A transformação digital como estratégia para o século XXI

A transformação digital é a integração das tecnologias e processos que envolvam todas as áreas de uma empresa. Ela muda a maneira como sua organização opera e gera valor aos clientes. Essa mudança cultural é um desafio continuo à marca na maneira de impactar o seu público e se diferenciar da concorrência.

Acima de tudo, a transformação digital é um processo fundamental a todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes. À medida que o mundo se torna cada vez mais digital, empresas devem marcar sua presença para permanecerem competitivas e relevantes.

No entanto, o que não está claro para muitos líderes nas empresas é o significado da evolução digital. Quais são as etapas específicas desse processo? Quais são os novos cargos necessários na estrutura para a transformação digital? Quais recursos na empresa precisam mudar?

Infelizmente, o próprio termo “transformação digital” se tornou tão amplamente usado, que se tornou muito vago. Dessa forma, é necessário repensar antigos modelos operacionais, experimentar mais. Para assim, se tornar mais ágil na sua capacidade de responder aos clientes e à concorrência.

Este artigo tem como objetivo responder a algumas das perguntas mais comuns em torno da transformação digital. Especificamente, para dirigentes de empresas e líderes de TI. Incluindo lições aprendidas com os nossos clientes e especialistas digitais:

  • O que é a transformação digital?
  • Por que a atualização digital é importante?
  • Como a pandemia COVID-19 impactou essa evolução?
  • Qual é o formato ideal para a transformação digital?
  • Como a cultura digital impacta a inovação?
  • O que impulsiona a transformação digital?
  • Quais são as principais tendências digitais em 2021?
  • Como medir a taxa de retorno?
  • O que fazer para começar a transformação digital?

A princípio, a evolução tecnológica desempenha um papel fundamental na capacidade de uma organização dar um salto na sua relação com mercado. E assim, aumentar continuamente a percepção de valor pelos clientes. Portanto, os líderes nas empresas e CIOs desempenham um papel fundamental na transformação digital.

O que é a transformação digital?

Transformação digital
Qualquer negócio pode buscar adaptações digitais.

Fundamentalmente, a transformação digital é diferente para cada empresa. Assim, é difícil fazer uma definição única que se aplique a todas. No entanto, em termos gerais, definimos transformação digital como a integração tecnológica e implementação de ferramentas digitais em todas as áreas do negócio. Dessa maneira, impondo mudanças fundamentais na forma como as empresas operam e entregam valor aos clientes.

Além disso, é uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente a zona de conforto de seus parceiros e colaboradores. Portanto, isso às vezes pode significar abandonar os processos antigos, sobre os quais as empresas foram construídas.  Enfim, implementar práticas inovadoras ainda não consolidadas.

A inovação deve começar na identificação dos gargalos operacionais e mapeamento das oportunidades claras, como metas aspiracionais. A evolução digital deve evocar a melhoria da experiência do cliente, reduzindo os atritos operacionais, aumentando a produtividade ou elevando a lucratividade. Assim, o foco deve ser em ferramentas e processos novos ao negócio, utilizando tecnologias digitais desconhecidas até em tão.

Líderes, questionem como a mudança impactará na prática a rotina da sua empresa. Pois, a transformação digital deve focar o cliente. Estamos nos referindo à automação das operações, foco nas pessoas e em novos modelos de negócios. Com contrapartida na análise de dados, tecnologias e implementação de novos processos digitais.

Por fim, o centro do questionamento está na liderança e na própria cultura de empresa. Pois a evolução tecnológica pode se tornar falha se não houver um engajamento das áreas e profissionais envolvidos no processo. Estamos falando de processos mais específicos, como: a análise de dados e a adoção de inteligência artificial. Por isso, os líderes precisam estar cientes sobre essa realidade. Afinal, as pessoas amam odiar a transformação digital.

E commerce
Uma das vantagens da transformação digital é a facilidade dada ao consumidor.

Por que a atualização digital é importante?

Desde já, uma empresa deve promover a transformação digital por vários motivos. No entanto, o principal motor é a sua própria sobrevivência. Com a pandemia do COVID-19, a necessidade das empresas se adaptarem rapidamente às revisões na cadeia de suprimentos, às pressões de tempo de entrega e às mudanças nas expectativas dos clientes se tornaram críticas.

Dessa forma, as prioridades de gastos na evolução tecnológica refletem essa realidade. Já que os investimentos na transformação digital buscam práticas que agilizem o seu negócio, produtos e serviços. Afinal, as demandas seguem em um ritmo acelerado.

O comportamento do consumidor mudou rapidamente, com o início da pandemia COVID-19. Assim, ainda é cedo para adivinhar quais mudanças de comportamento a longo prazo vão persistir. No entanto, a interação digital está se acelerando em todos os setores.

Como exemplo, a busca acelerada em direção ao streaming e ao fitness online deve seguir forte. No entanto, as maiores mudanças foram em torno dos serviços de entrega de alimentação. Tanto no setor de varejos, quanto compras online de pratos prontos, e muito provavelmente permanecerão mais populares entre os consumidores.

No âmbito B2B, a venda remota segue em ritmo acelerado. Há uma necessidade urgente de melhoria na integração de sistema nas relações criadas entre empresas. Pois, dessa forma, conseguimos diminuir o preenchimento manual de formulários e acelerar a entrega de KPIs de controle de qualidade e produtividade.

Em suma, melhorar a experiência se tornou uma meta crucial. Portanto, a transformação digital não é mais opcional. Já que muitos processos relacionados à logística não se sustentam mais com formulários em papel. Dessa forma, executivos de tecnologia nas organizações em rápida evolução devem acompanhar o ritmo da mudança. Pois, essa é a questão existencial no jogo da infusão digital.

evolução digital
Reuniões online se tornaram comuns durante a pandemia.

Como a pandemia COVID-19 impactou essa evolução?

De fato, a crise do COVID acelerou as agendas de transformação digital nas empresas. As videoconferências eram complexas e cheias de falhas e gambiarras nas inúmeras salas de reuniões nas empresas antes das restrições sociais. No entanto, com o isolamento das pessoas, surgiram várias plataformas focadas neste tipo de serviço.

Dessa forma, as expectativas de acesso à melhor tecnologia sempre estiveram em contraposição aos orçamentos apertados destinados a implantação de novas ferramentas tecnológicas. Atualmente, com grande parte da força de trabalho remota, a experiência dos funcionários com a tecnologia digital passou de “bom ter” para a única maneira de fazer o trabalho. Consequentemente, estamos andando a largos passos na solução de problemas que mereciam atenção há muito tempo.

Nesse sentido, destacamos alguns esforços na transformação digital que o COVID-19 priorizou nas agendas dos líderes e equipes de tecnologia:

  • Aumentar o alcance do suporte ao cliente por meio de ferramentas digitais, incluindo chatbots;
  • Adoção de ferramentas de automação em larga escala;
  • Eliminação radical de sistemas redundantes ou conflitantes.

Portanto, em resposta à pandemia, os CIOs também adotaram a noção de que o perfeito é inimigo do bom. Em contraposição, sabemos que nada silencia o perfeccionista interno de um indivíduo ou de uma organização.

Assim, em resposta a essa ruptura dramática, muitas organizações passaram a renegociar de forma mais saudável o seu relacionamento com a tecnologia digital. Priorizando processos mais simples, ao invés de ferramentas digitais complexas e utópicas. Entenda a user experience e saiba como aplicar ao seu negócio.

Qual é o formato ideal para a transformação digital?

Embora a transformação digital seja diferente dependendo dos desafios e demandas específicas de cada organização, existem alguns temas comuns entre os estudos de caso existentes que todos os líderes de negócios e tecnologia devem considerar antes de embarcar na transformação digital.

Por exemplo, veja alguns elementos frequentemente citados nas discussões sobre a transformação digital:

  • Experiência do cliente (UX);
  • Agilidade operacional;
  • Cultura e liderança;
  • Capacitação da força de trabalho;
  • Integração nas plataformas digitais.

Portanto, apesar de cada empresa ter as suas próprias recomendações e várias etapas ou considerações, os CIOs devem buscar soluções específicas ao desenvolver sua estratégia de transformação digital. É aí que consultor digital pode ser o diferencial no processo estratégico na evolução digital.

Na Wedoiti digital, temos um time de profissionais prontos a te assessorar nesse processo. Aproveite conheça nosso blog e leia mais sobre como fazer a estratégia digital do seu negócio.

cultura digital
Todos os elementos de um negócio devem atuar juntos na transformação digital.

Como a cultura digital impacta a inovação?

Nos últimos anos, as definições sobre função dos profissionais da tecnologia da informação (TI) mudaram radicalmente. Cada vez mais, os CEOs desejam que seus CIOs reflitam sobre a geração de receita para a organização. Dessa forma, as principais prioridades operacionais do CIO hoje são melhorar os processos dentro das empresas e desenvolver produtos inovadores.

Assim, ao invés de focar na economia de custos, a TI se tornou a principal impulsionadora da inovação nas organizações. No entanto, para abraçar essa mudança, todos na empresa devem repensar a função e o impacto da TI em sua experiência diária.

Por exemplo, se você olhar para a grande maioria dos startups, elas não estão começando com pacotes de software gigantescos para estruturar suas empresas. Assim, se você está tentando criar inovação dentro de uma grande empresa, você deve avaliar todas as tarefas necessária, mapear as habilidades do seu time e buscar parceiros especializados em processos que não fazem parte do negócio.

Embora a TI desempenhe um papel importante na condução da estratégia de transformação digital, o trabalho de implementação e adaptação às grandes mudanças cabe a todos. Por isso, a transformação digital é uma questão de gente e integração da sua equipe.

Dessa forma, os líderes de TI trabalham com equipes multifuncionais mais do que nunca. As iniciativas de transformação digital costumam remodelar grupos de trabalho, cargos e processos. Pois, enquanto as pessoas temerem a sua valorização e a perda de seus empregos, os líderes de TI sentirão a resistência.

Portanto, a transformação digital começa com a empatia. Se você não tem uma organização que o apoia os esforços de transformação, é impossível ter sucesso. Como líder, você deve ajudar a organização a entender o porquê cada um está fazendo o que faz.

transformação digital
A transformação digital está em constante mudança com as novas tecnologias.

O que impulsiona a transformação digital?

Definitivamente, um elemento importante na transformação digital é a própria tecnologia. Dessa forma, é importante identificar os processos desatualizados e ultrapassados para a adoção de novas tecnologias. E assim, permitir a inovação.

Por esse motivo, a prevalência de tecnologias ultrapassadas na TI corporativa ainda atrapalha a capacidade dos CIOs em iniciar com sucesso em uma estratégia de transformação digital. Afinal, se você está gastando 70 a 80 por cento do orçamento de TI operando e mantendo sistemas antigos, não resta muito para buscar novas ferramentas e impulsionar os negócios.

Além do mais, novas tecnologias são construídas usando arquiteturas e abordagens de nuvem. Qual é o valor de longo prazo ao alavancar a melhor tecnologia para sua empresa e clientes?

Portanto, as soluções engessadas falham na flexibilidade e carregam uma lacuna tecnológica significativa devido a linguagens, bancos de dados e arquiteturas desatualizadas. Por isso, muitas organizações têm dificuldades na estruturação de análises que parametrize transações em tempo real e a experiência digital.

Em suma, se as empresas desejam evoluir em ritmo acelerado na mudança digital, devem aumentar a eficiência tecnológica da organização. Para muitos, isso significa adotar princípios ágeis em toda a empresa. Pois, as tecnologias de automação também ajudam a ganhar velocidade e reduzir a deficiência técnica.

Aproveite a oportunidade para se aprofundar no assunto e leia nosso artigo sobre o impacto do acesso via celular no aumento da velocidade do seu negócio.

Banco de dados
O local físico do escritório deu lugar aos servidores.

• Quais são as principais tendências digitais em 2021?

A transformação digital contínua em todos os setores tornou-se uma realidade nos últimos anos. Ao mesmo tempo, a fadiga com a obrigatoriedade da transformação digital também se tornou muito presente. Então, este é um bom momento para você se perguntar se sua equipe está ficando cansada ou menos engajada.

2021 tem sido um ano de reflexão sobre as iniciativas digitais. Já que algumas organizações continuam a subestimar a necessidade de mudança cultural e o fazem por sua própria conta e risco.

Esse ano, ainda veremos o rápido crescimento das iniciativas digitais em todas as áreas. Assim, nos diferentes setores, os CIOs e as organizações prepararam suas organizações para a mudança. Mas, não deram o salto completo para transformar sua cultura para abraçar totalmente essa mudança.

Aqui estão oito tendências de transformação digital que os líderes de empresas e de TI devem estar cientes:

  • Rápida adoção de modelos operacionais digitais, incluindo equipes multifuncionais integradas;
  • Investimentos em governança e análise de big data;
  • Melhor uso de IA e aprendizado de máquina;
  • Mantido o ritmo de fusões e aquisições na indústria de TI;
  • Consultorias digitais;
  • Expansão na adoção de nuvem pública;
  • Surgimento de novas métricas para a avaliação de transformação digital;
  • Mais atenção ao valor de longo prazo das iniciativas digitais;
  • Orientação para um marketing digital cada vez mais personalizado e cognitivo.

Caso haja curiosidade, temos mais alguns artigos que trazem à discussão algumas outras tendências no marketing digital para este ano:

Como medir a taxa de retorno?

Para provar o sucesso dos esforços na transformação digital, os líderes precisam quantificar o retorno do investimento. No entanto, isso é mais fácil dizer do que fazer com projetos que cruzam fronteiras funcionais e comerciais, mudam a forma de atuação de uma empresa e, muitas vezes, remodelam essencialmente as interações entre clientes e funcionários.

Afinal, um projeto como a renovação de um aplicativo móvel pode ter uma recompensa de curto prazo. Mas, a maioria dos outros projetos buscam a valorização comercial de longo prazo. Além disso, os esforços de transformação digital estão em andamento e em evolução, o que pode tornar os cálculos de valor de negócios tradicionais e as abordagens de governança financeira menos eficazes.

Ainda assim, quantificar o sucesso é crucial para o investimento contínuo. Pois, apenas implementar a tecnologia não é suficiente. A inovação tecnológica precisa vincular o monitoramento de indicadores-chave de desempenho nas percepções do cliente e na eficácia dos processos da empresa.

Primeiro, pergunte se você está correndo riscos suficientes. Pois, os líderes na transformação devem ter uma visão holística dos esforços na mudança digital. Isso é importante para que o desempenho inferior de um projeto específico não reflita negativamente nos esforços gerais de TI. Também, cria tolerância para os riscos necessários assumidos para alcançar uma real transformação digital.

Com isso, considere as práticas recomendadas com relação à transformação digital:

  • Defina as métricas de monitoramento iniciais com antecedência;
  • Desenvolva micrométricas para experimentos ágeis: O objetivo é aprender e ajustar;
  • Incorpore os resultados sobre o negócio: observe o impacto estratégico (por exemplo: crescimento da receita, valor vitalício do cliente, tempo de comercialização), impacto operacional (por exemplo: melhorias na produtividade, escala, eficiências operacionais) e impacto nos custos.

O que fazer para começar a transformação digital?

Se tudo isso faz você se sentir terrivelmente atrasado, não entre em desespero. Um dos maiores equívocos que os CIOs sentem sobre a transformação digital é que todos os seus concorrentes estão muito mais à frente no jogo do que eles. Isso porque há muita admiração pelos transformadores mais acelerados no processo. No entanto, há poucas críticas sobre o quão difícil é a transformação e o tempo necessário para que ela aconteça.

Dessa forma, à medida que as empresas formulam sua própria estratégia de transformação digital, há muito a aprender com os líderes de TI que já começaram suas jornadas. Portanto, nunca é tarde para começa! E nunca é o suficiente para estancar esse movimento.

Afinal, toda evolução tecnologia deve focar em premissas básicas para a condução ao seu sucesso:

  • Capacitação das pessoas para trabalhar em novos processos;
  • Disponibilização de ferramentas para o dia-a-dia com atualização digital;
  • Comunicação frequente; por meio de métodos tradicionais e digitais;
  • Foco no futuro;
  • Reinvenção do local de trabalho.

Afinal, a estrutura deve mudar a maneira como a empresa se comunica. Já que uma boa comunicação sempre foi um fator chave de sucesso nos esforços de mudança tradicionais. E agora, mais do que nunca, é tão importante no processo da transformação digital.

Conclusão sobre a transformação digital

Por fim, também é importante notar que as organizações de hoje estão em lugares diferentes na trilha pela transformação digital. Se você está se sentindo preso em seu trabalho na transformação digital, você não está sozinho. Uma das questões mais difíceis na transformação digital é como superar as dificuldades iniciais na execução. Isso cria angústia: muitos CIOs e organizações pensam que estão muito atrás de seus colegas na transformação, quando isso não é verdade.

Afinal, a pandemia do COVID-19, trouxe uma nova urgência para atender às metas de inovação tecnológica. Ou seja, forçou muitas organizações a acelerar o trabalho de transformação. Mesmo assim, os líderes de TI continuam a enfrentar desafios, incluindo orçamento, luta por talentos e mudança de cultura.

Com esse artigo, esperamos te guiar no tema sobre a evolução digital. Pois percebemos distorções no entendimento desse assunto, gerando algumas dúvidas. Nossa reflexão traz uma análise geral pontuando a importância das seguintes perguntas:

  • O que é a transformação digital?
  • Por que a atualização digital é importante?
  • Como a pandemia COVID-19 impactou essa evolução?
  • Qual é o formato ideal para a transformação digital?
  • Como a cultura digital impacta a inovação?
  • O que impulsiona a transformação digital?
  • Quais são as principais tendências digitais em 2021?
  • Como medir a taxa de retorno?
  • O que fazer para começar a transformação digital?

Em resumo, sabemos que essa inovação é um empreendimento gigantesco, especialmente para empresas maiores e já estabelecidas. Portanto, quando feita da maneira certa, ela produzirá resultados mais alinhados com as demandas dos clientes e será resiliente em um futuro digital em constante evolução.

Para obter maiores direcionamentos sobre a transformação digital, entre em contato com os nossos consultores e marque uma conversa para maiores esclarecimentos.

Referências bibliográficas:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato