Guia para sua empresa ter sucesso no Google Meu Negócio em 2021

O Google Meu Negócio é um serviço gratuito utilizado por empresas de todos os portes. Primordialmente ele melhora a presença digital do seu negócio e aumenta o tráfego orgânico local para ele. Isso acontece não só porque a competição de pesquisa no Google,  na localidade em que se encontra seu negócio, é muito menor  mas também por conta da alta competição e custos por palavras-chave relacionadas com  intenção de compra, em toda a web.  Portanto é mais fácil para sua empresa se destacar e ter um desempenho local.

Banner Google Meu Negócio

Desde já, saiba que o Google Meu Negócio (GMB) a tem as ferramentas de que você precisa para fazer sua empresa crescer em sua localidade e em determinada região geográfica no entorno dela. Logo, esse é um primeiro passo para quem deseja aparecer na primeira página do Google.

Porém, não basta criar somente uma página no GMB e achar que o trabalho termina por aí. Há outras ações que você deve por em prática  para  melhorar sua mira quando for posicionar sua empresa no Google. 

Ações, que iremos descrever aqui no artigo. Tudo para que você comece a usar o Google Meu Negócio, com muita facilidade. Mas antes vamos falar sobre o que exatamente é o Google Meu Negócio. Vamos lá!

O que é o Google Meu Negócio?

Busca Wedoiti
Após inserir sua empresa no GMB, ela aparacerá assim nos resultados de busca.

A princípio, O Google Meu Negócio complementa os sites já existentes de uma marca, dando a ela uma identidade pública e presença com uma listagem no Google.

Além disso, as informações fornecidas sobre uma empresa por meio do Google Meu Negócio podem aparecer na Pesquisa Google e no Google Maps.

Contudo, qualquer plataforma de terceiros que utilize a API do Google Maps também mostrará listagens do Google Meu Negócio, independentemente do tipo de dispositivo usado para pesquisar.

Nesse sentido, se você já usou algumas ferramentas do Google para complementar sua empresa (Google+, por exemplo), ou sua empresa já está em operação há algum tempo, é provável que ela já esteja listada no Google Meu Negócio.

O Google Places para empresas e o painel de páginas do Google+ eram as melhores maneiras de gerenciar suas informações comerciais anteriormente.

Assim, ambos foram atualizados automaticamente para a plataforma universal do Google, o Google Meu Negócio.

Por quê usar o Google Meu Negócio?

 Um relatório de 2019 da BrightLocal descobriu que 64% dos consumidores acessaram o perfil das empresas no Google Meu Negócio para encontrar o endereço ou número de telefone de uma empresa local. Além disso, a maioria das pesquisas orgânicas vêm do Google.

Antes de mais nada, o Google tende a favorecer as empresas que fornecem sinais claros ao mecanismo de pesquisa sobre o que ela faz e o que está vendendo. Ao otimizar seu site para SEO e seu perfil no GMB, você estará facilitando o rastreio e coleta de informações sobre seu negócio para o  Google. Quanto mais bem compreendido o seu negócio pelo Google, mais confiança ele terá em você, ajudando-o a ficar mais visível nos resultados das pesquisas.

Em vez de apenas aparecer nos resultados da pesquisa para o nome da sua empresa, você também pode aparecer nos resultados que chamam mais atenção. Como por exemplo, nos rich snippets. Você pode estar estranhando o nome mas se depara com eles toda vez que faz uma pesquisa no Google. Os snippets (ou recortes) têm uma taxa de cliques mais alta. Isso acontece porque as pessoas simplesmente preferem clicar nos resultados que fornecem mais informações. Se seu negócio aparece na pesquisa como um snippet , sua taxa de cliques irá aumentar. Logo você obterá mais tráfego desse resultado de pesquisa.

Como criar um perfil no Google Meu Negócio?

Antes de mais nada, coloque  o nome da sua empresa no Google. Pode ser que seu negócio já tenha um perfil no GMB. Isso ocorre porque O Google se encarrega de criar listagens usando os dados rastreados de sites. Logo, isso faz com que muitas empresas tenham uma listagem que não está sendo utilizada. Se for esse o caso, você pode reivindicá-la seguindo esses passos. Se não houver, basta criar. 

Informações básicas

Ao criar uma listagem, você deve obter o básico: o nome, endereço e número de telefone e CNPJ. É importante que as informações exibidas não apenas sejam precisas, mas também estejam de acordo com outros perfis e diretórios online em que você está. Isso ocorre porque o Google os usa para examinar outras listagens que encontra nas páginas de resultados (SERPS). Portanto, certifique-se de usar:

  • O nome completo da sua empresa – por exemplo, usamos ‘Wedoiti – Marketing Digital e Redes Sociais | Tecnologia e Analytics’ e não simplesmente ‘Wedoiti’;
  • O endereço completo da sua empresa – se você abreviar uma palavra no seu endereço, como ‘Avenida’ para ‘Av.’, mantenha-a consistente em todas as suas listagens online;
  • Número de telefone completo da sua empresa – mantenha-o localizado com DDD.

Isso feito, o Google irá solicitar uma verificação. Afinal, eles precisam saber se essa empresa realmente existe. Caso não seja feita, você não terá acesso à multitude de ferramentas do GMB. Em suma, o Google enviará a você um cartão-postal com código de verificação que você usará para verificar sua listagem e sua empresa estará oficialmente ativa. Esse processo não demora mais que uma semana.

Otimizando sua listagem

Preencheu todas as informações já confirmou a verificação da sua empresa? Ótimo! Agora vamos entrar no GMB mesmo e olhar formas de posicionar melhor sua listagem.

1. Insira dados completos para sua listagem

My Business busca localização
A descoberta por localização, é uma das grandes vantagens do GMB.

Os resultados da pesquisa local favorecem os resultados mais relevantes para as pesquisas.

As empresas que oferecem as informações mais detalhadas e precisas serão mais fáceis de servir na pesquisa.

Não deixe nada para ser adivinhado ou presumido.

Certifique-se de que seu perfil comunica o que sua empresa faz, onde ela está e como eles podem adquirir os produtos e / ou serviços que sua empresa oferece.

2. Inclua palavras-chave

Assim como o SEO de um site tradicional, o Google usa uma variedade de sinais para fornecer resultados de pesquisa.

Incluir palavras – chave e frases de pesquisa importantes em sua listagem de empresas será extremamente útil, especialmente porque o site de sua empresa está listado diretamente em sua listagem do GMB.

Use-os na descrição da empresa e cada vez que publicar uma publicação local para o seu público.

3. Mantenha o horário de funcionamento da empresa preciso

É importante definir o horário de funcionamento, mas é igualmente importante atualizá-lo sempre que houver alteração.

O Google oferece a capacidade de personalizar o horário de feriados e outros eventos especiais.

Ele deve estar sempre atualizado para manter o seu site preciso e os usuários satisfeitos.

E, na era do COVID-19, o GMB oferece ainda mais flexibilidade em horários e mensagens para clientes em potencial.

Observação: o horário de funcionamento adicional não será exibido para sua empresa até que o horário normal seja definido.

4. Adicionar fotos

A princípio, as fotos ajudam o desempenho das listagens de empresas mais do que a maioria dos proprietários e profissionais de marketing provavelmente espera.

Nesse sentido, empresas com fotos em suas listagens recebem 42% mais solicitações de instruções de direção no Google Maps e 35% mais cliques em seus sites do que empresas sem fotos, de acordo com o Google.

Continue lendo pois traremos dicas específicas para fotos mais abaixo.

5. Gerenciar e responder às avaliações do cliente

Interagir com os clientes respondendo aos comentários deles mostra que sua empresa valoriza seus clientes e o feedback que eles deixam a respeito.

Avaliações positivas terão um efeito positivo sobre os clientes em potencial ao pesquisarem sua empresa.

Eles também aumentam a visibilidade da sua empresa nos resultados de pesquisa.

Ou seja, incentive os clientes a avaliarem sua empresa  criando um link em que eles possam clicar para escrever comentários sobre ela.  Experimente e deixe uma avaliação sobre a Wedoiti neste link.

6. Deixe os clientes enviarem mensagens para você

De antemão, pode ser um pouco inconveniente às vezes, mas as mensagens de e para os clientes são ativadas apenas por meio do aplicativo Google Meu Negócio.

Para fazer isso, toque em Clientes , em Mensagens e em Ativar através do aplicativo.

Uma vez habilitado, os clientes poderão enviar mensagens às empresas por meio de seus Perfis de Negócios com o botão Mensagem que aparece.

Por fim, as mensagens podem ter respostas automatizadas personalizadas para dar as boas-vindas aos clientes para as mensagens recebidas.

Isso ajuda na capacidade de resposta e visibilidade do negócio, uma vez que os tempos de resposta não sofrerão tanto.

Para obter o máximo de desempenho e visibilidade por meio da lista do GMB, é fundamental manter o tempo de resposta da mensagem abaixo de 24 horas.

Mas obviamente quanto mais rápido melhor.

Em suma, os clientes não querem esperar por respostas e, muitas vezes, uma resposta rápida é a diferença entre um cliente ganho e um cliente perdido.

7. Use postagens locais

Posts My Business
Procure produzir seu próprio conteúdo para o GMB. Isso aumenta suas chances de aparecer em cima nas pesquisas.

Você pode publicar ofertas, eventos, produtos e serviços diretamente na Pesquisa Google e no Maps por meio de postagens no Google Meu Negócio.

Além disso, as postagens permitem que você se envolva com seu público e mantenha sua presença atualizada no Google. E elas podem ser publicadas de qualquer lugar, a partir de um telefone, tablet ou computador.

Entretanto certifique-se de que cada postagem seja de alta qualidade – sem erros de ortografia, caracteres corrompidos, rabiscos ou informações inúteis. Esse é um elemento de avaliação crucial tanto pelas pessoas como pelo Google.

Acima de tudo, eles devem ser respeitosos e nunca ofensivos.

Em conclusão, as melhores postagens incluem imagens e links, mas os links sempre devem ser para sites confiáveis.

Política de postagens

Há de ressaltar, que o Google possui restrições para empresas em setores que ele entende que podem explorar o consumidor se não regulamentadas. Essas empresas podem usar postagens, mas não podem postar conteúdo relacionado aos próprios produtos.

Essas indústrias normalmente incluem:

  • Serviços para adultos;
  • Álcool e tabaco;
  • Produtos farmacêuticos e drogas recreativas;
  • Saúde e dispositivos médicos;
  • Serviços relacionados a jogos de azar;
  • Fogos de artifício;
  • Armas;
  • Serviços financeiros.

8. Mudanças geradas pela pandemia

A princípio, se as lojas operarem de maneira diferente do normal devido às restrições ou diretrizes de segurança do COVID-19, as empresas podem atualizar seus perfis no GMB para fornecer as informações mais precisas aos clientes.

Recursos adicionados recentemente tornam a comunicação com clientes atuais e potenciais mais fácil no momento da pandemia.

Além de horários comerciais personalizáveis ​​e postagens Locais, uma empresa pode:

  • Marcar a loja como temporariamente fechada;
  • Gerenciar opções de entrega;
  • Adicione atributos de saúde e segurança.

9. Use os atributos especiais

Os recursos mais recentes do GMB permitem que empresas de propriedade de negros e lideradas por mulheres sejam destacadas em seus perfis.

Isso também permite outros recursos, como por exemplo sinalizar que seu restaurante possui mesas ao ar livre e similares.

Se a empresa for relacionada à saúde , atributos adicionais podem estar disponíveis, incluindo:

  • Informe os clientes se sua empresa oferece atendimento online.
  • Forneça aos clientes um método direto para agendar e receber atendimento online.

10. Use o Catálogo de Produtos

Cátalogo de produtos
Se aplicável ao seu negócio, não deixe de usar o catálogo de produtos do GMB.

De antemão, para os negócios que desejam exibir produtos , o Editor de produtos do GMB permite que eles façam exatamente isso.

Além disso, a maioria dos tipos de negócios está qualificada para exibir produtos, desde que sejam empresas de pequeno e médio porte; e alguns setores de negócios.

As empresas maiores precisam usar os anúncios locais para divulgar seus produtos.

Nesse sentido, oferecer informações sobre os produtos, incluindo preços, detalhes e fotos, permite que os clientes tenham uma ideia melhor sobre eles e interajam mais com as empresas.

Esses detalhes do produto também permitem que o Google entenda melhor seu negócio.

Fotos e vídeos para sua ficha do Google Meu Negócio

Fotos GMB
Suas fotos podem ser tanto artes de artigos quanto dos próprios colaboradores da empresa.

A imagem mais importante para uma lista do GMB é obviamente o logotipo.

Provavelmente não haverá uma imagem que obtenha mais exposição e provavelmente não haverá uma que tenha mais impacto.

O Google recomenda que as empresas usem seu logotipo para ajudar os clientes a identificar sua empresa com uma imagem quadrada.

Outros tipos de ativos digitais que devem ser adicionados à sua lista do GMB são:

Foto de capa

Sua foto de capa deve mostrar a personalidade de sua página de marca.

A foto da capa é a foto grande apresentada no topo do perfil de negócios da marca, ela sempre será cortada para caber na proporção de 16: 9.

Fotos de interiores

Isso ajuda os clientes a entender melhor a experiência na loja em uma empresa.

Ele permite que os operadores de negócios compartilhem a aparência do interior da empresa, portanto, cause uma boa impressão!

Também permite que os clientes em potencial tenham uma ideia visual da loja, seu layout e quaisquer limitações potenciais que ela possa ter.

Fotos Adicionais

Outros tipos de fotos são usados ​​para destacar características de sua empresa que os clientes consideram ao tomar decisões de compra.

Essas fotos podem incluir outras fotos gerais que resumem a empresa e o que ela pode fazer pelos clientes.

Eles podem ser:

  • Produtos e / ou serviços que sua empresa oferece;
  • Equipes do negócio trabalhando e / ou auxiliando clientes.
  • Exterior da empresa e estacionamento disponível.

Todas as fotos devem seguir as práticas recomendadas do Google:

  • Formato : JPG ou PNG
  • Tamanho : entre 10 KB e 5 MB
  • Resolução mínima : 720 px de altura, 720 px de largura
  • Qualidade : A foto deve estar bem iluminada e focada, sem alterações ou uso excessivo de filtros. A imagem deve representar a realidade.

O Google também oferece a oportunidade de um tour virtual, o que aumentará ainda mais a visibilidade do perfil da marca.

Ele também pode atrair tráfego para a empresa com uma experiência interativa de 360 ​​graus.

Monitorando seus insights de listagem do Google Meu Negócio

Analytics
Os insights fornecem dados completos para você melhorar sua estratégia.

Nos últimos anos, o Google fez grandes avanços com os dados analíticos disponíveis para os perfis do Google Meu Negócio.

Agora chamado de Insights, o Google oferece às empresas uma maneira diferente de entender como os clientes interagem com os perfis  de empresas, incluindo:

  • Como os clientes encontram seu perfil;
  • Onde os clientes encontram você no Google;
  • Ações do cliente;
  • Pedidos de direção;
  • Telefonemas.

Como os clientes encontram seu perfil no Google Meu Negócio

Esta seção de Insights mostra como os clientes encontraram seu negócio em uma pesquisa “Direta” (eles procuraram o nome ou endereço de sua empresa) versus uma pesquisa “Descoberta” (eles procuraram por uma categoria, produto ou serviço que você oferece, e seu perfil apareceu).

Essas seções têm os seguintes rótulos em relatórios de insights :

  • Pesquisas de descoberta (por palavras-chave ou buscando outra empresa);
  • Total de pesquisas;
  • Pesquisas diretas.

Onde os clientes encontram você no Google

Esta seção mostra quantos clientes encontraram você por meio da Pesquisa Google ou do Google Maps.

Além de Listar na Pesquisa e Listar no Mapas , você verá o número de visualizações que sua listagem recebeu de cada produto no período de tempo que você selecionou.

De acordo com o Google, “visualizações” são como “impressões” em outras plataformas de análise.

Para ver quantas pessoas encontraram você em um determinado produto em um determinado dia, coloque o cursor sobre o segmento apropriado do gráfico no dia de seu interesse.

Essas seções têm os seguintes rótulos em relatórios de insights em massa:

  • Total de visualizações;
  • Visualizações de pesquisa;
  • Descoberta pelo mapa.

Ações do cliente

Esta seção mostra o que os clientes fizeram quando encontraram sua listagem no Google.

Total de ações fornece o total dos seguintes tipos de ações que os clientes realizaram em sua listagem:

  • Visite seu site;
  • Solicite direções;
  • Ligar para você;
  • Ver fotos.

Os rótulos a seguir estão disponíveis como relatórios nesta seção de relatório sobre as seguintes ações:

  • Totais;
  •  Do site;
  • De direções;
  • De chamada telefônica;
  • Solicitações de direção.

Esta parte do Insights usa um mapa para mostrar onde estão as pessoas que solicitam direções para chegar à sua empresa.

A localização da sua empresa é identificada no mapa e alguns dos locais mais comuns de onde as pessoas solicitam rotas para chegar à sua empresa são mostrados.

Ele ainda divide o número total de solicitações de direção por cidade ou bairro.

Telefonemas

Esta seção mostra quando e com que frequência os clientes ligaram para sua empresa por meio do seu perfil no Google.

Na parte superior da seção, Total de chamadas fornece o número total de chamadas para o período de tempo selecionado.

O gráfico oferece a capacidade de visualizar tendências por telefonemas por dia da semana ou hora do dia.

Isso permite que os empreendedores e gestores de negócio saibam quando os clientes estão mais propensos a ligar depois de ver seu perfil do GMB.

Fotos

Por último, o GMB permite que você examine a frequência com que as fotos da sua empresa são visualizadas com o gráfico de visualizações de fotos e o gráfico de quantidade de fotos .

Também há linhas nos gráficos que comparam os dados das fotos da sua empresa com os dados das fotos de outras empresas semelhantes à sua.

A seção deste componente de relatório inclui insights em massa para:

  • Total de fotos do proprietário;
  • Visualizações de fotos do proprietário;
  • Total de fotos do cliente;
  • Visualizações de fotos do cliente.

Conclusão

O Google lança constantemente novas atualizações no Google Meu Negócio, por isso é importante que você se mantenha atualizado e descubra quais recursos funcionam melhor para sua empresa.

Não há dúvida sobre isso: otimizar seu perfil do Google Meu Negócio é crucial se você deseja melhorar a visibilidade nos resultados da pesquisa local. Você precisa aproveitar ao máximo esta ferramenta de SEO gratuita. Vá além do básico e destaque-se da multidão se quiser aparecer nos pacotes locais.

Se você gostou deste artigo ou tem algo mais a acrescentar, por favor, deixe-nos saber em nossas redes sociais ou em um comentário abaixo. 

Por fim, se ainda sentir que precisa de uma ajuda profissional e capacitada para levar seu negócio pro mundo digital, entre em contato conosco!

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato