7 dicas para turbinar seu site de e-commerce

Muita gente se esquece que uma melhor experiência do cliente no e-commerce vende mais. Se a sua empresa precisa aumentar as taxas de conversão, ela deve prestar especial atenção à experiência do cliente ao interagir com o site, aplicativo e demais serviços digitais, pois os visitantes satisfeitos, não apenas compram com mais frequência, mas também retornam no futuro.

A Covid-19 exigirá mais rapidamente das empresas uma melhor experiência no e-commerce

A covid-19 inegavelmente acelerou a adoção do e-commerce  pelos brasileiros, em muito pouco tempo. Segundo o site ecommerbrasil , 61% dos consumidores aumentaram o volume de compras online

Este crescimento, principalmente acelerado pela quarentena,  fechamento do comércio e restrições de circulação das pessoas, aumenta o foco na presença digital das empresas. 

No momento, assistimos a uma corrida dos negócios para o digital, que por consequência, vai tornar mais difícil atrair e reter clientes fiéis. Antes de tudo, disponibilizar uma melhor experiência no e-commerce, para os usuários, passa a ser a prioridade. 

Não postergue a iniciativa de criar uma melhor experiência no e-commerce. Nós vamos ajuda-lo com sete dicas infalíveis

Muita gente pensa que após colocar um e-commerce no ar, o trabalho dos bastidores acaba e, todo o esforço e atenção deve ser direcionado apenas a gerenciar as atividades de vendas do site para a obtenção do sucesso. Tremendo engano.

Com o aumento da concorrência, o funil de vendas vai se tornar cada vez mais difícil. Gerenciar o sucesso de um site de e-commerce é um desafio que demanda ações cotidianas. Cada página dentro dele, por exemplo, deve ser direcionada a um público-alvo específico, para chamar sua atenção, mantê-los envolvidos e, transformar prospects em clientes.

Configura a seguir  7  dicas para  aumentar o nível de confiança, melhorar a experiência do cliente e aumentar a taxa de conversão de sites de e-commerce.

Na sequencia, conheça mais sobre os nossos serviços de experiência digital.

1- Aumente a performance do site e aplicativos

Sites e aplicativos lentos matam a conversão e principalmente afugentam clientes.​

Desempenho é essencial para uma experiência que agrada e traz resultados. 

Aqui estão alguns exemplos, que tiramos de uma página do Google,  que de acordo com o artigo, como o desempenho influenciou nos negócios:

  • Para a Mobify, cada diminuição de 100ms na velocidade de carregamento da página inicial resultava em um aumento de 1,11% na conversão baseada em sessões, gerando um aumento médio de receita anual de quase US$ 380.000. Além disso, uma redução de 100ms na velocidade de carregamento da página de check-out representou um aumento de 1,55% na conversão baseada em sessão, o que, por sua vez, gerou um aumento médio de receita anual de quase US$ 530.000;
  • A DoubleClick descobriu que editores, cujos sites carregavam em cinco segundos, obtinham até o dobro da receita de anúncios do que os sites carregados em 19 segundos;
    Quando a AutoAnything reduziu pela metade o tempo de carregamento da página, eles tiveram um aumento de 12 a 13% nas vendas.

Desempenho inegavelmente é crucial. Se a experiência do usuário do seu site for rápida e responsiva ela estará desempenhando um papel crucial para um bom atendimento. 

Para ver como o desempenho pode afetar sua receita, confira na calculadora de impacto aqui neste link https://www.thinkwithgoogle.com/feature/testmysite/. 

Aumentar a performance do site e de aplicativos promove  melhor experiência no e-commerce e vende mais. 

2 - Melhore a percepção do usuário com uma experiencia de navegação intuitiva

Muito poucos sites são intuitivos, arriscamos dizer que surpreendentemente, mais de 95% dos sites de e-commerce no Brasil. Quem visita seu site deve ter a liberdade para poder fazer o que ele quiser, sem esforço, interrupção e, de forma intuitiva. 

Quando a experiência de uso não foi pensada, por quem entende do tema, pode ter 99% de certeza de que a princípio o site não é intuitivo.

A navegação é elemento vital para ajudar os visitantes a acharem os produtos que estão a procura. Se o processo de pesquisa não é intuitivo, é provável que eles não cheguem rapidamente ao que procuram. Talvez provavelmente, se a dificuldade for grande ou não o encontrarem, eles não retornarão tão cedo para uma segunda compra.

O menu é ,sem dúvida, um elemento de suma importância num site de e-commerce, ele deve mostrar ao usuário as principais seções do site e facilitar a navegação. 

Ao compilar uma lista de seções, evite títulos complicados, de pouco entendimento.  Confira algumas dicas para melhorar a navegação:

  • Corrija a barra de navegação na parte superior do site;
  • Evite criar um grande número de links na barra de navegação;
  • Torne categorias e subcategorias clicáveis;
  • Adicione pontos para determinar a localização;
  • Se há uma ampla seleção de produtos, utilize os  mega menus.

