Como aumentar as vendas do seu e-commerce com marketing digital

O marketing digital tornou-se fundamental para alavancar as vendas e melhorar o posicionamento de marcas e produtos na internet. A partir de agora, você aprenderá as principais estratégias para aumentar suas vendas utilizando o marketing digital, confira!

Segundo uma estimativa da ABCom (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) o mercado de e-commerce no Brasil deve movimentar algo em torno de 110 bilhões de reais, um crescimento de 18% em comparação com o ano de 2019.

Ainda de acordo com a ABCom, a grande procura por marketplaces e o aumento das compras pelo Smartphone, serão os principais responsáveis por este crescimento.

Estima-se ainda, que serão realizados mais de 300 milhões de pedidos online, com um aumento no ticket médio, que antes era em torno de R$ 280,00 e agora subiu para uma média de R$ 310,00.

Dicas de marketing digital para aumentar as vendas de seu e-commerce

Invista em Conteúdo de Qualidade

Se você deseja vender mais aumentando a sua taxa de conversão, investir em conteúdo de qualidade é uma ótima e lucrativa estratégia de marketing digital.

Ao produzir artigos para seu blog, vídeos, infográficos, guias para seus produtos, etc., você fornece informações relevantes e de alto valor agregado para seus visitantes, o que os convence a sempre retornar para comprar.

Se o ato de comprar for um dos seus primeiros objetivos, lembre-se de que você deve educar seus visitantes sobre seus produtos antes de levá-los a página de checkout.

Usemos como exemplo um e-commerce que vende um novo par de tênis. Um dos elementos que compõem o marketing digital é o marketing de conteúdo,  ele conduz de uma maneira  mais sutil a promoção de um produto ou serviço com um simples anúncio do tipo: “Descubra nosso novo e excelente par de tênis!”

É mais relevante escrever um artigo no blog que responda a uma pergunta feita pelos consumidores, por exemplo: “Que tipo de tênis escolher para correr, caminhar ou escalar?”, para promover este novo produto.

Invista em Email Marketing

E-mail marketing é também marketing digital. Pode parecer curioso, mas as pessoas ainda usam e-mails para trocar mensagens e compartilhar documentos. Os usuários de internet ainda precisam de um endereço de e-mail para realizar e confirmar cadastros, usar o Google apps no celular e se manterem conectados com produtos e serviços na web.

O envio de mensagens via e-mail para diferentes listas de destinatários é uma grande oportunidade para veicular links de blogs, lojas e banners de ofertas especiais para os clientes potenciais.

Porém, é importante capturar o endereço dos e-mails com autorização prévia do cliente e evitar utilizar listas compradas sob o risco de envio de spam.

Através do e-mail, o lojista pode oferecer um cupom de descontos, fazer uma prévia de lançamentos e informações em primeira mão.

O gestor também pode segmentar as listas de e-mails de seus clientes para apresentar ofertas diferenciadas para aqueles que interagem com determinado tipo de informação e que buscam produtos específicos.

Mesmo em 2020, uma lista de emails é uma ferramenta extremamente poderosa!

Invista em Tráfego pago para dispositivos móveis

Para a criação deste conteúdo, conversamos pessoalmente com o presidente da ABCom, Marcelo Salvador, que nos informou que até o final deste ano, o Brasil terá mais de 135 mil e-commerces ativos, mais da metade deles, micro e pequenas empresas.

Ainda segundo ele, cerca de 37% de todas as transações online, serão feitas pelo celular, e a expectativa é de atingir 50% nos próximos dois anos.

Marketing digital também é analise de dados. Conheça seus clientes, por exemplo, seu padrão de navegação e avalie investir em anúncios pagos para dispositivos móveis como smartphones, tablets, Smart tvs, consoles, entre outros. Um dos grandes problemas da maior parte dos sites de e-commerce no Brasil é não focar na experiência do usuário, de forma diferenciada, a partir de insights analiticos,  o que acaba dificultando as vendas.

Portanto, configure seu site e o torne responsivo, apto para atingir em cheio este tipo de público. Quanto mais simples e fácil de navegar, melhores serão seus resultados de vendas.

Se possível, monte uma estratégia de SEO, para otimizar o seu e-commerce para alcançar todos os públicos. Temos um ótimo artigo para quem deseja iniciar um e-commerce.

Aumente sua presença nas redes sociais

Quando falamos em marketing digital aplicado em plataformas digitais, as pessoas logo pensam nas redes sociais, elas não são sinônimo único de marketing digital, porém essas redes são fundamentais para o planejamento e ações de marketing online.

É muito importante que a empresa mantenha a sua marca presente nas principais redes sociais, veiculando novidades, respondendo mensagens e postando novidades sobre produtos e serviços. Aqui o marketing digital, bem utilizado, pode fazer um diferença brutal na geração de valor, aumento de exposição da marca e obtenção de resultados.

 

Atualmente, as redes mais populares são o Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest e até o emergente TiKTok que permite veicular curtas em formato de vídeo.

As redes sociais são indicadas para criar proximidade, engajamento e atrair novos leads (público abrangente de interesse) para a marca e seus produtos.

Além disso, você pode adaptar o seu tipo de anúncio para atingir diferentes objetivos. Entre eles: aumentar a base de leads, melhorar o tráfego do seu site, vender um produto específico ou mesmo engajar mais o seu público.

Em redes sociais como Pinterest e Instagram o grande foco é a imagem de fotos e ilustrações, além de vídeos curtos. Atualmente, o Instagram também permite a realização de lives. A empresa pode citar o endereço de sua loja virtual na BIO de seu perfil, e incluir esse endereço em algumas postagens que veiculam imagens de produtos. Assim como ocorre no Twitter e Facebook, o usuário pode utilizar hashtags (#) em cada postagem publicada no Instagram.

O Youtube é outra ferramenta poderosa, com um alto poder de alcance e engajamento, ter um canal exclusivo do seu e-commerce pode gerar sua própria audiência, e aproximar ainda mais os clientes dos seus produtos.

Com o crescimento do Youtube, milhares de grandes marcas reduziram seus gastos com publicidade em rádio e tv, e hoje investem nos seus próprios canais, com conteúdos disponíveis aos clientes a qualquer hora do dia.

O Youtube permite que seus clientes comentam abertamente sobre seus produtos e serviços, ajudando a melhorar os pontos falhos do seu negócio.

Quando começar a investir em marketing digital?

Antes de começar, sua empresa deve desenvolver um planejamento de ações para organizar os esforços de divulgação e vendas nas diferentes plataformas online. Nossos serviços de estratégia digital podem ajudá-lo na elaboração desse plano para as diferentes mídias e canais digitais. 

É fundamental também conhecer o público e identificar quem já comprou na loja antes. É importante evitar as ideias erradas como por exemplo pensar que ninguém vai se interessar pela sua loja.

Atualmente, os clientes buscam mais do que produtos com preços acessíveis e de qualidade em uma loja online. O cliente atual procura por boa experiência, com atendimento orientado e personalizado. Nossos serviços de experiência digital podem ajudá-lo a conhecer de verdade quem é o seu cliente alvo e a partir daí atuar de forma muita mais assertiva sobre ele.

O marketing digital envolve diferentes ferramentas e abordagens estratégicas que visam captar clientes e posicionar a marca da melhor forma possível.

Se você pretende criar uma conexão entre seus clientes e seu negócio, nós podemos ajudar!

Entre em contato agora mesmo conosco e descubra na prática, como aumentar as vendas do seu e-commerce com marketing digital!

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato