12 Ferramentas que vão mudar sua gestão de redes sociais

Profissionais de marketing digital já têm muitas coisas nas mãos, principalmente se tratando de gestão de redes sociais. Porém, com as ferramentas certas, os gestores podem economizar tempo e deixar tudo muito mais fácil.

Multitasking
Gestão de redes sociais pode parecer complicado mas não precisa ser!

Em 2021, profissionais de marketing precisam de ferramentas confiáveis para sua gestão de redes sociais. Com tantas tarefas que essa área demanda – seja para analytics, criação de conteúdo, gestão de comunidade ou até mesmo na comunicação com o público – difícil ter tempo para ficar pesquisando quais são as melhores ferramentas.

Os fatores da gestão de mídias sociais

Primeiramente, para entender melhor o que faz uma boa ferramenta, vamos olhar para o processo de gestão de mídias sociais. Sempre é importante olhar esse meio como um ciclo:

Gráfico de planejamento de redes sociais
  • Criação de conteúdo: Você vai precisar de um fluxo constante de novas ideias. Após isso, você deverá organizá-las para então criar o conteúdo. Isso inclui: posts em blogs, vídeos, infográficos, entre outros.
  • Publicação de conteúdo: Agora que você tem seu conteúdo, só falta compartilhar ele com o mundo. Muitas ferramentas permitem que esta parte seja automatizada. Além disso, você precisa decidir se vai expor seu post em canais gratuitos ou se irá pagar para que este atinja mais pessoas (impulsionamento pago).
  • Monitoramento: Um bom conteúdo irá abrir espaço para diálogos sobre sua marca, através de seu público. Logo, você precisará estar pronto para ouvir essas conversas e interagir com elas. Nesse sentido, monitorar também significa estar atualizado sobre as novas tendências. Para então, se aproveitar desse conhecimento e poder criar conteúdo relevante e atual.
  • Análise e comparação: Por fim, o último passo é olhar para seu resultado e ver o que funcionou ou não. Afinal, se você não sabe se seus esforços estão funcionando, capaz que esteja correndo mas sem sair do lugar.

Agora que você já sabe o que procurar em uma ferramenta de gestão de mídias sociais. Também é essencial que você tenha bem claro quais são suas necessidades. O que você precisa que a ferramenta te ajude? O que você consegue fazer sem o auxilio delas?

Respondidas estas perguntas, seu processo de escolha de ferramenta ficará muito mais fácil.

As melhores ferramentas de gestão de redes sociais

O uso das redes sociais continua subindo exponencialmente. Diversas fontes estimam que 3,6 bilhões de pessoas acessaram redes sociais em 2020. Isso é quase metade da população mundial. Além disso, projeções apontam que esse número pode chegar até 4,4 bilhões em 2025. Sobretudo, também há estudos que dizem que as pessoas ocuparam 145 minutos do seu tempo em redes sociais, todos os dias.

Ainda mais, isso sem contar as mídias que continuam surgindo e crescendo. O surgimento do Clubhouse e o aumento na popularidade do TikTok, são apenas alguns exemplos.

Sendo assim, em 2021 se faz necessário ter as melhores ferramentas possíveis para acompanhar esse fluxo enorme de mudanças. Mas qual ferramenta de gestão de redes sociais é a melhor para suas necessidades? Qual vai te ajudar a aumentar sua presença em redes sociais e te manter atualizado sobre o que estão falando?

Felizmente, essas ferramentas listadas aqui seguirão evoluindo para tornar o trabalho de profissionais de marketing digital mais fácil e efetivo. Não separamos a lista por um ranking específico. Acreditamos que não existe uma ferramenta perfeita, mas sim aquela que se aplica melhor a você. Dito isso, começamos pelas grátis e as chamadas freemium. Sendo estas aquelas que iniciam gratuitas e caso queira mais funcionalidades, um plano pago deve ser feito.

  1. Facebook Business Manager;
  2. Iconosquare;
  3. Hootsuite;
  4. Hubspot Social;
  5. Planable;
  6. Later;
  7. Mlabs;
  8. Falcon;
  9. Scup;
  10. RD Station;
  11. Dash Hudson;
  12. Khoros.

Facebook Business Manager

A princípio, todo negócio precisa de uma página no Facebook. Sabendo isso, a própria ferramenta do Facebook, o Facebook Business Manager, é bem à frente do seu tempo. O Facebook incentiva negócios a crescerem através de ferramentas grátis, insights e uma comunidade de quase 3 bilhões de pessoas.

Apesar de ser uma ferramenta exclusiva para o Facebook e Instagram, é muito bem equipada. Principalmente, para ajudar pequenos negócios, startups e empreendedores a começarem a crescer no Facebook e Instagram.

Ainda mais, a ferramenta permite utilizar do Audience Insights, que apresenta relatórios sobre seu público-alvo. Dessa forma, profissionais de marketing podem personalizar seus anúncios conforme o comportamento deste público. O Audience Insights permite filtrar não apenas idade e localização, mas também interesses e comportamento de compra.

Por fim, o Facebook Business Manager dispõe sua própria ferramenta de gerenciamento de anúncios. Isso permite você criar anúncios que se encaixam perfeitamente no Instagram ou Facebook. Além disso, você pode otimizar o orçamento de suas campanhas de acordo com o rendimento de cada uma. Tudo isso em uma só ferramenta grátis.

Plano: grátis.

Escolha de imagens
Importante ter uma boa fonte para preparar seu conteúdo.

Iconosquare

O Iconosquare começou como uma ferramenta de mídias sociais exclusiva para marcas de moda. Ainda assim, foi crescendo e se tornou uma ferramenta robusta para todos os tipos de negócio. Atualmente, ele permite visualizar analytics, gestão de comunidade e agendamento de posts. Ainda mais, permite monitorar seus resultados, engajar com seus seguidores e publicar conteúdo.

Uma de suas funcionalidades é o Agendamento Rápido. Este método de publicação do Iconosquare possibilita visualizações por geolocalização e marcar outros usuários. Além disso, mostra informações sobre qual é a melhor hora para você postar.

Por fim, o Iconosquare possui a função de “auto-posting” para o Instagram. Com isso, você pode programar stories e carrosséis do Instagram com muita facilidade. Adicionalmente, você consegue ver qual o impacto real destas publicações.

Plano: freemium.

Hootsuite

O que começou como uma ferramenta para programar tweets, se tornou uma das ferramentas mais conhecidas para gerenciar redes sociais. Além disso, são muito fortes em seu conteúdo chamado “Freemium”, aquele conteúdo grátis a nível de entrada que pode ser pago para obter mais usos.

Hootsuite possui funções desde programação, publicação e monitoramento. Em suma, é uma ferramenta muito completa, com suporte aos seguintes canais de mídia social: Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn, Pinterest, YouTube e até mesmo o Google My Business.

Portanto, o Hootsuite é muito bom para pequenas/médias equipes de gestão de redes sociais. Por exemplo, permite que a equipe organize e automatize as publicações rapidamente. Além disso, fazem essa programação enquanto você navega na internet.

Por fim, também ajuda equipes a serem mais atuantes ao responder indagações de seu público. Com o Hootsuite, a resposta fica muito mais rápida. Dessa forma, é uma função muito importante. Ainda mais, tendo em vista que a interação com o público é essencial para a presença em redes sociais. Adicionalmente, você pode saber mais sobre o que é essencial para uma boa gestão de redes sociais em nosso guia de boas práticas para gestão de redes sociais.

Plano: freemium.

Hubspot Social

Conhecida por sua ferramenta de CRM, a Hubspot também possui  um software de gestão de redes sociais. Com isso, o Hubspot Social se mostra uma ferramenta robusta ao combinar as funções de CRM e analytics.

Com o Hubspot, você pode visualizar o retorno de investimento (ROI) das suas campanhas em redes sociais. Além disso, medir exatamente qual das suas chamadas para ação estão mostrando os melhores resultados.

Adicionalmente, o Hubspot Social permite que monitore conversas em redes sociais sobre sua marca. Então, ao aliar esses dados com o cadastro de leads do Hubspot, fica muito mais fácil identificar o que seu público-alvo precisa.

Outra função muito útil é a automação de publicações para blogs e redes sociais. Depois que publicar um artigo em seu blog, o Hubspot  permite que poste sobre isso automaticamente em suas redes sociais.

Hubspot ajuda uma variedade de negócios com soluções para problemas complexos. Isso inclui: análise de alcance, monitoria e interação com a comunidade. Nesse sentido, também permite que planeje suas campanhas com um enfoque maior na customer experience.

Plano: freemium.

Organização
As ferramentas permitem que você organize seus pensamentos da melhor forma.

Planable

A princípio, essa é uma ótima ferramenta para quem está começando a expandir sua presença em mídias sociais. Seu layout é mais divertido e de fácil acesso para quando for planejar seu conteúdo. Além disso, o Planable dispõe de features como previsão de conteúdo, integração com Giphy, agendamento de posts, revisão de feedback, entre outras. Se estiver com dificuldades em criar seu próprio conteúdo, dê uma lida neste artigo sobre reconhecimento de marca.

Adicionalmente, uma função interessante do Planable é a visualização em grade das suas publicações do Instagram. Ou seja, como ficaria seu perfil como um todo. Tendo em vista que ter uma marca consistente  é tão importante quanto uma publicação individual. Nesse sentido, o Planable vai te ajudar a ter essa visão mais geral e planejar seu conteúdo de uma forma mais organizada.

Por fim, você também pode criar seu conteúdo para diversas páginas e arrastar as imagens no calendário. Já deixando a publicação pronta para ser feita.

Plano: freemium.

Later

O Later é uma ferramenta inovadora de planejamento, com base em cloud.  Com ela, você pode visualizar um calendário de publicações ou gerenciá-las em uma interface bem clara. Incluindo, para o mobile.

A interface permite que você simplesmente arraste e solte as fotos em um calendário, para criar seu feed personalizado. Além disso, o Later permite auto publicar as postagens sem que você precise ficar entrando na rede social para isso. Se o Instagram é seu principal canal de mídias sociais, então o Later é uma ferramenta excelente para você.

Por fim, o Later possibilita rastrear likes, cliques e seguidores. Tudo isso para que você possa ter dados, que irão ajudar em seu posicionamento de campanha. Principalmente se você utiliza de campanhas orgânicas.

Plano: freemium.

Mlabs

Essa ferramenta brasileira de mídias sociais permite visualizar relatórios sobre suas postagens. O Mlabs apresenta um fluxo de engajamento e resultados de campanha. Além disso, oferece um calendário dinâmico com opção de enviar uma publicação para ser aprovada pela equipe de marketing. Também permite que a equipe colabore de forma dinâmica com a produção dos posts.

A parte de Analytics do Mlabs fornece relatórios sobre suas campanhas no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Em seguida, o Mlabs ainda te dá recomendações sobre como melhorar sua campanha, segundo os dados apresentados.  Além disso, uma das vantagens do Mlabs é a capacidade de monitorar concorrentes. O Mlabs fornece dados sobre concorrentes selecionados e compara o sucesso de suas estratégias com a deles. Tudo para que sua marca não fique para trás!

Plano: Pago.

Falcon

O forte do Falcon é o monitoramento de redes sociais. Dessa forma, a ferramenta ajuda diversos usuários com relatórios de reputação. Afinal, se você não tem informações sobre seu público, como se comunicar bem com eles?

Através do Falcon, você pode monitorar interações de seu público-alvo nas mídias sociais. Com isso, fica muito mais fácil saber o que seu publico acha de você ou até mesmo novas oportunidades de negócio que não estão sendo exploradas. Da mesma forma, a ferramenta cria um cartão digital para cada pessoa que interagiu com sua marca. De modo que fica mais simples ver o comportamento e perfil desta pessoa em questão.

Plano: pago.

Conversas
É muito importante participar da conversa com seu público.

Scup

Scup é uma ferramenta brasileira que foi adquirida pela grande norte-americana, Sprinklr. A princípio, foca mais na parte de relações públicas de sua marca. Nesse sentido, a plataforma atua no monitoramento de redes sociais, combinado com ferramentas de publicação e engajamento.

Sobretudo, Scup consegue capturar a maioria das menções à sua marca em redes sociais. Além disso, é também uma ferramenta excelente para arquivar e gerenciar suas relações com influenciadores digitais.

Por fim, o Scup ajuda com o seu engajamento às conversas. Através da ferramenta, usuários podem facilmente responder dúvidas ou interagir com seu público.

Plano: pago.

RD Station

Antes de tudo, o RD Station é muito mais uma plataforma de “front-office” do que apenas uma ferramenta de gestão de mídias sociais. Ainda mais, ele possui um gerenciador de customer experience para redes sociais, marketing de conteúdo e anúncios pagos.

Suas funções abrangem mais o marketing em geral. Em suma, você pode programar publicações em redes sociais, também visualizar relatórios de SEO, até mesmo análise de seus canais de marketing. Por ser brasileiro, RD Station tem planos de pagamento mais próximos à nossa realidade.

Plano: pago.

Dash Hudson

Este é um software para marcas focarem em seu marketing visual e conteúdo. Em suma, o Dash Hudson permite que que você poste no canal que irá lhe entregar o melhor engajamento, para determinado conteúdo. Inclusive, permite que negócios analisem o tráfego e sucesso geral de cada campanha.

Uma ótima funcionalidade desta ferramenta é o Ecommerce Suite. Essa função permite que você visualize analytics para suas vendas em canais como TikTok e Instagram. Facilitando muito suas vendas que forem colocadas em redes sociais.

Por fim, outra feature interessante do Dash Hudson é a capacidade da ferramenta em analisar seu conteúdo, seja ele pago ou orgânico. Com isso, a ferramenta pega estas informações e identifica as melhores tendências, imagens e recomendações para o seu negócio.

Plano: pago.

Khoros

Se você precisar melhorar o seu customer service, o Khoros é uma ótima ferramenta para você. Isso se dá porque a ferramenta foi construída com base nesse conceito de atendimento. Inclusive, a marca defende muito a importância de um bom customer service.

Khoros irá monitorar conversas em redes sociais relevantes para o seu negócio. Com isso, gestores de mídias sociais podem atuar de forma mais ativa no engajamento com seu público. Tudo isso de forma bem simples e rápida.

Outro benefício do Khoros é seu quadro de widgets, separando seu monitoramento de redes sociais em guias. Então, você pode até observar temas relevantes para seu público-alvo, conversas distintas do seu negócio, entre outras coisas que podem ser valiosas para futuras campanhas.

Plano: pago.

Conclusão sobre as ferramentas de gestão de redes sociais

Bilhares de conversas ocorrem diariamente nas redes sociais. Então, não só as marcas devem participar dessas conversas, como também compreender sobre o que as pessoas andam conversando. Isso inclui, claro, o que dizem sobre a sua marca.

É essencial para toda estratégia de marketing digital em 2021, ser capaz de filtrar todo esse ruído digital e identificar as conversas relevantes. Adotar a ferramenta ideal para o seu negócio, pode fazer isso acontecer. E como vimos neste artigo, existem diversas ferramentas para te ajudar. Basta ver qual oferece a melhor opção para o tamanho do seu negócio e seu objetivo.

Agora você tem uma boa ideia do que faz uma boa ferramenta de gestão de redes sociais. Inclusive sabe quais são etapas que cada uma delas pode te ajudar. De qualquer forma, o importante é cumprir com as etapas. Pode ser que você precise de ajuda apenas na publicação do conteúdo ou até mesmo no monitoramento. Existem ferramentas gerais e outras que atendem à essa necessidade específica da sua gestão. 

Queremos destacar que a nossos clientes tiveram muito sucesso com a Mlabs e o Hubspot. Porém, caso ainda achou isso tudo muito complexo, entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas ou faça uma cotação para seu negócio! 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato