11 habilidades essenciais para o profissional de marketing digital

Por natureza, o profissional de marketing digital deve ser curioso, versátil, bom estrategista, ter visão de futuro e foco nos negócios. No entanto, por ser um mercado ainda em desenvolvimento, há muito espaço para todos os tipos de personalidades e habilidades. Para isso, é importante que você aproveite sua própria formação de interesses peculiares para se manter como protagonista nesta área de atuação.

A evolução digital está nos fazendo ir além do conhecimento humano. Com isso, a disponibilidade de novas ferramentas está cada vez mais difundindo o acesso à informação e conectando marcas e pessoas à distância de um simples toque.

A reclusão social, causada pelo Covid-19, tem acelerado processos antes almejados pelas empresas. Um exemplo disso são as vídeos-conferências, antes possíveis apenas nos filmes e desenhos de ficção científica, tornando-se hoje uma realidade e possibilitando o trabalho remoto das pessoas que seguem em isolamento preventivo à contaminação generalizada.

As possibilidades são tantas que podem ser desafiadoras tanto para os recém-chegados como para os mais experientes. Então, como se diferenciar da concorrência e acelerar a sua carreira profissional?

Convido você, especialista em marketing ou novato, a refletir sobre as habilidades essenciais para mantê-lo relevante na indústria digital em constante mudança. Minha proposta é fazê-lo descobrir e relevar suas de habilidades incomuns, que o torna único. Para isso, proponho uma meditação sobre:

1 – Habilidades para o profissional de marketing digital;

2 – Habilidades para a gestão de equipes.

O marketing digital é uma realidade hoje para as empresas. Digo isso não só para os negócios online, mas para qualquer tipo de negócio. Pois, toda empresa precisa disponibilizar o seu ambiente digital, pois é lá que o seu público-alvo está.

Antes de se perguntar quanto ganha um profissional de marketing digital, saiba o que ele faz. A proposta desse artigo não é ditar regras sobre o que deve ou não ser feito. Portanto, o objetivo é uma reflexão sobre habilidades essenciais esperadas do especialista em marketing que são exigidas nas rotinas do dia a dia.

1 - Habilidades para o profissional de marketing digital

Conheci, recentemente, o dono de um caminhão-pipa, na Serra da Mantiqueira, que cortou todos os seus investimentos nas mídias tradicionais para impulsionar a sua marca apenas com Ad Words do Google. Ele me disse que toda vez que alguém precisa, ele só precisa estar no topo da lista do buscador para que o seu cliente o encontre.

As mudanças tecnológicas vieram para desenhar um novo futuro. Com isso, o surgimento diário de novas ferramentas e aplicativos tem facilitado a vida de todos e criado novas conexões nos relacionamentos interpessoais, tanto nos processos de produção como na maneira das pessoas consumirem produtos e serviços.

Tenho acompanhado várias discussões sobre o papel do profissional de marketing. No modelo antigo, esse profissional era responsável apenas pela atração de novos clientes para o ato da compra de um produto ou serviço. No entanto, hoje, o marketing deve se responsabilizar por toda a jornada do consumidor no funil de compra com uma visão mais omnichannel: atraindo, convertendo e fidelizando clientes.

Quem trabalha com marketing digital deve estar preparado para desenvolver seu conhecimento da forma mais aprofundada, trazendo respostas às dores dos clientes, e algumas habilidades essenciais que exploremos neste artigo:

1.1 - Geração de marketing de conteúdo

A geração de conteúdo é melhor estratégia para as ações de marketing digital. Portanto, o marketing de conteúdo é uma parte crucial do jogo, não importa o que aconteça. Mesmo que demande muito trabalho. Com isso, o grande desafio não é apenas criar conteúdo de qualidade, amigável para SEO, mas também entender como fazer com que o público se envolva com a sua marca de forma eficaz.

É importante pontuar que o conteúdo digital pode assumir várias formas: e-mail marketing, conteúdo para internet, blogs, e-books, vídeos, entre outras tantas possibilidades. Você precisará ser capaz de traçar estratégias com base nas metas da sua marca direcionada às personas impactadas, para desenvolver campanhas que realmente envolvam o seu público.

Aprofunde seus conhecimentos como elaborar um marketing de conteúdo realmente atraente, mas tenha em mente a necessidade de monitorar os dados analícos dos seus canais digitais. Pois a validação de qualquer hipótese necessita uma constatação empírica. Portanto, a avaliação dos dados analíticos de acesso aos ambientes digitais é a melhor forma de validar suas hipóteses levantadas no processo de planejamento.

1.2 - SEO e SEM

A otimização do conteúdo de um ambiente digital focado nos algoritmos de pesquisa da internet é a chave no planejamento do marketing digital. Consequentemente, todo especialista em marketing tem que estar ciente sobre os mecanismos do Search Engine Optimization (SEO).

Você até pode deixar o material de back-end altamente técnico para as pessoas mais especializadas na sua equipe. Mas precisa ter um conhecimento sólido das melhores práticas e como otimizar todas as formas de conteúdo, para assim poder executar uma campanha de marketing digital de sucesso. Conheça algumas técnicas para impulsionar o seu site lendo o nosso Guia para a otimização do conteúdo para SEO.

Já o Search Engine Marketing (SEM) consolida toda a sua estratégia digital na esfera de dados e conteúdo. Portanto, você precisa ser capaz de se comunicar com outros colegas de equipe sobre estes parâmetros, ou então, não irá longe se não fizer esta atualização para aprender o básico.

1.3 - Dominar o Design Thinking

Design Thinking se refere a uma metodologia de resolução de problemas baseada na perspectiva centrada na experiência usuário. Esta abordagem nos estimula a pensar de maneira centrada no ser humano ao resolver problemas complexos de grande escala.

Este processo propõe uma metodologia focada na: imersão, idealização, prototipação e desenvolvimento. A razão pela qual funciona tão bem no campo do marketing digital é que grande parte dele é centrado na experiência do usuário (UX).

Outra vantagem sobre esta abordagem é que ela pode ser usada de uma forma não linear – de modo que em alguns casos você pode chegar à fase de teste e depois voltar para a fase intermediária, para reconsiderar algumas hipóteses. Portanto, é uma boa ideia ter pelo menos um conhecimento sólido sobre ela e aplicá-la quando possível.

1.4 - Poder da persuasão

Um profissional de marketing digital, além de ter ótimas habilidades pessoais, precisa ser capaz de combinar o pensamento analítico com a solução criativa de problemas para poder ajudar as equipes a apresentar ideias de campanha inovadoras para impulsionar o seu negócio.

É aí que entra a sua capacidade de persuasão. Você pode convencer outra pessoa a comprar? Que tal convencer outros líderes de equipe de que a sua ideia é a melhor? Não se trata tanto de discutir, mas de ter a confiança de que você sabe o que está fazendo e de mostrar isso em detalhes.

Como já foi dito anteriormente, os especialistas de marketing tradicionais tinham a tarefa de atrair as pessoas. Depois disso, o que acontecia não era responsabilidade deles. No varejo, quando o consumidor cruzava a porta de entrada de um estabelecimento, esta relação era responsabilidade do time de operações.

Hoje em dia, a responsabilidade do  especialista ou consultor de marketing digital mudou. Não é mais só atrair o cliente e sim monitorar toda a jornada do cliente durante todo o processo do funil de compra. Tendo isso em vista, o profissional de marketing digital deve se concentrar em todas as etapas do processo de compra: atraindo, convertendo e fidelizando os clientes a longo prazo.

1.5 - Oportunidade dos micromomentos

Sabemos que a maioria dos atos de compra são permeadas por decisões não tão racionais. A maneira mais fácil de definir isso são as compras por impulso. A portabilidade e a acessibilidade no mundo dos negócios levaram ao surgimento de micromomentos.

Um profissional de marketing digital tem meros segundos para brilhar e atender à necessidade do seu cliente. Sua empresa precisa ter uma plataforma que opere 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender qualquer pessoa onde quer que ela esteja.

Descubra como a melhoria em milissegundos na experiência do usuário pode mudar a relação com a sua marca e conheça o impacto da velocidade do site no seu negócio.

1.6 - Gestão da marca

A definição de marca para os profissionais de marketing mudou. Antigamente, referia-se à impressão de cartões de visita, à criação de guias para a marca, ao desenvolvimento de um site e à colocação de um logotipo nele. Por isso, o especialista em marketing deve entender que a sua marca se estende a tudo, nos dias de hoje, principalmente sobre como você vai se comunicar com os clientes.

O branding para empresas em 2020 deve ser holístico. Deve incluir o aprofundamento em tópicos potencialmente difíceis, como: reputação e gerenciamento de crises. As marcas que têm sucesso no longo prazo planejam todas as eventualidades possíveis.

Atualmente, basta um colega de trabalho dizer uma coisa errada para manchar completamente a reputação da empresa. Aproveite para se aprofundar no tema lendo o nosso Guia para aumentar reconhecimento da marca nas redes sociais e internet.

1.7 - Análise dos dados

Os especialista em marketing sempre foram reconhecidos e cobrados pela sua criatividade. Entretanto, nos dias de hoje, não importa qual cargo você queira exercer em marketing digital, o Web Analytics é fundamental para sua estratégia.

O monitoramento e a geração de relatórios através do uso de ferramentas de Web Analytics são bastante simples. Mas a parte complicada é como usar essas informações para ajudá-lo a aprender mais sobre o comportamento do consumidor e aplicá-las a novas soluções que aumentam o tráfego e as conversões no seu site. A maioria das empresas têm grandes quantidades de dados para rastrear. Portanto, os profissionais de marketing digital precisam entender como coletar e usar isso a seu favor.

O foco hoje está em profissionais de marketing digital que saibam “ler” esses dados. O cruzamento das informações fornecidas pelos Analytics com os dados do seu sistema de CRM e e-commerce será crucial para melhorar a estratégia dos negócios no futuro.

Se você puder mostrar que pode fazer isso de maneiras inovadoras, trazendo resultados importantes, você será um ativo valioso na indústria. Temos muitos profissionais empenhados na manipulação dos meta-dados, mas faltam no mercado profissionais de marketing que saibam fazer as perguntas certas nesta manipulação.

1.8 - Especialista em tecnologia

Como esta área está diretamente correlacionada com a tecnologia, então todo consultor de marketing digital precisa ter um domínio atualizado e ser capaz de aprender rapidamente. Se você é da geração dos mais jovem, isso provavelmente já está impregnado na sua natureza.

No entanto, o profissional de marketing raiz deve estar sempre se atualizando para aprender não apenas tecnologias específicas, mas também se familiarizar com os aplicativos de software mais comumente usados e ferramentas em sua área de foco.

Geralmente, se o especialista de marketing entende os fundamentos da codificação da web e tem uma ideia clara de como usar os sistemas básicos de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o Wordpress, provavelmente está no caminho certo para conseguir o emprego dos seus sonhos. Aproveite para se atualizar sobre as 11 maneiras para melhorar a performance do site e aumentar suas vendas.

1.9 - Smartphones já são a realidade

O seu cliente não está migrando para a navegação por meio de dispositivos móveis, ele já está lá! Em vista disso, mais de 50% de todos os usuários da internet agora operam pelos smartphones e tablets.

Se o profissional de marketing digital não tornou seu site responsivo e direcionou tudo para telas menores, está com problemas! Primeiro, porque o Google irá penalizá-lo nos resultados da pesquisa, consequentemente reduzindo sua audiência. Em segundo lugar, seus clientes ficarão cada vez mais frustrados e alienados à sua marca.

1.10 - Surfando na web

A realidade da web é um fenômeno moderno que impulsionam pesquisas triviais do dia-a-dia, criando redes de conexão entre pessoas e marcas. Em outras palavras, nossos telefones deixaram de ser uma simples forma de fazer chamadas e passaram a nos conectar a uma vasta rede de informações.

Com isso, a presença das empresas na esfera digital caminha para se tornar uma “obrigação” e você já deve considerar o que fará a respeito. Por enquanto, isso pode ser tão simples quanto a criação de um aplicativo ou pensar na melhor forma de divulgar seus produtos e serviços na internet.

1.11 - Vídeos e transmissões ao vivo

Os vídeos estão tomando conta da internet e isso é uma tendência sem volta. Com isso, os vídeos têm o potencial de prender a atenção do cliente em sites de compra por dois minutos a mais do que a média (o que é realmente como uma vida inteira no mundo digital). Portanto, um vídeo bem otimizado pode aumentar suas chances de estar no topo do ranking do Google. Além disso, mais de 80% dos clientes são mais propensos a comprar um produto depois de vê-lo detalhado em um vídeo.

O que torna um vídeo tão envolvente? Porque, quando o consumidor estabelece qualquer tipo de conexão com uma marca, é mais provável que confie na empresa de uma forma geral. Desse modo, este também é um tipo de conteúdo versátil para usar em diferentes tipos de plataformas.

A transmissão ao vivo, conhecida como streaming, por meio de plataformas como Periscope e Twitch está em alta! Muitas empresas estão desconsiderando essa novidade. No entanto, os profissionais de marketing digital estão conseguindo transformá-la em cifrões. Por isso, não subestime o desejo dos clientes em interagir com as marcas. O marketing digital deve ponderar todas as possibilidades de interação e parte dessa evolução virá do aproveitamento do potencial da transmissão ao vivo.

Os profissionais de marketing digital não precisam saber tudo sobre produção de vídeo, é claro! Mas saber como criar um vídeo de introdução rápido em seu laptop é um bom começo. E se você tem algum treinamento nesta área e o adora, suas habilidades e talentos não serão desperdiçados, pois o vídeo continuará sendo uma tendência.

Se quiser aprender mais por conta própria, experimente ferramentas de edição de vídeo como Final Cut Pro ou Adobe Premiere Pro.

2- Habilidades para a gestão de equipes

Lembre-se que uma andorinha não faz o verão! Conforme evolui na sua carreira, todo especialista em marketing aprende sobre a necessidade de compor uma equipe coesa e integrada. As demandas diárias e o fluxo da informação inconstante podem tornar sua rotina estressante. O bom planejamento e o conhecimento dos prazos necessários e inerentes a cada processo serão cruciais para a composição de rotinas saudáveis para o profissional de marketing digital e sua equipe.

Está cada vez mais difícil encontrar profissionais com visões generalistas e comprometidos com as entregas e prazos. Por exemplo, é raro encontrar um consultor de marketing digital bem versado em estratégia de SEO de back-end e capaz de assumir uma função gerencial. Como também está difícil encontrar alguém com um diploma de ciência da computação que domine a arte da comunicação pela as mídias sociais.

Pondere os critérios abaixo na hora de compor a sua equipe, lembre-se de unir habilidades almejadas ao seu time de marketing digital. A formação de um grupo coeso, enxuto e aguerrido pode fazer toda diferença na obtenção de resultados e objetivos comuns:

2.1 - A sobreposição de conhecimento gera criatividade

Soluções criativas são difíceis de encontrar.  Podendo ser mais árduo ainda avaliar e desenvolver quando há apenas uma única pessoa em sua organização com conhecimento sobre um tópico. Portanto, ter habilidades sobrepostas em uma equipe de marketing cria um ambiente de constante troca de conhecimento. Com isso, o time pode inventar e desenvolver soluções poderosas e únicas para os problemas apresentados.

2.2 - Estimule redundâncias na equipe

É o dia do lançamento e você precisa ver como está o desempenho das métricas de e-mail, mas apenas o consultor de marketing digital conhece a plataforma bem o suficiente para rastrear todos os dados certos e explicá-los. Isso é péssimo! No entanto, você pode ser ajudado com as sobreposições de conhecimento no seu time. Isso é, redundância não significa que qualquer um pode fazer o trabalho de todos, mas significa que em situações urgentes ou de emergência, você não se tornará refém da ausência de uma única pessoa.

2.3 - As pessoas anseiam pela excelência

Os seres humanos precisam de três coisas para serem felizes no trabalho: autonomia, domínio e propósito. Logo, um especialista em marketing está em constantemente evolução nas suas tarefas. Com isso, o líder da equipe precisa estimular o desenvolvimento e o domínio que um profissional de marketing deve adquirir. O crescimento para alcançar a excelência e ganhar o reconhecimento vem do suporte com lealdade, comprometimento e uma mentalidade de propriedade – todos elementos essenciais para os membros da sua equipe.

2.4 Respeito às diferenças

À medida que o especialista em marketing desenvolve suas habilidades e aptidões nas diferentes disciplinas, ele passa a valorizar essas características em outras pessoas e a reconhecer os desafios intrínsecos às realizações do time. Quando os problemas se sobrepõem ou quando a coesão da equipe é crítica, esse respeito é essencial para a composição de um ambiente de camaradagem e a boa vontade, que torna possível passar por momentos difíceis sem conflitos que estressam o relacionamento.

Conclusão

A necessidade de investimentos no marketing digital não pode ser ignorada se você quiser tornar sua marca um sucesso. Já que a evolução digital bate à porta das empresas e não podemos desprezar essa tendência. Um bom profissional de marketing digital deve ter a capacidade de se adaptar rapidamente e aprender por conta própria.

Nos moldes antigos, era valorizada apenas a capacidade criativa desse profissional. No entanto, atualmente, além da criatividade, são exigidas habilidades analíticas e conhecimento tecnológico.

O intuito desse artigo é uma reflexão sobre as habilidades individuais essenciais para o profissional de marketing digital, mesmo estando pronto para enfrentar diferentes desafios. No entanto, não basta este profissional ser fera naquilo que faz, ele deve desenvolver, também, habilidades essenciais para a gestão de sua equipe. Já que trabalhará com diferentes times e clientes. Portanto, deve saber se comunicar bem e construir equipes fortes.

Embora haja uma necessidade de diversas especializações, você se mostrará competitivo no conhecimento do marketing digital. Por tanto, é importante não se esquecer de aproveitar e melhorar suas habilidades físicas e sociais à medida que avançar em novas posições empolgantes.

Ter uma sólida amplitude de conhecimento básico e profundidade em algumas áreas o ajudará a ir mais longe do que se você tentar ser um pau para toda obra. Então, chegou a hora de aproveitar! No entanto, faça o que fizer, não deixe seus concorrentes passarem por você.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Parceiros e comunidades

Quer saber como podemos ajudá-lo na sua jornada digital ?

Algumas das comunidades em que estamos engajados

Rolar para cima
logotipo da wedoiti

Deixe seus dados que entraremos em contato