Navegação intuitiva promove  melhor experiência no e-commerce e vende mais. 

3 - Utilize fotos de pessoas reais

Pessoas se interessam por pessoas, assim como por suas histórias. Pessoas se relacionam com pessoas,mas não só, elas também compram de pessoas. 

Diversas pesquisas mostram que clientes potenciais têm maior probabilidade de entrar em contato com uma empresa que mostra o rosto de seus colaboradores. 

Se as fotos forem interessantes, a chance de visualização é ainda maior. Os clientes estão cada vez mais seletivos, com maior consciência de quem comprar.  Portanto é preciso mostrar o rosto se você quiser aumentar a chance de ser escolhido por eles.

O Magazine Luiza é um ótimo exemplo da utilização de fotos de pessoas reais, como as da Luiza Helena Trajano. Confira.

Fotos reais dão credibilidade, melhoram a percepção e principalmente confiança. Confiança com credibilidade promove  melhor experiência no e-commerce e vende mais.  

4- Priorize também uma experiência diferenciada para os smartphones

Mais de 50% das visitas atualmente, são feitas a partir de smartphones, portanto, é imprescindível pensar e criar experiências personalizadas para eles.

Desktop e smartphones são dois bichos bem diferentes. Quem entender isso estará um passo a frente da concorrência.

Algumas coisas a ter em mente ao criar a experiencia do e-commerce para smartphones que certamente aumentarão a conversão do seu site:

  • Crie uma experiência do usuário natural e nativa.  Repare que a maioria dos sites não possibilitam ampliar imagens de produtos através da ampliação ou clique duplo;

  • Escolha o teclado certo. Não utilize o teclado tradicional se souber que as pessoas digitarão números, por exemplo;

  • Desative a correção automática durante o check-out. Você nunca perdeu a paciência com seu corretor, corrigindo o que não deve ? Imagine alguém lutando com o corretor na hora de informar o endereço;

  • Permita aos usuários salvar seus carrinhos e informações para futuras visitas;

  • Reduza ao máximo o número de cliques necessários para executar uma ação;

  • Concentre a atenção do usuário no essencial e facilite a percepção das informações necessárias. Faça do espaço negativo seu grande aliado.  O espaço é negativo, mas seu papel é extremamente positivo.

5 - Dê atenção na experiência promovida pelos formulários

Formulários de registro, solicitação e outros elementos de formulários devem ficar longe dos demais elementos da página. 

As pessoas costumam mudar a atenção. Essa técnica simples permitirá que os visitantes percebam rapidamente as informações e os induzirá para uma decisão positiva. 

Adicionalmente, considere facilitar aos usuários a inserção de informações sobre o cartão de crédito assim como com outras formas de pagamento, endereço de entrega, permita-o visualizar sempre o preço de cada produto, e principalmente da opção de compra rápida entre outras facilidades.

O Melhor design é o mais simples e mais claro

Toda vez que se criar uma nova funcionalidade ou página, questione principalmente se irá facilitar a vida do usuário.

A simplicidade trata de criar um design geral organizado que minimiza as distrações. A ideia principal é o fato de que as pessoas podem perceber apenas uma quantidade limitada de informações de cada vez.

Se nos deparamos com muitos elementos em uma página, nossa atenção será sobrecarregada.  Simplicidade significa muito quando se trata de conversão.

Tão importante quanto a simplicidade, é a forma da composição das informações para que um cliente em potencial possa distinguir o importante do secundário. Há inúmeros recursos para tal: aumentar ou diminuir tamanho e brilho, alternar cores, colocar animação.

O que é ? Como posso usá-lo ? Por que eu preciso disso ? O site que quer vender mais assim como quer se posicionar melhor deve responder adequadamente a todas estas questões. 

7 - Invista na acessibilidade

Investir na acessibilidade aumenta a base de prospects e de clientes. Mas há algo com acessibilidade que vai além das vendas.

As empresas precisam proteger e aprimorar suas marcas. Um compromisso claro com a acessibilidade pode demonstrar que uma empresa tem um senso genuíno de responsabilidade social corporativa. À medida que as empresas entendem e agem de acordo com as diversas necessidades dos seus clientes potenciais e, assumem o compromisso de práticas sustentáveis e inclusivas, elas podem obter uma série de benefícios. Os possíveis resultados incluem imagem e reputação aprimoradas da marca, aumento de vendas, fidelização de clientes entre outros benefícios.

Nós temos toda uma prática de trabalhar a acessibilidade. Confira aqui neste link https://wedoiti.com/experiencia-digital/#acessibilidade.

Definitivamente prover a melhor experiência no e-commerce vende mais

A experiencia, a performance e a acessibilidade de um site são fatores determinantes para a percepção da credibilidade da empresa por trás dele. Não há uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão. O que o seu site diz sobre o seu negócio?

Se você quer melhorar rapidamente a experiência do seu cliente, confira alguns pontos rápidos por onde começar,  aqui na nossa página principal   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Deixe seus dados que entraremos em contato