Marketing de memes – Guia para as marcas explorarem essa cultura

Primordialmente o marketing de memes é orientado para ações no topo do funil. Ele funciona como imãs naturais de tráfego. Antes de mais nada ele deve primar tanto pela simplicidade como pela leveza e humor. Todavia fazer marketing de memes que traz resultados pressupõe não somente uma boa criação, mas principalmente inteligência de mercado e sabedoria sobre os seus limites.

Compartilhar memes é uma forma divertida de se comunicar com as pessoas e muitas marcas veem isso como uma oportunidade de interagir com seu público. Os consumidores são potencialmente mais propensos a compartilhar um meme engraçado do que passar o tempo lendo anúncios prolixos, e as marcas podem gerar reconhecimento por meio de memes de forma bastante barata. Nesse sentido o marketing de memes é altamente efetivo sem exigir conhecimento de ciência de foguetes como outras frentes do marketing digital.

marketing de memes monalisa posando antes de depois das redes sociais

Marketing de memes não é coisa nova, a palavra meme vem do grego mimieme, que era usado como substantivo para descrever uma ideia viral e fenômenos culturais. Portanto, sem perceber os gregos antigos já faziam marketing de memes!

Mais recentemente, o biólogo evolucionista britânico Richard Dawkins em seu livro de 1976, ‘The Selfish Gene’, desenvolveu a teoria dos memes, pela primeira vez, para os nossos tempos.

De marcas de luxo a indústrias de bens de consumo, é grande o número de empresas que têm recorrido ao marketing de memes nos últimos anos. Você se lembra da Betina? A Skol teve uma bela sacada ao aproveitar a exposição dela de uma forma eficaz para se engajar com seus consumidores em seus canais sociais. Definitivamente este é um belo exemplo de como o criativo é a chave para qualquer campanha de sucesso, assim como o entendimento que uma marca deve ter sobre o tipo de conteúdo de valor que ela deve fornecer para a sua comunidade. Mesmo que esse valor seja a graça e o humor.

A Fazenda da Record é uma referência para o marketing de memes

Dois eventos na televisão brasileira são grandes geradores de meme. Tanto para seus patrocinadores quanto para os que não são. Estamos falando dos realities da Record, A Fazenda e o Big Brother da Globo. Em ambos os programas, seus anunciantes competem para produzir os anúncios com maior recall assim como as postagens nas mídias sociais. Naturalmente o marketing de memes é uma das ferramentas.

A Fazenda é um case de referência para o marketing digital em muitos aspectos. Quando olhamos somente para o marketing de influência turbinado com o marketing de memes, percebemos uma combinação superfeliz e explosiva em resultados.  A estreia da 13ª edição de A Fazenda gerou uma enxurrada de memes em praticamente todas as plataformas de mídias sociais. No lançamento da edição deste ano a #EstreiaAFazenda rapidamente foi parar nos trending topics do Twitter. Influenciadores digitais como a ex-BBB Dayane Mello e a Fernanda Medrado juntamente com a funkeira Tati Quebra Barraco se destacaram na noite de estreia do programa.

O BBB 21 também abusou do marketing de memes

O PicPay é um bom exemplo do uso de marketing de memes não somente produzido por ele, mas principalmente os espontâneos. Ele foi uma das empresas que patrocinou o Big Brother 21 e surfou na onda do sucesso da edição deste ano com uma estratégia de marketing própria para ele. Segundo Guilherme Telles, diretor de marketing e de estratégia do PicPay, o BBB trouxe ganhos “muito positivos, tanto em 2020 quanto neste ano” em termos de aumento da base de clientes e para medir os benefícios do PicPay.

A Avon foi a marca mais comentada do BBB21. Ela fez  8 campanhas ao longo dos 100 dias do evento, todas parte do movimento #AvonTáOn, que inaugurou o momento de renovação da marca. De acordo,  Danielle Bibas, vice-presidente de marketing da Avon, disse que a empresa triplicou o faturamento do e-commerce: “Aumentamos os acessos nas nossas plataformas online devido a estratégia multicanal, destacando os temas quentes que rolavam na casa”

O marketing de memes deve estar inserido na sua estratégia de mídias sociais

agência digital meme gato

Não basta somente priorizar o marketing de memes e acreditar que as redes sociais fazem o resto para você. Sobretudo fazer o gerenciamento de redes sociais com resultados pressupõe estratégia. Com um plano adequado de marketing para elas qualquer empresa pode aumentar o reconhecimento da sua marca. Do mesmo modo turbinar sua presença social. Conheça Nossos pacotes mensais de gestão de redes sociais se ajustam a qualquer orçamento de publicidade. Customizamos o plano certo para seu negócio, metas e objetivos. E com o marketing de memes incluído!

Definitivamente a utilização do marketing de memes como parte de uma estratégia de marketing digital funciona porque o público-alvo da campanha participa ativamente na cocriação de anúncios espontâneos para a própria marca. Ele deixa de ser um mero expectador e passa a ser um ator ativo.
Entretanto para qualquer estratégia de mídia social, conhecer seu público-alvo profundamente é um pressuposto para não se comunicar com ele de uma forma inadequada. Quando isso acontece a marca pode passar uma imagem e mensagem que não combinam com seus propósitos.

O marketing de memes pode ser memorável

Vemos todos os dias campanhas de marketing digital, incluindo o marketing de memes, com uma linguagem mais dirigida ao tio do pavê do que ao seu público-alvo desejado, que pode perpassar por várias gerações. Definitivamente quando as marcas fazem isso elas estão tentando falar com seu público de forma totalmente inautêntica.

 Os nativos digitais, por exemplo, conseguem perceber de longe o maneirismo característico do marketing para outras gerações.  Na maioria das vezes isso não acontece por falta de criatividade e compreensão dos publicitários. Principalmente quando muitos deles são tios e tias do pavê, altamente criativos e conectados com as novas gerações. O que há é resistência corporativa em atualizar a linguagem da marca para seus novos e mais longevos consumidores. Portanto, permita que aqueles que cuidam da sua marca e criação trabalhem com liberdade suficiente. Para corroborar o que lhe é proposto faça da escuta social parte do seu cotidiano. Ela é uma parte fundamental para sua estratégia digital e não somente para seu marketing de memes, siga o que seu público-alvo está falando e embarque na onda dele.

Foi isso que fez a Brastemp antes de iniciar uma campanha que circulou por vários canais digitais. Numa pegada de homenagem ela uniu diversas gerações da Brastemp e colocou na mesma campanha os famosos amigos do slogan “Não é assim uma Brastemp”. Participaram no vídeo gente famosa como a Glória Pires, Suzana Vieira, Carolina Ferraz e a Bela Gil. A peça é um show para o marketing de memes.  Ele foi capaz de usar tópicos de interesse, vinculá-los ao cotidiano e adicionar o toque mágico do humor.  Confira no vídeo.

O que levou a Brastemp ao sucesso com essa campanha?

Acima de tudo, ela depositou confiança nos criadores e entendeu que eles sabem o que funciona e a melhor maneira de inserir sua marca tradicional em uma peça super bem-humorada. Principalmente  a Brastemp, contou com os profissionais de marketing não apenas para criar e produzir um meme, mas também para colocarem sua experiência, julgamento e compreensão dos nossos tempos à serviços de sua marca.
Definitivamente, o humor é o ingrediente mais importante no marketing de memes, se você deseja que seu público-alvo se sinta parte integrante de uma piada. Nesse sentido o conteúdo vem em primeiro lugar e o anúncio depois!

O marketing de memes necessariamente deve estar inserido na cultura popular

Wedoiti - meme

O pulo do gato para utilizar a cultura popular no seu marketing de memes é pensar na cultura popular não como a mensagem que você está transmitindo, mas como o meio através do qual você a está transmitindo. Em outras palavras, a orientação deve ser por capturar um fato ou momento nacionalmente compartilhado. Nesse sentido, por exemplo quando A Fazenda ou o BBB estão acontecendo.

Todavia existem táticas que comprovadamente não funcionam quando se trata de marketing de memes. Acima de tudo, o mais contraindicado é o conteúdo reciclado. Na grande maioria das vezes ele não tem repercussão. Se o seu público-alvo já viu um meme em todos os lugares, é muito provável que outro reciclado seja ignorado.

Receita de bolo para fazer seu marketing de memes

1. Identifique o que é a sua marca

Como acontece com qualquer estratégia de mídia social, os memes precisam refletir os valores essenciais e as mensagens da sua marca para que funcione. Se sua marca tem tudo a ver com simpatia e cordialidade, um meme com um humor ácido irá confundirá o público. Portanto, personalize seus memes para fornecer conteúdo adequado ao seu público-alvo. Nesse sentido é essencial uma pesquisa de marketing como o primeiro passo para compreender seu público-alvo.

Envolver o seu público com conceitos e ideias é o grande encanto na criação de uma marca. A marca de uma empresa é, com certeza, um dos seus ativos mais valiosos. Desenvolver uma marca forte e lembrada é uma tarefa muito desafiadora e de constante dedicação. Temos esse artigo dedicado ao tema.  A criação de uma marca memorável em 10 passos.

2. Seja reconhecido

Os memes que você escolher precisam refletir uma piada popular ou uma situação com a qual público-alvo imediatamente se verá nela. Se eles não conseguem se relacionar com o contexto, eles não se envolverão com sua marca e isso também poderia afetar a reputação dela.

3. Crie personas adequadas para os memes

Personas são personagens fictícios, que você cria com base em sua pesquisa para representar o seu cliente. Assim, criar personas ajudará você a entender as necessidades, experiências, comportamentos e objetivos de seus usuários. Isso pode te ajudar a reconhecer que diferentes pessoas têm necessidades e expectativas diferentes. Ou seja, realmente enxergar com os olhos de seu público. Tudo para que no final, você crie uma boa User Experience que de fato converta.

Monitore conversas que acontecem nas redes sociais relacionadas com a sua marca ou nicho de atuação. Dê a sua persona ideal um nome, idade, interesses e, possivelmente, uma história de vida. Essas informações vitais irão ajudá-lo com seu marketing de memes e sua estratégia digital. Nesse sentido para o sucesso de sua campanha. Além disso, quando você sabe como é seu público-alvo, você certamente escolherá memes melhores para cada uma das plataformas digitais.

4. Personalize os memes mais populares

Wedoiti meme 2

Em vez de simplesmente publicar um meme popular, incorpore o slogan, a missão ou os valores de sua marca no texto para dar um toque de originalidade. Isso não só irá produzir mais risadas, mas também funcionará para o reconhecimento da sua marca.

5. Adicione originalidade aos memes populares

Uma das melhores maneiras de se tornar viral rapidamente é usar memes relacionados a um evento atual que atraiu interesse universal. Já falamos anteriormente de BBB e A Fazenda. Mas há inúmeras situações, datas comemorativas e outros eventos que você pode aproveitar.

6. Programe bem seus memes

meme pikachu

Frequentemente, os memes têm uma vida útil curta porque funcionam em torno de um evento que muitas pessoas não conhecem. 

Para maximizar suas chances de se tornar viral, faça sua pesquisa sobre a popularidade de um meme atualmente.

Conclusão

O marketing de memes não é uma panaceia e não deve ser pensado como uma saída fácil ou um caminho rápido para produzir algo viral. Os memes que são criados pensando atingir múltiplas personas raramente decolam. Em sentido contrário aqueles feitos para um público-alvo específico em mente, com um ponto de vista único sempre tem uma probabilidade maior de ganhar engajamento.

O marketing de memes criativo, que nos faz rir, tem potencial para gerar reconhecimento de marca em uma escala absurda. O segredo para seu sucesso, no entanto reside em conhecer seu público-alvo, ouvir o que ele quer, ser criativo e, principalmente,  adicionar um toque de humor bem brasileiro.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato