Como fazer marketing digital a partir de 2020

Fazer o marketing digital que funciona e dá resultados passou a ser um elemento essencial para o sucesso de muitos negócios. Neste artigo exploramos o que está funcionando e dando certo em 2020.

Resumo do conteúdo do post

1- Uma breve introdução ao cenário digital em 2020

Muita gente se pergunta como funciona o marketing digital, vamos começar de forma simples. Você já parou para pensar no tempo que passa na Internet, nas mídias sociais? Quer você esteja você procurando um restaurante para pedir comida, avaliando um curso qualquer relacionado a sua profissão ou um hobby, efetuando uma compra online rotineira ou simplesmente postando e dando umas curtidas no Instagram, Facebook ou LinkedIn, você está somando tempo ao período diário que está Internet.

Em média, as pessoas gastam 33% do seu tempo online nas redes sociais. Cerca de 16% é usado para TV e streaming de vídeo, 16% para streaming de música, 13% para notícias e 22% para diversas outras atividades. Estas estatísticas  demostram claramente que as empresas precisam rastrear esses 33% para fazer o melhor uso deles.

Algumas estatísticas mais atualizadas apontam o seguinte:

  • Um adulto fica em média 38 minutos por dia no Facebook;
  • Jovens de 16 a 24 anos passam em média 3 horas por dia nas redes sociais;
  • Os usuários da Internet gastaram em média 2 horas e 22 minutos por dia em redes sociais em 2019;
  • Em 2021, espera-se que mais de 3 bilhões de pessoas estejam nas redes sociais;
  • As projeções atuais para o uso das redes sociais estimam que o adulto médio passará 6 anos e 8 meses de sua vida nas redes sociais;
  •  O Facebook tem, em média, 2 bilhões de usuários ativos diariamente em 2020.

Alguns números ainda não consolidados sobre estas mesmas estatísticas relacionadas acima, após a covid-19, apontam para crescimentos mais acelerados e acima das curvas de tendências plotadas até 2019. Portanto, se as pessoas estão passando boa parte do seu tempo no espaço online, no digital, é igualmente importante que as empresas se movimentem também no que diz respeito a sua presença digital.

Para ser visto e vender na Internet as empresas precisam ter uma identidade digital própria para que, quando seus clientes-alvo estiverem navegando, possam descobrir as marcas que gostam ou que possam passar a gostar pelo encantamento que produzem no digital.

É por isso que o marketing digital se tornou tão importante e em muitos casos essencial. A única maneira efetiva para as marcas captarem a atenção de seus clientes em potencial é criando uma forte presença digital para que seus clientes-alvo fiquem sempre bem informados sobre o que se passa com elas.

O digital é um espaço democrático e coloca, a princípio, todas as empresas em pé de igualdade no que diz respeito a informar seus clientes sobre qualquer novidade, uma liquidação que vai começar, o lançamento de produtos, eventos e campanhas.

Definitivamente chegar ao público-alvo pelo digital é muito mais fácil do que pelo offline.

Uma marca é tão boa quanto os clientes a reconhecem. Se ela não está fazendo barulho o suficiente no mercado, muito provavelmente há esforço digital faltando ou sendo desperdiçado. Os esforços devem obter resultados na forma de novos leads, conversões e clientes fidelizados.

Quem pensa que sabe como funciona o marketing digital e se surpreendeu com algumas das informações acima deve continuar lendo este artigo.

2- 10 estatísticas essenciais para entender como funciona o marketing digital

Antes de abordamos potenciais benefícios do marketing digital bem aplicado, vamos dar uma olhada em 10 de 32 estatísticas, postadas pela Lyfe Marketing, nesse artigo e que atestam como o marketing digital tem impactado as empresas nos últimos anos. Os dados se referem ao mercado americano, as estatísticas aqui no Brasil tendem a ser parecidas.

2.1 - 70% da população tem um perfil em pelo menos uma rede social

O marketing de mídia social pode conectar sua empresa a uma grande parte da população. Normalmente, a publicidade em mídia social tem um custo mais baixo do que outras formas de publicidade, como anúncios em jornais, televisão e rádio em relação ao público que os anúncios podem alcançar.

2.2 - 79% dos usuários de internet estão no Facebook

Isso torna o Facebook a plataforma de mídia social mais popular. O Facebook é o melhor lugar para começar a empreender esforços de marketing para incluir mídia social. Vale o registro de que a boa prática recomenda a utilização de mais de uma mídia social. As estatísticas de marketing de mídia social também mostram que o usuário médio da Internet tem 7,6 contas diferentes de mídia social.

2.3 - 71% dos consumidores recomendam marcas com experiência positiva

Você não leu errado, é isso mesmo, 71% dos consumidores que tiveram uma experiência positiva com uma marca nas redes sociais provavelmente recomendarão a marca a seus amigos e familiares.

A mídia social apresenta uma oportunidade incrível de atendimento ao cliente que não deve ser ignorada. Se sua empresa já está nas redes sociais ela deve sempre verificar suas contas diariamente e responder a todos os comentários, menções e mensagens, mesmo que seja apenas curtindo eles. As pessoas não gostam de ser ignoradas.

Mostrar que sua marca realmente presta atenção em seus seguidores e interage com eles pode ajudar muito na construção de relacionamentos positivos com os clientes.

2.4 - Apenas 2% dos visitantes do site fazem uma compra na primeira visita

Anúncios de retargeting podem ser usados no Facebook para direcionar os outros 98% e transformá-los em clientes. O retargeting funciona rastreando os visitantes do seu site e, em seguida, usando dados para criar um público de pessoas que visitaram seu site sem fazer uma compra. Como seus anúncios de retargeting são exibidos apenas para pessoas que já visitaram seu site, eles têm uma taxa de conversão muito maior do que anúncios com um novo público.

2.5 - Só 15% das pessoas assistem vídeos no Facebook com o som ligado

Ao criar um vídeo para o Facebook, certifique-se de usar legendas ou tornar o vídeo fácil de entender sem o uso de som. Caso contrário, a maioria das curtidas esperadas podem ser perdidas. Se você percorrer seu feed de notícias, provavelmente perceberá que a maioria dos vídeos virais é capaz de transmitir a mensagem com ou sem som.

2.6 - >50 milhões de empresas se conectam com clientes pelo Facebook

A probabilidade de que seu concorrente já esteja no Facebook é superior a 90%. Sua empresa deve ter uma página no Facebook se deseja competir. Além disso, com dois bilhões de usuários ativos mensais, suas chances de alcançar o público correto são bem maiores.

2.7 - Postagens no Facebook com imagens tem o dobro de engajamento

Vida de regra, utilize imagens brilhantes e de alta resolução em seu conteúdo. Uma dica adicional é usar imagens com os rostos das pessoas. O olho humano é naturalmente predisposto a reconhecer rostos, então as imagens com rostos de pessoas têm maior probabilidade de chamar a atenção de alguém. Apenas tome cuidado com imagens ultrapassadas. Eles podem afastar seu público ao parecerem falsas ou genéricas.

2.8 - Postagens com vídeos no Facebook obtêm o maior engajamento

As postagens de vídeo ganham, em média, cinco vezes mais engajamento do que as postagens apenas com imagens. Mais de 8 bilhões de vídeos são assistidos no Facebook todos os dias. Mais de 500 milhões de horas de vídeo são assistidas no YouTube todos os dias. Os vídeos definitivamente estão em alta.

2.9 - Postagens com emoticons recebem 33% mais engajamento

Postagens de vídeo com emoticons nas legendas devem receber o maior engajamento. Apenas tenha cuidado ao usar muitos emoticons eles podem ser uma distração e também podem não se adequar ao estilo da sua marca.

2.10 - Quem reclama por redes sociais espera uma resposta em uma hora

78% das pessoas que reclamam sobre uma marca no Twitter esperam uma resposta dentro de uma hora, aqueles que se utilizam do RECLAME AQUI também não ficam muito longe.

Isso mostra como é importante monitorar regularmente as contas em busca de perguntas, comentários e preocupações. Ignorar reclamações de clientes irritados no RECLAME AQUI e no Twitter, por exemplo, pode alimentar alimentar a frustração dele com a marca, ao mesmo tempo que responder rapidamente com informações para apaziguá-los pode transformar consumidores insatisfeitos em clientes habituais. Além disso, os usuários com opiniões semelhantes podem ver sua resposta e ter uma reação favorável.

3- Como trabalhar com marketing digital pode transformar sua empresa?

3.1 - Trabalhe com obsessão para obter altas taxas de conversão

Por que as empresas fazem marketing e publicidade? Porque o objetivo final de 99% das iniciativas de marketing e publicidade é obter conversões. Essas conversões são os resultados reais que as empresas esperam e eles vêm primordialmente na forma de leads, clientes, tráfego e retenção.

Com ações de marketing digital, você pode aumentar sua taxa de conversão anunciando e executando campanhas online. Quando falamos em ferramentas digitais, isso inclui e-mail marketing, SEO, automação de marketing, geração e nutrição de leads, entre outras iniciativas.

Somente com o uso inteligente e articulado de todo o arsenal de estratégias e tecnologias se obtém altas taxas de conversão. Sucesso a partir de 2020 necessariamente inclui estratégia digital na condução do marketing  digital do seu negócio.

3.2 - Interaja com o público-alvo

Este é um dos principais pontos fortes do marketing digital, ou seja, interagir para atingir o público-alvo. Um outdoor ou um panfleto atinge apenas uma pequena parcela do público-alvo e muitas vezes ainda podem ser ignorados por um série de fatores. 

Mas um anúncio digital tem efeito oposto pois ele é direcionado apenas a um público específico, que foi muito bem pensando. Isso melhora a assertividade e faz sua empresa assumir o controle sobre quem irá engajar.

Todo negócio quer se envolver e interagir apenas com pessoas que estão interessadas em seu produto ou marca, caso contrário, ela estará colocando esforço e dinheiro aonde não há retorno.

Por exemplo, se você vende uma marca de luxo em que cada produto custa entre de R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, anunciar para uma faixa etária de 15 a 22 anos a princípio não parece uma boa ideia.

Acredite e confira na prática que a segmentação faz maravilhas no digital, esta é uma ferramenta de tremendo poder, disponível facilmente para qualquer negócio.

3.3 - Construa reputação para sua marca

Estar em contato com seus clientes regularmente é importante, especialmente depois de vender seu produto ou apresentá-lo no mercado. A interação com os clientes oferece a oportunidade de receber feedback do mercado sobre o desempenho de seu produto ou serviço.

Você pode construir uma ótima reputação de marca se preocupando com seus clientes. Ao responder imediatamente aos problemas deles e prestar atenção a qualquer desconforto que estejam enfrentando, mostrando que entrega o que vendeu e garantiu e, que tudo o que não estiver bem, será resolvido.

Como seus concorrentes também possuem presença digital, eles cortejarão seus clientes se você deixar de entrar em contato com eles. A reputação muitas vezes é afetada não porque uma marca não atendeu às expectativas, mas porque, após a venda, ela não se importou com as pessoas que compraram seu produto.

O marketing digital dá ao negócio a oportunidade de estar sempre em contato com seu cliente.

3.4 - Conquiste a confiança do seu público-alvo

Embora as plataformas digitais abram inúmeras oportunidades para as empresas, elas podem prejudicar a reputação de uma marca se não forem bem gerenciadas. Com um site adequadamente construído, atualizado e gerenciado, somado a força dos canais de mídia social, você pode construir confiança e reputação no mercado.

O consumidor deve sentir que pode chegar a uma marca sempre que quiser. Além disso, se as pessoas conseguirem ver seus anúncios, vídeos, campanhas sociais e e-mails, todos os dias, elas saberão que você está ativo e aparecerão em seus feeds todos os dias.

Colete comentários, pesquisas, depoimentos etc. nos diversos canais sociais, pois isso trará uma sensação de segurança para seus clientes pelas suas ações.

3.5 - Foque na geração de melhores receitas

As empresas que usam campanhas para a promoção de suas marcas geram receitas melhores do que aquelas sem presença digital. O mundo digital está mudando o jogo para os negócios por uma infinidade de razões. 

Em primeiro lugar, quando seu negócio está alcançando de fato seus clientes. Em segundo lugar, quando os informa sobre atualizações sobre ações, produtos ou serviços. Por último, quando os estimula a agir. Isso também é chamado de CTA ou Call-To-Action.

Mantendo este processo constante, seu negócio gerará leads consistentes e começará a obter mais conversões. Uma coisa que o marketing digital faz é alcançar clientes em potencial em qualquer lugar, sem as limitações geográficas de um negócio tradicional.

Não é necessário alcançá-los pessoalmente, basta saber interagir e se envolver com o público-alvo regionalmente ou globalmente por meio de ferramentas digitais. O marketing digital é mais como combustível para uma empresa, pois resolve muitos desafios e dá uma vantagem para vendas e marketing logo a partida.

3.6. Construa sua estratégia econômica com o Marketing as a Service - MaaS

As empresas que trabalham com capital e força de trabalho limitados podem e devem fazer uso de estratégias digitais para obter melhores leads e gerar mais conversão. A promoção e o lançamento de um produto ficam mais fáceis com a publicidade digital.

Pequenas e médias empresas não precisam aprender como trabalhar com marketing digital.

Mas elas precisam saber que podem usar a automação para a maioria de suas estratégias de marketing e terceirizar todo ou parte do trabalho, ao invés de possuir uma equipe interna com diversos especialistas em marketing e tecnologias dedicados. O Marketing as a Service, conhecido pelo acrônimo MaaS veio para ficar e ajudar as pequenas e médias empresas a competirem de igual para igual no universo digital com as grandes empresas.

3.7 - Considere primeiramente os consumidores nos dispositivos móveis

Cerca de 51% dos consumidores de smartphones descobrem um novo produto enquanto navegam.

O marketing orientado ao móvel e a otimização de anúncios não devem ser ignorados, dado o número de usuários móveis aumentando a cada dia e em muitos negócios já superando o de usuários de computador.

Portanto, otimize a marca para mídia social, o marketing por e-mail, anúncios, site e conteúdo para dispositivos móveis para que as pessoas que navegam em seus smartphones possam ver suas campanhas, vídeos e blogs e descobrir e seguir sua marca regularmente.

O site da sua empresa é um dos pilares da presença digital do seu negócio. Se ele não gera uma experiencia de uso legal deve ser a primeira coisa a ser resolvida. Leia esse outro artigo no nosso blog e verifique se seu site está atualizado com as últimas tendências de web design. Se não estiver, está na hora de procurar ajuda, fale conosco!

3.8 - Deixe seu público realizar as ações desejadas

A melhor coisa sobre o uso de marketing digital é apresentar seu produto e serviços aos usuários e pedir que eles realizem uma ação.

Se você deseja que seus usuários compartilhem um post do seu blog ou um vídeo , você deve adicionar uma linha no final ou mencionar isso em seu vídeo. Isso é chamado de solicitar que seus usuários realizem a ação desejada ou uma ação que você deseja que eles realizem.

Fazer isso é adicionar um CTA em suas campanhas publicitárias, campanhas de e-mail, etc. para que você possa especificar exatamente o que deseja que o usuário faça. Os CTAs podem ser para preencher um formulário, comprar um produto, informar um e-mail ou inscrever-se em um canal.

4- Elementos essenciais no como fazer marketing digital a partir de 2020

4.1 Marketing de influenciadores

Se ainda não está convencido, confira você mesmo as centenas de influenciadores no Instagram e no YouTube que trabalham para marcas renomadas. Muitos deles, parece que já nasceram sabendo a como trabalhar com marketing digital.

4.2 Marketing de conteúdo ainda é negligenciado

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes, práticas e úteis que qualquer marca pode utilizar para alcançar e envolver mais clientes e leads qualificados. O conteúdo personalizado, em diferentes formas, está criando um impacto inegável em muitos negócios que investem nessa frente.

4.3 Marketing de mídia social

Fique ligado pois TikTok e Instagram estão bombando e a utilização do Whatsapp por pequenas empresas promete potencializá-las muito a partir deste ano. Na receita do como fazer marketing digital em 2020 estes elementos são essenciais.

4.4 Marketing de vídeo

Um vídeo excelente e otimizado pode ter um alcance maior e, portanto, os anúncios em vídeo têm desempenho melhor no Instagram, Facebook e  TikTok.

Invista em vídeos !

4.5 Marketing digital para e-commerce

Seu você possui um e-commerce, atente-se para ter ações  de marketing digital especificas para ele no intuito de alavancar as vendas e melhorar o posicionamento de marcas e produtos na internet.

Confira em outro artigo no nosso Blog as principais estratégias para aumentar suas vendas utilizando o marketing digital para o e-commerce.

4.6 Estratégia de engajamento emocional

Anúncios que giram em torno de temas delicados como por exemplo doenças, igualdade e direitos criam atração emocional.

Mas utilize-o com cuidado e parcimônia.

5- Conclusão

Você não precisa experimentar todos os meios digitais de uma vez. Planeje seu conteúdo e campanhas com base em seu público e em seus dados demográficos. Discuta isso com especialistas e conte com as estatísticas para guiá-lo.

Tenha em mente que seu negócio não precisa ter uma equipe dedicada e sofisticada para saber como funciona o marketing digital para a partir daí fazer as coisas acontecerem. 

Sua empresa pode terceirizar na totalidade ou parcialmente todas as atividades do seu marketing digital e com ele aumentar as vendas, reforçar sua marca e gerar valor para o seu negócio.

Você só precisa validar se na missão da empresa que você irá contratar para lhe ajudar com sua estrategia e marketing digital  está a geração de valor para o negócio do cliente dela. Essa é nossa missão aqui na Wedoiti !

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato