais e internet.

Conheça o seu consumidor e pense fora da caixa

A parte mais complexa do marketing de influência digital está em entender seu público-alvo e combiná-lo com o público de um influenciador. No entanto, o profissional de marketing deve decidir se o marketing de influência é ideal para determinada marca – pois, pode não ser adequado para todos os produtos ou tipos de negócios. Às vezes, uma campanha de mailing marketing tradicional pode ser mais eficaz.

Embora pensemos conhecer nosso cliente final, você ficaria surpreso com a quantidade de marcas e profissionais de marketing que estão confusos sobre seu público-alvo. É por isso que é importante dar um passo para trás e fazer algumas pesquisas antes de começar a divulgar seu precioso produto.

Se você não tem uma visão e compreensão claras de quem é o seu cliente e quais são seus comportamentos de compra online, é hora de voltar à prancheta e esquecer os influenciadores por um segundo. O marketing de influência digital pode se tornar árduo. Mas nunca é tarde para experimentar novas ideias sobre como envolver seu público de uma forma inesperada.

Saber realmente o que impulsiona e motiva o seu consumidor também o levará a escolher o influenciador certo para sua marca. Infelizmente, escolher a garota mais bonita com mais seguidores nem sempre será a melhor estratégia.

Portanto, o melhor influenciador para sua marca é alguém que está claramente engajando o público que você deseja e inspira a audiência para posicionar o seu produto ou serviço.

Entenda como a determinação das personas da sua marca é primordial sobre como elaborar um marketing de conteúdo realmente atraente.

Como posso rastrear os resultados?

Quando a tendência da implementação da estratégia de marketing de influência digital começou, os profissionais de marketing – e os influenciadores que estavam se aproximando das marcas – tendiam a colocar todos os ovos na mesma cesta de seguidores. Não se assuste com a verdade: influenciadores digitais podem ser comprados!

Nossa recomendação é começar observando o envolvimento deles, quando estiver construindo essa estratégia de influência digital. Isso significa: quantas interações são reais, como curtidas e comentários, versus o número de seguidores que eles têm? Basicamente, se seu público está realmente ouvindo o que os influenciadores estão dizendo.

Uma maneira fácil de descobrir isso é a Calculadora de Engajamento do Instagram Phlanx. Eles, também, têm ferramentas para Facebook e Youtube. O uso dessas ferramentas de medição é essencial para somar todas as interações nas postagens e compará-las com seus seguidores.

Este aumento no engajamento como um KPI também incorporou a ascensão dos micro influenciadores. Esses são influenciadores com um público menor (geralmente, 10k-15k), mas com um nicho muito específico. Eles não cobram tanto das marcas, mas seu público é genuíno ao ouvi-los e confiam realmente em suas opiniões. O que, na minha opinião, é inestimável!

Outra opção popular é criar um código de desconto específico para que você possa rastrear as compras. Mas, isso pode parecer inautêntico e agressivo nas vendas, o que pode afastar o seu público.

Tenha em mente, também, que sua estratégia deve passar pela revisão do seu ambiente digital, pois não adianta atrair consumidores se sua marca não pode proporcionar uma boa experiência. Aprenda sobre as 11 maneiras para melhorar a performance do site e aumentar suas vendas.

Conheça o seu produto e crie uma parceria orgânica

Semelhante em conhecer seus consumidores, o marketing de influência digital também só funciona se você conhece bem seu produto ou serviço. Com isso, o que você deseja que seus clientes em potencial associem à sua marca? Você realmente acha que um influenciador digital tirando uma foto segurando seu produto com uma legenda bacana sobre o quanto eles adoram a sua marca funcionará?

A resposta é provavelmente não! Além disso, podemos incorrer em uma publicidade vazia e chata. O bom relacionamento entre marcas e influenciadores digitais é crucial para fazer uma campanha de marketing de atração assertiva. Portanto, estamos falando sobre como criar uma mensagem autêntica e original, o que parece loucura porque você está pagando a eles. Mas se você encontrar o influenciador certo e conhece a jornada do cliente, então há maneiras de criar uma estratégia de marketing de conteúdo orgânico.

Sinergia orgânica

Por exemplo, você pode promover uma cervejaria que deseja ativar aquele questionável mercado masculino. Em vez de escolher blogueiros da moda com muitos seguidores, procure influenciadores que têm uma identidade com o nicho determinado. Então, ao presumir que os meninos adoram uma boa cerveja, a identificação com a sua marca irá promover seu produto de forma genuína nas redes sociais.

Também, é importante que o influenciador e a marca trabalhem juntos, de forma que não os pague apenas para regurgitar uma mensagem de marketing genérica. Os influenciadores digitais geralmente operam de forma autêntica, criando seu próprio conteúdo e adicionando seus insigths na mensagem. Portanto, use isso a seu favor e esteja realmente aberto para trabalhar com influenciadores para ver o que eles podem trazer à tona quando se trata de marketing criativo e estratégia na geração de conteúdo.

Estamos realmente na era do marketing de influência digital. Ainda estamos engatinhando e temos muito a evoluir. Caminhamos para uma era de ouro no marketing digital – e não apenas um modismo incrivelmente popular.

Então, novamente, escolha influenciadores digitais certos que realmente representam algo e com consistência no seu conteúdo. Essa é uma boa aposta ao criar a sua divulgação orgânica. Aproveite para conhecer as 11 habilidades essenciais para o profissional de marketing digital exigidas neste novo mercado altamente competitivo.

Conclusão

A estratégia de um marketing de atração e a constituição de um conteúdo realmente atraente podem ser tarefas complexas e de muita dedicação e perseverança, já que a percepção de resultados efetivos pode levar de três a seis meses. Lançar mão do marketing de influência digital pode ser, sim, uma boa estratégia de ação.

Portanto, invista na transparência. Se as verbas de promoção foram trocadas por uma postagem, certifique-se de incluir um #ad nesta postagem ou, melhor ainda, uma hashtag de criação da parceria específica. Faça todos os esforços pelo crescimento orgânico para levar a sua marca ao Top Trends.

Encare esse processo como uma parceria e não como uma transação. Certifique-se de que os influenciadores digitais conheçam a sua marca. Pois, ao se identificarem, eles serão leais à sua marca para promovê-la com mais autenticidade e entusiasmo. Isso leva a uma mensagem mais autêntica que envolverá de forma orgânica o seu público.

Recentemente, tivemos o caso de sucesso de um cliente da Wedoiti Digital: a @CozinhaVoilà. Com o simples envio de uma cesta de produtos para a chef de cozinha e influenciadora digital Paola Carosella e a sua gentileza ao agradecer o presente nas mídias sociais, tivemos altas taxas de adesão do consumidor com as plataformas digitais do nosso cliente, gerando um aumento na taxa de conversão.

São soluções simples para demandas reais. Se ficou interessado em aprender mais sobre como impulsionar o conhecimento da sua marca, entre em contato! Planeje uma estratégia digital forte e faça sua marca se destacar na #trending das redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato