Marketing de empatia – um guia para o incorporar em sua estratégia digital

O marketing de empatia é um elemento essencial para uma estratégia de sucesso no marketing digital e nas redes sociais.

o que é marketing de empatia

Os dados revolucionaram o marketing digital e é por conta deles que conseguimos obter segmentações de públicos hiper detalhadas e da mesma maneira a construção de experiências personalizadas para indivíduos.

É muito fácil hoje em dia para os profissionais de marketing digital, que já incorporaram expertises e tecnologias de análise de dados, passarem a ver seus públicos-alvo somente como números e estatísticas ao invés de indivíduos que têm nomes e necessidades reais. Quando se chega a esse nível, corre-se o risco de se subestimar a perspectiva humana, o que prejudica enormemente a capacidade de exercer a empatia e criar conexões.

Nesse sentido, o marketing digital somente orientado a dados não leva necessariamente a conexões autênticas. Entender sim, o cliente, faz isso. Por essa razão é fundamental adicionar o marketing de empatia aos requerimentos do marketing digital. Acima de tudo, e somente assim é possível entregar uma experiência verdadeiramente centrada no cliente.

Embora as tecnologias no marketing digital facilitem muito a nossa vida na jornada de aprendizado sobre nossos clientes, fornecendo insights sobre suas preferências, motivações, dados demográficos etc. – ser centrado no cliente requer um ingrediente especial. Ser empático!

Se lhe perguntarem quais são as coisas mais preciosas que você tem na vida, certamente o tempo estará entre elas. Portanto uma das coisas mais fáceis com a qual podemos estabelecer empatia é com o tempo. O tempo de cada um de nós é precioso e limitado, principalmente o tempo do seu cliente.

1 minuto gasto pelo servidor do seu site para responder a uma solicitação vale o mesmo que o 1 minuto de espera do cliente? Certamente não.

Um Estudo encomendado pelo Google, demonstrou que com uma melhoria de 0,1 segundo nos tempos de carregamento do site em celulares as conversões aumentaram 8% para sites de varejo e 10% para sites de viagens, em média.

A conclusão do Estudo nos leva a constatar que o tempo do cliente é muito valioso e as marcas que já fizeram o exercício da empatia para o tempo dos seus clientes estão um passo à frente das demais. Eles já incorporaram o marketing de empatia ao seu marketing digital.  Traduzimos esse Estudo para o português. O link para acessá-lo está neste outro artigo do nosso Blog. Conheça o impacto da velocidade do site em celulares no seu negócio.

O que é empatia?

Empatia é a capacidade de compartilhar e compreender as emoções dos outros. É uma construção de vários elementos. Ela é diferente de simpatia, que ocorre quando sentimos preocupação pelo sofrimento de alguém e o queremos ajudar. Acima de tudo, empatia envolve autoconsciência, bem como distinção entre o eu e o outro. Podemos caracterizá-la de duas maneiras:

Afetiva. A empatia afetiva trata da capacidade de compartilhar as emoções dos outros. Existem pessoas que são movidas por altas doses de empatia afetiva.  Elas sentem as emoções dos outros muito facilmente em si mesmas ao verem os outros com medo ou dor, por exemplo.

Cognitiva. Este tipo de empatia se refere a capacidade de compreender as emoções dos outros. Bons exemplos são os psiquiatras, psicólogos e psicanalistas que entendem as emoções do paciente ou cliente, mas que geralmente não as compartilham.

O que é o marketing de empatia?

O marketing de empatia implica necessariamente em ter a visão pelos olhos dos clientes. Nesse sentido o marketing de empatia deve priorizar a obtenção de uma compreensão profunda de quem são os clientes, quais os desafios que estão enfrentando e o que os motiva a agir.

Somente depois de entendermos verdadeiramente o que motiva nossos clientes, estaremos aptos a dar a eles exatamente o que procuram ou precisam para resolver um problema real que estão enfrentando.

Com essa compreensão, que nos traz o marketing de empatia, poderemos ajudar nossos clientes de forma única e diferenciada. As vezes fornecendo conteúdo útil, as vezes dando conselhos. Da mesma forma, disponibilizando material educativo que será estudado assim como ferramentas que serão utilizadas para avaliar sua situação e dar-lhes clareza.

marketing de empatia

Por que precisamos do marketing de empatia no marketing digital?

É a empatia que nos permite entender como os outros estão se sentindo. Primordialmente esta é a primeira etapa de um processo analítico que nos leva a responder adequadamente à uma situação.

Ela é considerada atualmente um dos soft skills essenciais de qualquer líder. Nesse sentido podemos dizer que a empatia é essencial para os profissionais de marketing digital fazerem seu trabalho com eficácia no site, nas redes sociais e na web.

A princípio o mundo digital e seus múltiplos canais criam muitas possibilidades para nos conectarmos com os nossos clientes atualmente. Todavia construir e estabelecer confiança é outra história e é mais desafiador do que nunca.

Definitivamente tornar-se mais empático no digital significa colocar-se no lugar do cliente, enquanto navega na web, para entender melhor o que ele está vivenciando. Somente fazendo esse exercício é possível dar a ele exatamente o que ele quer ou precisa para viver uma vida digital melhor.

O marketing de empatia produz conteúdo pertinente e relevante

Quando o cliente busca uma informação, ele procura textos que o ajudem, com elementos claros, objetivos e que deem luz às dores dele.  Textos superficiais não geram adesões à marca.

Vamos olhar dois aspectos relevantes do marketing de conteúdo que são totalmente dependentes do marketing de empatia para produzirem bons resultados.

Escolha dos Temas – A definição da temática a ser explorada deve estar relacionada com o que o seu cliente está procurando. Só é possível identificar temas relevantes praticando o marketing de empatia.

Inclusão de Gatilhos Mentais – Sabemos que as decisões de compra na maioria das vezes não são racionais. O maior desafio para quem gera conteúdo inovador está na ativação dos sistemas emocionais e basais. Sua comunicação deve motivar o comprador pela emoção. Só é possível incluir gatilhos mentais de forma estruturada e racional praticando o marketing de empatia.

Confira este outro artigo no nosso Blog que trata sobre Como elaborar um marketing de conteúdo realmente atraente.

Dicas para incorporar o marketing de empatia em sua estratégia digital

Sempre foque em seu cliente antes de qualquer coisa. Coloque-os em primeiro lugar. Ajude-os primeiro entendendo o que desejam, depois a identificar a causa raiz dos seus problemas e a encontrar uma solução para eles. Demonstre seu interesse em ajudar e ouvir. Se faça humano, empático, exprima suas emoções para criar conexões autênticas e construir relacionamentos mais fortes e duradouros.

Promova o diálogo. Priorize mostrar para seu cliente como você o ajudará a atingir um objetivo ou resultado desejado. Evite a atitude de trabalhar somente para vender seus produtos ou serviços e ficar repetindo porque ele precisa deles.

Dê aos seus clientes potenciais o conteúdo que eles procuram. Conheça seus clientes atuais e potenciais tão bem, ao ponto de saber se eles desejam, de fato, pelo conteúdo que você produz e disponibiliza para eles. Se o seu conteúdo não for útil, será inútil.

Seja um bom ouvinte. Compreender a intenção do comprador pressupõe ir além do que foi falado. Envolve ouvir com empatia as pistas e motivações por trás do que alguém diz ou faz. Isso ajudará a contextualizar e entender por que as pessoas estão expressando certas emoções. Ficar atento aos gatilhos emocionais – como culpa, medo ou confiança – pode ajudá-lo a criar mensagens de marketing convincentes que vão ao cerne de um problema.

Conclusão

As pessoas que estamos tentando alcançar estão nos dizendo o tempo todo o que querem. Para alcançá-las, precisamos apenas ouvi-las e responder de acordo, com conteúdo mais relevante e valioso e experiências de qualidade que as pessoas realmente desejam e precisam.

Adotar o marketing de empatia, em toda sua inteireza, no seu marketing digital, é o ingrediente principal da receita para conectar, envolver e converter os usuários das redes sociais e visitantes anônimos do seu site em clientes.

Você está interessado em engajar e converter novos clientes para sua empresa? Entre em contato conosco para conversarmos sobre como podemos ajudar. Ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Instagram se você gostou do que leu.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato