Marketing de afiliados em 2021: o que é e como você pode começar

O marketing de afiliados é uma tática cada vez mais popular para capturar leads, impulsionar as vendas e gerar receitas na web. Acima de tudo, ele é extremamente benéfico e lucrativo quando bem implementado. E não somente para as marcas, mas também para os afiliados.

afiliado banner

Resumo do conteúdo do post

O crescimento expressivo do marketing de afiliados

Por falta de estatísticas sobre o mercado brasileiro de marketing de afiliados, apresentamos o cenário nos Estados Unidos.

De acordo com o Statista  os gastos com marketing de afiliados dos EUA devem chegar a 8,2 bilhões de dólares em 2022, ante 5,4 bilhões registrados em 2017.

Gastos com marketing de afiliados de 2010 a 2022 nos EUA
Gráfico: Statista - Gastos com marketing de afiliados nos Estados Unidos de 2010 a 2022.

Além da pujança do crescimento médio de 10% ao ano apresentado no gráfico acima há ainda outras constatações bem animadoras:

  • 81% das marcas e 84% dos editores nos Estados Unidos já adotaram o marketing de afiliados para melhorar seus negócios. Esses números tendem a aumentar à medida que os gastos com marketing de afiliados aumentam a cada ano nos Estados Unidos;
  • Os programas de afiliados já representam 30% da receita das empresas que o adotaram;
  • Para profissionais de marketing e anunciantes, os programas de afiliados geram de 15% a 30% das vendas;
  • As empresas já alocam, em média, 15% de todo o orçamento de marketing para o marketing de afiliados;
  • Cerca de 84% dos editores de conteúdo monetizam seu tráfego na web, alavancando o marketing de afiliados;
  • 80% das marcas usam marketing de afiliados para gerar leads;
  • 40% dos profissionais de marketing acham que o marketing de afiliados é uma habilidade crucial;
  • 73% das empresas relataram que a receita de seus afiliados atendeu às suas necessidades;
  • 67,32% dos profissionais de marketing afiliados se conectam com os clientes usando a mídia social;
  • 64,48% dos afiliados publicam um blog para gerar tráfego.

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é o processo pelo qual um afiliado ganha uma comissão pelo marketing de produtos ou serviços de outra pessoa ou empresa. O afiliado simplesmente procura um produto de que goste e, em seguida, promove esse produto e obtém uma parte do lucro de cada venda que realiza. As vendas são rastreadas por meio de links afiliados de um site para outro.

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados funciona distribuindo as responsabilidades de marketing e criação de produtos entre as partes. Dessa forma ele consegue potencializar as habilidades de uma variedade de indivíduos para uma estratégia de marketing mais eficaz. Ao mesmo tempo em que ele propicia a todos participantes uma parte dos lucros. Para fazer isso funcionar, três diferentes partes ou atores devem estar envolvidos:

  • Vendedor e criadores de produtos;
  • O afiliado ou anunciante;
  • O consumidor.

Vamos nos aprofundar no relacionamento compartilhado entre essas três partes de forma a entender o que é necessário garantir para que o marketing de afiliados seja um sucesso.

1. Vendedor e criadores de produtos

O vendedor, seja uma marca, um empresário individual ou uma grande empresa, é um comerciante, empreendedor, criador do produto ou varejista com um produto para o mercado. O produto pode ser um objeto físico, como itens de maquiagem, ou um serviço, como um curso de redação online.

Por exemplo, o vendedor pode ser o e-commerce de uma empresa estabelecida que lançou um novo produto e deseja alcançar um novo público pagando sites afiliados para promovê-lo. Ou o vendedor pode ser uma empresa de SaaS que utiliza afiliados para ajudar a vender seu software de e-mail marketing.

2. O afiliado ou anunciante

O anunciante pode ser um indivíduo ou uma empresa que comercializa o produto do vendedor de forma atraente para os consumidores em potencial. Em outras palavras, o afiliado promove o produto para persuadir os consumidores de que é valioso ou benéfico para eles e para convencê-los a comprar o produto. Se o consumidor acaba comprando o produto, o afiliado recebe uma parte da receita auferida.

Afiliados geralmente têm um público muito específico para o qual comercializam, geralmente aderindo aos interesses desse público. Isso cria um nicho definido ou marca pessoal que ajuda o afiliado a atrair consumidores que terão maior probabilidade de agir na promoção.

3. O consumidor

Quer o consumidor saiba ou não, eles (e suas compras) são os impulsionadores do marketing de afiliados. Os afiliados compartilham esses produtos com eles nas redes sociais, blogs e sites.

Quando os consumidores compram o produto, o vendedor e o afiliado dividem os lucros. Às vezes, o afiliado escolhe ser transparente com o consumidor, revelando que está recebendo comissão pelas vendas que realiza. Outras vezes, o consumidor pode estar completamente alheio à infraestrutura de marketing de afiliados por trás de sua compra.

De qualquer forma, eles raramente pagarão a mais pelo produto adquirido por meio do marketing de afiliados. Via de regra a participação do afiliado no lucro está incluída no preço de varejo. O consumidor completará o processo de compra e receberá o produto normalmente, sem ser afetado pelo sistema do marketing de afiliados do qual está participando.

Como os afiliados são remunerados?

Definitivamente o marketing de afiliados é um método rápido e barato de ganhar dinheiro sem o incômodo de ter realmente que vender um produto. Dessa forma ele tem uma atração inegável para aqueles que procuram aumentar sua renda online. Mas como um afiliado é pago depois de vincular o vendedor ao consumidor? O afiliado pode ser remunerado de várias formas:

1. Comissão sobre a venda

Esta é a estrutura padrão de remuneração do marketing de afiliados. Neste programa, o vendedor paga ao afiliado uma porcentagem do preço de venda do produto depois que o consumidor compra o produto como resultado das estratégias de marketing do afiliado. Em outras palavras, o afiliado deve realmente fazer com que o consumidor invista no produto antes de ser remunerado.

2. Comissão por lead

Os programas de afiliados de pagamento por lead compensam o afiliado com base na conversão de leads. Em outras palavras, o afiliado deve persuadir o consumidor a visitar o site do vendedor e realizar a ação desejada – seja preenchendo um formulário de contato, inscrevendo-se para uma avaliação de um produto, assinando um boletim informativo ou baixando software ou arquivos.

3. Comissão por clique

Primordialmente este tipo de programa se concentra em incentivar o afiliado a redirecionar os consumidores de sua plataforma de marketing para o site do vendedor. Isso significa que o afiliado deve envolver o consumidor na medida em que ele se deslocará do site do afiliado para o site do vendedor. O afiliado é pago com base no aumento do tráfego da web.

Algumas razões para se tornar um afiliado

1. Oportunidade de geração de renda passiva

Embora qualquer trabalho regular exija que você esteja trabalhando para fazer jus a remuneração, o marketing de afiliados oferece a capacidade de você ganhar dinheiro enquanto você dorme. Ao investir uma quantidade inicial de tempo em uma campanha, você verá retornos contínuos nesse período, conforme os consumidores compram o produto nos dias e semanas seguintes. Você recebe dinheiro pelo seu trabalho muito depois de terminá-lo. Mesmo quando você não está na frente do computador, suas habilidades de marketing podem lhe gerar um fluxo constante de receita.

2. Não há responsabilidade no suporte ao cliente

Os vendedores individuais e as empresas que oferecem produtos ou serviços têm de lidar com os seus consumidores e garantir que estão satisfeitos com o que compraram. Graças à estrutura de marketing de afiliados, você nunca terá que se preocupar com o suporte ou a satisfação do cliente. Todo o trabalho do afiliado é vincular o vendedor ao consumidor. O vendedor lida com qualquer reclamação do consumidor depois que você recebe sua comissão pela venda.

3. Permite trabalhar sem sair de casa

Se você é alguém que odeia sair de casa para trabalhar, o marketing de afiliados é a solução perfeita. Você poderá lançar campanhas e receber comissão pelos produtos vendidos no conforto da sua própria casa. Este é um trabalho que você pode fazer sem nunca tirar o pijama.

4. Não há investimentos iniciais para começar a trabalhar

A maioria das empresas vendedoras não exige taxas iniciais. Portanto o marketing de afiliados pode ser feito a um custo baixo, o que significa que você pode começar rapidamente e sem muitos recursos. Empreender nesta linha de trabalho é relativamente simples. Além disso pode ser uma boa opção de geração de renda atualmente.

5. Conveniente e flexível

Já que você está se tornando essencialmente um freelancer, você obtém independência total para definir seus próprios objetivos, redirecionando seu caminho quando você se sente inclinado, escolhendo os produtos que lhe interessam e até mesmo determinando seu próprio horário. Essa comodidade significa que você pode diversificar seu portfólio se quiser ou focar apenas em campanhas simples e diretas. Você também estará livre de restrições e regulamentos impostos pelas empresas.

6. Recompensas baseadas no desempenho

O marketing de afiliados é puramente baseado em seu desempenho. Você receberá o que você colocou nele. Aperfeiçoar suas habilidades de redação e criação de conteúdo e campanhas envolventes se traduzirá em melhorias diretas em sua receita. Você será essencialmente remunerado pelo resultado direto do seu trabalho. Neste artigo exploramos como elaborar um marketing de conteúdo realmente atraente.

7. Você terá de aprender um pouco de SEO para tê-lo grande aliado

Há muito tráfego orgânico que você pode obter do Google se fizer o trabalho de SEO corretamente. Nesse sentido, um bom trabalho de SEO significa tornar a experiência no seu site melhor para os visitantes. As pessoas procuram informações na web naturalmente. É por isso que você deve aprender o básico de SEO on page, pesquisa de palavras-chave e construção de links para vir a ser a fonte de informação que os usuários encontram primeiro.

Sugerimos a leitura de dois artigos do nosso Blog para você se aprofundar nesse tema. O primeiro é o Guia para a otimização do conteúdo para SEO. O segundo trata sobre Técnicas para aumentar a visibilidade do seu site.

Tipos comuns de canais de marketing de afiliados

A maioria dos afiliados compartilha práticas comuns para garantir que seu público esteja engajado e receptivo à compra de produtos promovidos. Mas nem todos os afiliados anunciam os produtos da mesma maneira. Na verdade, existem vários canais de marketing diferentes que eles podem utilizar.

1. Influenciadores

Um influenciador é um indivíduo que detém o poder de impactar as decisões de compra de um grande segmento da população. Essa pessoa está em uma ótima posição para se beneficiar do marketing de afiliados. Ele já possui um número impressionante de seguidores, então é fácil para ele direcionar os consumidores aos produtos do vendedor por meio de postagens nas mídias sociais, blogs e outras interações com seus seguidores. Dessa forma o influenciador recebe então uma parte dos lucros que ajudou a produzir.

As campanhas de marketing de influenciadores são particularmente populares no Instagram, onde as marcas fazem parceria com influenciadores que são vistos como especialistas ou autoridades em seus nichos específicos. Dependendo do acordo, uma campanha pode consistir em uma série de análises de produtos com fotos, vídeos e transmissões ao vivo. Embora um influenciador possa ter sua própria marca e estética, é importante adicionar elementos que se relacionem com a sua marca para garantir a lembrança e o reconhecimento dela.

2. Blogueiros

Com a capacidade de classificarem-se organicamente nas consultas do Google, os blogueiros se destacam em aumentar as conversões de um vendedor. O blogueiro faz uma amostra do produto ou serviço e, em seguida, escreve uma análise abrangente que promove a marca de uma forma atraente, direcionando o tráfego de volta para o site do vendedor.

O blogueiro é premiado por sua influência na divulgação do produto, ajudando a melhorar as vendas do vendedor.

3. Micro sites com foco em pesquisa paga

O desenvolvimento e a monetização de micro sites também podem gerar um grande volume de vendas. Esses sites são anunciados em um site parceiro ou nas listagens patrocinadas de um motor de busca. Eles são distintos e separados do site principal da organização. Ao oferecer conteúdo mais focado e relevante para um público específico, os micro sites levam a um aumento nas conversões devido à sua frase de chamariz simples e direta.

4. Listas de e-mail

Apesar de suas origens mais antigas, o marketing por e-mail ainda é uma fonte viável de receita de marketing de afiliados. Alguns afiliados têm listas de e-mail que podem usar para promover os produtos do vendedor. Outros podem aproveitar os boletins informativos por e-mail que incluem hiperlinks para produtos, ganhando uma comissão depois que o consumidor compra o produto.

Outro método é o afiliado construir uma lista de e-mail ao longo do tempo. Eles usam suas várias campanhas para coletar e-mails em massa e, em seguida, enviam e-mails sobre os produtos que estão promovendo.

5. Sites de grande mídia

Projetados para gerar uma grande quantidade de tráfego o tempo todo, esses sites se concentram em construir um público de milhões de visitantes. Esses sites promovem produtos para seu grande público por meio do uso de banners e links contextuais de afiliados. Este método oferece exposição superior e melhora as taxas de conversão, resultando em uma receita excelente tanto para o vendedor quanto para o afiliado.

Dicas para ajudá-lo a se tornar um afiliado de sucesso

1. Desenvolva um relacionamento

Ao começar sua carreira no marketing de afiliados, você terá que cultivar um público com interesses muito específicos. Isso permite que você adapte suas campanhas a esse nicho, aumentando a probabilidade de conversão. Ao estabelecer-se como um especialista em uma área em vez de promover uma grande variedade de produtos, você poderá fazer marketing para as pessoas com maior probabilidade de comprar o produto.

2. Torne-o pessoal

Não faltam produtos que você possa promover. Você terá a capacidade de escolher produtos nos quais acredita pessoalmente, então certifique-se de que suas campanhas giram em torno de produtos realmente valiosos que os consumidores irão desfrutar. Você alcançará uma taxa de conversão impressionante e, ao mesmo tempo, estabelecerá a confiabilidade da sua marca pessoal.

Você também vai querer se tornar muito bom na divulgação de e-mails para trabalhar com outros blogueiros e influenciadores. Portanto municie-se de ferramentas para automatizar seu trabalho de reunir as informações de contato das pessoas e enviar e-mails personalizados para angariar espaço em guest blogs e oportunidades de afiliados.

3. Comece a avaliar sistematicamente produtos e serviços

Concentre-se na avaliação de produtos e serviços que se enquadram em seu nicho. Em seguida, aproveitando o relacionamento que você criou com seu público e sua postura como um especialista, diga a seus leitores por que eles se beneficiariam com a compra do produto ou serviço que você está promovendo. Quase tudo o que é vendido online pode ser revisado se houver um programa de afiliados – você pode revisar produtos físicos, digitais ou até mesmo serviços reservados online, como passagens aéreas e aluguel de carros. É especialmente eficaz comparar este produto a outros da mesma categoria. Mais importante ainda, certifique-se de gerar conteúdo detalhado e articulado para melhorar as conversões.

4. Use várias fontes

Em vez de se concentrar apenas em uma campanha de e-mail, também invista tempo com um blog, alcançando seu público nas redes sociais e até mesmo procurando por promoções cross-channel. Teste uma variedade de estratégias de marketing para ver a qual delas seu público responde melhor. Faça uso frequente desta prática.

5. Escolha as campanhas com cuidado.

Não importa quão boas sejam suas habilidades de marketing, você ganhará menos dinheiro com um produto ruim do que com um valioso. Reserve um tempo para estudar a demanda de um produto antes de promovê-lo. Pesquise o vendedor com cuidado antes de formar uma equipe. Seu tempo vale muito e você quer ter a certeza de que está investindo em um produto ou serviço lucrativo e em um vendedor em quem você pode acreditar.

6. Fique atualizado com as tendências.

Existe uma concorrência séria na esfera do marketing de afiliados. Você vai querer ter certeza de ficar por dentro de todas as novas tendências para garantir que continue competitivo. Além disso, você provavelmente poderá se beneficiar de pelo menos algumas das novas técnicas de marketing que estão sendo criadas constantemente. Mantenha-se atualizado sobre todas essas novas estratégias para garantir que suas taxas de conversão e, portanto, sua receita sejam as mais altas possíveis.

Quais são as principais tendências de marketing de afiliados de 2021?

1. Relatórios e atribuição aprimorados de afiliados

Muitos programas de afiliados são executados com atribuição de último clique, em que o afiliado que recebe o último clique antes da venda obtém 100% de crédito pela conversão. Isso está mudando. Com as plataformas afiliadas que fornecem novos modelos de atribuição e recursos de relatório, você pode ter uma visão do cross-channel e de como as táticas de marketing individuais estão trabalhando juntas ao longo do funil.

Por exemplo, você pode ver que uma campanha social paga gerou o primeiro clique, o Afiliado X obteve o clique 2 e o Afiliado Y obteve o último clique. Com esse quadro completo, você pode estruturar suas comissões de afiliados para que o Afiliado X receba uma porcentagem do crédito pela venda, mesmo que não tenha obtido o último clique.

2. Os nichos de influência estão se tornando super direcionados

No passado, os grandes afiliados eram o esteio, pois os cupons e sites de mídia abrangiam tudo e geravam tráfego para centenas ou milhares de anunciantes. Este não é mais o caso. Com os consumidores usando palavras-chave de cauda longa e procurando produtos e serviços muito específicos, os influenciadores podem potencializar seu nicho super focado para o sucesso do marketing de afiliados. Os influenciadores podem não enviar aos anunciantes uma grande quantidade de tráfego, mas o público que eles enviam é confiável, direcionado e tem taxas de conversão mais altas.

3. A LGPD está mudando a forma como os dados pessoais são coletados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020 é um conjunto de regulamentos que regem o uso de dados pessoais no Brasil. Isso está forçando alguns afiliados a obter dados do usuário por meio de consentimento opt-in (políticas de privacidade atualizadas e avisos de cookies). Este novo regulamento também deve lembrá-lo de seguir as diretrizes da LGPD.

4. Os afiliados estão se tornando mais especializados e mais fortes

Os vendedores que recebem uma grande porcentagem de sua receita do canal de marketing de afiliados podem se tornar arriscadamente dependentes de seus afiliados. Quando isso acontece e os afiliados percebem sua importância eles começam a supervalorizar seu status para obter comissões mais altas e obter mais vantagens nas suas negociações com os vendedores.

Quais estratégias de marketing de afiliados você deve empregar em 2021?

1. Recomende apenas produtos com os quais você está extremamente familiarizado

Construir confiança com seu público é fundamental no marketing de afiliados, e a maneira mais rápida de perder a confiança é recomendar produtos que você nunca usou antes ou que não são adequados para seu público. Além disso, certifique-se de nunca dizer a ninguém para comprar um produto diretamente, você está simplesmente recomendando o produto. Quanto mais útil você for e quanto mais recomendações de qualidade, maior será a probabilidade de os visitantes da web voltarem para consultar seus conhecimentos.

2. Promova produtos de muitos vendedores diferentes

Não coloque todos os ovos na mesma cesta. Se você promover apenas os produtos de um vendedor, ficará preso com suas comissões, suas páginas de destino e, por fim, suas taxas de conversão. É importante trabalhar com muitos vendedores diferentes em seu nicho e promover uma ampla gama de produtos.

Essa estratégia de marketing de afiliados diversificará o número de comissões que você faz e irá criar um fluxo constante de receita ao construir um site de afiliados.

3. Teste e otimize constantemente suas taxas de conversão

Digamos que você tenha uma página de promoções na qual está promovendo um produto por meio de links de afiliados. Se você atualmente obtém 10.000 visitas / mês a uma taxa de conversão de 1%, você tem 100 referências. Para chegar a 200 referências, você pode se concentrar em obter mais 10.000 visitantes ou simplesmente aumentar a taxa de conversão para 2%.

O que parece mais fácil? Em vez de gastar meses construindo Autoridade de Domínio com blogs e posts de convidados para obter mais tráfego orgânico, você só precisa aumentar a taxa de conversão em 2%. Isso pode incluir a otimização da página de destino, o teste de suas frases de chamariz e a implementação de uma estratégia de otimização da taxa de conversão. Ao testar e otimizar seu site, você obterá resultados muito melhores com muito menos esforço.

4. Concentre-se em suas fontes de tráfego de afiliados

É importante saber de onde vem seu tráfego e os dados demográficos de seu público. Isso permitirá que você personalize suas mensagens para que possa fornecer as melhores recomendações de produtos afiliados. Você não deve se concentrar apenas na indústria em que está, mas nas origens de tráfego e no público que está visitando seu site. As fontes de tráfego podem incluir orgânico, pago, mídia social, referência, exibição, e-mail ou tráfego direto.

Você pode visualizar dados de origem de tráfego no Google Analytics para entender coisas como tempo na página, taxa de rejeição, localização geográfica, idade, sexo, hora do dia, dispositivos (celular x desktop) e muito mais para que você possa concentrar seus esforços no tráfego de conversão mais alto. Esses dados analíticos são cruciais para tomar decisões, aumentar suas taxas de conversão e fazer mais vendas de afiliados.

Conclusão

Olhando para as estatísticas do marketing de afiliados apresentadas no início deste artigo, devemos reconhecer seu poder e capacidade de gerar valor tanto para os vendedores assim como para os afiliados.

Da perspectiva das empresas – vendedores – o marketing de afiliados não precisa ser um método de marketing independente. Em vez disso, pode funcionar perfeitamente em conjunto com outras formas de marketing e pode impulsionar qualquer promoção ou campanha. Quando as empresas estão se concentrando em determinados produtos e têm uma ótima oferta, isso pode ser enviado aos afiliados, que podem ajudar nos esforços promocionais e aumentar o interesse.

O marketing de afiliados tem muitos benefícios e, ao integrá-lo ao seu plano de negócios, não só ajudará a gerenciar o orçamento de marketing de forma eficaz, mas também poderá aumentar a exposição da marca a um novo público. Isso tem muitos efeitos adicionais positivos quando visto como parte do quadro geral, incluindo a construção da marca e a otimização dela para SEO. Se o marketing de afiliados ainda não faz parte do seu arsenal, agora pode ser a hora de adicioná-lo à sua estratégia de marketing, ou arriscar ficar para trás no competitivo mundo das vendas digitais.

Referências

Enfroy, Adam.  Affiliate Marketing in 2021: What It Is and How You Can Get Started. Disponível em:  https://www.bigcommerce.com/blog/affiliate-marketing/#how-do-affiliate-marketers-get-paid

Hallur, Akshay 75+ Shocking Affiliate Marketing Statistics in 2021. Disponível em:  https://bloggingx.com/affiliate-marketing-statistics/

Sherer, Samantha. 10 reasons why small businesses should use affiliate marketing. Disponível em:  https://www.awin.com/ca/how-to-use-awin/10-reasons-why-small-businesses-should-use-affiliate-marketing.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato