Como fazer uma análise da concorrência de SEO e por que é importante

Seu site pode ocupar o primeiro lugar para uma determinada palavra-chave hoje, mas esse status não é para sempre. Com o tempo, outros sites – a maioria deles concorrentes – aprenderão como otimizar seu conteúdo e superar seu site. É por isso que a análise competitiva de SEO (Search Engine Optimization) precisa ser uma iniciativa contínua para qualquer negócio.
 

Muitas empresas consideram a análise da concorrência desnecessária, pensando que eles fizeram o melhor que podiam em seus esforços de SEO. No entanto, isso simplesmente não é o caso. Sempre há algo que pode ser melhorado para obter melhores resultados e ficar à frente da concorrência. Estratégias de marketing baseadas em dados, como análise de concorrência de palavras-chave de SEO, podem ajudá-lo a aprender táticas que estão funcionando para seus concorrentes e usar esse conhecimento em suas próprias campanhas de SEO.

Este guia passará por temas que exigem o conhecimento prévio de alguns conceitos de SEO. Se você tiver interesse em mergulhar no mundo do SEO mas ainda não sabe por onde começar, temos um Curso completo  de SEO, que vai do básico ao avançado!

Como fazer uma fazer uma análise da concorrência de SEO e por que é importante

O marketing baseado em dados é um método de marketing que usa dados, adquiridos por meio de interações com o cliente e de terceiros, para obter uma melhor visão das motivações, preferências e comportamentos dos clientes. Em última análise, o marketing orientado por dados ajuda as empresas a otimizar o desempenho do canal de marketing e, por sua vez, a aprimorar a experiência do cliente, o que leva a maiores receitas e lucros.

Por que o marketing baseado em dados é importante?

Não há dúvida de que as pessoas têm preferências que orientam seu pensamento e comportamento. Uma empresa que atende a essas preferências tem uma chance muito maior de converter clientes potenciais em clientes pagantes. Esses dados que formam a base da estratégia de marketing digital.

Por exemplo, um pet shop envia e-mails e distribui panfletos na rua em busca de novos clientes para uma certa região metropolitana, mas obtém menos de 1% de resposta. Adicionalmente, menos de 5%, dos 1% que responderam, se tornam novos clientes. Após descobrir que o marketing baseado em dados pode melhorar seus resultados ela decide mudar de abordagem. Então o pet shop  passa a estudar os dados demográficos da mesma região metropolitana trabalhada anteriormente com os panfletos. Logo ela descobre uma sub-região onde a renda média familiar caiu de 10% a 30% comparativamente a renda média de toda a região metropolitana considerada na sua análise. Então, Ele resolve fazer outra campanha específica para aquela sub-região, que enfatiza os preços baixos para serviços de banho e tosa. Ou seja, essa segunda campanha usou marketing orientado por dados para se adequar ao público de determinada sub-região.

Usar essa abordagem de marketing baseado em dados pode dar às empresas uma visão geral dos hábitos de compra de seus clientes. Com esse entendimento, as empresas podem adaptar suas estratégias de vendas e marketing digital a esses clientes. As fontes de dados de marketing baseadas em dados podem incluir informações pessoais básicas, como idade, nível de renda, estado civil, número e idades dos filhos, aniversários e outros dados demográficos.

O que é a análise da concorrência de SEO?

Em primeiro lugar vamos conhecer um termo muito usado principalmente quando estamos falando de análise da concorrência de SEO: SERP!

E em segundo lugar vamos conhecer o que é Marketing Pay-Per-Click.  Entende-los é crucial para pensar numa estratégia maior de SEO e SEM(Search Engine Marketing).

O que significa SERP?

SERP é a página de resultados de pesquisa do Google e dos demais buscadores. A sigla SERP vem do termo em ingles para  Search Engine Results Page e seu objetivo é ajudar os usuários a encontrar o que estão procurando.

Além dos resultados da pesquisa orgânica, as SERPs geralmente incluem links de pesquisa paga e os famosos anúncios pay-per-click (PPC). Graças ao SEO, a posição no ranking em uma SERP pode ser altamente competitiva, pois os usuários são mais propensos a clicar nos resultados na parte superior da página. Com o lançamento da marcação de esquema, as SERPs estão se tornando muito mais complexas no intuito de tentar antecipar as necessidades do usuário.

Mais de 90% do tráfego dos usuários  vai para sites que se classificam na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. Se seu site ainda não estiver lá, não se preocupe. Existem estratégias que você pode usar para ajudar a impulsionar sua classificação, mas primeiro, você precisa entender o que são as SERPs e como elas classificam os resultados.

Considere o Marketing PPC na sua análise da concorrência de SEO

marketing pay-per-click (PPC)
Não trataremos do Marketing de Pay-Per-Click neste artigo dada a profundidade do tema. Mas ele não deve ser ignorado na sua análise da concorrência de SEO.

Sobretudo fazer o gerenciamento de redes sociais com resultados pressupõe estratégia. Com um plano adequado de marketing para elas qualquer empresa pode aumentar o reconhecimento da sua marca. Do mesmo modo  turbinar sua presença social. Nossos pacotes mensais de gestão de redes sociais se ajustam a qualquer orçamento de publicidade. Customizamos o plano certo para seu negócio, metas e objetivos.

Como fazer a análise da concorrência de SEO

O processo exato de análise da concorrência de SEO pode e deve diferir de uma empresa para outra. Seu nicho individual, seus clientes-alvo e seus objetivos gerais de negócios terão um impacto na forma de conduzir o processo.

Existem algumas áreas e etapas comuns na direção de uma boa análise que se aplica a todas as empresas e locais. Todavia cada caso é um caso e há variações de negócio para negócio. Portanto este não é um guia passo a passo, mas sim uma coleção de dicas e sugestões.

Acima de tudo acreditamos que ao adotar todas ou parte das orientações aqui contidas  você irá obter a inteligência competitiva necessária para no mínimo competir de igual para igual com seus concorrentes. Para começar o processo, no entanto, você precisa primeiro saber exatamente quem são esses concorrentes.

1. Identifique seus concorrentes de SEO

Concorrentes SEO

O primeiro passo em uma análise da concorrência de SEO é saber quem  são seus concorrentes. O objetivo deste estágio é analisar seus concorrentes-alvo com base nos termos de pesquisa que você está almejando. Isso o ajudará a saber mais sobre quem você está enfrentando, incluindo:

  • Suas iniciativas de negócios atuais;
  • Qual conteúdo direciona tráfego para eles;
  • Como eles estão posicionando seus produtos e serviços no mercado;

Quando você está lidando com um grande número de concorrentes, esta etapa de uma análise da concorrência de SEO pode parecer muito trabalhosa e desafiadora. Tecnologias de análise de dados orientadas à SEO como a que usamos aqui na wedoiti pode lhe dar uma visão de alto nível sobre o desempenho de todo o conteúdo em seu domínio em comparação com o de seus concorrentes. Você poderá descobrir tópicos ou áreas de conteúdo em que seus concorrentes estão superando você e vice-versa. 

A partir daí, identifique as áreas de seu conteúdo que podem ser melhor otimizadas para lidar com as disparidades encontradas na primeira etapa. Essas informações serão críticas quando você priorizar o que deve ser abordado primeiro.

2. Compare suas classificações e conteúdo com os concorrentes de SEO

Em seguida, invista algum tempo analisando as palavras-chave desejadas para conhecer seus maiores concorrentes. Você provavelmente descobrirá vários concorrentes até então desconhecidos escalando as SERPs para seus principais alvos de palavras-chave. Considere esses diferentes tipos de concorrentes conforme a seguir.

1. Concorrentes diretos:  são provavelmente concorrentes que você conhece e que fornecem serviços / produtos / software semelhantes aos seus. Por exemplo, digamos que você seja uma loja de artigos de cozinha que vende panelas. Quando você pesquisa por uma panela de barro no Google, provavelmente verá outros vendedores da mesma panela ou de outras parecidas nos resultados.

2. Criadores / editores de conteúdo:  são marcas / sites que superam você e que não são seus concorrentes diretos. Eles podem ser fontes de notícias, sites de mídia social como o Pinterest, sites de criação de conteúdo como o YouTube ou blogueiros individuais. Voltando ao exemplo da panela de barro, você pode encontrar artigos em blogs de cozinha ou em sites de notícias que mencionam esse tipo de utensilio nas SERPs.

Ainda vale a pena considerar esses concorrentes indiretos ao fazer sua análise competitiva. Você deve entender onde seus concorrentes estão superando você nas SERPs e que tipo de conteúdo está desempenhando para as palavras-chave que você está mirando.

Embora seja inteligente focar em empresas que você já sabe que são seus concorrentes, faça das palavras-chave sua base de análise. Isso permitirá que você identifique o escopo completo de marcas, editores e blogueiros que competem com seu conteúdo. Dessa forma, você pode obter mais informações sobre o tipo de classificação de conteúdo para essas palavras-chave.

Você também deseja encontrar palavras-chave que os concorrentes classificam e que você não. Isso é chamado de análise de lacuna de conteúdo competitiva . Usando esse conhecimento, você pode integrar palavras-chave de alto valor em sua própria estratégia de SEO.

3. Utilize a análise SWOT para superar a concorrência de SEO

Adote a análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), mais conhecida pelo seu termo em ingês  SWOT (Strength, Weaknesses, Opportunities, Threats)  na sua análise da concorrência de SEO Invista tempo pesquisando sobre seus concorrentes, reflita bastante e discuta com seus colegas. 

Quais são suas forças?

As forças são os pontos positivos da sua marca, empresa e presença digital. São as vantagens que você tem em relação aos concorrentes. Suas forças são controladas por você e não dependem de fatores externos. Nesse sentido você pode  identificar suas forças, ao analisar os diferenciais oferecidos aos seus clientes. Nesse sentido pode ser um diferencial tecnológico, a qualificação da equipe, ou o foco em resultados e a  qualidade do atendimento. Do mesmo modo pode ser o desempenho do seu próprio  marketing, das suas finanças ou da sua empresa como um todo.

Para identificar as forças da sua marca ou negócio, procure fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são os nossos  diferenciais em relação aos concorrentes?
  • Nossos clientes conseguem perceber logo de cara nossas qualidades? Quais são elas? 
  • O que colocamos de especial nos nossos produtos ou serviços? 
  • Quais são os diferenciais do nosso time?
  • Nossas soluções  fazem  sucesso no mercado? Quais delas?
  • Somos reconhecidos no mercado por alguma razão ou característica  especial?

Existem muito mais perguntas mas estas são um bom começo e já cobrem um amplo espectro de questões.

Quais são suas fraquezas?

Antes de mais nada é importante  destacar que TODA marca ou empresa tem suas fraquezas. Nesse sentido elas são  pontos fracos em relação à concorrência. Suas fraquezas podem e devem ser controladas internamente. Principalmente quando afetam a sua performance. Há uma máxima no mundo corporativo de que os problemas só aparecem quando as fraquezas não são identificadas.  Principalmente quando elas são negligenciadas na hora do planejamento de uma nova iniciativa estratégica elas acarretar sérios problemas.

O roteiro inicial de perguntas para descobrir as fraquezas pode ser o seguinte:

  • Qual a medição da user experience do seu site pelo Page Speed Insights?
  • Como está se comportando seu tráfego orgânico?
  • Como estão seus sinais sociais e a geração de tráfego a partir deles?
  • EM que niveis estão os KPIs de sua performance digital nos seus diversos canais?
  • Quais lacunas e fraquezas possui a minha presença digital em comparação à concorrência?
  • De que forma tanto nosso time como a relação com os nossos clientes poderiam melhorar?
  • Como está a  qualificação e especialização das pessoas ?
  • Quais são as reclamações mais frequentes?
  • Quais os principais motivos para a perda de vendas?

Há muito mais perguntas a fazer que podem ajudar a entender o que pode ser melhorado na sua presença digital.

Oportunidades

Primordialmente as oportunidades são as forças externas que têm a capacidade de  influir positivamente para sua marca ou negócio e que você não tem controle sobre elas.  Por exemplo, um aumento de demanda por um determinado tipo de tênis por conta de uma superexposição nas mídias sociais. As perguntas tradicionais que você deve se fazer são:

  • Valor – Como podemos agrega-lo as nossas soluções para gerá-lo para o cliente?
  • Desejos – O que deseja nosso clientes e como podemos ajuda-lo a realizar seu sonho?
  • Tendências – Quais as que estão em alta ?
  • Cenário externo: Quais condições econômicas, políticas  ou sociais podem ser favoráveis?
  • Inovação e tecnologia – Quais novidades tecnológicas podemos agregar valor  as nossas soluções?
  • Ambiente – Quais influências climáticas ou sazonais podem ser favoráveis?

Ameaças

Ameaças são todas as forças externas que você não pode controlar e que podem impactar negativamente na sua marca ou negócio e influenciar negativamente  seu desempenho. Não temos  poder para controlar as ameaças mas podemos ter nos preparar para enfrentá-las com estratégias de mitigação.

Resumindo a etapa de análise da concorrência de SEO com SWOT

A maior regra de uma análise competitiva de sucesso é nunca presumir nada. Baseie sua campanha de SEO em fatos concretos obtidos de três canais principais.

  • Considere os canais de dados disponíveis para você. Você pode analisar o cenário competitivo usando ferramentas como Google Ads e Soovle, um site que consulta as funções “Sugerir” de vários mecanismos de pesquisa simultaneamente. Você pode usar o Excel para analisar grandes quantidades de dados e explorar tendências. Plataformas avançadas de SEO podem automatizar análises e descobertas de SEO, aprofundando sua visão do cenário competitivo.
  • Realize análises off-page e on-pageIsso envolve estudar os backlinks, textos âncora, estratégia de mídia social, ferramentas usadas, conteúdo e números de tráfego página por página de seus concorrentes. Ao descobrir os backlinks de seus concorrentes, você pode entrar em contato com os mesmos sites que eles utilizam para ver se eles direcionam para o seu conteúdo também, ou até mesmo trocar os links dos concorrentes pelo seu. Você pode incorporar as estratégias de otimização on-page bem-sucedidas de seus concorrentes em seu próprio site para palavras-chave alvo.
  • Analise as estratégias de marketing de seu concorrente. Isso inclui campanhas de marketing digital anteriores e atuais e mudanças no tráfego do site antes e depois da implementação dessas campanhas de marketing.

Analisar o cenário competitivo normalmente envolve muito esforço inicial. A análise da concorrência de SEO é um processo contínuo que deve ser feito continuamente, uma vez que as SERPs são altamente dinâmicas. Quanto mais você se concentra na análise de concorrentes de SEO, melhor pode garantir que não perderá oportunidades de impulsionar suas próprias classificações. 

4. Crie ou otimize o conteúdo existente com base em suas descobertas

Depois de descobrir as palavras-chave nas quais seus concorrentes têm uma classificação mais elevada, é importante determinar se seu site precisa ser otimizado ou se você precisa de novo conteúdo para SEO . SE seu site tem problemas técnicos, como velocidade lenta ou links corrompidos você já tem um problema sério e imediato a resolver!  Problemas básicos como esses derrubam  seu site nas SERPs. Afinal o Google evita a todo custo gerar uma má experiência para seus usuários.  Ou talvez você não tenha conteúdo de alta qualidade suficiente otimizado para conversões.

Otimização de sites

Investir na otimização de sites não apenas traz retorno na forma de geração de leads como também promove mais vendas e engajamento com sua presença digital.

O algortimo do Google muda sempre!

O algoritmo do Google muda periodicamente. As páginas classificadas na primeira página deste mês para uma palavra-chave podem cair para a segunda página em diante. É por isso que monitorar a classificação da página e atualizar o conteúdo de acordo deve ser uma parte crucial de seu conteúdo e estratégia de SEO.

Analise a classificação de suas páginas para palavras-chave alvo e procure oportunidades para otimizar o conteúdo existente com base em suas descobertas. As páginas classificadas na segunda página para as palavras-chave alvo geralmente são as melhores oportunidades de otimização. Essas palavras-chave são chamadas de palavras-chave em “distância de alcance” porque têm um alto potencial para gerar mais tráfego se forem melhor otimizadas e assim chegarem à primeira  página.

Esta estratégia pode ajudá-lo a:

  • Alcançar um público que passou recentemente a se interessar;
  • Fazer com que você tenha links em mais sites, alguns dos quais podem até mesmo trocar o link de um concorrente por que seu conteúdo é melhor;
  • Estabelecer você como uma autoridade em seu espaço de atuação.

Quer você opte por otimizar as páginas existentes ou criar novo conteúdo, essas estratégias podem ajudá-lo a ter uma classificação mais elevada nas SERPs do Google.

Há uma variedade de ferramentas que você pode usar para uma análise de lacunas de palavras-chave, incluindo o  SEMrush e o  Ahrefs.

Ao usar o relatório de comparação de sites, você pode filtrá-lo de diferentes maneiras para destacar as palavras-chave nas quais qualquer um dos sites listados está classificado nas três primeiras posições.

5. investigue como seus concorrentes obtêm links

As estratégias de link building não são das tarefas mais fáceis. Às vezes é difícil saber por onde começar, mas recomendo que você comece procurando quais páginas seus concorrentes têm melhores backlinks.

Há algumas ferramentas que eu recomendo que fornecem uma visão difenciada, que são o Majestic ou  Ahrefs.

Como fazer uma fazer uma análise da concorrência de SEO e por que é importante

6. Encontre possíveis táticas de link building

Ao identificar quais sites estão criando links para seus concorrentes, você está descobrindo oportunidades de links em potencial para começar a aproveitar.

Isso pode ajudá-lo a formar as táticas de construção de links que você usará em sua estratégia.

Uma tática comum é chamada de Técnica do Arranha-céu, composta de três etapas:

  • Procure por conteúdo digno de link;
  • Produza um conteúdo ainda melhor;
  • Alcance as pessoas certas.

Procure por conteúdo digno de gerar backlinks

Um ativo vinculável por backlinks é um dos pilares de qualquer campanha de marketing de conteúdo. O termo em negrito no início do paragrafo  é a descrição perfeita do que você precisa criar.  Em outras palavras uma página de alto valor que você pode aproveitar para obter backlinks continuamente para ela.

Vale lembrar  de que o ativo vinculável não é uma isca sem sentido.Acima de tudo ele é um conteúdo diferenciado e  útil que leve as pessoas a incluí-lo como uma referencia para ele no site delas.

Para descobrir se seu ativo vinculável será um grande sucesso procure por conteúdo semelhante que já gerou uma muitos links.

Produza um conteúdo ainda melhor

Conteúdo blog análise de concorrência

Principalmente para criar conteúdo de qualidade, você precisa dominar o marketing de conteúdo. Ele é uma das estratégias mais eficazes quando você deseja comercializar ou promover algo. No entanto, nem todos os tipos de conteúdo serão valiosos para o seu público e, acima de tudo, alguns de seus artigos favoritos – na sua visão, não da do seu público-alvo – podem morrer de velhice , sem gerar visitação alguma, tornando-se obsoletos e irrelevantes.

Produzir conteúdo melhor significa também produzir conteúdo perene. Nesse sentido eles possuem o mesmo valor com o passar do tempo, atraindo tráfego orgânico por meses ou anos na mesma taxa ou talvez até a uma taxa maior do que o conteúdo do seu concorrente.

Alcance as pessoas certas com e-mail marketing

O e-mail marketing não morreu. Viva o e-mail marketing!  A divulgação por e-mail é a base da técnica do arranha-céu. 

É uma ação similar a pedir  por backlink, mas com um toque importante.

Em vez de enviar e-mails para pessoas aleatórias, entre em contato com proprietários de sites e blogs que já criaram links para conteúdo semelhante.

Quando você qualifica clientes em potencial dessa forma, sabe de antemão que eles:

  • Administram um site em seu nicho;
  • Estão interessados em seu tópico;
  • Já criaram um link para um artigo sobre esse assunto.

Agora é apenas uma questão de avisá-los sobre seu conteúdo infinitamente superior.

Alcance as pessoas certas com e-mail marketing

Adicionalmente à tática do arranha-céu vale  a pena tentar também:

  • Artigos de visitantes – criação de um conteúdo que é colocado em outro site relevante para o seu público;
  • Edições de nicho – um link inserido no texto em um conteúdo existente;
  • Criação de links de recursos – simplesmente listar seu site em uma página de recursos. Por exemplo, um blog de moda pode ter uma página listando marcas sustentáveis – se você está neste setor, quer ser incluído!

Obviamente, você também pode simplesmente experimentar uma variedade de táticas e ver qual funciona melhor para você.

Entretanto para realmente comprovar quais dessas táticas estão funcionando, você deve fazer uma revisão periódica da sua análise da concorrência de SEO.

7. Finalmente, faça algumas comparações para termos de alta importância

Snip comprar bitcoin4
Snip comprar bitcoin3

É útil escolher alguns termos de alta importância e aplicar algumas comparações diretas entre o seu site e seus concorrentes.

Para fazer isso, comece fazendo uma simples da SERP para uma consulta específica que você deseja classificar bem.

Escolha quaisquer recursos da SERP que você acha que poderia otimizar, seja vídeo, snippets em destaque, as pessoas também perguntam , etc.

Também ajuda neste ponto fazer algumas anotações rápidas do que você vê, como a seguir:

  • Oportunidade de snippet em destaque;
  • As pessoas também perguntam oportunidades;
  • O conteúdo é informativo em vez de páginas de categoria;
  • Oportunidade de vídeo;
  • Alta competição (por exemplo, gq-magazine.co.uk, gq.com).
 

SEO - Search Engine Optimization

Com nossos serviços de SEO – Search Engine Optimization seu negócio conquista as primeiras páginas do Google de forma consistente. Somos uma solução contínua e abrangente de otimização para SEO.

Conclusão

Se você chegou até aqui, provavelmente é por um ou mais dos seguintes motivos:

  • Seu site não está sendo encontrado por quem o procura;
  • O tráfego do seu site diminuiu recentemente e você não sabe por quê;
  • De repente, o volume de chamadas recebidas e leads diminuiu;
  • Você está começando um novo site e deseja impulsionar novos negócios rapidamente.

Se algum desses quatro pontos faz sentido, no seu caso, fique tranquilo, você veio para a empresa certa de SEO. Há um motivo pelo qual a Wedoiti está atendendo a um número cada vez maior de clientes de SEO e fornecendo soluções de otimização para que o algoritmo do Google, que está em permanente mudança. Da mesma forma posicionamos melhor sua marca, nos seus resultados de pesquisa.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato