Mídia paga em redes sociais: o guia completo para anunciar

Se criar uma estratégia de conteúdo não fosse complicado o suficiente, descobrir quais postagens impulsionar é outro desafio por si só. 

Neste artigo, analisamos os benefícios dos anúncios pagos nas redes sociais e nas redes sociais orgânicas, juntamente com a definição de referências para medir o seu sucesso e onde ajustar os seus esforços de publicidade nas redes sociais pode fazer-lhe algum bem. Comece a se sentir fortalecido por seus esforços de marketing de mídia social, uma postagem paga por vez!

Todos nós sabemos a resposta para isso. O alcance orgânico diminuiu bastante, para a maioria das grandes redes.

A princípio, é possível que seus posts não sejam vistos por todos os seus seguidores. Com publicações patrocinadas você pode direcionar seu anúncio a um público específico e ainda mais amplo que apenas seus seguidores. Com a garantia de que seu anúncio irá aparecer para a persona que definiu.

Mas não foram apenas as plataformas de mídia social que mudaram. Os humanos também. Somos bombardeados todos os dias com conteúdo online. Nossa capacidade de atenção está diminuída. Somos cegos para falar de marca. 

É aí que a publicidade em mídia social paga se destaca , como uma forma mais confiável de aumentar leads e vendas com conteúdo.

Alcance na palma da mão

Com mais de 4,5 bilhões de usuários de telefones celulares em todo o mundo e aproximadamente 3,7 bilhões de usuários ativos de mídia social móvel em todo o mundo, a mídia social está em movimento – literalmente. As plataformas sociais não estão restritas aos nossos laptops, então por que a publicidade deveria ficar?

O aumento do uso de telefones celulares para navegar na web, fazer compras e se conectar com amigos desafiou os anunciantes a se manterem atualizados com as últimas tendências e negócios para reinventar seu marketing. Você está capitalizando a publicidade nas redes sociais ou está se debatendo em um mar de opções demais?

Publicidade em mídia social é mais do que uma tendência

2019 foi o primeiro ano em que os gastos com publicidade em mídia social  superaram a publicidade impressa . Grande parte do crescimento dos gastos com anúncios em mídias sociais vem de pequenas e médias empresas que investem nesses canais de anúncios digitais. 

Desde janeiro de 2021 , as 6 redes sociais mais populares em todo o mundo são:

  1. Facebook
  2. YouTube
  3. Whatsapp
  4. Instagram
  5. Weixin / WeChat
  6. TikTok

Também fazendo parte da lista dos 20 principais estavam: Reddit (uma plataforma emergente para anúncios) , Snapchat , Pinterest e Twitter. 

Engajamento de publicidade em mídia social

É provável que você tenha uma boa ideia de quem são seus clientes, mas isso não significa que saiba exatamente como alcançá-los. Afinal, é por isso que as empresas anunciam. 

Se você está procurando adicionar mídia social à sua estratégia de marketing ou precisa descobrir como otimizar seus anúncios de mídia social, você precisará considerar qual plataforma é melhor para sua marca.

Com uma série de plataformas para escolher, como você pode encontrar o site de rede social certo para se adequar à sua estratégia de anúncio? 

Quando se trata de publicidade em mídia social, o contexto é tão – senão mais – importante que o conteúdo. O mesmo conteúdo que se destaca no Instagram provavelmente não vai gerar a mesma resposta dos consumidores no Twitter.

Noções básicas de publicidade do Facebook

Os anúncios do Facebook foram revelados em 2007 como uma plataforma para conectar empresas com consumidores usando publicidade direcionada. Desde então, o Facebook se tornou uma potência de marketing.

Pense no seguinte: 1,84 bilhão de pessoas usam o Facebook todos os dias , e seus clientes estão entre eles.  

O Facebook oferece às empresas 3 canais distintos para esforços de publicidade: 

  • Anúncios do Facebook
  • Anúncios de Vídeo
  • Páginas do Facebook

Por meio de um conjunto sofisticado de percepções e seleções para estreitar seu público, o Facebook divide o processo de publicidade em partes facilmente digeríveis. O Facebook é uma ferramenta especialmente poderosa para publicidade de comércio eletrônico , especialmente aqueles que estão apenas começando.

Desafios usando anúncios do Facebook

O Facebook é uma das principais opções para muitos anunciantes, mas usar essa plataforma apresenta alguns desafios para os usuários.

A grande variedade de opções de anúncios pode ser opressora para os anunciantes que estão apenas começando com iniciativas de campanha. Os iniciantes podem achar que ter tantas opções para restringir as audiências e rastrear os resultados é confuso, se não completamente opressor.

Além disso, as empresas que anunciam no Facebook devem prestar muita atenção às políticas de anúncios do Facebook, especialmente para anúncios que podem obedecer às restrições de classificação do Facebook para entidades políticas / sociais .  

Felizmente, o Guia de anúncios do Facebook é abrangente e, com pesquisa e prática suficientes, até mesmo os iniciantes serão capazes de tirar proveito desta poderosa ferramenta de publicidade em mídia social.  

Como o Facebook entrega anúncios?

Se o processo do Facebook sobre como os anúncios são exibidos para os usuários está confundindo você, você não é o único. A equipe do Facebook  respondeu recentemente à pergunta : “Como o Facebook fornece anúncios?” como parte de um esforço para desmistificar esse processo. Vamos dar uma olhada.

  1. Os anúncios serão exibidos com base em dois fatores principais:  segmentação  por público-alvo selecionada por você (o anunciante) e os resultados do leilão de anúncios do Facebook  . 

  2. Os anunciantes  escolhem um público-alvo  usando as ferramentas de segmentação do Facebook.

  3. O sistema do Facebook reunirá anúncios que incluem o público-alvo do anunciante. Esses anúncios  avançam para a fase de leilão .

  4. No estágio de leilão, o Facebook seleciona os principais anúncios para mostrar aos usuários com base na  pontuação do valor total .

Uma breve análise da publicidade no Instagram

O Instagram pode ser propriedade do Facebook, mas as plataformas estão longe de ser as mesmas. Os usuários do Instagram contam histórias por meio de imagens, o que significa que, para empresas e anunciantes, a criação convincente é a regra. 

No entanto, os anúncios do Instagram são executados por meio do Ad Manager do Facebook , portanto, embora seu processo de desenvolvimento de criativos de anúncios possa parecer diferente, você não precisa se preocupar em reaprender a configuração de back-end.  

O Instagram oferece às empresas 5 métodos distintos de publicidade: 

  • Stories;
  • Fotos no feed;
  • Vídeo;
  • Carrossel;
  • Coleção;
  • Explorar.

São várias opções para escolher, tornando o Instagram uma ferramenta atraente para testar criativos de anúncios.

Usando Stories vs. Feed para anúncios do Instagram

O Instagram oferece dois métodos exclusivos para entrega de conteúdo: histórias e feed. 

Em uma pesquisa internacional conduzida pelo Facebook IQ , usuários com idades entre 13 e 55 anos do Brasil, Indonésia, Reino Unido e Estados Unidos ofereceram seus insights no Instagram Stories vs. Instagram feed. De acordo com os resultados da pesquisa, a partir de 2017, mais da metade dos usuários do Instagram em todo o mundo veem as histórias e seus feeds diariamente.  

Os entrevistados indicaram que são mais propensos a visitar as Histórias para ver conteúdo ao vivo e não filtrado que é único e parece exclusivo. Um exemplo disso poderia ser a ação nos bastidores de um grande evento. Os usuários eram mais propensos a usar seu feed para visualizar uma ampla gama de motivos, incluindo aprender novas informações ou descobrir produtos ou marcas. 

Com base neste estudo, os anunciantes do Instagram podem concluir que é melhor usar o conteúdo do feed para postagens informativas e conteúdo atemporal, e utilizar histórias para compartilhar um conteúdo emocionante e autêntico.

Instagram para comércio eletrônico

O Instagram é uma ferramenta muito eficaz para empresas de comércio eletrônico e a plataforma oferece funcionalidades para apoiar os varejistas online . De acordo com uma pesquisa da eMarketer , cerca de 75% dos entrevistados nos Estados Unidos estão usando o Instagram em seus esforços de marketing de marca.   

De acordo com uma pesquisa da VidMob , 6 em cada 10 consumidores seguiram uma nova marca com base em ver um anúncio atraente ou interessante no Instagram. Além disso, de uma pesquisa com 1.000 entrevistados entre 16 e 45 anos, um terço indicou a compra de um produto diretamente do Instagram .  

Uma visão geral das soluções de mídia paga do LinkedIn

Os anunciantes no LinkedIn têm a oportunidade de adotar abordagens criativas que podem não funcionar necessariamente em outras plataformas de mídia social.

O LinkedIn  possui mais de 50 milhões de listagens de empresas e 90 mil contas de escolas. Cerca de 690 milhões de pessoas usam contas pessoais no LinkedIn de 200 países em todo o mundo. 

Esta plataforma é diferente de outros sites de redes sociais porque se destina ao uso em redes de negócios e de carreira. Enquanto os usuários do Facebook e do Snapchat estão muito interessados ​​no valor do entretenimento, os usuários do LinkedIn são todos profissionais.

Anúncios do LinkedIn para sucesso no marketing de B2B

A plataforma do LinkedIn tem um uso mais focado do que plataformas como Instagram ou Facebook. Por isso, o LinkedIn é especialmente adequado para a construção de relacionamentos B2B. O processo do comprador B2B tende a ser uma linha do tempo longa e envolvente em comparação com o de um cliente de comércio eletrônico típico, e o LinkedIn promove relacionamentos de confiança e credibilidade.

Uma vantagem do LinkedIn para o sucesso do marketing B2B é que as informações fornecidas ajudam os profissionais de marketing a encontrar facilmente os tomadores de decisão, direcionando as campanhas para cargos / funções e comportamentos específicos.    

Em 2020, o LinkedIn foi classificado em primeiro lugar no ranking de confiança digital de acordo com Business Insider Intelligence . Isso faz com que seu conteúdo de marca no LinkedIn receba um voto de confiança, porque os usuários têm feito curadoria de suas conexões e seguem fontes confiáveis. 

O LinkedIn alimentou seus processos de Soluções de Marketing para auxiliar os profissionais de marketing B2B e tornar mais fácil a criação de uma jornada de comprador sob medida.   

Usando o LinkedIn Campaign Manager

1. Defina o objetivo do seu anúncio

Primeiro, decida o que você quer alcançar:

  • Conscientização – mais consumidores cientes de sua marca;
  • Visitas ao site de consideração , exibições de vídeo, engajamento;
  • Conversões – leads, conversões de site, candidatos a empregos.

2. Segmente os usuários certos

LinkedIn é uma plataforma de mídia social empresarial. Isso significa – ao contrário do Twitter, Facebook, Instagram – as opções de segmentação são mais orientadas para o profissional …

  • Localização;
  • Indústria;
  • Educação;
  • Tamanho da organização;
  • Cargo de Trabalho;
  • Habilidades.

Escolha várias opções para definir sua segmentação com mais precisão e excluir públicos que não são relevantes para sua campanha ou marca.

3. Escolha o seu formato de anúncio do LinkedIn

Sua escolha de anúncio dependerá de seu público-alvo. Teste diferentes tipos para ver o que funciona. Enquanto alguns usuários do LinkedIn verificam regularmente sua caixa de entrada, outros podem simplesmente percorrer seu feed. Você tem vários formatos de anúncio para escolher, junto com os canais

InMail patrocinado

Anúncios de mensagem são enviados diretamente para a caixa de entrada de seu destino. Personalizados, eles executam a vontade ao atingir um público de nicho, não em sua rede. Os usuários premium podem enviar de 5 a 30 InMail por mês.

Conteúdo patrocinado

Parecem uma postagem normal, mas incluem um botão CTA – saiba mais – e apresentam um rótulo promovido. Eles aparecem no feed de notícias dos usuários, no desktop e no celular. Você tem três tipos de escolha – uma única imagem, vídeo, carrossel.

Publicidade em mídias sociais - Conteúdo patrocinado, com CTA para 'Download'.
Anúncios de texto

Os anúncios de texto pagos por clique são exibidos no lado direito da tela. Eles incluem a foto do perfil do usuário – caramba – uma imagem, título, sinopse e CTA. Embora estejam menos na sua cara do que conteúdo patrocinado, eles ainda funcionam bem.

Publicidade em mídia social - Anúncio de texto pago no LinkedIn - Leia o guia de CTA.
Anúncios dinâmicos

Semelhante a um anúncio de texto, mas personalizado. Eles incluem o nome do usuário e uma foto de perfil. Você pode tê-los visto no formato de destaques da empresa, anúncios de seguidores, anúncios de empregos, anúncios de conteúdo.

Uso de anúncios do Pinterest para impulsionar as vendas

Com impressionantes 85% de usuários do Pinterest no aplicativo móvel, esta plataforma atinge o público em navegadores da web e dispositivos móveis.

O Pinterest é uma rede de mídia social de compartilhamento de imagens com aproximadamente 300 milhões de usuários ativos. Os usuários visualizam imagens de artesanato, decoração de casa, receitas e muito mais e podem “fixá-las” em painéis pessoais. De muitas maneiras, o Pinterest é uma plataforma de mídia social aspiracional.

Pinterest para comércio eletrônico

O Pinterest é uma plataforma ideal para anúncios de comércio eletrônico. Por um lado, mais de 80% dos usuários semanais fizeram uma compra com base em um alfinete de que gostaram.   

Shopify e Pinterest lançaram recentemente um novo canal colaborativo para ajudar varejistas online a integrar seus produtos à experiência do Pinterest. Os comerciantes do Shopify podem transformar produtos existentes em Pins e adicionar uma guia de compras ao perfil do Pinterest. Fale sobre uma experiência perfeita!   

Conclusão

A mídia social obteve, muito possivelmente, as partes mais básicas da publicidade avançada. No mundo avançado em que vivemos hoje, a mídia online é cada vez mais ativada. Os indivíduos passam horas intermináveis ​​ficando atentos às notícias mais recentes, garantindo que estão totalmente informados sobre os padrões mais recentes. 

Independentemente de quão grande ou pequeno seja seu negócio ou marca, construir um procedimento sólido de mídia social ajudará a desenvolver seu negócio. Explore cada um dos dispositivos e ativos acessíveis a você e faça uma oferta substância que conta a história da sua imagem. Estabeleça objetivos e metas, retorne e refine sua técnica e busque de forma consistente as melhores abordagens para atrair suas multidões. Isso exigirá algum investimento. No entanto, colocar recursos em sua técnica de mídia online ajudará seu negócio a ter sucesso.

O que a publicidade digital paga pode fazer por você

  • Tráfego instantâneo: se você tem um site instalado e funcionando, pode criar uma conta em uma plataforma de publicidade de mecanismo de pesquisa e, em seguida, configurar e exibir seus anúncios e alcançar um novo público.
  • Teste a lucratividade de diferentes palavras-chave ou segmentação por público-alvo: observe suas impressões, o número médio de cliques, o custo por lead e a qualidade desse lead para o desempenho geral do anúncio. Com base em sua análise, você pode alterar suas palavras-chave ou segmentação de público para gerar leads mais qualificados e reduzir custos.
  • Limite seu orçamento diário: com os modelos PPC (pagamento por clique), você pode decidir quanto deseja gastar por clique ou por dia.
  • Aumente o conhecimento da marca: contanto que você esteja dentro do orçamento, seus anúncios serão exibidos quando as pessoas pesquisarem suas palavras-chave com PPC, estabelecendo você em seu setor. Você nem mesmo paga por essas impressões – você só paga pelo clique!

Usar agência de mídia social x fazer por conta própria

Para proprietários de pequenas empresas que não desejam se tornar especialistas em mídia social tão cedo, há poder em terceirizar uma agência de mídia social para ajudar a gerenciar sua estratégia paga. Por ser um setor em evolução, as tendências e os estudos estão sempre mudando, é importante ter um especialista para garantir que sua estratégia, tática e conteúdo estejam sempre atualizados. 

Como ajustar esforços promocionais de mídia social

Escolher um tipo de mix de mídia não é fácil. Então, estamos aqui para ajudá-lo a descobrir como medir seu sucesso. Além de como alcançá-lo. Entre em contato com um de nossos especialistas e dê o primeiro passo à melhoria de comunicação do seu negócio.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato