E-mail marketing : 8 tendências para você adotar em 2022

O e-mail marketing é encarado por muita gente como o patinho feio do marketing digital. Entretanto há mais de 4 décadas ele vem gerando resultados consistentes para as marcas e negócios que se dedicam a utilizá-lo da forma certa. Bem usado, o e-mail marketing tem a melhor relação custo-benefício entre todas as demais opções disponíveis. Para cada R$ 1,00 bem gasto ele traz de volta mais de R$ 40,00! Definitivamente o e-mail marketing está mais vivo do que nunca. Portanto você não deve deixá-lo de fora de sua estratégia de marketing digital.
e-mail marketing imagem
Entramos em 2022, com a real possibilidade de mais uma onda global de restrições de locomoções. Novas e mais complexas cepas do coronavírus são as novas ameaças. Mais do que nunca, priorizar o uso do e-mail marketing passa a ser mandatório na estratégia digital de muitos negócios. E por uma razão muita simples: ele mais do que já se provou que funciona. Não somente em tempos normais mas principalmente em tempos atribulados.  Sobretudo como esses em que a pandemia ainda ronda sobre nossas cabeças.

Nunca se fez tanto e-mail marketing como agora

Acima de tudo, tanto o ano de 2020 como o de 2021 foram anos de abundância para o marketing digital. Sobretudo potencializado pelas implicações da pandemia da COVID-19. Ela impactou milhares de famílias e além disso limitou muito a circulação de pessoas. Como consequência, mais de 80% das jornadas de compra mudaram de forma radical. Primordialmente elas passaram a acontecer no digital. Não apenas no varejo mas também em diversos outros setores.
Nesse sentido o impacto foi tremendo na forma como as marcas geram tanto visibilidade e engajamento. Bem como  na conversão e fidelização de consumidores ou clientes. Tente deduzir qual foi a primeira alternativa de comunicação no digital que a grande maioria das empresas recorreu logo no início da pandemia? O e-mail marketing!
Principalmente  2020 e 2021 foram anos de bonança para a indústria do marketing digital. Todavia, em sentido contrário foram também anos de grandes desafios para a mesma indústria. Nesse sentido por causa de cenários até então não vividos e que nos foram trazidos pela pandemia. Além disso surgiram novos regulamentos de privacidade. Em síntese, eles passaram a restringir ainda mais a captação de dados dos usuários. Portanto, mais um fator para complicar. Com impactos tanto no marketing digital como na vida de seus profissionais.
Porém, em meio a tudo isso, o e-mail marketing continuou gerando resultados. Como vem fazendo constantemente, de forma consistente, há décadas.

Neste artigo nós vamos dar uma olhada em oito tendências de e-mail marketing. Desde já para que você tenha em mente o que será importante na sua estratégia para ele. Além disso coletamos alguns exemplos da vida real que você pode usar como referência.

Quer falar com um especialista nosso em e-mail marketing? Entre em contato conosco  Wedoiti!

Por que o e-mail marketing é importante para 2022

À primeira vista impressiona a incredulidade de muitos executivos em relação a efetividade do e-mail marketing nos dias de hoje e para 2022 em diante. Em contrapartida a Internet está repleta de pesquisas que demostram que o canal continua sendo um dos principais motores de crescimento para as empresas.

Entretanto, se você conversar com um profissional de marketing experiente, obterá uma visão diferente. Em princípio,  7 em cada 10 deles dirá que o e-mail marketing está entre suas principais estratégias para a geração de leads.
Caso não apareça uma tecnologia disruptiva que transforme o e-mail em dinossauro, o canal de e-mail marketing continuará sendo relevante pelos próximos anos.
Logo, se você não está usando atualmente o e-mail marketing, está perdendo uma oportunidade. Principalmente para a geração de leads. Portanto, é super recomendável que você inclua o marketing por e-mail em sua estratégia de marketing digital para 2022.

8 tendências de e-mail marketing para 2022

Confira cada uma das tendencias relacionadas a seguir para pensar na preparação da sua estratégia de e-mail marketing para 2022. Se você fizer direitinho, vai colher bons resultados!

1 - Investir na captura e tratamento

De antemão tenha em mente de que seu CRM, com os dados básicos dos clientes é somente o início da sua jornada. Nesse sentido, o CRM sozinho,  não é suficiente para uma estratégia de sucesso de personalização do seu e-mail marketing. Acima de tudo, personalizar e-mails de maneira eficaz, pressupõe coletar e tratar os dados em todos os canais de marketing e transformá-los em informação que possa ser utilizada em tempo quase real.
Em primeiro lugar, você pode começar essa jornada de captura de dados pelo mais simples. Ou seja,  otimizando seus formulários  por e-mail a partir de 2022.  Nesse sentido, procure coletar dados mais acurados dos usuários nesses momentos. Todavia, tenha cuidado para não sobrecarregar as pessoas com muitos campos nos formulários. Por exemplo, inclua estratégias adicionais com questionários, quizzes, gamificação, entre outras possibilidades.
Em segundo lugar você pode começar a implementar algumas coletas mais sofisticadas. Por exemplo, se alguém baixar um guia em seu site, você pode enviar um e-mail com informações úteis relacionadas a ele de forma instantânea. De maneira idêntica, se alguém adicionar um item ao carrinho e sair do site sem comprar, você pode enviar um e-mail de retargeting para incentivá-lo a concluir a compra. Do mesmo modo se alguém comprar um item qualquer como uma bolsa ou sapato, você pode enviar um e-mail com itens adicionais sugeridos, com alguma promoção.

1.1 - Geolocalização é mais simples do que você pode imaginar

Uma captura e tratamento de dados um pouco mais sofisticada é geolocalização. Você pode imaginar que é coisa complicada. Nem tanto. Acima de tudo, o mais importante já está pronto: mais de 90% dos brasileiros possuem sua localização liberada para os apps.
Sempre que você utilizar uma estratégia de geomarketing em tempo real poderá acompanhar cada passo de seus clientes. Ou seja, não importa onde eles estejam, você saberá. Em seguida você pode começar a adaptar o conteúdo por conta da localização. Atualmente há soluções superacessíveis que incluem Big Data e inteligência artificial voltadas ao geomarketing. Nesse sentido elas permitem não somente a grandes empresas, mas também a médias e pequenas processar uma enorme quantidade de dados. Logo,  incluindo as informações de localização e assim permitindo atuar em tempo quase real.
Todas essas ações implicarão em mais conversões e fidelização à sua marca.

2 - Hiperpersonalizar o e-mail marketing

Certamente o grau e capacidade de investimento de cada negócio tem uma relação direta com seu poder de personalização. Todavia mesmo com poucos recursos é possível dar um toque de personalização. Ela tem uma importância incalculável!
Atualmente, personalizar um e-mail, não se trata somente de querer ser simpático assim como causar uma impressão de maior proximidade. Acima de tudo a personalização do marketing por e-mail é importante porque as pessoas assim o esperam.
Constantemente, todos nós,  recebemos dezenas de e-mails todos os dias. Portanto aqueles e-mails que se destacarão no seu correio e farão você abri-los  e dar uma olhada serão aqueles que foram personalizados. Nesse sentido,  foram pensados para se destacarem no meio da multidão. Com a personalização do e-mail, você pode aplicar dados de marketing oriundos de várias plataformas. Dessa forma é possível agregar valor aos destinatários e torná-los mais propensos a atuar no sentido do seu objetivo.
A personalização de seu e-mail marketing é o que permite que você atenda às necessidades e interesses exclusivos de cada destinatário. Ao mesmo tempo que os guia para a próxima etapa do funil de vendas. Considere um indicador aqui: e-mails personalizados, aumentam as conversões em torno de 10%.
Em suma, deixe para trás o conceito de que personalização já acontece apenas como a inclusão do nome e empresa do destinatário, assim como outras informações tradicionais do CRM, no corpo do e-mail. A personalização nos dias de hoje vai muito além disso. Confira a seguir algumas sugestões de personalização.

2.2 - Sugestões de personalização de e-mails

campanha de e-mail marketing do uber
Recebi esse e-mail do Uber assim que cheguei em uma outra cidade após uma viagem.

3 - Automação do e-mail marketing

A princípio a automação de e-mail marketing não é uma coisa nova, mas se você ainda não tem uma ferramenta de automação de e-mails você precisa urgentemente adicioná-la ao seu cinto de utilidades.
A solução de automação é que lhe dará a capacidade de fazer campanhas de marketing por e-mail personalizadas assim como com o menor esforço manual possível. A intenção é fazer com que ao automatizar o processo você terá mais tempo para se concentrar na sua estratégia e em seus negócios.
Você pode definir e-mails automatizados para serem disparados quando os usuários realizarem determinadas ações em seu site, alcançar novos níveis em programas de fidelidade, fazer compras e muito mais. Como os e-mails automatizados estão vinculados às ações dos usuários, eles podem ser altamente personalizados. Nesse sentido uma maneira extremamente eficaz de envolver leads e clientes.
e-mail marketing picpay
O PicPay envia e-mails automatizados quando detecta que dados necessitam de atualização no App.
imagem ilustrando e-mail marketing

Se você precisar de ajuda para implementar uma solução de automação de e-mail marketing. Desde as mais simples até as mais sofisticadas. Bem como compatível com sua capacidade de investimentos, entre em contato conosco hoje mesmo. Faremos uma demonstração personalizada para seu negócio!

4 - Adote vídeos nas campanhas de e-mail marketing

Vídeos personalizados são o presente e o futuro do e-mail marketing. Definitivamente eles dão um toque todo especial às suas campanhas. Ou seja, quando bem-feitos dão um enorme destaque à sua marca. O conteúdo de vídeo vem crescendo tanto em importância como em prioridade nas ações de marketing. Sobretudo porque é maior o número de pessoas que preferem se envolver mais com o conteúdo de vídeo do que com artigos somente em texto.
Desde já vale ressaltar que para obter melhores resultados, você deve ter o cuidado personalizar os vídeos para seus segmentos de usuários ou suas personas. Por exemplo, você pode enviar vídeos personalizados para clientes novos ou recorrentes para mostrar ofertas relacionadas e assim buscar trabalhar a fidelidade deles.
As estatísticas usuais em campanhas de e-mail com vídeo podem gerar de 2 a 3 vezes mais cliques. Nesse sentido ela torna os usuários mais propensos a se envolver com sua marca e comprar.
Temos soluções de e-mail marketing que facilitam o uso de conteúdo dinâmico para gerar resultados com vídeos de e-mail personalizados. O TikTok é hoje um fonte inesgotável de inspiração para a produção de vídeos que você pode utilizar nas suas campanhas de marketing por e-mail. Confira esse outro artigo do nosso Blog TikTok – a grande onda do marketing para mídias sociais em 2022.

 O Nubank manda um e-mail no aniversário dos seus clientes com o vídeo acima de parabéns. Ele é  super  bem inspirado e vem com uma mensagem singela: “Agora, mais uma vez, sem o gás-hélio (kkkk): parabéns para você, nesta data querida. Muitas felicidades e muitos anos de vida! Estes são os desejos do time Nubank 🤍”

5 - Interatividade

Principalmente para obter o máximo engajamento com suas campanhas de e-mail marketing a partir de 2022, considere adicionar elementos interativos às suas campanhas. A interatividade do e-mail deve primar por combinar entretenimento e funcionalidade para inspirar uma ação.
Para se preparar para o futuro do e-mail marketing, dê uma olhada nas seguintes tendências de elementos interativos:
Adicionar elementos interativos aos seus e-mails aumenta o engajamento e incentiva os usuários a clicarem. Portanto, se a interatividade não faz parte da sua estratégia de e-mail, você vai querer adicioná-la em 2022.

6 - Acessibilidade

Junto com o seu site, você deseja garantir que as campanhas por e-mail sejam inclusivas. Uma em cada cinco pessoas no Brasil vive com algum tipo de deficiência. Ao adotar uma user experience inclusiva no seu marketing por e-mail você irá garantir que todos tenham a mesma experiência positiva com seus e-mails. Acessibilidade hoje é um componente essencial do e-mail marketing de sucesso. Portanto:
Se você não tem certeza se seus e-mails e site são inclusivos tratando a acessibilidade, nossos especialistas em User Experience podem lhe ajudar!

7 - Responsividade para celular

Definitivamente se seus e-mails não são responsivos em dispositivos móveis Faça disso uma prioridade. A grande maioria dos usuários acessa os sites por celulares. A experiência neles deve ser priorizada em detrimento do desktop.
Com mais pessoas usando dispositivos móveis para acessar e-mails, visitar sites e comprar, você precisa garantir que seus e-mails sejam exibidos corretamente em todos os dispositivos. 
Podemos testar rapidamente o design móvel e a capacidade de resposta de suas campanhas, para que você possa obter os melhores resultados.
Essa tendência de e-mail marketing é obrigatória se você deseja ter sucesso com sua estratégia de e-mail neste ano.

8 - Restrições com o iOS 14

O lançamento do iOS 14, da Apple, com suas novas diretrizes de privacidade, impactou diretamente o futuro do e-mail marketing. Principalmente ele afeta a medição das taxas de abertura assim como a medição de outros indicadores de comportamento do usuário. A partir de agora, para aquele público-alvo com alto número de usuários com iPhones, você deve concentre-se nas métricas que afetam os resultados financeiros da sua empresa ao invés das métricas de abertura.
Essa mudança na medição dos resultados o ajudará a demonstrar o impacto do e-mail marketing nos leads de sua empresa. Se você melhorar seus esforços de atribuição, poderá até mostrar o impacto do e-mail marketing em todo o funil de compra e assim conseguir mais recursos para investir na personalização do seu e-mail marketing.

Conclusão

Quer ter certeza de que sua estratégia de e-mail está pronta para 2022?  Prepare-se para o futuro do e-mail marketing com a Wedoiti!

Conte com a Wedoiti para lhe apoiar com uma estratégia de sucesso para seu e-mail marketing! Nossos serviços de e-mail marketing já ajudam a gerar milhões de R$  em receita para nossos clientes. Temos soluções de e-mail marketing para todos os tamanhos de empresa.

Basta entrar em contato conosco para começarmos a criar sua estratégia personalizada de e-mail marketing para 2022!
Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato

Deixe seus dados que entraremos em contato