Como desenvolver pilares de conteúdo para sua estratégia de mídia social

Neste guia rápido, exploraremos como e por que os pilares de conteúdo podem ajudá-lo a se concentrar e organizar sua estratégia de mídia social. Com nosso conselho, você se sentirá confiante o suficiente para começar a criar seus próprios pilares de conteúdo a qualquer momento.

banner pilares de conteúdo

No contexto do marketing de mídia social, os pilares de conteúdo são um conjunto de temas ou tópicos que sua marca pode usar para criar postagens.

Esses temas, às vezes chamados de clusters, são específicos para sua marca e devem refletir o conteúdo mais popular entre seu público online.

Os pilares de conteúdo que você escolhe devem abranger e ser consistentes com o propósito, valores, tom de voz, posicionamento e aparência estética geral da sua marca nas mídias sociais.

Como uma base física, os pilares são necessários para apoiar os objetivos gerais de uma estratégia de conteúdo. Eles ajudam a garantir que seus esforços sejam distribuídos uniformemente por todos os objetivos, desde a conscientização e geração de leads, até a conversão. 

Sem os pilares, suas peças de conteúdo carecem de direção, levando a um menor alcance, engajamento e reconhecimento da marca.

Exemplos de pilares de conteúdo

  • Conselhos sobre autocuidado e bem-estar;
  • Atualizações da empresa (novas coleções ou lançamentos de produtos);
  • Depoimentos de clientes;
  • Promoções no Blog;
  • Humor.

Por que os pilares de conteúdo são úteis para profissionais de marketing de mídia social?

Ter objetivos de mídia social é uma coisa, mas quando você está no meio da criação de conteúdo para mídia social, pode ser fácil esquecer por que você está  realmente fazendo isso.

Ter temas ou grupos específicos nos quais cada postagem ou conteúdo deve se encaixar torna muito mais fácil criar conteúdo significativo, em vez de apenas tentar adivinhar  e criar postagens sem propósito como resultado.

Os pilares de conteúdo também ajudam a trazer um senso de organização para a gestão de mídia social da sua marca. Planejar seu calendário de conteúdo de mídia social torna-se muito mais simples quando você já tem um conjunto de temas de conteúdo específicos para refazer e pesquisar.

Mesmo quando os pilares de conteúdo não são atrativos o suficiente, à partida, principalmente eles  ajudam a acelerar o processo de idealização de conteúdo, uma vez que suas ideias já estão focadas em temas e tópicos específicos.

Portanto, os pilares de conteúdo podem ajudar sua marca a atingir aquele tom de consistência importantíssimo em seus canais de mídia social. Isso ajuda a dar à sua marca uma identidade forte nas mídias sociais, já que você está criando um conteúdo que é reconhecidamente seu.

Seus seguidores aprenderão rapidamente o que esperar ao navegar pelo conteúdo temático e serializado de sua marca e podem acompanhar a jornada à medida que você continua encaixando as peças e criando uma história de marca só para elas.

Como criar pilares de conteúdo para sua marca

Como já mencionamos, os pilares de conteúdo que sua marca ou empresa decidem variam de acordo com o setor em que você ou seus clientes estão.

No entanto, existem algumas maneiras concretas de começar a pensar sobre sua abordagem:

Dê uma olhada nas personas de marketing da sua marca

persona

Saber exatamente com quem você está falando é essencial para o sucesso no marketing de mídia social. É por isso que é tão importante ter um conjunto de personas de marketing bem estabelecidas à disposição da sua marca – elas atuam como sua estrela do norte para gerar conversões!

Personas são personagens fictícios, que você cria com base em sua pesquisa para representar o seu cliente. Assim, criar personas ajudará você a entender as necessidades, experiências, comportamentos e objetivos de seus usuários. Isso pode te ajudar a reconhecer que diferentes pessoas têm necessidades e expectativas diferentes. Ou seja, realmente enxergar com os olhos de seu público. Tudo para que no final, você crie uma boa experiência do usuário que de fato converta. Se você deseja se aprofundar mais no tema personas confira este outro artigo no nosso Blog: O que são personas? Um guia definitivo para o seu negócio.

Para criar pilares de conteúdo eficazes para a estratégia de mídia social da sua marca, você deve se perguntar algumas questões importantes:

  • Quais plataformas meu público-alvo está usando?

  • Em quais tópicos meu público-alvo está interessado?

  • Quais são os valores do meu público-alvo?

  • Quais tópicos são educacionais e valiosos para meu público-alvo?

  • Como o conteúdo de mídia social da minha marca pode ajudar nos pontos fracos do meu público-alvo?

As respostas a essas perguntas o ajudarão a identificar os tipos de conteúdo que seu público-alvo deseja ver e você poderá criar pilares de conteúdo a partir daqui.

Não se preocupe se sua empresa ainda não criou nenhuma persona de marketing de mídia social, você pode criar novas personas usando o gerador “Make My Persona” do nosso parceiro Hubspot .

Realizar pesquisas de concorrentes

pesquisa pilares

Para entender verdadeiramente o mercado de sua marca, você deve estar ciente do que seus concorrentes diretos estão fazendo.

Faça uma lista dos cinco principais concorrentes em seu espaço e acesse seus canais de mídia social para verificar contra o que você está competindo. Anote todas as postagens de concorrentes que tiveram um desempenho particularmente bom e identifique os tipos de tópicos sobre os quais eles estão postando. Identifique quaisquer lacunas em sua programação de postagem e formule seus pilares de conteúdo em torno delas.

Por mais importante que seja realizar uma pesquisa sobre a concorrência, é importante não perder de vista seus objetivos gerais ao fazê-lo. Lembre-se de não super valorizar o processo de comparação – você está apenas visitando seus canais em busca de ideias, ao invés de plagiar ou copiar. O conteúdo de mídia social que é criativo e original sempre falará por si!

Audite os canais de mídia social

Realizar uma auditoria de mídia social é ideal para detectar tendências e acompanhar os hábitos de conteúdo de seus seguidores. Do mesmo modo para ver o conteúdo que funciona e o que não funciona.

É importante examinar regularmente seus próprios canais para identificar os tipos de conteúdo com os quais seus seguidores estão se engajando e o que não está funcionando.

Depois de fazer sua auditoria, você pode começar a eliminar todos os tipos de conteúdo e postagens continuamente malsucedidos e ajustar os pilares de conteúdo de sua marca de acordo.

Temos um checklist de  auditoria do Instagram que utilizamos para nossos clientes. Você pode utilizá-lo como modelo para replicar nos canais de sua marca.

Receba no seu e-mail o Checklist de auditoria do Instagram

Um passo a passo que cobre os principais elementos do seu perfil do Instagram. Esses elementos incluem seu design e marca, seu conteúdo, o nível de engajamento que você tem com seus seguidores, as hashtags, KPIs e o alinhamento com sua estratégia de marketing digital.

Adapte o conteúdo existente em novos formatos

Social media - black friday

Sempre continue seu ciclo de conteúdo, reaproveitando o conteúdo existente em novos formatos. Por exemplo, você pode redirecionar um artigo básico sobre como funciona o marketing digital
em conteúdo visual, como um infográfico ou vídeo. Ou você pode redirecionar a transcrição de um vídeo de alto desempenho em uma nova postagem de blog. Lembre-se de que o conteúdo de qualidade pode assumir várias formas, desde que cada forma possa se aninhar sob um de seus pilares de conteúdo.

Implementar pesquisa de palavras-chave

Para identificar as necessidades do público e criar conteúdo de desempenho, certifique-se de implementar a pesquisa de palavras-chave. Ao identificar frases-chave específicas com as quais os consumidores se preocupam – e pesquisam com frequência – você pode satisfazer essa necessidade com seu conteúdo. 

Seu conteúdo deve oferecer valor, portanto, monitore os termos-chave altamente pesquisados ​​com frequência para determinar os pilares de conteúdo essenciais para sua estratégia de mídia social.

Classifique em grupos de pilares de conteúdo

Agora que você determinou seu público-alvo, suas necessidades e o que eles procuram, você pode finalmente criar seus principais pilares de conteúdo. Comece criando uma planilha mestre de todas as frases-chave ou tópicos que você gostaria de cobrir. Em seguida, agrupe o conteúdo com base em assuntos relacionados. Por exemplo, tópicos relacionados ao mapeamento de palavras – chave ou backlinks podem ser agrupados sob um guarda-chuva de SEO. Procure criar de três a cinco pilares de conteúdo, mas não exceda mais de 10 – do contrário, você acabará esticando seu conteúdo muito. 

Crie um calendário de conteúdo

Com os pilares de conteúdo em mãos, você pode avançar para o estágio de planejamento de conteúdo. Um plano de conteúdo estabelece um modelo das postagens exatas do blog, artigos, infográficos, gráficos sociais, vídeos e outras peças de conteúdo que você gostaria de criar. Antes da criação do conteúdo, implemente um calendário de conteúdo que inclua o tipo de postagem, as palavras-chave desejadas e a data de publicação para manter uma presença de marca coesa nas mídias sociais. 

Desenvolver e promover conteúdo

Você deve começar a criação de conteúdo com seu público-alvo e suas necessidades em mente. Use suas frases de palavras-chave conhecidas para desenvolver o corpo do conteúdo, como um gráfico e uma legenda que os acompanham, e suplementar com hashtags relacionadas. Depois de criar o conteúdo, promova-o em todas as plataformas, de seu blog a suas plataformas de mídia social, para estender o alcance e a visibilidade. Para lhe ajudar com o desenvolvimento de conteúdo temos este artigo que lhe servirá de guia: Como elaborar um marketing de conteúdo realmente atraente.

Outros formatos de pilares de conteúdo

Aqui estão mais alguns exemplos de pilares de conteúdo;

  1. Ebooks;
  2. Relatórios detalhados;
  3. Guias para iniciantes;
  4. Vídeos explicativos.

Conclusão

A adição de pilares de conteúdo à estratégia de mídia social da sua marca pode realmente elevar o nível de seus esforços de conteúdo.

Seja estratégico em sua abordagem, realizando pesquisas sobre a concorrência, auditando os canais de mídia social de sua marca e, o mais importante, usando as personas de marketing de sua marca para guiar cada conteúdo que você cria para as mídias sociais.

Um bom conteúdo não é uma decisão precipitada; ótimo conteúdo é o resultado de pesquisas de público, análises e horas de planejamento. Se você deseja transformar seu conteúdo de mídia social em um ótimo conteúdo , entre em contato com a Wedoiti e conheça nosso Serviços de marketing de conteúdo.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima

Cadastre-se para receber o Checklist de auditoria do Instagram no seu e-mail

logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato