Inbound Marketing como Estratégia de Comunicação

O Inbound Marketing é um conjunto de ações no seu plano de comunicação digital com foco em atrair a atenção de clientes em potencial ou novos clientes. Através da oferta de um conteúdo atraente e experiências personalizadas, a jornada do consumidor deve ser memorável e responder as necessidades exclusivas de cada usuário. O “marketing de atração” deve criar conexões, responder a perguntas e resolver problemas.

Inbound marketing
Inbound Marketing: O "Marketing de Atração".

Antes de mais nada, quem trabalha com marketing digital com certeza já ouviu dessa expressão. Assim, vamos explorar esse termo tão usado nos dias atuais. Pois, a principal vantagem do Inbound Marketing, com relação às ações de marketing tradicional, é o foco na atração direcionada a clientes em potencial.

Dessa forma, por meio da entrega de um conteúdo relevante, a empresa busca trazer uma série de benefícios ao negócio. Portanto, uma boa estratégia de Inbound Marketing permite à empresa atrair mais clientes, aumentar a sua relevância e converter mais.

O objetivo desse artigo é o estudo sobre o tema. Para tanto, lançamos a discussão sobre o significado da expressão e uma reflexão sobre suas fases propostas durante o funil da jornada de compra. Além disso, propomos como objeto de análise uma reflexão sobre:

  • O que é Inbound Marketing?
  • Como é a Metodologia do Inbound Marketing?
  • Perguntas frequentes sobre o Inbound Marketing
  • Como a Wedoiti pode ajudar com o Inbound Marketing da sua empresa?

Ou seja, o Inbound Marketing não é apenas uma tendência! Dessa forma, o “marketing de atração” veio para ficar. Pois ele realmente funciona. Já que as taxas de retorno do investimento podem facilmente serem monitoras através do estudo dos dados analíticos dos seus ambientes digitais. Mas, para tanto, você verá que serão necessários esforços na geração de um conteúdo de qualidade e que seja relevante no dia a dia da sua audiência.

Quando feito de maneira adequada, sua estratégia de comunicação digital torna-se uma fonte de geração de leads mais econômica. Dessa forma, os esforços de atração se torna mais eficiente do que muitos métodos tradicionais de marketing. Além disso, a geração de conteúdo atraente oferece a oportunidade da sua empresa se destacar de forma inovadora em seu setor.

O que é Inbound Marketing?

Inbound, do inglês, refere-se às mercadorias que chegam a um porto. Assim, vemos muita gente traduzir o termo Inbound Marketing como “marketing de entrada”. Mas, humildemente, propomos aqui chamar de “marketing de atração”. Pois, vemos como um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando um conteúdo realmente atraente.

Inicialmente, o termo Inbound Marketing começou a se popularizar, a partir de 2009, com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da HubSpot.

Em síntese, o “marketing de atração” propõe um trabalho integrado nos diferentes canais digitais. Através da geração de conteúdo que faça realmente a diferença para aumentar a visibilidade de seu negócio, diminuir o custo de atração de clientes e otimizar o processo de vendas. Para tanto, alguns exemplos de recursos utilizados nessa estratégia são blogs com conteúdo específico, postagens em redes sociais, vídeos no youtube e newsletters. Sempre provocando gatilhos mentais que promovam a conversão durante a experiência dos usuários (UX).

Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

A principal diferença entre essas duas estratégias está no fluxo da informação, na ideia sobre quem está procurando quem. Nesse sentido, são formas diferentes de trabalhar as estratégias de comunicação de uma empresa. No Outbound Marketing, é a empresa que dá o primeiro passo, com o uso de propagandas físicas e digitais.

Enquanto no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes. Acima de tudo, explora canais digitais, como: mecanismos de busca, blogs e redes sociais, para ser encontrada. Através da oferta de um conteúdo realmente atraente, a empresa deve gerar interesse do seu público. Seja conduzindo o cliente para o processo de conversão e vendas, como gerando interesse para conversar com um especialista sobre o assunto.

Com isso, o Inbound Marketing busca seduzir o cliente com um conteúdo relevante para que ele conheça ao seu produto. Além disso, o Inbound Marketing é mais barato que o marketing convencional. Tornando-se, assim, uma boa opção para a maioria das empresas.

Times square
No Inbound Marketing, anúncios como estes não acontecem.

Inbound Marketing

De forma geral, o “marketing de atração” se concentra na geração de um conteúdo de qualidade que seduza as pessoas para conhecer sua marca ou produto. Portanto, tenha em mente que sua audiência já está procurando respostas online, pesquisando seu setor, verificando seus concorrentes e tentando decidir se realmente precisa do seu serviço ou produto.

Assim, o objetivo é ter um conteúdo que esclareça a todos sobre a jornada do consumidor com relação ao seu produto ou serviço. Dessa forma, capturar esses clientes pulverizados nos mais diversos canais digitais hoje disponíveis. Afinal, ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses do seu cliente, você naturalmente atrai tráfego de entrada que pode converter, fechar e criar uma experiência memorável com o tempo.

Aproveite para se aprofundar no tema, lendo nosso Guia para impulsionar a sua marca nas mídias sociais.

Outbound Marketing

Em contrapartida, quando pensamos em estratégias tradicionais de marketing, miramos em ações de marketing externas. Sejam elas a compra de anúncios de rádio e TV, veiculação de anúncios impressos, compra de listas de e-mail, ligações não solicitadas, publicidade em outdoors ou patrocínio em espaços públicos.

Portanto, nessa modalidade, estamos divulgando nossa mensagem para o público em geral, sem distinção.  Assim, o movimento é como o lance de uma flecha sem alvo, na esperança de uma resposta que gere novos negócios. Dessa forma, o Inbound não tem como objetivo substituir esta forma de publicidade, mas sim a aprimorá-la e complementá-la.

Como é a Metodologia do Inbound Marketing?

Em resumo, o Inbound Marketing envolve todas estratégias de marketing digital com o objetivo de atrair o interesse da audiência. Por isso, denominamos antes de “marketing de atração”. Dessa forma, o foco do inbound é fazer uso do marketing de conteúdo gerando artigos e postagens que conduzam o usuário à solução de um problema.

O objetivo é criar um conteúdo educativo, capaz de orientar o usuário e despertar a atenção dele para a sua marca. Ao invés de oferecer anúncios, nos moldes do marketing tradicional. Afinal, sua empresa deve ser vista como uma marca parceira. Capaz de ir além e oferecer soluções.

Já que o foco do Inbound Marketing é atrair, converter, vender e encantar. Com toda a certeza, o primeiro passo é a conversão de visitantes em leads, para posteriormente converter os mesmos em clientes.

Portanto, a ideia é atrair seu potencial cliente por meio de conteúdo realmente atraente, que gere valor para ele. E, no momento certo, a lembrança da sua marca. Explore mais e se aprofunde sobre como fazer a estratégia digital do seu negócio.

Garotas criando conteúdo juntas
Produzir um conteúdo cativante é essencial para uma boa estratégia de Inbound Marketing.

Quais são as etapas do Inbound Marketing?

Para isso, o Inbound Marketing precisa ser dividido em pelo menos cinco fases importantes: ATRAIR, CONVERTER, VENDER, FIDELIZAR e ANALISAR. Durante esse processo, você não conhece seu possível cliente e ele talvez desconheça a sua empresa também. Pois, sabemos que durante a pesquisa na jornada de compra, seu potencial consumidor não sabe como funciona seu produto ou serviço. Talvez ele nem imagina que precise das suas soluções.

No esquema abaixo, propomos uma evolução do seu cliente durante a sua jornada de compra:

Jornada do consumidor segundo Inbound Marketing
Jornada do Consumidor.

Para transformar estranhos em visitantes:

ATRAÇÃO – hoje em dia, estar na web é um requisito básico para qualquer negócio. Para isso, foque sua comunicação em atrair as pessoas realmente interessadas no seu produto. Nesta fase, o conteúdo tem como objetivo seduzir o público-alvo. Conduza-o para conhecer a marca ou o produto. Dessa forma, queremos atrair os estranhos certos para o seu site. Dessa forma, com conteúdo de qualidade e atraente, seu material digital deve responder às suas dúvidas do seu nicho alvo.

Portanto, sua comunicação deve falar de forma direta com as Personas que da sua empresa. Para essa atração, usamos blogs, mídias sociais, palavras-chave e estratégia de SEO. Ou até mesmo, publicidade externa que conduzam ao seu ambiente digital, recheado com o seu conteúdo diferenciado e inovador.

Para transformar visitantes em leads:

CONVERSÃO – leads são os potenciais clientes que demonstram interesse em seu produto, personificando uma grande oportunidade de negócio para a sua marca. Assim, a ideia nessa fase é transformar as visitas ao seu site em leads. Para que, assim, eles avancem na jornada de compra. Dessa forma, é possível mapear os estágios em que os leads estão. E, então, acelerar o processo de venda. Com páginas de destino otimizadas, formulários e gatilhos mentais atraentes, convertemos esses visitantes em leads qualificados.

Afinal, qualquer dado de contato é valioso para o profissional de marketing digital. Portanto, ofertar um conteúdo diferenciado e premium em troca dessas informações é uma boa tática. Isso inclui e-Books, white papers, infográficos, webinars, estudos de caso e lista de dicas, entre outros. Ofereça sempre uma vantagem ao seu público.

Para transformar leads em consumidores:

VENDA – o trabalho de geração e nutrição de leads visa criar demanda e oportunidades de negócios para a sua empresa. Por isso, com a ajuda de ferramentas específicas, sua marca deve fazer de tudo para transformar esses leads em novos clientes.

Dessa forma, compartilhamos para o seu conhecimento algumas dessas ferramentas. São elas: pontuação de leads, relatórios de loop fechado, nutrição de leads e ampla inteligência de leads. Esses são exemplos de melhores práticas de acompanhamento de leads e táticas de vendas.

Mulher mais velha dando opinião
Clientes satisfeitos são os melhores propagadores de uma marca.

Para transformar consumidores em divulgadores:

FIDELIZAÇÃO – este componente pode até ser esquecido algumas vezes do Inbound Marketing. No entanto, pode ser sua arma secreta para garantir a sua marca como referência e alvo para novos negócios.

Depois que alguém se torna um cliente, você deve mantê-lo a todo custo. Portanto, continue a compartilhar conteúdo que ajude o seu consumidor a usar melhor seus produtos ou serviços. Você deve tratá-lo como parceiro para a vida toda.

Validação do modelo de trabalho:

ANALISAR – enquanto nas mídias tradicionais há uma enorme dificuldade em calcular a taxa de retorno para qualquer investimento em comunicação, no ambiente digital a utilização de parâmetros de medição e avaliação são muito mais fáceis e diretas. Já que os meta-dados registram todas as informações importantes durante a jornada de compra.

Portanto, avaliar seus resultados com base em dados e medir o retorno dos seus investimentos devem fazer parte da rotina de trabalho do profissional de marketing digital.

Práticas de Inbound Marketing

Atualmente, vemos muita confusão no emprego de termos como Inbound Marketing e Content Marketing. Embora sejam termos muito próximos, eles não possuem o mesmo significado. Já que o “marketing de atração” (inbound) se refere às práticas de encantamento da audiência, através da oferta de um conteúdo realmente atraente, nos diversos canais digitais da sua em empresa. Enquanto, o marketing de conteúdo tem o seu foco na geração do material a ser utilizado nessa divulgação. Em sua, são termos diretamente ligados, mas com significados distintos.

Afinal, um bom planejamento de marketing digital é essencial para o sucesso da estratégia de comunicação.  Nesse sentido, abaixo, propomos um passo a passo do que fazer:

  1. Crie um plano de Inbound Marketing que dialogue com a sua audiência;
  2. Modernize o seu site;
  3. Utilize técnicas de otimização de SEO para o seu blog;
  4. Crie aderência entre a sua marca e o público-alvo nas redes sociais;
  5. Gere um conteúdo realmente atraente;
  6. Faça ações de re-marketing através do e-mail;
  7. Disponibilize e-Books;
  8. Promova Webinars.

Perguntas frequentes sobre o Inbound Marketing

A Wedoiti tem expertise no atendimento digital, tanto em tecnologia, como na experiência do usuário. Como, também, somos especialistas em marketing digital, mídias sociais e em Web Analytics. Assim, percebemos que Inbound Marketing é um tema que gera muitas dúvidas.

A proposta é que nossa equipe seja uma extensão da sua. Então, colecionamos uma série de perguntas comuns em nossos atendimentos, para compartilhar as respostas mais frequentes. Mas, lembrando que cada caso tem condições específicas que devem ser encaminhadas de formas personalizadas.

Quanto tempo o Inbound Marketing exigirá da minha equipe?

O tempo necessário de dedicação, a cada semana, da sua equipe de marketing varia de acordo com o nível de serviço que você pretende dispor. No entanto, os primeiros 90 dias são normalmente os mais cruciais. Pois, em um processo de integração acelerado para desenvolver sua estratégia, a disponibilidade do HubSpot e os lançamento de campanhas devem ser o mais rápido possível (mas sem sacrificar a qualidade). Isso significa que investigamos profundamente o seu negócio.

Somos especialistas em “extrair” as informações necessárias para formar uma parceria efetiva. Dessa forma, colocamo-nos como uma extensão da sua empresa e parte da sua equipe de marketing! Fornecemos recomendações detalhadas sobre quanto tempo esperar e quem deve se envolver para garantir o sucesso na comunicação.

Tempo
É preciso paciência para colher os frutos com o Inbound Marketing.

Quanto tempo leva para ver os resultados com o “marketing de atração”?

Como é comum em qualquer planejamento de marketing, é difícil prever exatamente quanto tempo é necessário para obter os resultados. Pois há muitas variáveis que não se limitam ao seu setor de atuação. Assim, devemos levar em conta também a duração do seu ciclo de vendas, esforços de marketing e envolvimento da marca na parceria.

No entanto, a maioria de nossos clientes começa a ver resultados como aumento de tráfego quase imediatamente após o lançamento do primeiro conteúdo.  A partir daí esse fluxo cresce exponencialmente.

Mas, é importante entender que ações de Inbound Marketing não é uma solução rápida ou com resultados de curto prazo. De fato, leva alguns meses para começar a ver um aumento significativo no número de leads obtidos. Geralmente, serão necessários uns seis meses para gerar novas receitas a partir de esforços de Inbound Marketing.

Posso promover o meu Inbound Marketing sozinho?

Sim! Você definitivamente pode fazer isso por conta própria. Pois muitas empresas criam internamente com muito sucesso. Embora, nas empresas, que desempenham melhor resultados com o Inbound Marketing, sempre há um funcionário dedicado a esse trabalho de atração em tempo integral (ou equipe inteira). 

Com os serviços da Wedoiti, você terá uma assinatura da solução líder de “marketing de atração” da HubSpot e acesso exclusivo a uma equipe de especialistas e recursos de Inbound Marketing. Nossa equipe irá guiá-lo por todo o processo, passo a passo. Para que assim você utilize a plataforma da HubSpot de forma eficaz. Temos opções de planos para cada tipo e tamanho de empresa. Nosso objetivo é atender às suas necessidades e garantir a visibilidade dos resultados.

O que é liderança inovadora e por que preciso dela?

Uma liderança inovadora surge quando pessoas ou marcas são vistas com autoridade em seu campo de atuação. Isso pode ser alcançado de várias maneiras. No entanto, uma das mais eficazes é por meio da criação e postagem de um conteúdo realmente atraente. Ser visto como um líder inovador ajuda a construir confiança e credibilidade, no início da jornada de compra. De forma a potencializar a geração de leads, transformando a marca ou o nome em referências. E, por consequência, proporcionando novos negócios.

Em última estância, devemos valorizar aqueles ao seu redor. Inclua no seu plano de comunicação seus parceiros, possíveis clientes e clientes existentes. Afinal, você não é apenas um fornecedor de produtos ou serviços. Você se posicionar como um parceiro que agrega valor ao relacionamento, seja tanto no online, como no offline.

Posso criar meu próprio conteúdo?

Criação de conteúdo
Todos podem criar seu próprio conteúdo.

Com certeza! Sempre encorajamos os nossos clientes, que ainda não têm um blog estabelecido, a utilizar nossos redatores até que possa ser organizado internamente. Criar um conteúdo estratégico, otimizado e bem escrito pode ser uma das tarefas mais demoradas e desafiadoras para um profissional de marketing digital. No entanto, sem conteúdo, você não tem gás para manter a manutenção dos seus canais de comunicação digital. 

Portanto, a publicação consistente de um conteúdo realmente atraente é uma obrigação. Por esse motivo que sempre oferecemos a criação de conteúdo como parte de nossas parcerias.

Como sua equipe pode escrever conteúdo sem ser um especialista em meu setor?

Temos orgulho de fornecer conteúdo exclusivo e de alta qualidade para os nossos clientes! Não importa qual seja a área de atuação. Para isso, criamos um grupo cooperativo de redatores com os quais trabalhamos, atendendo as necessidades de nossos clientes. Nossos escritores escrevem sobre uma variedade de tópicos e sempre se aprimoram com pesquisas conforme a demanda. 

No entanto, contamos com o conhecimento dos nossos clientes na exploração dos temas a serem aprofundados. Construímos juntos uma jornada pelo conhecimento. Portanto, se nossos escritores ainda não têm experiência em escrever sobre sua indústria, desenvolveremos essa habilidade ou iremos buscar aqueles que têm! 

Por fim, oferecemos também um filtro editorial completo pelo qual cada conteúdo passa antes de chegar até a audiência. Para assim, garantir que todo o conteúdo publicado siga os nossos padrões de qualidade.

Agência digital
Na Wedoiti, temos um time especializado em marketing digital.

Como a Wedoiti pode ajudar com o Inbound Marketing da sua empresa?

Para a Wedoiti, a transformação digital é chave mágica para o fortalecimento do seu negócio. Nesse cenário de reclusão social, devido à pandemia, as marcas precisam se posicionar no processo de inovação digital. Para, dessa forma, permanecerem vivas e competitivas. Nossos serviços de transformação digital ajudam a identificar as lacunas digitais na estratégia da sua empresa. E assim, definir quais os processos e jornadas essenciais à transformação e logo priorizá-las.

Entenda nossa expertise! Segue algumas opções de proposta de trabalhos com os quais podemos impulsionar a estratégia de comunicação da sua marca. 

Pesquisa das Personas da Marca

Você não pode construir uma estratégia de “marketing de atração” personalizada sem compreender totalmente seus melhores clientes. Usamos pesquisas e entrevistas em profundidade para construir perfis de Personas exclusivas à sua marca. Dessa forma, garantimos o direcionamento de um conteúdo e mensagens que serão realmente atraentes para a sua audiência.

Marketing de conteúdo

Nossos serviços de marketing de conteúdo conta com uma equipe de consultores, redatores e designers, que é hábil na criação de conteúdo otimizado e envolvente. Para a conversão de novos leads, o material escrito é direcionado às Personas da sua marca, de forma exclusiva. Nós nos especializamos em aprender com o seu negócio. Para assim, criar um conteúdo marcante e com resultados.

Marketing de mídia social

A mídia social é uma tática eficaz usada no Inbound Marketing. Dessa forma, ajudamos nossos clientes em tudo; desde a elaboração de uma estratégia de comunicação consistente, até o monitoramento dos dados analíticos. Confira nossa página de serviços de agência de marketing e gerenciamento de redes sociais.

Motor de Otimização de Busca

Se seus potenciais clientes estão pesquisando nos mecanismos de busca da internet, fazendo perguntas e procurando um item específico, você precisa ter a certeza de que eles encontrem a sua empresa. E não, os seus concorrentes. A otimização de SEO é uma parte crítica de toda estratégia de Inbound Marketing. Nesse requisito fazemos a diferença com nossos serviços de agência SEO!

Marketing por e-mail e geração de leads

A comunicação via e-mail conserva o seu lugar de destaque no marketing online. O uso de e-mail, tanto para promoção, quanto para fomento de uma ideia, garantirá a atração de potenciais clientes ao longo da jornada de compra. E, dessa forma, agregando valor a longo prazo.

Tecnologia de automação de marketing

Sua estratégia de Inbound Marketing caminha junto com a implementação de uma plataforma de atendimento automatizada. Por esse motivo, somos orgulhosos parceiros da HubSpot. Para isso, somos capacitados em auxiliar nossos clientes com a instalação, acompanhamento da configuração inicial e personalizações mais complexas.

Conclusão sobre o Inbound Marketing

Por fim, o especialista em Inbound Marketing é o profissional responsável em gerenciar o funil na jornada de compra. Para isso, deve atuar na automação de marketing e gerir projetos de geração de conteúdo, SEO, mídias sociais, desenvolvimento web e compra de mídia. Cabe a esse profissional uma visão crítica sobre a eficiência de cada canal de comunicação digital e um planejamento de comunicação eficaz, visando a melhor experiência do usuário.

Portanto, nossa proposta com este artigo é uma reflexão sobre as técnicas do “marketing de atração”. Sugerimos uma análise das cinco fases do funil da jornada de compra. Assim, nosso conteúdo transitou pelo tema avaliando:

  • O que é Inbound Marketing?
  • Como é a Metodologia do Inbound Marketing?
  • Perguntas frequentes sobre o Inbound Marketing
  • Como a Wedoiti pode ajudar com o Inbound Marketing da sua empresa?

Afinal, a implementação de uma estratégia de comunicação que inclua o Inbound Marketing pode ser de suma importância para o destaque da sua marca. De forma didática, tentamos esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre o tema. Então, sua opinião é importante para nós. Por favor, compartilhe com a gente a sua opinião. Ajude-nos, caso tenhamos esquecido de algum ponto que você considere importante. Agradecemos a sua colaboração e nos colocamos à disposição para te orientar nesse processo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato