Email Marketing e Redes sociais: 8 formas poderosas de combinar os dois

O e-mail pode ajudar a conduzir os clientes em potencial no funil de vendas e incentivar os clientes existentes a passar mais tempo com sua marca. No entanto, o marketing por e-mail não é a única maneira pela qual os profissionais de marketing estão ganhando força no espaço digital. Da mesma forma, o marketing de conteúdo, os anúncios Pay-Per-Click (PPC) e as mídias sociais estão ajudando os profissionais de marketing a atingir seus objetivos.  

Porém, há mais poder quando essas táticas são usadas juntas, então, neste post, vamos explorar como você pode integrar seus esforços de marketing por e-mail com uma estratégia de mídia social. 

Banner email marketing

As marcas de maior sucesso são capazes de integrar todos os ramos de seu marketing para criar uma experiência incrível para o cliente. Essas marcas têm uma visão holística do marketing digital e acreditam que e-mail e mídia social funcionam melhor quando usados juntos.

Quando uma empresa tem uma abordagem holística, as conexões são contínuas. Quer um cliente se corresponda com a marca no Twitter, obtenha ajuda para solucionar problemas por meio do suporte ao cliente ou entre em uma loja física, o cliente sente que está obtendo uma experiência consistente.

No entanto, muitas marcas não oferecem essa experiência e isso pode impactar negativamente os esforços de marketing. Quando as iniciativas de marketing e atendimento ao cliente não se comunicam é difícil integrar novas iniciativas.

Torna-se mais difícil executar e promover campanhas, e os profissionais da equipe de marketing ficam frustrados porque sentem que estão limitados no que podem fazer.

Marketing de mídia social

Social media

A mídia social é um dos seus canais de marketing digital mais eficazes. Cada plataforma oferece vantagens diferentes dependendo do seu público-alvo.

  • Facebook:  segmentação incomparável para mais de 1 bilhão de usuários ativos;
  • Twitter: promoção boca a boca oportuna que pode ganhar impulso rapidamente;
  • Pinterest:  engajamento muito alto do usuário e histórico de conversão de mais espectadores em compradores (já que há menos etapas para comprar em comparação com outras plataformas de mídia social);
  • Instagram:  recursos de marketing visual com anúncios e histórias, bem como o potencial de conteúdo gerado pelo usuário;
  • LinkedIn: segmente clientes em potencial B2B de empresas específicas por meio de anúncios, networking e conteúdo;
  • YouTube:  altas taxas de conversões e engajamento, com 84% das pessoas dizendo que compraram um produto ou serviço depois de assistir a um vídeo da marca;

Marketing de email

A princípio, enquanto a mídia social trata de lançar uma ampla rede para encontrar mais pessoas, o marketing por email é o canal de comunicação pessoal que o ajuda a transformar essas pessoas em clientes de longo prazo. Por exemplo, uma estratégia de marketing por e-mail bem planejada é crítica para o seu negócio, porque: 

  • É o único canal de marketing que oferece uma linha de comunicação direta com os indivíduos, e você controla toda a experiência;
  • Você pode enviar conteúdo de marketing personalizado (direcionado) para clientes diferentes;
  • Ele reúne seus esforços de marketing em uma plataforma, onde você pode compartilhar todo o seu outro conteúdo de marketing, como podcasts, artigos e promoções;
  • Você pode fazer testes A / B de suas ideias e medir o sucesso de cada uma com estatísticas e análises;
  • As campanhas de e-mail têm uma longa vida útil nas caixas de entrada do seu público-alvo, mantendo seu e-mail de marketing na mente do destinatário por mais tempo;
  • Oferece uma solução econômica para sua campanha de email marketing, de forma que você possa atingir um grande volume de assinantes.

Em suma, com o marketing por e-mail, você pode oferecer promoções, aumentar o conhecimento da marca e orientar seus clientes em seu funil de conversão. 

Por que o marketing por email ainda funciona?

Antes de mais nada, se a mídia social está no topo das prioridades dos profissionais de marketing para obter novos clientes em potencial, por que o marketing por e-mail ainda é tão sugerido?

Principalmente, porque o marketing por e-mail ainda funciona.

Em primeiro lugar, Setenta e dois por cento dos consumidores ainda preferem receber conteúdo promocional em sua caixa de entrada de e-mail, contra 17% dos que preferem vê-lo nas redes sociais. Quando se trata de fazer uma compra, 4,24% dos indivíduos que visitam um site a partir de um link em uma promoção por e-mail têm probabilidade de comprar algo, em comparação com apenas 2,49% que clicam em um link de um site de mídia social.

Marketing por e-mail x mídia social

A princípio, comparar mídia social e marketing por e-mail é como pescadores discutindo sobre o que é melhor – uma rede ou uma vara de pescar. Não vale a pena comparar porque as ferramentas têm finalidades diferentes. A mídia social é como a rede; você pode pescar muitos peixes, mas apenas alguns deles podem ser vendidos. O marketing por email é como uma vara de pescar. Você pode adicionar o tipo certo de isca para atrair os peixes certos, mas isso não renderá uma grande captura. 

É por isso que a mídia social e o e-mail funcionam bem juntos. Para ajudá-lo a pensar em sua estratégia, aqui estão alguns dos principais benefícios de cada canal:

Marketing de email

  1. Você possui sua lista de e-mails. Não importa o quê, os e-mails vão continuar lá. Sua conta de mídia social pode ser excluída a qualquer momento por uma série de motivos. 
  2. Você pode usar a personalização e ter um relacionamento direto com seus assinantes. 
  3. E-mails automatizados podem chegar às pessoas exatamente na hora certa. 
  4. 77% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing por e-mail é um dos canais de marketing digital mais valiosos.
  5. A média de inscrições semanais para boletins informativos por e-mail aumentou  34,9% desde março de 2020 , sugerindo que o marketing por e-mail está mais eficaz do que nunca. 

Mídia social

  1. Te ajuda a encontrar milhões de pessoas com ideias semelhantes e clientes em potencial que desejam se conectar com você e sua empresa. 
  2. Você pode fazer anúncios de amplo alcance para todos os seus seguidores, com potencial para se tornar ‘viral’. 
  3. Possibilita hospedar eventos e diálogos em tempo real sobre diferentes tópicos. 
  4. 21% dos consumidores  são mais propensos a comprar de marcas que podem alcançar nas redes sociais.
  5. 73% dos profissionais de marketing acham que a mídia social é “um tanto eficaz” ou “muito eficaz” em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Portanto, a combinação de marketing por e-mail e mídia social irá turbinar sua estratégia de marketing de conteúdo. E, como vamos descobrir, eles funcionam melhor quando estão juntos.

Como o e-mail é usado no marketing digital?

computer screen

Portanto, o e-mail é apenas um dos muitos canais que podem ser utilizados na estratégia de marketing digital. Assim como acontece com qualquer outro canal, o e-mail requer uma estratégia própria que segue um padrão semelhante ao seguinte:

  • Identifique seu público-alvo;
  • Saiba quais são os pontos fracos do seu público;
  • Aborde as necessidades deles, não as suas;
  • Acompanhe os comentários / perguntas / preocupações.

Afinal, o que torna o e-mail diferente do resto da sua estratégia de marketing digital? É apenas um canal diferente usado para atingir seu público. Agora, para você entender melhor como integrar o e-mail marketing e redes sociais, vamos às dicas!

8 dicas para unir email marketing e redes sociais

1. Use sua lista de e-mails para tomar decisões informadas

Primeiramente, anúncios em mídias sociais podem ser uma forma poderosa de converter clientes em potencial. Mas eles não são baratos. Não seria bom saber qual frase de chamada gerará mais conversões?

Logo, use seu marketing por e-mail para testar ideias para anúncios antes de comprá-los. Por exemplo, escreva vários e-mails com base em técnicas eficazes de copywriting . Veja qual tem o melhor desempenho – e use-o em anúncios para mídia social.

Você pode ir ainda mais longe e fazer testes A / B com várias alternativas de assuntos, chamadas e imagens com base no grupo de clientes que deseja atingir.

2. Recicle seu conteúdo

Por exemplo, peça a seus seguidores do Twitter / Facebook para compartilhar suas histórias de sucesso. Escolha as postagens mais expressivas e use-as na próxima atualização por e-mail.

Essa tática resolve dois problemas de uma vez. Afinal, você tem o conteúdo para seu próximo e-mail e contará aos assinantes sobre suas páginas de mídia social.

Aqui está outra ideia. Por exemplo, use um tópico do Twitter (ou uma postagem no Facebook) para explicar algo aos usuários. Quando chegar a hora de escrever outro e-mail, crie um link para essa explicação em vez de escrever um novo. Mais uma vez, isso também incentivará os assinantes da sua lista de e-mails a segui-lo nas redes sociais.

Por exemplo, em uma atualização por e-mail, a empresa pode anunciar um novo recurso com uma rápida descrição. Logo após, no Twitter, ela publica um tópico mais longo com a explicação detalhada – e um link para o conteúdo apropriado.

E caso precise de alguma inspiração para seu conteúdo, temos artigos sobre o Inbound Marketing e como criar um conteúdo realmente atraente.

3. Adicione links para suas páginas de mídia social nas atualizações por e-mail

Antes de mais nada, não se esqueça de colocar links para páginas de mídia social relevantes em suas atualizações por e-mail! Isso tornará a assinatura de seus perfis mais próximos de um clique.

Imagine que um cliente se inscreve na sua lista de e-mail. Se gostar, pode se interessar em verificar suas páginas de mídia social. Porém, se você não tiver os links disponíveis, a maioria das pessoas não se importará em encontrá-los por conta própria.

Logo, ter links em seu e-mail corrige isso.

4. Programe novas postagens nas redes sociais que lembrarão as pessoas sobre sua lista de e-mail

Email notification

É útil lembrar os seguidores de suas páginas de mídia social sobre sua lista de e-mail também. Aquela que a pessoa opta por se inscrever, para receber suas atualizações por e-mail.

Para começar, você pode agendar postagens com um link para a página inicial da lista de e-mail. Então, explique o que o usuário vai ganhar com isso e por que sua lista de e-mail é legal.

No Instagram, vale a pena colocar um link em sua biografia. Você também pode usar stories que promovem sua lista de e-mail. Dessa forma, os usuários poderão visitar sua página de destino com um simples deslizar para cima.

E, em alguns casos, é melhor aproveitar as ferramentas integradas para esse tipo de promoção (como os botões de call to action do Facebook ). Porém na maioria das vezes, é recomendável ter uma boa ferramenta de gestão de redes sociais em mãos, além das nativas.

5. Faça concursos

A princípio, concursos são uma maneira muito legal de envolver seus seguidores nas redes sociais. Claro, você pode fazer isso de uma forma que ajude a aumentar sua lista de e-mails também.

Primeiro, crie uma frase de chamada e um prêmio. E então? Peça às pessoas que desejam participar para se inscrever no seu boletim informativo!

6. Aproveite resumos de e-mail de mídia social

Aqui está uma ideia muito inteligente sobre como encontrar um caminho para a caixa de entrada de e-mail de um cliente sem obrigá-lo a se inscrever.

Basicamente, escolha grupos populares no LinkedIn e comece a participar. Ainda mais, muitas pessoas se inscrevem para receber atualizações por e-mail dos grupos que seguem. Se você conseguir publicar um ótimo conteúdo – bum, um cliente em potencial vê uma atualização em seu e-mail.

O truque aqui é produzir ótimo conteúdo, é claro. Mas você deve ser capaz de fazer isso sem criar problemas, reciclando as postagens do blog.

7. Use a mídia social para fazer com que os clientes ideais se inscrevam em sua lista de e-mail

Se você deseja que pessoas específicas se inscrevam em sua lista de e-mail, as redes sociais (em particular o LinkedIn) podem ajudar.

Por exemplo, conecte seu perfil de cliente ideal ao LinkedIn Sales Navigator. A ferramenta irá gerar instantaneamente uma lista de centenas de pessoas com potencial para serem seus clientes.

Depois disso, você pode direcionar seus esforços para entrar em contato com elas e fazer com que se inscrevam. Você provavelmente vai ter que oferecer algum tipo de incentivo, como um e-book que eles receberão após a assinatura. Preste atenção à pesquisa, crie uma mensagem personalizada e você aumentará sua lista de e-mails com os clientes mais engajados.

8. Use o Google Meu Negócio

list

De antemão, o Google Meu Negócio (GMB) é uma ótima opção para aumentar sua visibilidade e para automatizar respostas de e-mail.

Para fazer isso, toque em Clientes , em Mensagens e em Ativar através do aplicativo.

Uma vez habilitado, os clientes poderão enviar mensagens às empresas por meio de seus Perfis de Negócios com o botão Mensagem que aparece.

Além disso, as mensagens podem ter respostas automatizadas personalizadas para dar as boas-vindas aos clientes para as mensagens recebidas.

Isso ajuda na capacidade de resposta e visibilidade do negócio, uma vez que os tempos de resposta não sofrerão tanto.

Para obter o máximo de desempenho e visibilidade por meio da lista do GMB, é fundamental manter o tempo de resposta da mensagem abaixo de 24 horas.

Mas obviamente quanto mais rápido melhor.

Em suma, os clientes não querem esperar por respostas e, muitas vezes, uma resposta rápida é a diferença entre um cliente ganho e um cliente perdido.

Conclusão

Em suma, o marketing por email é uma das melhores maneiras de se envolver com clientes em potencial. Mas muitas pessoas não acertam e acabam não vendo bons resultados. Isso ocorre porque eles não estão seguindo as melhores práticas de marketing por email que levam a altas taxas de abertura de email.

Considerando que o e-mail gera um maior retorno sobre o investimento (ROI) em comparação com outros canais de marketing, você precisa fazer isso da maneira certa. Portanto, certifique-se de experimentar as práticas recomendadas de marketing por e-mail mencionadas acima. Particularmente, certifique-se de que o conteúdo seja relevante e que você não esteja enviando spam para o seu público.

Seguindo essas práticas recomendadas, você pode ficar tranquilo sabendo que sabe como fazer o marketing por e-mail de maneira adequada.

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato