Guia básico para geração de leads no marketing digital

Como empresa, é crucial que a Geração de Leads esteja na vanguarda de qualquer campanha de marketing digital que você empreenda e que você entenda o que é geração de leads em termos de marketing digital.

A era digital transformou a maneira como fazemos negócios. Já se foi o tempo em que promover o seu negócio significava publicar um anúncio no jornal ou lançar uma campanha de panfleto e bater de porta em porta.

Hoje em dia, você pode se concentrar em seu público-alvo e pesquisar seus hábitos usando vários softwares de análise. Um pouco como usar uma máquina de raio-x em seus dados. Você pode escolher quem acertar, quando e como – e executar campanhas com extrema precisão. Isso permite que você faça engenharia reversa em suas campanhas, tendo como ponto de partida a meta final, o usuário.

As empresas devem acompanhar e se adaptar continuamente para desenvolver suas estratégias de marketing digital. A mídia social e o marketing de mecanismo de pesquisa (SEO) são sinônimos de geração de leads. Ambos desempenham um papel enorme e vital em fazer com que as marcas sejam notadas e ouvidas, e definem o cenário para a maioria das campanhas de marketing que você vê online hoje.

Banner leads

Um ‘lead’ geralmente é alguém que demonstrou interesse em sua empresa.

Os clientes em potencial têm a oportunidade de entrar em contato com sua empresa por e-mail, telefonemas ou canais de mídia social para estabelecer uma comunicação com ela. Uma forma de os clientes obterem mais informações sobre sua empresa é inscrevendo-se em um teste ou oferta que você está realizando, ou ligando para perguntar a respeito.

A geração de leads de resposta direta está muito longe dos métodos antiquados e previsíveis de chamada fria que caíram em desuso.

Digamos que você preencha uma pesquisa para uma marca pela qual você é apaixonado e, em troca, eles lhe dêem um voucher promocional para lojas em sua área. Em troca das ofertas com desconto, no entanto, eles pedem suas informações de contato – provavelmente porque querem ficar em contato com você ou talvez vender seus produtos para você.

Em troca desse voucher promocional, você trocou suas informações com a empresa e deu a eles a oportunidade de vender seus produtos para você. Agora, eles o aqueceram um pouco para uma primeira conversa melhor.

Do ponto de vista da empresa, as informações que você fornece em troca de seu voucher promocional são coletadas e ajudam a informar comunicações de marketing mais personalizadas e significativas com você à medida que o cliente potencial está avançando. Isso ajuda a empresa a limitar o desperdício, para que eles não gastem muito tempo com clientes em potencial que não estão interessados ​​em seus serviços.

Leads e vendas

Prospeccao vs geracao de leads

Conhecendo cada etapa do processo de venda, você pode usar táticas para melhorar o número de pessoas que passam de uma etapa para a próxima.

Isso pode ter um impacto enorme em seus negócios.

Digamos que você dobre o número de pessoas em 2 etapas do funil. Você dobra os leads e dobra a porcentagem de clientes fechados. Isso dá a você 4 vezes o número de novos clientes a cada mês.

Definir e gerenciar seu funil de vendas é um dos conceitos mais poderosos nos negócios.

Diferentes tipos de leads

Nem todos os leads são iguais. Existem diferentes tipos de leads que se manifestam de maneira diferente em toda a sua empresa, então é melhor ter uma estratégia para cada tipo.

Leads qualificados de marketing

Leads qualificados de marketing são aqueles contatos que se envolveram com seus ativos de marketing, mas ainda não estão totalmente prontos para falar com você ao telefone para uma ligação de vendas. Um bom exemplo de Lead qualificado de marketing é um contato que preencheu um formulário em sua página de destino para reivindicar uma oferta, como 10% de desconto ou um teste gratuito de 30 dias.

Leads qualificados de vendas

Leads qualificados de vendas são os contatos que realizaram uma ação. Isso significa os usuários que demonstraram um interesse mais firme em se tornar um cliente pagante de sua empresa. Um exemplo de Lead qualificado de vendas seria um contato que preencheu um formulário em seu site para fazer uma pergunta específica sobre seu (s) produto (s) e / ou serviço (s).

Leads qualificados para serviço

Os leads qualificados de serviço podem ser categorizados como os contatos ou clientes que expressaram interesse em se tornar um cliente pagante para sua equipe de atendimento ao cliente. Um bom exemplo disso seria um cliente em potencial que diz ao departamento de atendimento ao cliente que gostaria de atualizar sua assinatura atual com você. Nesse momento, o representante de atendimento ao cliente conectaria esse cliente ao gerente de conta ou representante da equipe de vendas apropriado.

Leads qualificados de produto

Leads qualificados de produto são os contatos que usaram fisicamente seu (s) produto (s) e realizaram ações que mostram um forte nível de interesse em se tornar um cliente pagante.

Esses tipos de leads podem ser facilmente acessados ​​por empresas que oferecem um teste experimental ou digital do produto, como um teste gratuito de 14 dias do seu software ou um passe VIP de 10 dias para a sua área de descontos em seu site. Um exemplo de Lead qualificado de produto pode ser um cliente que usa a versão gratuita do seu produto, mas frequentemente pergunta sobre os recursos que só estão disponíveis mediante pagamento.

Os objetivos da geração de leads em marketing digital

Objetivos de marketing

A geração de leads pode ser dividida em conjuntos básicos de atividades de marketing que correspondem à jornada de compra do cliente, com o objetivo de;

  • Gerar tráfego para o site da empresa
  • Converta esses visitantes do site em leads
  • Converta os leads em clientes.

Você pode gerar leads com seu marketing digital de várias maneiras. Isso pode ser por meio de formulários de contato, alguém vendo seu logotipo, ouvindo que você fez bons negócios por meio de comentários de referência e menções nas mídias sociais ou assinando seu boletim informativo.

Marketing de geração de leads

Para obter tráfego e gerar leads, você pode usar vários canais para promover sua (s) página (s) de destino. O marketing de geração de leads é o front-end desse processo.

Vamos entrar em detalhes sobre esses fatores e também tocar em algumas outras considerações.

Escrevendo Conteúdo

Incluir CTAs em seu conteúdo é uma ótima maneira de levar os usuários à sua página de destino. Normalmente, você cria conteúdo que fornece aos visitantes informações úteis gratuitas e inclui CTAs em todo o artigo.

Maximize a satisfação de seu público com seu conteúdo para melhorar a probabilidade de clicar em sua frase de chamariz e passar para a próxima parte de sua página de destino.

Marketing de email

Você pode usar campanhas de e-mail para entrar em contato com seus contatos conhecidos e oferecer-lhes algo de interesse.

O envio de campanhas por email é uma boa forma de contatar pessoas que já o conhecem e estão interessadas no que você tem a oferecer. Você vai querer usar frases de chamariz que prendam seu público, então considere usar textos atraentes e designs atraentes em seus botões de CTA.

Anúncios pagos / remarketing

O único objetivo de um anúncio é obter a ação desejada dos espectadores. A página de destino e a oferta do site devem corresponder ao anunciado no vídeo, e é importante que os usuários saibam exatamente o que precisa ser feito.

Os profissionais de marketing geralmente gastam muito dinheiro em um anúncio e depois se esquecem de contabilizar o que acontece a seguir. A cópia do anúncio só é útil se as pessoas realmente realizarem a ação desejada.

Social Media Marketing

As plataformas de mídia social oferecem uma variedade de opções para os profissionais de marketing que buscam orientar os clientes a agir.

Você tem a opção de promover seus produtos por meio de compartilhamentos sociais e incluir uma frase de chamariz em suas postagens, bem como criar links que podem ser clicados a partir de um story do Instagram ou de uma biografia do Facebook . Esses são apenas alguns dos recursos disponíveis.

As plataformas de mídia social tornam mais fácil orientar os seguidores a agir, e é por isso que você deve promover suas ofertas em postagens sociais.

Aqui estão algumas das maneiras que podem acontecer:

  • nas histórias do Instagram quando um usuário desliza para cima
  • na bios do Facebook ao usar links de bits
  • ou mencioná-lo antecipadamente nas legendas do Twitter, declarando “siga-nos para ofertas”.

Por que a geração de leads em marketing digital é tão importante?

Para expandir seus negócios, você precisa de clientes. Os clientes vêm de marketing e publicidade. Isso ocorre por meio do uso de anúncios digitais ou boca a boca nas redes sociais.

Depois que um lead é gerado, ele geralmente é passado para a equipe de vendas para que eles desenvolvam o relacionamento e, com sorte, o convertam em um cliente comprador.

Isso pode ser feito de várias maneiras, embora seja melhor ter um sistema robusto e confiável para que você possa monitorar as coisas corretamente e ver o que funciona melhor em seu funil de vendas.

Usando os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia para identificar tendências e analisar os hábitos dos clientes, agora é possível atingir um público mais amplo por meio da publicidade nas redes sociais.

Nunca foi tão fácil para as empresas direcionar seus clientes em potencial com publicidade em mídia social por causa das mudanças no software de análise de dados.

Como você pode começar a gerar leads para o seu negócio?

Funil de leads

Você não quer perder nada, então aqui está uma lista de verificação rápida destacando várias maneiras de começar hoje:

Muitas coisas mudaram no mundo do marketing ao longo do tempo. Os clientes que acessam o site de uma empresa com acesso a uma riqueza de informações na Internet sabem mais do que antes.

Os clientes são mais instruídos do que no passado. Agora que você pode encontrar informações sobre uma empresa com o clique de um botão, os clientes são mais espertos e têm muita concorrência pelo seu dinheiro.

Conteúdo frequente é obrigatório

Uma das melhores maneiras de gerar leads com marketing digital é postar conteúdo de qualidade de maneira consistente.

É importante postar conteúdo com frequência em seu site e canais de mídia social, se você deseja que clientes ou compradores em potencial possam se envolver com o que você está fazendo.

Como as pessoas compram de outras pessoas, é importante começar a comunicar seu USP o mais cedo possível. Qual é o problema que seu produto ou serviço resolve? Como você fornece valor? E o mais importante – como você deixa isso claro na Internet usando palavras e imagens? Isso dá a chance de demonstrar suas habilidades e conhecimentos neste campo.

Para obter o máximo de suas mídias sociais, blog e boletins informativos, comece a rastrear quem se envolve com seu conteúdo. A partir daí, você pode determinar em quais tópicos as pessoas estão interessadas e se conectar com eles online com mais sucesso.

Geração de leads orgânicos

Search Engine Optimization (SEO) é um dos melhores métodos de promoção porque é uma estratégia orgânica que oferece benefícios de longo prazo. Quanto mais conteúdo você postar, mais alta será sua classificação nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Os profissionais de marketing B2B devem procurar diferentes fontes de leads para serem bem-sucedidos. O principal recurso para capturar leads de negócios é o SEO, seguido de perto pelo marketing por e-mail e pela mídia social.

Tendo as ferramentas certas

Seus esforços de geração de leads pararam de funcionar? Pode ser hora de um novo software ou atualizações para um antigo. Já vimos muitas empresas como a sua e sabemos o que é preciso para melhorar a taxa de sucesso de uma campanha.

O processo de captura de informações do cliente é tão importante quanto direcionar o tráfego para um site ou página de mídia social.

Nestes tempos modernos, existem centenas de ferramentas de geração de leads para você escolher. Alguns deles são mais bem construídos do que outros e não fornecem mais o mesmo ROI de antes devido ao uso excessivo de estratégias e à falta de inovação.

Em um de nossos artigos mais recentes, cobrimos as melhores ferramentas para estabelecer a geração de leads baseada na web, com você escolhendo o que é certo para sua empresa. Usar essas ferramentas permitirá que você gere mais leads e faça mais vendas em menos tempo.

Conclusão

Então, o que é geração de leads em marketing digital? Quando você considera que mais da metade de seu orçamento de marketing deve ir para a geração de leads, a estratégia mais eficaz é ter um bom plano e garantir que haja retornos excelentes.

Em vez de usar a geração de leads como uma tática única, aborde-a como parte de seu negócio principal para criar experiências mais amigáveis ao cliente desde o início.

Acompanhar todas as tendências mais recentes na geração de leads pode ser um desafio, mas ajudará você a progredir em seus negócios e carreira.

Entre em contato conosco a qualquer hora – se houver algo que você gostaria de discutir, estamos sempre aqui.

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato