Como fazer a estratégia digital do seu negócio

A estratégia digital quando bem empregada em diferentes tipos de negócios pode gerar mais captação de clientes e melhores resultados especialmente um aumento nas vendas.

Geralmente, os esforços de uma boa estratégia digital são muito aplicados para o lançamento e posicionamento de uma marca, produto ou serviços.

Mas, devemos lembrar, que na internet atual tudo é informação, e a informação pode ser transformada em dinheiro.

A mesma estratégia também pode encaminhar o usuário até a seu negócio e convertê-lo em cliente final, portanto, vejamos agora, como criar uma boa estratégia digital para alavancar o seu negócio.

Crie uma presença digital

Atualmente, para posicionar e vender produtos é importante selecionar diferentes mecanismos e métodos de geração de público e de simplificação da entrega das ofertas.

Inicialmente, para quem quer investir em um negócio digital, é importante obter um domínio próprio com servidor privado para veicular seus próprios produtos com mais segurança.

Posteriormente, é indicado verificar os produtos e serviços que o site poderá vender e entregar. Ter um site na internet vai garantir que seu negócio esteja sempre disponível, além de melhorar a reputação de sua empresa junto aos clientes.

Invista em bons conteúdos

Vivemos a era do conteúdo, sendo essencial que o gestor de uma negócio digital, um e-commerce,  procure otimizar a descrição dos produtos e serviços em seu site e pense seriamente em lançar um blog corporativo.

Através do blog, o gestor do negócio digital poderá veicular novidades sobre produtos, dar dicas de uso e soluções e veicular matérias sobre lançamentos e evoluções de marcas e produtos.

Para atrair mais leitores e transformá-los em clientes é importante investir em conteúdo adequadamente otimizado para SEO (Search Engine Optimization) como  artigos,  imagens e vídeos. 

Posteriormente, o gestor também pode avaliar adicionar novas iniciativas mais sofisticadas.

Identifique o público certo

Além do conteúdo e da estrutura do site, a empresa precisa determinar o seu público alvo. Inicialmente, o empreendedor pode e deve criar uma persona (um cliente fictício) baseado no perfil de seus principais clientes diretos e indiretos para o qual pretende vender.

É importante que o empreendedor e os gestores de vendas digitais identifiquem as necessidades de cada tipo de público buscando oferecer soluções úteis baseadas nas necessidades da cada um.

Crie um plano de ação e defina metas

Com o desenvolvimento do conteúdo, do design do site e identificação do público-alvo, é possível desenvolver um plano de ação que de fato possa gerar retornos.

É importante que a empresa saiba definir metas, saber onde quer chegar e quanto precisa vender ajuda a orientar processos de mercado e localizar as melhores ferramentas de marketing digital.

Porém, é importante definir metas alcançáveis, não adianta querer vender mais de um milhão de itens se a empresa não possui esse estoque e muito menos público consumidor para isso.

Como dica, leia esse artigo sobre Como aumentar as vendas do seu e-commerce para conhecer algumas das estratégias que devem fazer parte do seu plano.

Organize as ferramentas de marketing

Uma boa estratégia digital se baseia no uso correto de várias ferramentas que podem facilitar os trabalhos e melhorar os resultados, portanto, separe quais destas ferramentas deseja utilizar, analise quais oferecem mais vantagens, quais se encaixam melhor as necessidades do seu negócio.

Use bastante as mídias sociais

Além do blog, do site e do YouTube, é importante que a empresa se faça presente nas redes sociais.

A aplicação da estratégia digital focada em mídias sociais como Facebook Twitter, Linkedin, Instagram e TikTok podem gerar um grande diferencial no mercado. Também ajuda a gerar proximidade e engajamento junto ao potencial cliente.

Atualmente, muitas empresas utilizam canais no YouTube para veicular informações e dicas de produtos para o seu público e potenciais clientes.

Os vídeos podem oferecer suporte, dicas, e tirar dúvidas sobre diferentes tipos de questões relacionadas aos seus serviços e produtos.

Trabalhe com anúncios pagos

Além da geração de conteúdo otimizado para atrair os visitantes naturalmente, a empresa pode planejar a criação de anúncios no Google e no Facebook para profissionalizar a veiculação de suas ofertas.

O uso de anúncios ajuda a gerar mais reconhecimento da marca no mercado. Os anúncios pagos podem acelerar o crescimento e as vendas do seu negócio, portanto, separe um orçamento exclusivo para investir neste tipo de estratégia.

Mantenha-se informado

Seja lendo jornais, revistas, assistindo à TV, acessando sites noticiosos, lendo livros e e-books é fundamental se manter informado sempre.

Sabemos que as tendências de mercado mudam constantemente, exigindo capacidade da adaptação por parte do empreendedor e mais flexibilidade em todo o negócio online.

Monitore

Quando todos os esforços estratégicos estiverem sendo colocados em prática, é importante acompanhar e monitorar os dados referentes aos resultados como o número de visitação e quantidade cadastros de clientes.

Conheça seus números e principalmente seus clientes, analise sempre seus relatórios e busque aprimorar as suas falhas.

Invista pesado na Experiência do usuário (UX)

Muitas vezes o site não vende bem por ter um design e uma arquitetura engessada e ultrapassada. É fundamental que a estrutura do site também tenha algumas parte otimizadas.

Também existe a necessidade da página ser responsiva, ou seja, ser facilmente acessada através de celulares, tablets, notebook, entre outros dispositivos digitais.

Portanto, uma das mais poderosas ações que não pode ficar de fora de um sua estratégia digital, é focar na experiência de seus usuários.

No artigo desse link nós abordamos 6 erros de experiência do cliente muito comuns em sites de moda.

Se você não sabe como montar uma boa estratégia digital e tem dificuldades  em aproximar e fidelizar os seus clientes, chegou a hora de procurar ajuda profissional.

Fale agora com nossos Especialistas em estratégia digital, tire todas as suas dúvidas e descubra porque uma estratégia digital é tão importante e vital para o sucesso do seu negócio.

Aguardamos o seu contato!

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato