ABBA – O retorno ultra tecnológico da banda turbinado pelas redes sociais

Faz mais de 40 anos que o ABBA, quarteto sueco, responsável por algumas das canções mais conhecidas da história da música pop e, ícones da moda, lançou pela última vez músicas novas. Mas agora em novembro ele voltou, com o lançamento do seu novo álbum, o Voyage, já disponível em todas as plataformas de streaming, para a alegria dos fãs em todo o mundo. 

Entretanto o fato mais emocionante é que o grupo também anunciou novos shows ao vivo. Mas com um pequeno detalhe: os shows serão presenciais para o público e músicos da banda, enquanto o quarteto de cantores se apresentará em formato digital e suas imagens serão retocadas para parecerem como eram no auge na década de 1970, usando suas glamorosas e extravagantes vestimentas com suas botas icônicas, largos macacões de mangas com babados e penteados retrô.

ABBA Voyage

O ABBA é uma banda de música pop sueca criada em Estocolmo em 1972 por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad. O nome do grupo é um acrônimo das primeiras letras de seus nomes. São considerados um dos maiores grupos musicais de todos os tempos. Foram uma das bandas de maior sucesso comercial na história da música pop, liderando as paradas mundiais de 1974 a 1983 e agora em 2021.

Em 1999, uma música do ABBA foi adaptada para o musical Mamma Mia. Obteve um tremendo sucesso que o levou a uma turnê mundial e, em novembro de 2021, ainda está entre as dez produções de maior duração de exibição na Broadway e ainda pode ser vista no West End, em Nova York.  Um filme com o mesmo nome, foi lançado em 2008 e tornou-se um sucesso mundial de bilheteria naquele ano.

O ABBA é a base da influência da Suécia na música pop mundial

A Suécia produz músicas de sucesso desde a era disco até hoje. Ela é o terceiro maior exportador de música do mundo, depois dos Estados Unidos e do Reino Unido. A década de 1990 coloca definitivamente a Suécia na cena da música pop internacional revelando ao mundo compositores e produtores de peso. O Cheiron Estúdios, liderado por Denniz Pop e Max Martin, ajudou o Ace of Base a se tornar um sucesso internacional e, em seguida, passou a criar alguns dos maiores sucessos de Britney Spears, Backstreet Boys e NSYNC para citar apenas alguns.

Denniz Pop morreu em 1998 e o Cheiron Estúdios foi fechado dois anos depois, mas Martin continua fazendo sucesso e dinheiro. Somente dois artistas no mundo colocaram mais músicas no primeiro lugar da Billboard do que Max Martin: Paul McCartney e John Lennon.

Marketing de influência na moda com o ABBA

O estilo adotado pelo ABBA permanece incrivelmente relevante nos dias de hoje. Quase 50 anos após o surgimento do grupo. Em parte, por conta do sucesso mundial tanto do musical como do filme Mamma Mia. Além disso, conforme o estilo retrô se tornou mais popular e a moda dos anos 70 ressurgiu em popularidade, o estilo do ABBA, com suas calças largas, macacões coloridos e camisetas com temas de animais, tornou-se cada vez mais relevante. De muitas maneiras, o estilo do ABBA passou a ser a representação dos anos 70, particularmente em termos de moda disco.

O papel desempenhado pelos trajes do ABBA é um bom exemplo de como os músicos influenciam não somente com suas músicas, mas também com suas roupas e estilo de vida. Na mesma época em que o ABBA ainda se apresentava, outros artistas como Elton John e David Bowie adotavam estilos extravagantes. Mais recentemente, percebemos a influência marcante do ABBA em artistas como Lady Gaga e Katy Perry. Elas aprenderam com o ABBA que a performance vai além da música que elas cantam e que seu papeis como performers são realçados pelos trajes que escolhem para usar.

Quando estamos debruçados sobre o planejamento de uma campanha, surge uma dúvida: O marketing de influência digital realmente funciona? Mesmo para os profissionais de marketing digital mais experientes, esta é uma dúvida presente na rotina. Somos desafiados sobre KPIs e medidores que avaliam ROIs e determinem um branding eficaz. A melhor estratégia para a atração busca a persona que realmente represente a marca e que fale a língua do consumidor. Nesse sentido, o ABBA é um case de sucesso do marketing de influência no mundo da moda. 

Saiba mais sobre este fantástico instrumento que é o marketing de influência neste artigo do nosso Blog: O marketing de influência digital funciona muito ! Saiba como usá-lo

A turnê do show físico-digital do ABBA em 2022

Em 2022 começa pela Inglaterra uma nova turnê do ABBA. Durante todos os shows haverá a presença física da banda de acompanhamento do grupo e da plateia. Todavia, os quatro músicos suecos participarão de forma digital, com a aparência de 40 anos atrás.

Para criar essa magia, o ABBA fez uma parceria com o Industrial Light and Magic (ILM) de George Lucas. OS artistas tiveram sua performance gravada em 3D, utilizando 160 câmeras para não deixar passar nenhuma captura de movimento.  Posteriormente as gravações foram disponibilizadas para mais de 1.000 artistas digitais, em quatro dos estúdios globais da ILM, que usaram imagens de arquivo para fazer os scans da banda e reverter o passar dos anos. Quem assistir ao evento terá a ilusão de que a banda foi teletransportada dos anos 70 para a década de 2020 sem qualquer marca de envelhecimento.

O ABBA abre uma nova era de apresentações ao vivo

Não será a primeira vez que assistiremos a apresentações digitais de artistas. O falecido músico Tupac ressuscitou no festival de Coachella em 2012.  Esse evento marca o início de uma nova era para a indústria do entretenimento. Agora com a inovação de performances holográficas, há a possibilidade de trazer para a vida, nos palcos ao redor do mundo, artistas que já partiram.

Tudo indica que essa iniciativa do ABBA será não somente de extremo sucesso para o grupo, mas também por trazer uma experiência especial para sua legião de fãs. Desde o cuidado com a captura de movimentos, até o fato de que os shows serão feitos em um espaço especialmente construído para ele. Do mesmo modo, foi projetado para melhor apresentar a tecnologia de uma maneira imersiva e convincente.  Desde já isso nos leva a crer que podemos estar entrando em um novo momento para os shows ao vivo.

O ABBA se rende ao TikTok

O ABBA se rendeu e estreou no TikTok, com uma versão para piano de Dancing Queen. Isso aconteceu logo após a banda anunciar o lançamento do álbum Voyage, em setembro de 2021.  O momento não poderia ter sido mais adequado. Há uma onda de encantamento pelas músicas do ABBA explodindo no TikTok. São recorrentes os vídeos com Chiquitita, Dancing Queen, e o riff de Gimme Gimme Gimme. Do mesmo modo com as vozes da cena em Mamma Mia onde o personagem Bill, percebe que a Sophie, pode ser sua filha biológica.

Definitivamente a Geração Z está super envolvida e engajada com o ABBA. Portanto, quando a banda cria seu próprio site e dá às pessoas o que elas querem – músicas de sucesso – é uma vitória para os usuários digitais e de mídias sociais em todo o mundo.

@abba

ABBA now on TikTok. Join us! ##abba

♬ Dancing Queen - ABBA

Colaboração virtuosa de artistas e público pelas mídias sociais

Antes das mídias sociais não era possível tão estreita colaboração virtuosa entre artistas e público. Hoje o ABBA utiliza o TikTok como uma das ferramentas de promoção para impulsionar sua música.  E ele não está só. Por exemplo, o #BlindingLightsChallenge, relacionado com o grande sucesso do The Weeknd tem mais de 500 milhões de visualizações somente no TikTok. Podemos dizer sem medo de errar de que a maioria das músicas pop de hoje devem parte do seu sucesso a adolescentes que estão criando tendências no TikTok.  O primeiro TikTok do ABBA, dois dias depois de postado, já tinha mais de 6,4 milhões de visualizações.

O TikTok tem sido uma das mídias sociais de maior e mais rápido crescimento em termos de usuários e popularidade desde o seu lançamento. Não foi surpresa para ninguém que o TikTok tenha se tornado um dos aplicativos mais baixados de 2021. Acima de tudo, a popularidade do aplicativo é impressionante! Sua capacidade de engajamento é incrível e isso é visto como uma ótima oportunidade para as marcas que estão investindo desde a criação de conteúdo orgânico apropriado para a plataforma até anúncios pagos do TikTok. Não é a toa que o ABBA preparou uma campanha especifica para o TikTok.

Antes de mais nada, as mídias sociais, e principalmente o TikTok, estão operando o renascimento de uma das bandas mais influentes de todos os tempos, colocando o ABBA em uma nova era onde sua música brilha mais uma vez como uma bela rainha dançando.

Temos um artigo especial sobre o TikTok, no nosso Blog: TikTok – a grande onda do marketing para mídias sociais em 2022.

Novos tempos para os shows?

Em um mundo pós-covid-19, o show do ABBA pode ser o prenúncio do futuro das turnês de artistas e bandas. A prevalecer esse novo modelo, ele irá transformar a música ao vivo para sempre, abrindo um caminho totalmente novo para os maiores artistas oferecerem experiências de shows aos seus fãs, onde quer que eles estejam. A regra será gravar um show com a captura dos movimentos e enviar os arquivos digitais para serem transmitidos em qualquer lugar do mundo. Certamente não será uma experiência completa, como a de um show ao vivo com os artistas cantando com todo o improviso e espontaneidade que vêm com isso. Mas para os artistas já estabelecidos e com muita demanda, isso permitirá que os shows aconteçam em muito mais lugares, simultaneamente, gerando muito mais receita, com menos custos e riscos de deslocamentos.

Se você deseja potencializar sua gestão das redes sociais ou elaborar e executar uma estratégia de marketing digital , conheça nossos serviços de Agência Digital.

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato