Motores de recomendação na experiência de comprar

Um site de comércio eletrônico, sem um motor de recomendação é como uma loja de varejo sem vendedores e atendentes. O cliente fica eventualmente perdido !

Motores de recomendação geram mais vendas principalmente porque melhoram a experiencia do usuário. São uma engrenagem importante na experiencia digital do e-commerce

Introdução

No início de 2020 a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimava que o comércio eletrônico movimentaria R$ 106 bilhões este ano, um crescimento de 18% em relação a 2019. 

O tíquete médio estimado por transação na faixa de R$ 310,00, com 342 milhões de pedidos, feitos por 68 milhões de consumidores, para 135 mil lojas virtuais ativas no Brasil.

Só que entretanto,  no meio do caminho, apareceu a covid-19, trazendo mudanças profundas nos hábitos de compra e de consumo e, aumentando inesperadamente a procura pelos canais digitais das empresas. 

O crescimento do comercio eletrônico superará todas as expectativas projetadas antes da pandemia, além disso, acirrará tremendamente a competição entre as empresas. 

Há um crescente número de novos entrantes e o canal de vendas e relacionamento digital passou a ser, antes de tudo,  a maior prioridade  para muitas das empresas que viram a interrupção quase total das vendas nos pontos físicos por conta do isolamento.

Um novo cenário digital pós Covid-19

Esse novo mercado digital, mais competitivo do que era em janeiro, exigirá mais reflexão e uma nova priorização nas estratégias de investimento. Eles deverão prioritariamente serem orientadas a melhorar a jornada de compra dos consumidores, nos canais digitais e, por consequência, as taxas de conversão e retenção.

Há muitos componentes a serem trabalhados num canal digital, aqui vamos abordar somente um deles, o motor de recomendação. Existem empresas que utilizam seu motor de recomendação de forma magistral. 

A Amazon e Netflix são dois bons exemplos de que recomendação melhora a experiência. Na primeira, 35% da sua receita é gerada pelo seu motor de recomendação, na segunda, 75% do que se assiste lá é também por conta do seu motor. 

Por outro lado, há muitas outras empresas que ainda não acordaram para a importância do motor de recomendação na sua estratégia.

Um motor de recomendação, nada mais é do que um algoritmo de inteligência artificial, que utiliza insights a partir do comportamento das pessoas e, aprimora o atendimento a eles ao gerar recomendações preditivas.

Da perspectiva do negócio, ele fornece métricas importantes para os gestores de comércio eletrônico, é um elemento de atuação constante e automatizada na ação comercial, propondo a oferta certa, no momento oportuno e, de forma personalizada para cada comprador, aumentando assim os indicadores de conversão e o valor do ticket por transação.

Motores de recomendação em sites de moda

O comércio eletrônico de moda, é um outro exemplo onde recomendação melhora a experiência. Neste caso, a recomendação visual, quase sempre, direciona a decisão de compra de um cliente. 

Bons motores de recomendação fornecem dicas de produtos visualmente relacionados às preferências do cliente e as opções de produtos disponíveis. 

Eles ajudam o cliente a escolher o vestuário certo, levando em conta atributos como corte, modelo, cor, numeração, tamanho diferente da escolha original, entre muitos outros.

Asics, Kate Spade, Guess e Under Armor são exemplos de empresas que dão importância aos motores de recomendação na sua estratégia digital. 

Com a ajuda deles, possuem melhores taxas de conversão, mais vendas cruzadas, abandono de carrinho reduzido e performance acima da média, dos setores em que atuam, em indicadores, como vendas diárias, compartilhamentos sociais, taxas de rejeição, tempo no site, entre outros.

Aprendamos com os motores de recomendação do Spotify e Netflix

Considere o Spotify, que possui um motor de recomendação muito bem apurado. Sendo você usuário, ele saberá quais músicas você escuta, quando, com que frequência, gêneros e artistas que você gosta entre muitas outras coisas. 

Quanto mais você usar, mais o Spotify conhecerá seu gosto e seu momento musical como ninguém e, mais afiado estará o motor de recomendação para a sua experiência pessoal. Definitivamente uma constatação de que recomendação melhora a experiência.

Além de você, ele também sabe a mesma coisa de outros milhões de usuários que o utilizam. De posse de toda essa informação, ele pode montar playlists personalizadas para cada um dos seus usuários, com músicas conhecidas que o agradam e, músicas ainda desconhecidas, mas com alta propensão de agradá-lo.

Da mesma forma, a Netflix sabe quais filmes você assistiu e o que todos os outros milhões de usuários assistiram. É com essas informações e seu excelente motor de recomendação que ela surpreende a maioria dos seus clientes com sugestões do que assistir.

Conclusão

Mas nem todos os setores do varejo estão bem servidos de motores de recomendação. Confira esse desafio no varejo de materiais de construção. 

Entre em algum site de comercio eletrônico, de uma empresa que vende pisos, na sequência, selecione um piso laminado para compra. Verifique se o site oferece adicionalmente a manta para o nivelamento do piso, perfis para divisão de ambientes, rodapés para o acabamento e cola. Provavelmente ele não lhe oferecerá. 

Trata-se de uma experiência ruim para quem compra, pois a maioria dos compradores não sabe o que precisa adicionalmente ao piso, e ruim para quem vende, pois se perde uma ótima oportunidade de cross selling.

Os motores de recomendação podem contribuir significativamente para que sites de comercio eletrônico convertam e retenham mais clientes. 57% dos clientes têm mais probabilidade de retornar a um site que oferece recomendações e, 75% dos millenials esperam por experiências personalizadas de compras nos sites que visitam. Leia no nosso artigo, 7 dicas para turbinar o e-commerce,  sobre o quão importante é disponibilizar uma experiencia diferenciada no e-commerce.

Os motores de recomendação, que geram ofertas preditivas, colocam o processo de venda e a jornada de compra do cliente em um outro patamar. Eles antecipam autonomamente a próxima melhor oferta e a próxima melhor ação, inferindo padrões de comportamento e consumo e, gerando uma conexão personalizada com cada cliente.

Se o motor de recomendação do seu negócio não o estiver surpreendendo, está na hora de revisitar o tema. E nós podemos ajuda-lo muito !!!

Visite nossa página principal   

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato