Guia para impulsionar a sua marca nas midias sociais

ilustração de mídias sociais

O objetivo deste guia é lhe apontar as melhores práticas na utilização das mídias sociais, para posicionar a sua marca na vanguarda da construção de um marketing de conteúdo relevante e que gerem fluxo ao seu ambiente digital.

A primeira rede social foi criada em 1995, com o nome de Classmates.com. Ela conectava estudantes norte-americanos e canadenses e tinha como objetivo fazer com que ex-alunos pudessem reencontrar antigos colegas de classe através da internet. No Brasil, esse conceito de plataforma de conexão entre as pessoas foi popularizado pelo Orkut, a partir de 2004.

O público brasileiro sempre teve uma relação muito direta com essa nova forma de comunicação, com adesão maciça a essas redes de contatos, apesar da exclusão digital causada pelas diferenças sociais existentes. Com o advento dos smartphones, esta barreira social foi quebrada. Hoje, os acessos às mídias sociais superam os canais de notícias, segundo dados do próprio Google.

As mídias sociais criaram uma nova forma das pessoas se relacionarem. A possibilidade de formar comunidades e grupos de discussões mudou definitivamente as formas de comunicação entre os indivíduos. Portanto, essas redes de contato facilitaram a interação entre pessoas, grupos e, até mesmo, empresas, através dos fóruns de discussão de interesses, valores ou ideias.

Uma marca, para estar presente na vida dos seus consumidores, deve priorizar a sua presença nessas plataformas de comunicação e entender que o marketing é uma via de mão dupla. Nas mídias convencionais, a comunicação é apenas das empresas para o consumidor. Dessa forma, uma propaganda era feita para atingir a maior quantidade de pessoas possível e impossibilitavam a interação com o usuário. Hoje em dia, com as mídias sociais, essa troca é em tempo real.

Como as redes sociais podem te ajudar na divulgação?

Nossa intenção com este artigo é apontar as melhores práticas na utilização das mídias sociais, para posicionar a sua marca na vanguarda da construção de um marketing de conteúdo relevante e que gerem fluxo ao seu ambiente digital.

Iremos te conduzir em um melhor entendimento para a:

  • Relevância das redes sociais para a sua marca;
  • Divulgação do seu negócio;
  • Determinação da melhor mídia social;
  • Exposição do conteúdo produzido;
  • Conexão com a User Experience do site;
  • Alinhamento com a estratégia digital.

Temos como proposta melhorar seu conhecimento sobre a importância dessas redes sociais e oferecer práticas objetivas para potencializar seus investimentos na geração de um conteúdo relevante. 

Com o objetivo de posicionar sua marca de forma diferenciada, traremos ao seu produto ou serviço leads que gerem vendas ao final do funil da jornada do consumidor. Hoje já são mais de 4 bilhões de usuários no mundo, ávidos por novidades, com grande potencial de crescimento exponencial na divulgação do seu negócio. Portanto, use essas plataformas de comunicação ao seu favor e transforme o apaixonado por sua marca no seu maior divulgador.

Relevância das redes sociais para a sua marca

Hoje em dia, é impossível construirmos uma boa estratégia de marketing digital sem imaginar a utilização das mídias sociais. Como foi falado anteriormente, o acesso dos usuários às redes sociais supera os acessos aos canais de notícia. Tenha em mente que a construção de um bom marketing de conteúdo para o seu site deve ter ressonância nas suas mídias sociais. Tanto como forma de atração para o seu ambiente digital, como para validar a informação divulgada.

Seu público é curioso e desconfiado! Sua relevância estará o tempo todo sendo colocada à prova. O consumidor está a um toque da informação, para o bem ou para o mal. Não há mais espaço para a divulgação de conteúdo sem consistência. Não há como sustentar uma fraude no mundo de hoje. Sua audiência conversa entre si. Portanto, não há como fazer uma estratégia de comunicação sem considerar essa troca de experiências.

Antigamente, era muito comum slogans como: o melhor do mundo, você não encontrará nada igual, inesquecível, entre tantos outros. Atualmente, ao gerar essa expectativa no consumidor, você pode criar um labirinto de questionamentos que podem colocar em cheque seu posicionamento de destaque entres os seus concorrentes. E pior, sua marca pode ser associada a ironias e sarcasmos irrefutáveis.

Seja criterioso na divulgação do seu conteúdo. Além disso, não crie falsas expectativas na sua audiência. Seja direto e honesto com quem você direciona sua mensagem. Portanto, prometa menos e entregue mais! Nunca prometa para o seu consumidor que ele será atendido sempre com um sorriso se você não conseguir treinar sua equipe a recebe-lo sempre com um sorriso. Pois, se um dia ele chegar no seu ponto de venda e não receber esse sorriso, pode ter certeza que além do seu cliente ficar chateado pela ausência da promessa feita ele vai recorrer às mídias sociais para pôr a “boca no trombone”. Ele fará de tudo para receber o que lhe foi prometido, nem que seja um mero sorriso.

Outro ponto importante é a forma orgânica na divulgação da informação. Um cliente satisfeito recomendará seu produto ou serviço para mais três a seis pessoas. Em contrapartida, alguém insatisfeito fará questão de atingir mais de dez pessoas com essa informação. Mais para frente falaremos como usar essas plataformas de comunicação como forma para atrair mais audiência para o seu site.

Não trate sua comunidade digital com desprezo, entregando as decisões da estratégia da comunicação para os cargos mais rasos da sua organização. Quando o consumidor acessa o perfil digital da sua empresa, nas mídias sociais, ele imagina estar falando com a marca como um todo. Então, ele espera ser ouvido e procura uma solução para as suas dores. Então, uma pergunta sem resposta pode gerar uma crise com consequências graves à imagem da empresa. Seja assertivo e rápido na resposta, pois um cliente insatisfeito não entende sistemas complexos de hierarquia na tomada de decisão.

Por fim, é possível marcar presença em mais de uma mídia social. Temos, hoje, diferentes tipos de rede de contatos com diferentes finalidades. Portanto, a boa estratégia de marketing deve entender essas diferenças para direcionar da melhor forma a sua comunicação, impactando assim suas diferentes personas de acordo com as caraterísticas específicas de cada mídia social.

Divulgação do seu negócio

Já exploramos em outro post sobre como elaborar um marketing de conteúdo realmente atraente. Se voce quiser mergulhar ainda mais no tema de marketing de conteúdo, vale uma visita ao site do Content Marketing Institute. Falamos sobre a importância da oferta de conteúdo com qualidade para atrair a audiência para o seu ambiente digital. Em adição, entendemos que os altos custos na geração de conteúdo têm como objetivo final uma maior conversão na jornada do consumidor e aumentar a rentabilidade da empresa.

Para isso, esse trabalho passa por um melhor entendimento da sua audiência e identificação das personas do seu nicho de atuação. Sua marca deve se comunicar na linguagem das pessoas que consumem seus produtos ou serviços, identificando as oportunidades e ameaças para o seu negócio. Para isso, entender o que a concorrência está fazendo é primordial para as melhores práticas na sedução do seu consumidor.

As mídias sociais devem espelhar uma extensão do seu site. Informações desconexas e sem planejamento evidenciam uma fragilidade na comunicação. A estruturação do seu mapa de comunicação deve contemplar essa intersecção entre o seu ambiente digital e os seus perfis criados nas mídias sociais. Essas redes de conexão são a melhor forma para a criação das comunidades de pessoas apaixonadas pela sua marca. Além de serem ideias para o fomento de uma interação mais orgânica com o seu público.

Muitas marcas estão reduzindo expressivamente seus investimentos nas mídias tradicionais e transformando as mídias sociais na principal plataforma de comunicação com a sua audiência. Seja de forma orgânica ou com impulsionamento pago. Além dos custos serem menores, as redes de contato possibilitam que você direcione seus investimentos para atingir pessoas com características específicas condizentes com as personas representas pela sua marca.

Como esses ambientes digitais reúnem pessoas com os mais variados perfis de consumo, entenda como as mídias sociais podem ajudar a divulgar sua marca:

ilustração de mídias sociais

1 - Maior visibilidade

A maioria das mídias sociais permite a segmentação do público alvo de acordo com informações demográficas, de preferência ou de localização. O conteúdo impulsionado permite que você atinja de forma direta apenas as pessoas com as características correlacionadas com o seu nicho de atuação.

Essas plataformas são ideais para a atração de uma nova audiência para o seu ambiente digital de forma direta e precisa, tendo em vista o comportamento e a necessidade do seu público alvo. É importante estar conectado com as dores do seu consumidor, para poder ofertar as melhores oportunidades e mostrar autoridade e conhecimento das melhores práticas na resolução de problemas.

2 - Conformidade com a sua audiência

Através da interação das marcas com o seu público nas mídias sociais, é possível conhecer melhor os hábitos de consumos dos clientes. As discussões nos fóruns evidenciam essas necessidades, desejos e comportamentos do consumidor.

Ao se aproximar do seu cliente, as marcas se tornam presentes e podem identificar de forma mais precisa oportunidades e melhorias nas características dos seus produtos ou serviços. E assim, possibilitando um maior diálogo com a sua audiência.

3 - Expansão do tráfego

O principal objetivo na constituição dos perfis da empresa nas mídias sociais é o aumento do tráfego de pessoas para o seu site. Através de postagens atraentes, é possível aumentar o engajamento do público com a marca.

Chamadas periódicas nessas plataformas tornam-se um cartão de visita sedutor para o seu ambiente digital, seja ele: lojas virtuais, sites ou até mesmo blogs. Com isso, aumentando o número de visitantes e impulsionando as taxas de conversão.

4 - Viralização

A interação dentro da comunidade faz com que essas plataformas sejam ideais na propagação do seu conteúdo. A geração de conteúdo com uma certa dose de humor e emoções positivas transforma seu público no principal divulgador da sua marca.

O movimento orgânico e a identificação do público com a marca faz dessas plataformas verdadeiras catapultas para o seu conteúdo, aumentando de forma exponencial as pessoas atingidas e gerando maiores oportunidades de negócios. Um bom exemplo é popularização dos memes e as interações positivas da audiência com esse tipo de publicação.

5 - Impulsionamento nas vendas

Ao entender os hábitos de consumo do seu cliente, a marca consegue mapear as necessidades e desejos desse público. Com isso, além de você ser mais assertivo na comunicação, é possível se tornar mais presente na vida das pessoas. Afinal, quem é visto é sempre lembrado!

Crie um movimento contínuo e periódico de forma a impactar seu público constantemente. Estar presente na lembrança das pessoas vai garantir que, quando houve a necessidade, sua marca será lembrada. Isso vale para qualquer tipo de produto ou serviço, conduzindo de forma efetiva o consumidor para a conversão no funil da jornada.

6 - Ampliação do seu negócio

Tenha em mente que quem conhece sua marca já tem ela em sua lembrança. As mídias sociais possibilitam com que as empresas aumentem seu espaço de atuação. Quando você consegue aprimorar a sua segmentação, é possível buscar indivíduos que possuem características condizente com o seu nicho e que ainda não conhecem o seu negócio.

A determinação apurada das características das personas atendidas por sua marca faz com que o impulsionamento do teu conteúdo seja mais assertivo e atinja de fato potenciais consumidores que ainda não conhecem o seu produto ou serviço.

Determinação da melhor mídia social

Um erro recorrente é achar que as mídias sociais são um espelho do seu site. Falamos anteriormente sobre a coerência que deve existir entre os diferentes ambientes digitais. Mas isso não significa que o conteúdo deva ser idêntico (copy and paste). É muito importante que o profissional responsável pela comunicação estude e entenda cada plataforma das redes sociais para poder ser mais assertivo na produção do seu conteúdo digital.

As mídias sócias podem ser suas aliadas, mas elas devem ser um chamariz para o seu site. Utilize essas plataformas como um gatilho que aguce a curiosidade do seu público e o conduza para o seu ambiente digital. Pois se, na mídia social, a audiência absorver todo o seu conteúdo, como é que você fará para aumentar o fluxo de visitação ao seu website?

Hoje, há uma variedade enorme de mídias sociais, entre elas:

  • Facebook;
  • YouTube;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Tik Tok;
  • Twitter;
  • SoundCloud.

Cada uma delas com características bem específicas. Inclusive, na entrega de dados analíticos para a segmentação da sua audiência. Portanto, o entendimento de cada uma dessas plataforma é primordial para que a comunicação seja precisa com o seu público. Não faz sentido divulgar um vídeo institucional em uma comunidade voltada para a divulgação de músicas como o SoundCloud. Ou uma publicação mais despojada no LinkedIn, que tem o foco mais profissional.

O engajamento apropriado trará à marca uma melhor autoridade na competição com a sua concorrência. Se posicionar de acordo com as características da comunidade escolhida trará grande reconhecimento de valor para a sua marca. Antes de criar qualquer perfil em uma rede social, procure entender onde o seu público está presente.

A escolha da melhor mídia social de atuação passa pela análise e entendimento do Mapa de Empatia. Você precisa tem em mente a:

  • Definição das personas que represente a marca;
  • Análise da concorrência;
  • Conhecimento das mídias sociais;
  • Determinação de frequência de publicações.

Conhecer bem as personas é o início para qualquer boa estratégia de comunicação. Saber onde e o que a concorrência está fazendo também é importante na determinação sobre qualquer plataforma a ser escolhida. Conhecer a característica da cada plataforma te ajudará a direcionar da melhor forma a sua comunicação.

Por fim, a periodicidade das publicações associará à marca uma imagem de vanguarda e de interesse pelas necessidades da comunidade. Não há fórmula exata nessas métricas, algumas plataformas exigem publicações diárias enquanto outras aceitam atualizações semanais ou mensais. O importante é sempre ter um ar de estar atualizado e oxigenado perante a sua audiência.

Exposição do conteúdo produzido

As mídias sócias são as melhores plataformas para a divulgação do material produzido para o seu ambiente digital. Além de possibilitar links diretos para o seu conteúdo, você consegue parametrizar o seu público. Com isso, você pode fazer uma consolidação das hipóteses previamente levantadas e adequar sua comunicação a partir da análise da sua própria audiência.

Faça o bom uso de imagens condizentes com o seu conteúdo e de palavras-chave que indexem de forma adequada o seu material. Pense nessas plataformas como forma de atrair o seu público para o funil da jornada do consumidor. Ofereça um conteúdo atraente e objetivo, como:

  • Vídeos,
  • Infográficos,
  • E-books,
  • Listas de tarefas,
  • Guias;
  • Áreas para os seus membros.

Se posicione de forma relevante perante à comunidade. Faça a diferença quando comparado à sua concorrência. Saia da caixa e busque entender as necessidades do consumidor.

Afinal, os investimentos no marketing de conteúdo devem atrair seu público para o seu ambiente digital principal. Tenha as mídias sociais como a porta inicial para o seu maior patrimônio digital: o website da sua marca. Entenda as diferenças existentes entra cada plataforma a ser usada e faça o melhor uso de cada uma de suas escolhas.

Conexão com a User Experience do site

De nada adianta todo o esforço nas mídias sociais se o trabalho de User Experience no site for relegado a segundo plano. A user experience efetiva entrega a melhor experiência em todos os pontos de contato que o consumidor tem com sua marca, seja ele físico ou digital. Quanto mais completa e agradável for essa experiência, em qualquer canal, desde a primeira interação, maiores serão as chances da sua fidelização.

Quando a empresa oferece uma user experience agradável ela tem grandes chances de fazer do visitante um cliente, que voltará a comprar, e a indicará para amigos e pessoas próximas. Do contrário, poderá gerar opiniões negativas que vão afetar o posicionamento da empresa, potencialmente, em todos os canais.

Para saber mais sobre user experience leia esse outro post no nosso Blog: Entenda user experience e como aplicar no seu negócio;

Alinhamento com a estratégia digital

As ações nas mídias sociais devem estar em linha com sua estratégia digital.

Um dos componentes de uma estratégia digital é o calendário de marketing que descreve as principais campanhas do ano, normalmente divididas em ciclos mensais. Assim como acontece com o calendário de conteúdo, ele ajuda a definir as grandes campanhas, as principais mensagens, promoções, CTAs e os canais pelos quais serão entregues.

As mídias sociais precisam se alinhar a estes calendários. Normalmente, as campanhas mais bem-sucedidas são executadas em vários canais simultaneamente, promovendo a mesma mensagem principal, embora com uma execução ligeiramente diferente em cada canal.

Assim como a estratégia das mídias sociais se conecta com os calendário de marketing e conteúdo, ela também deve naturalmente ser parte integrante da estratégia digital do negócio.

Neste outro post do nosso Blog, nós abordamos como fazer a estratégia digital do seu negócio, confira.

Conclusão

A presença digital das empresas era uma tendência mundial. Depois da pandemia, estar presente na internet se tornou primordial para as marcas. Uma vez que o marketing digital se tornou a melhor forma de se mostrar presente na vida das pessoas. Mesmo privadas da livre circulação, as famílias continuam a consumir e precisamos de alguma forma impactar as pessoas, para assim sermos lembrados no ato de aquisição de um produto ou serviço.

Nosso objetivo é instruir os produtores de marketing de conteúdo nas melhores práticas no impulsionamento dos seus ambientes digitais, através do entendimento da:

  • Relevância das redes sociais para a sua marca;
  • Divulgação do seu negócio;
  • Determinação da melhor mídia social;
  • Exposição do conteúdo produzido;
  • Conexão com a User Experience do site;
  • Alinhamento com a estratégia digital;
  • Validação dos Resultados.

Uma vez que o fluxo da sua audiência passa pelas mídias sociais, é um erro não dar a devida atenção a essas plataformas. Lembre-se de que quem é visto é sempre lembrado! Portanto, se faça presente na vida do consumidor. Procure saber por onde ele anda e esteja lá, oferecendo um conteúdo atraente e relevante.

A boa utilização das redes de conexão e a oferta de um conteúdo digital de qualidade irá encantar o seu consumidor. Transforme seu cliente em um apaixonado pela sua marca. Com isso, ele será seu melhor lead de divulgação e propagação do seu produto ou serviço.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato