A importância do design na experiência do usuário

O design da User Experience – UX, em português, experiência do usuário, é uma palavra popular no mundo corporativo. Entretanto o que isso realmente significa? E como sua marca, produtos, serviços e o seu negócio podem se beneficiar?

a importancia da experiência do usuário

O que é design de experiência do usuário?

A experiência do usuário é como uma pessoa se sente ao interagir com um sistema. Isso inclui um site, aplicativo móvel, selecionar uma opção no seu micro-ondas e basicamente qualquer forma de interação entre pessoas e os mais diversos dispositivos.

Por que o design de experiência do usuário é importante?

A experiência do usuário é importante porque se propõe a atender às necessidades do usuário. Seu proposito é proporcionar experiências positivas que mantenham o usuário fiel ao produto ou marca. Além disso, uma experiência do usuário que engaja e encanta permite que você defina as jornadas do cliente que conduzam ao sucesso do seu negócio.

Empresa como a Google levam muito a sério a experiência do usuário. Entre muitas iniciativas conheça a Google Experience Research. Trata-se de uma pesquisa regular que a empresa conduz sobre o tema. 

Ainda falando sobre o Google, ele implementou no meio de 2021 um novo parâmetro de avaliação de páginas, o  Google Page Experience. Basicamente ele mede a experiência do usuário, a partir da experiência na página do seu site, Desde então ele passou a ser o mais importante fator de classificação.  Aprenda como preparar o seu site para esse novo cenário repleto de desafios neste artigo no nosso Blog: A experiência do usuário (UX), o novo coeficiente de classificação do Google Page Experience.

O que faz uma experiência do usuário ser legal?

Primordialmente a experiência do usuário é percebida de forma diferente de pessoa para pessoa. Portanto a coisa mais importante que você deve ter em mente ao projetar um produto é que raramente você será um usuário potencial deste mesmo produto. Portanto, você não pode assumir o que um usuário deseja ou como ele precisa que o produto funcione.

Como criar uma ótima experiência do usuário

Aproxime-se de seus usuários, converse com eles, observe-os usar seu produto, entre em suas cabeças e questione-se sobre as decisões que eles tomam. Você aprende muito com seus usuários e clientes, então preste atenção! Ouça, observe e questione.

experiência do usuário - boarding pass
Cartão de embarque pensado na experiência do usuário

Se você precisar de ajuda com a experiência do usuário no seu site, aplicativo ou aplicação, entre em contato com a Wedoiti hoje mesmo. Antes de mais nada faremos uma avaliação personalizada da maturidade da sua UX, sem qualquer custo para você!

O processo de criação do design de UX

O design inteligente da experiência do usuário começa identificando o problema e orientando todas as ideias para resolvê-lo. Antes de começar a resolver problemas, vamos responder a essas perguntas.

Quem tem o problema?

Qual é  o problema?

Como vamos resolver o problema?

Qual será a solução a ser desenvolvida?

Quais as funcionalidades necessárias ?

Qual será “cara” do produto final?

O processo básico de design de UX

Elencamos a seguir algumas etapas básicas para você iniciar por conta própria um projeto de experiência do usuário.

1 - Definição das personas do usuário

A primeira etapa do processo é conhecer seu público-alvo. Isso permite que você desenvolva experiências relacionadas à voz e às emoções de seus usuários. Em primeiro lugar, você deve criar uma persona do usuário, que é uma representação de um segmento de seu público-alvo específico para um produto ou serviço que você está projetando. Em suma, esta etapa irá permitir que você crie um modelo padrão do tipo de pessoa que irá usar seu produto ou serviço

2 - Entrevistas com o usuário

Entreviste seus usuários atuais e potenciais do produto ou serviço para obter uma visão sobre qual seria o design mais eficaz. Como a experiência do usuário é subjetiva, a melhor maneira de obter informações diretamente é estudando e interagindo com os usuários.

3 - Conte histórias

Faça uma descrição curta, simples e objetiva dos recursos do produto contada da perspectiva da pessoa que deseja tais recursos. Confira um exemplo a seguir.

Como usuário do aplicativo da Magalu eu gostaria de poder mandar um voucher, no valor que eu escolhesse, de presente de aniversário para um amigo.  

4 - Crie um mapa de funcionalidades

Depois de desenvolver as histórias, comece construindo um mapa de funcionalidades para as páginas que deseja criar. Um mapa de funcionalidades é uma hierarquia claramente organizada de todas as páginas e subpáginas do seu produto.
Criar um mapa de funcionalidades torna mais fácil imaginar como um usuário irá do ponto A ao ponto B em seu produto. É uma ferramenta eficaz para adicionar eficiência ao processo de construção de produtos.

5 - Construa os wireframes

Os visuais em cada página são tão importantes quanto a estrutura do site, portanto, invista tempo na criação de wireframes, que são guias visuais que representam a estrutura esquelética de um produto e fornecem uma prévia da aparência do produto. Com os wireframes criados, você pode eliminar problemas de usabilidade antes que ele seja desenvolvido. Isso pode economizar tempo de desenvolvimento para os ajustes necessários ao longo da jornada.

6 - Faça a prototipagem

Um protótipo é uma maquete do seu produto, que é então usada para a realização dos testes do usuário antes do lançamento do produto. Seu objetivo é reduzir o nível de desperdício de tempo e dinheiro que muitas vezes pode ocorrer quando o teste adequado não foi realizado em um produto antes do lançamento.

7 - Conduza testes de usabilidade

O teste de usabilidade é uma forma de testar a facilidade de uso de um produto, testando-o com usuários reais para identificar quaisquer obstáculos ou atritos que eles possam enfrentar ao interagir com ele.
Ao fornecer uma ótima experiência de usuário para seus usuários, você não só pode aumentar a probabilidade de eles concluírem as tarefas de conversão em seu produto, mas também pode mudar suas vidas.
Pense nisso por um momento. Ao tornar suas interações o mais simples e intuitivas possíveis, você facilitará a vida dos usuários finais.

E se o seu produto ou serviço é capaz de ajudar seus usuários a completar suas tarefas ou resolver seus problemas o mais rápido possível, isso deixará uma impressão duradoura, da qual eles terão prazer em falar com seus amigos e familiares. Assim fazendo o marketing boca a boca para seu produto.

Conclusão

Quer ter certeza de que sua estratégia de UX está pronta para 2022?  Prepare-se para o futuro do da Experiência do Usuário com a Wedoiti!

Conte com a Wedoiti lhe apoiar com uma estratégia de sucesso para a experiência do usuário no seu site! Nossos serviços já melhoraram a experiência de milhares de usuários e  a gerar mais receita para nossos clientes. Valorize a UX!

Basta entrar em contato conosco para começarmos a criar sua estratégia personalizada da Experiência do seu Usuário para 2022!

Se gostou deste artigo, nos ajude compartilhando-o nas suas redes sociais.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato

Deixe seus dados que entraremos em contato