A importância do branding digital para a sua empresa

Sua marca vai muito além de um logotipo e elementos gráficos. Então, quando você pensa em Branding Digital, você deve focar na experiência do cliente como um todo. Já que a sua marca é a forma como seu cliente lembra do seu negócio, produto ou serviço.

Banner branding

Em primeiro lugar, a sua marca vai muito além de sua identidade visual. Então, quando você pensa em sua marca, você deve ter a experiência do cliente como o ponto de partida. Desde o seu logotipo, passando pelo seu site, incluindo a experiência nas redes sociais, a maneira como você atende o telefone, até a forma como seus clientes interagem com a sua equipe.

Dessa forma, quando você olha para essa definição ampla de branding, pode ser um pouco opressor pensar sobre tudo que envolve a sua marca. De forma recorrente, pequenas organizações e startups deixam de gastar o tempo necessário pensando na sua marca no sentido amplo e no impacto que ela tem em seus negócios.

Assim, com esse artigo propomos um estudo sobre:

  • O que é Branding?
  • O Branding Digital é importante para o seu negócio?
  • Por que o reconhecimento da sua marca é crucial?

Portanto, é fundamental estar ciente da experiência com a sua marca e ter um plano de ação para criar ações realmente memoráveis. Pois, uma boa marca não surge do nada. Se faz necessário um bom plano estratégico de comunicação e muito bem pensado.

O que é Branding?

Branding
O branding abrange muito mais que apenas o design de uma marca.

Assim como o Marketing, a palavra Branding não tem uma tradução específica para o português. Dessa maneira, é muito comum o uso do termo em inglês mesmo. O Dicionário Cambridge define Branding como as ações que dão a uma empresa identidade visual ou uso de símbolos específicos que geram reconhecimento de seus produtos e serviços. Assim, não muito tempo atrás, esta seria uma descrição precisa para Branding. Ou pelo menos, era o consenso geral à época.

No entanto, o Branding foi (e ainda é) subestimado por ser reduzido ao componente estético. Para muitos, a marca ainda é apenas a identidade visual de uma empresa – nome, logotipo, design, etc. Felizmente, o conceito de marca e sua compreensão evoluíram ao longo dos anos.

Dessa forma, o reconhecimento da sua marca é essencial para a geração de padrões de familiaridade, significado, carinho e confiança, na memória do seu público-alvo. Assim, se a explicação da marca fosse simples, não haveria tanta ambiguidade e dissonância em relação ao conceito. Na maioria das vezes, um forte entendimento de Branding requer uma compreensão profunda do seu negócio e da sua comunicação interna e externa.

O Branding é um conceito tão vasto que uma definição correta que realmente englobe tudo o que representa não traria muita clareza. Mas, para diminuir a propagação de informações obsoletas, incorretas e incompletas sobre marca, oferecemos uma definição mais objetiva:

  • Branding é o processo contínuo de identificação, criação e gerenciamento dos ativos e ações cumulativas que moldam a percepção de uma marca na memória da audiência.

Portanto, reduzir o entendimento sobre Branding à definição sobre o elemento visual faz com que os demais conceitos relacionados a Branding sejam insuficientes. Então, propormos, aqui, uma análise mais aprofundada sobre o tema:

1. Processo contínuo e perpétuo

Antes de mais nada, o Branding é um processo perpétuo porque é contínuo. Já que pessoas, mercados e negócios estão em constante mudança e a marca deve evoluir para acompanhar o ritmo. Dessa forma, todo novo atendimento é uma nova ação na construção da reputação da sua marca.

2. Identificação, criação e gestão do seu posicionamento

Existe um processo estruturado de Branding, onde você deve primeiro identificar quem / o que você quer para que as parte interessadas te reconheça, criar sua estratégia de marca para se posicionar de acordo. Então, gerenciar constantemente tudo que influencia seu posicionamento.

3. Ativos e ações cumulativas

Sobretudo, uma forte presença digital permite as pessoas descobrir, aprender, interagir e entrar em contato no momento que for melhor para elas. Independentemente, de onde estejam na jornada de compra. Ou a partir de qual dispositivo elas estão acessando.

4. Percepção sobre a marca

Pessoa avaliando
Uma boa reputação também depende do seu posicionamento de branding.

Também conhecido como reputação. É a associação que os indivíduos (cliente ou não) têm na memória em relação à sua marca. Portanto, essa percepção será fruto do processo do seu Branding (ou da falta dele).

5. Engajamento das partes interessadas

Os clientes não são os únicos que constroem a percepção da sua marca em suas mentes. Então, as partes interessadas incluem possíveis clientes, clientes existentes, funcionários, acionistas e parceiros de negócios. Pois, cada um constrói sua própria percepção e interage com a marca de forma bem particular.

Veja como impulsionar a sua marca nas mídias sociais.

O Branding Digital é importante para o seu negócio?

Montagem de app
O branding também dita muito sobre a construção de seu produto ou serviço diigital.

A crise pandêmica do COVID-19 trouxe à tona a necessidade das marcas se posicionarem com relação às suas presenças digitais. Dessa forma, o Branding Digital é crucial porque não só é o que gera uma impressão memorável nos consumidores, mas também permite que seus clientes saibam o que esperar de sua empresa.

Portanto, é uma ótima maneira de se diferenciar dos concorrentes e de esclarecer o que a empresa oferece que a torna a melhor escolha. Portanto, a sua marca deve construir uma verdadeira representação do que a empresa é e de como deseja ser percebida.

Assim, muitas áreas são envolvidas para desenvolver uma marca, incluindo publicidade, atendimento ao cliente, responsabilidade social, reputação e recursos visuais. Todos esses elementos (e muitos mais) trabalham juntos para criar um perfil único e que cative a atenção da audiência.

1. O Branding Digital atrai novos clientes

Uma boa marca não terá problemas em se tornar referência no seu setor. Assim, uma marca forte geralmente associa uma impressão positiva da empresa entre os consumidores. Então, é provável que eles façam negócios com você por causa da familiaridade e da confiabilidade assumida. Dessa forma, a sua marca se torna um nome no qual os consumidores possam confiar.

Quando a marca vira uma referência no seu setor, o “boca a boca” será a melhor e mais eficaz técnica de comunicação da empresa. Assim como a reputação de uma pessoa, a reputação de uma marca a precede. Uma vez estabelecida a percepção da marca no mercado, uma série de propagação incontrolável começa.

Portanto, o “boca a boca” transmitirá a percepção criada pela sua marca. Ambiguamente, pode reforçar ou manchar de vez a reputação dessa marca. Então, se a reputação for positiva, novos clientes em potencial podem se interessar pela marca, tendo em mente uma associação já positiva que os torna mais propensos a fazer uma compra em comparação com a concorrência.

Saiba mais como atrair a sua audiência com um marketing de conteúdo realmente atraente.

2. Cria confiança no mercado

Pessoa recomendando
Uma boa reputação faz o seu próprio público a promover a marca.

Em última análise, a reputação de uma marca se resume à confiança que os clientes depositam nela. Dessa forma, quanto mais o consumidor confia em uma marca, melhor é sua percepção sobre ela, mais forte é sua reputação e, consequentemente, a própria marca.

Em suma, o Branding Digital busca a maneira certa para conquistar e manter um certo nível de confiança entre a empresa e seus interessados. Isso é feito estabelecendo uma promessa realista e alcançável que posiciona a marca de uma determinada maneira no mercado. Em seguida, cumprindo essa promessa, somente se a promessa for cumprida, a confiança se acumula na lembrança das partes interessadas.

Assim, nos mercados altamente saturados, a confiança é muito importante porque pode fazer a diferença na intenção (considerar a compra) e na conversão (fazer a compra).

3. Gera orgulho e satisfação dos colaboradores e parceiros

Quando um funcionário trabalha para uma empresa com uma marca forte e realmente a defende, ele fica mais satisfeito com seu trabalho e tem um grau maior de orgulho pelo trabalho que realiza. Assim, trabalhar para uma marca com reputação e alta consideração pelo público torna o trabalho para essa empresa mais agradável e gratificante.

A audiência de uma marca não se define apenas pelos seus clientes, mas também colaboradores. Portanto, devemos estar cientes do fato de que a interação humana é a base do relacionamento. Seus colaboradores são a linha de frente da comunicação de qualquer marca – a cara do negócio perante o público.

Dessa forma, colaboradores com uma boa percepção da marca perpetuarão essa imagem para os clientes e parceiros com os quais interagem. Em resumo, isso também pode se traduzir em melhor liderança, mais envolvimento e melhores produtos e serviços.

4. O Branding Digital na prática

Definitivamente, o tema de Branding não é simples e definitivo. Já que é um assunto em constante evolução, abrangendo muitas áreas de especialização: gestão de negócios, marketing, publicidade, design, psicologia e outros. Quando nos aprofundamos sobre o Branding Digital vamos ainda mais ao centro das divergências, devido ao seu próprio significado e estrutura.

O Branding Digital não é o mesmo que ações de Marketing, mas existem muitos pontos comuns entre os dois. Por isso que não podemos reconhecer ou negar que o Branding Digital e o Marketing estão de alguma forma subordinados um ao outro. Eles são interdependentes e seu objetivo principal é servir ao negócio.

Portanto, quanto mais você entender que a marca é uma natureza complexa, mais fácil será mergulhar mais fundo no assunto e em seus tópicos subjacentes. Com as famílias presas dentro de suas casas, as marcas devem repensar seu posicionamento e com garantir a sua presença no mundo digital.

Por que o reconhecimento da sua marca é crucial?

sem branding
Além da identidade visual, o branding digital também foca na reputação da marca.

O processo de criação e consolidação de uma marca é fundamental, devido ao impacto geral que causa em sua empresa. Assim, o Branding Digital pode mudar a forma como as pessoas percebem sua marca. Já que o desenvolvimento de uma marca pode impulsionar novos negócios e aumentar o valor da marca. Mas, também, pode ter efeito oposto, se for feito de maneira errada ou se não for feito.

Dessa maneira, a definição de uma boa estratégia de Branding Digital tem o papel positivo no alinhamento como uma empresa deseja estar presente na vida das pessoas, para atender as suas necessidades e das comunidades ao seu redor. Portanto, a reputação é impactada caso a empresa faça algo a respeito, ou não. O resultado pode ser uma boa ou má reputação.

Portanto, compreender a sua marca significa que você está assumindo as rédeas e conduzindo o processo na construção dessa reputação. Por isso que é recomendável considerar a marca desde o início do seu negócio. Já que a determinação de uma marca não é uma ação de marketing cara que apenas as grandes marcas usam. Pelo contrário, a marca tem muito a ver com bom senso e é fortemente influenciada pelo mercado em que você está e pelo nível em que deseja jogar.

No digital

O processo de Branding Digital envolve uma combinação consistente de diferentes competências e atividades. Portanto, seu custo pode variar de caso a caso. Assim, consultores de alto nível e uma implementação perfeita podem, sim, saírem caros. Da mesma forma, criar uma marca de uma empresa com abrangência internacional e com vários produtos será muito mais desafiador e tomará muitos mais recursos do que uma empresa local, por exemplo. Então, não existe uma abordagem única aplicável para todos os casos.

1. A marca aumenta o valor do negócio

Tanto na forma tradicional como no digital, o Branding é importante na geração de negócios futuros. Já que uma marca fortemente estabelecida aumenta o valor de um negócio, criando à empresa destaque no setor. Assim, sua marca se torna uma oportunidade mais atraente devido à sua posição firmemente estabelecida no mercado.

O resultado do processo de Branding Digital é a consolidação da sua marca, que incorpora a reputação e o valor embutido nela ela. Portanto, uma reputação forte significa uma marca forte, que, por sua vez, se traduz em valor.

Dessa forma, esse valor pode significar influência, sinônimo de valor ou presença na memória do consumidor. Já que a marca é um ativo que também possui valor monetário em si e deve ter um lugar próprio no balanço patrimonial. Pois a lembrança de uma marca aumenta o valor geral da empresa. Embora este seja um tema controverso e uma tarefa difícil para muitas empresas, atribuir peso financeiro à marca é tão importante quanto o próprio Branding – isso é denominado de “Avaliação da Marca”.

2. Sua marca apresenta às pessoas o DNA de seu negócio

Tenha em mente que o dia a dia do seu negócio é crucial na composição da sua reputação. Pois a experiência completa com a sua marca conduz o cliente sobre o entendimento do tipo de empresa que você é. Desde os elementos visuais, como o logotipo, até a forma como o atendimento é feito.

Leia, também, como criar uma marca memorável em 10 passos.

3. Uma marca forte ajuda os clientes a saber o que esperar

Acima de tudo, uma marca consistente e clara deixa o cliente à vontade, porque ele sabe exatamente o que esperar a cada experiência. Já que a marca representa a sua promessa ao cliente.

Portanto, é importante lembrar que sua marca representa a sua companhia. Dessa forma, sua organização é a marca, sua equipe é a marca, seus materiais de marketing resume o significado da marca.

4. Conecte-se emocionalmente com os seus clientes

Os vídeos de natal da marca britânica John Lewis geram muita expectativa todos os anos.

Definitivamente, uma boa marca se conecta com as pessoas em um nível emocional. Então, as sensações geradas no relacionamento consolidam a sua reputação. Pois, seus clientes serão seus melhor propagadores, quando eles se sentirem bem ao se relacionar com a empresa.

5. Promova o reconhecimento da sua marca

Da mesma forma, as pessoas tendem a fazer negócios com empresas com as quais estão familiarizadas. Portanto, se sua marca for consistente e fácil de reconhecer, isso vai ajudar as pessoas a se sentirem mais à vontade para comprar seus produtos ou serviços.

6. Defina a sua posição de autoridade

Além disso, é da natureza humana contar aos outros sobre as marcas de que gostam. Pois as pessoas usam marcas, comem marcas, ouvem marcas e estão constantemente falando aos outros sobre as marcas que amam.

Por outro lado, você não pode contar a alguém sobre uma marca da qual não consegue se lembrar. Além disso, uma estratégia de site de marca forte, como backlinks, é crítica para gerar referências ou tráfego orgânico.

7. Diferencie-se da concorrência

estante de supermecado
É importante ter uma marca que se destaque na multidão.

À primeira vista, no mercado global de hoje, é fundamental se destacar na multidão. Pois a empresa não está mais competindo em um palco local. Já que agora sua organização compete em um mercado global.

Então, é necessário entender o que a concorrência está fazendo para poder planejar como você se destacar entre as várias empresas semelhantes existentes no mercado. Toda oportunidade de atração deve ser preocupar em contar a história certa e objetiva, para atender as necessidades do seu público-alvo.

Leia o nosso artigo e entenda o Inbound Marketing como Estratégia de Comunicação.

8. Preocupe-se com a motivação e orientação de sua equipe

Nesse sentido, uma estratégia para a sua marca clara fornece a clareza de que sua equipe precisa para ter sucesso. A determinação de missões e visão vai conduzir a organização sobre como agir, como vencer e como cumprir os objetivos da organização.

Portanto, o alinhamento do discurso dos seus colaboradores e parceiros é importante na consolidação da sua empresa. Isso vai te guiar sobre o que eles dizem sobre o negócio e a promessa do que será entregue ao cliente. Alinhando expectativas internas e externas.

9. Mantenha o foco e clareza em suas ações

É muito fácil transitar de um ponto a outro sem um plano diretor único e claro. Dessa maneira, não levará muito tempo para estar muito longe de seus objetivos ou planos originais. Assim, uma estratégia de Branding clara ajuda você a manter o foco em sua missão e visão como organização.

Dessa forma, a sua marca pode ajudá-lo a ser estratégico e guiar seus esforços de marketing economizando tempo e dinheiro. Pois comprar é uma experiência emocional. Em suma, ter uma marca forte ajuda as pessoas a se sentirem bem emocionalmente, quando se relacionam com a empresa.

Conclusão sobre o Branding Digital

Em resumo, as melhores marcas são constituídas sobre ideias fortes. Essa é uma ideia que você e sua equipe precisam buscar, ter com compromisso e entregar. Já que uma marca forte fornecerá valor à sua organização muito além de seus ativos físicos.

Dessa forma, pense nas marcas que você compra, essas empresas realmente valem o equivalente aos seus ativos físicos? Não, essas empresas valem muito mais. Pois uma marca forte gera valores que excedem o seu valor físico.

Portanto, a sua marca precisa permear toda a sua organização. Quando sua organização é clara sobre a sua missão e visão, ela cumpri a promessa na hora da entrega. Assim, você colherá muitos frutos positivos enquanto constrói a fidelidade à marca entre seus clientes.

Nosso intuito com esse artigo é uma reflexão sobre:

  • O que é Branding?
  • O Branding Digital é importante para o seu negócio?
  • Por que o reconhecimento da sua marca é crucial?

Se você precisa de ajuda com a construção da sua marca entre em contato conosco. Oferecemos serviços que vão da definição de uma estratégia para a sua marca até a criação de elementos para a sua identidade visual. Queremos te ajudar e entender melhor as suas necessidades!

Referencias:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato